fbpx
adoçante faz mal
Será que adoçante faz mal? Prejudicam a saúde?

Será que adoçante faz mal? Adoçantes realmente são prejudiciais para a saúde? Hoje você saberá tudo sobre os adoçantes.

Excluir definitivamente o açúcar refinado da sua vida pode ser uma tarefa muito difícil e árdua.

Mas, hoje já é sabido dos malefícios que o açúcar pode trazer para a sua saúde. Então, fazer disso um hábito definitivamente valerá a pena.

açúcar vicia substitua por adoçante
Ciclo vicioso do açúcar

Com sorte, temos algumas opções de adoçantes naturais e também artificiais no mercado que podem muito bem fazer o papel do açúcar e substituí-lo.

Logo abaixo você encontrará quatro Adoçantes NATURAIS benéficos à saúde:

Adoçante faz mal? Veja 4 Adoçantes Naturais Benéficos à Saúde

1- Adoçante faz mal? STEVIA: Um dos mais saudáveis!

adoçante faz mal? conheça o stevia, um dos adoçantes mais saudáveis

Será que adoçante faz mal mesmo? Esse é o Stevia. Um popular adoçante e, na minha humilde opinião, um dos mais saudáveis e naturais.

Ele é extraído de uma planta cultivada para fins medicinais, e nesta plantação pode ser encontrado vários compostos doces em suas folhas.

Stevia é bem doce e não tem calorias (até tem, mas sua quantia é insignificativa).

Foram feitos diversos estudos em humanos que sugerem benefícios à saúde:

  • pode diminuir os altos níveis de pressão no sangue em pessoas com hipertensão (6~14%). Porém, esse benefício não se estende em pessoas com pressão normal.
  • pode, também, diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes (1)

Agora, estudos em ratos, mostram que Stevia pode melhorar a sensibilidade a insulina, reduzindo o LDL e diminuindo a acumulação de placas nas artérias (2) Será que adoçante faz mal mesmo?

Caso você queira adoçar algo, stevia é a opção mais saudável.

Entretanto, muitas pessoas dizem não gostar do gosto dele. O sabor dependerá da marca do produto que você comprar.

Então, talvez seja melhor você experimentar vários até encontrar um que, de fato, goste.

RESUMO: Stevia é um adoçante natural, sem calorias e bem doce, podendo abaixar tanto a pressão sanguínea quando os níveis de açúcar no sangue.

2- Adoçante Faz Mal? XYLITOL: Benéfico para a Saúde Bocal.

adoçante faz mal? conheça xylitol, outro adoçante conhecido atualmente. adoçantes naturais

Adoçante faz mal? Outro adoçante que ganhou seu espaço e está mais conhecido ultimamente é o Xylitol.

Pode parecer estranho pra quem não conhece, mas este é um “álcool de açúcar” – porém, é vendido na forma de pó.

Adoçante faz mal? Saiba que Xylitol tem uma doçura semelhante ao próprio açúcar e parece ter alguns benefícios a saúde bocal e dos dentes, reduzindo o risco de cáries (3)

Em estudos com ratos, ele pode melhorar a densidade dos ossos, ajudando a prevenir osteoporose – que é uma perda acelerada de massa óssea (4).

Este adoçante artificial não aumenta o açúcar no sangue ou seus níveis de insulina.

Porém, assim como outros “alcoóis de açúcar” pode causar efeitos colaterais no aparelho digestivo – se usado excessivamente (4).

RESUMO: Xylitol é um popular adoçante. Trata-se de um “açúcar de álcool” contendo cerca de 2,4 calorias por grama. Possui benefícios para os dentes (evitando cáries). Em ratos, pode melhorar a densidade óssea e diminuir o risco de osteoporose.

3- Adoçante faz mal? ERITRITOL (zero calorias)

eritritol. novo no mercado. esse adoçante faz mal?

Adoçante faz mal? Particularmente, eu não conhecia sobre esse adoçante, o Eritritol. Mas, ele é outro de baixa (ou zero) calorias.

Assim como o anterior, este também é um “açúcar de álcool”, encontrado naturalmente em algumas frutas.

Podemos encontrá-lo também disponível na forma de pó – feito através de um processo industrial.

O Eritritol contém uma quantia insignificativa de 0,24 calorias por gramas (quase nada!), ou seja, apenas 6% das calorias comparado a uma quantidade igual de açúcar, com 70% da doçura.

Adoçante faz mal? Ele também não aumenta o açúcar no sangue e nem os níveis de insulina. Além de não ter efeito sobre os lipídios do sangue – como o colesterol e triglicerídeos (5).

Eritritol é absorvido pelo corpo através do intestino e excretado de forma direta e inalterada pelos rins – pois este adoçante não fermenta a substância (6).

Estudos mostram que ele é muito seguro para o uso. O único porém é que, assim como os outros “açúcares de álcool” (como o xylitol), ele pode causar problemas digestivos se consumido em grandes quantidades (7).

Seu gosto é muito parecido com o açúcar. Algumas pessoas dizem que fica um gosto residual depois de consumi-lo. Experimente você e me fale sua opinião nos comentários abaixo.

Apesar de tudo, Eritritol não parece ter lá grandes benefícios à saúde. Certamente, em contrapartida, não parece ser prejudicial também, como dito. E é mais bem tolerado do que a maioria dos outros “alcoóis de açúcar”.

RESUMO: Eritritol é um adoçante natural encontrado em algumas frutas; bem doce e sem calorias ou carboidratos. Estudos mostrando que ele é bem seguro para ser consumido, porém, pode causar problemas digestivos em grandes quantidades.

4- XAROPE DE YACON

xarope de yacon - aprenda como fazer de forma caseira

Adoçante faz mal ou bem para saúde? Muito conhecido no exterior, esse xarope pode ser feito de forma caseira através da batata yacon.

Veja o vídeo abaixo mostrando essa receita imperdível.

Estudos dizem que esse tipo de adoçante pode ser um bom auxiliar para a perda de peso – além de fazer muito bem seu papel de substituto do açúcar refinado (8).

Adoçante faz mal? É rico em fruto-oligossacarídeos, que é um composto de polímero de frutose. Ou seja, açúcares não convencionais, que não são metabolizados pelo organismo humano.

Estes funcionam como fibras solúveis que alimentam as boas bactérias no intestino (melhora a digestão) (9).

Como seu corpo não consegue digerir uma grande porção do yacon, ele contém mais ou menos 1/3 das calorias de um açúcar convencional, com apenas 20 calorias em 15ml do xarope (10).

Apesar de tudo, ele contém grandes quantidades de um açúcar simples, incluindo sucralose, frutose e glucose (11).

Além do mais, há apenas 11 gramas de carboidrato nesse 15ml.

Estudos mostram que apesar disso, o xarope de yacon não afeta de forma significativa os níveis de açúcar no sangue comparado ao açúcar comum.

Na verdade, pesquisas foram feitas tanto em animais quanto em humanos, sendo encontrado que pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina, além de promover um controle no açúcar no sangue (12). 

O Xarope de Yacon pode ajudar combatendo a constipação (intestino preso) e em outros vários benefícios devido a sua grande quantidade de fibras (13)

Obs.: apenas não consuma muito de uma vez, pois pode causar problemas digestivos.

Diante de todo exposto, ele é o melhor a ser usado para substituir o açúcar no seu cafézinho, em chás ou cereais.

RESUMO: Xarope de Yacon pode ajudar na perda de peso e na saúde intestinal podendo lutar contra a constipação devido a sua grande quantidade de fibras.

Adoçante faz mal ou bem para a saude? Em relação aos Adoçantes ARTIFICIAIS, é hora de dar uma atenção à eles:

Adoçantes ARTIFICIAIS

SUCRALOSE

sucralose em gotas (líquido) ou em pó

Adoçante faz mal? Sucralose: Este é um adoçante artificial que não é metabolizado em nosso corpo.

Isso significa que passa direto pelo trato digestivo e não provêm calorias ou carboidratos (14).

Ao contrário de outros tipos de adoçantes, a sucralose líquida/ em gotas não é um substituto adequado para o açúcar em receitas que requerem cozimento.

Saiba mais: Quer conhecer uma variedade de receitas fitness? Siga-nos no Instagram.

Isto porque, através de alguns estudos, podemos perceber que a sucralose pode produzir compostos prejudiciais quando expostos a altas temperaturas (15)

Muito embora, recomendo usar a sucralose como uma alternativa para uma dieta low carb, com fins de adoçar bebidas e alimentos (como, por exemplo, aveia e iogurtes).

Para assar e cozinhar, temos a opção em pó da sucralose, chamado de adoçante culinário, próprio para essas receitas que vão ao forno e fogão.

Adoçante faz mal? É dito que a sucralose pura é 600 vezes mais doce que o açúcar regular. Então, você precisará apenas de um pouco dela para substituir o açúcar e adoçar seus alimentos (16)

RESUMO: Sucralose é um adoçante artificial livre de calorias e carboidratos. Sendo 600 vezes mais doce que um açúcar regular.

ASPARTAME

adoçante faz mal? e o aspartame é prejudicial? um dos mais conhecidos e utilizados adoçantes

Adoçante faz mal? Aspartame: Esse é um dos adoçantes artificiais mais conhecidos.

É derivado de uma combinação de dois aminoácidos produzindo uma substância com 180 a 200 vezes mais doce que o açúcar de mesa.

Cada grama do produto contém 4 calorias. Ou seja, praticamente nula.

Este também não é recomendável para se cozinhar ou assar pelo fato de não ser estável no calor ou por longos períodos em forma líquida.

Foram relatados alguns efeitos colaterais (um tanto quanto raro, mas possíveis) variando de reações alérgicas na pele, problemas respiratórios, até dores de cabeça e tontura.

Não quero assustá-los, mas pesquisas em macacos e ratos indicam a possibilidade de causar convulsões e tumores cerebrais. É o que diz o site e comunidade de diabetes (17).

Novamente, nunca ouvi um relato de algum conhecido sobre isso – mas esses foram os estudos.


CICLAMATO

50 vezes mais doce que o açúcar de mesa. Ciclamato É usado muitas vezes para cozinhar e assar alimentos.

Foi banido de vários países, incluindo o Japão, por haver pesquisas e publicações confirmando que a mesma não era eliminada completamente do corpo, mas metabolizada uma pequena porcentagem de uma substância potencialmente cancerígena.

Os ciclamatos, quando ingeridos em grandes quantidades, produzem diarréia em humanos.

SACARINA

sacarina. famosa. envolveu-se em polemicas no passado

Adoçante faz mal ou bem? Bastante famosa também, A Sacarina tem a característica peculiar, dita pela maioria em geral, de deixar um gosto residual metálico na boca.

Com um sabor 700 vezes mais doce que o açúcar de mesa, a Sacarina é recomendada para se usar em bebidas geladas.

Nos anos 70, juntamente com o ciclamato, o alvo foram os adoçantes em geral, na qual a sacarina trouxe polêmicas em que afirmaram serem possíveis causadores de câncer em ratos.

Coisa que hoje, no século XXI, a maioria desses adoçantes artificiais foram retirados da lista do governo como suspeitos de causarem câncer, justamente por não tem evidências científicas consistentes comprovando tal afirmação.

Existem muitos outros tipos de adoçantes artificiais, mas nem todos são aprovados para o uso em alguns lugares no mundo. Estes, porém, são os mais conhecidos.

Impacto dos Adoçantes no Apetite e Peso Corporal

Adoçante faz mal, é prejudicial? Eles são comumente usados por pessoas que estão tentando perder peso/emagrecer. Entretanto, quais são os efeitos no apetite e no metabolismo?

I. EFEITOS NO APETITE

Algumas pessoas acreditam que os adoçantes podem aumentar o apetite e promover o ganho de peso. (18)

adoçantes aumentam mesmo o apetite? deixe sua opinião

Os estudos indicam que seu cérebro é enganado com o doce do adoçante; e, dessa forma, ele ficará sedento por um doce verdadeiro.

Isso ocorre devido aos adoçantes serem incapazes de ativar o “caminho da recompensa” necessário para que você se sinta satisfeito depois de comê-lo (19).

O motivo disso é o gosto do doce passado pelos adoçantes artificiais não tem calorias igualmente encontrados em outros alimentos de sabor doce. Dessa forma, confunde o cérebro em ainda sentir fome (20).

Devido a isso, o aumento de fome (psicológica) somado a restrição de doce, pode desencadear um episodio de compulsão alimentar.

Em adição, alguns pesquisadores afirmam que talvez você precise comer mais alimentos adoçados artificialmente comparados à aqueles que de fato são açucarados, para que se sinta satisfeito.

É por este motivo que é dito que alimentos adoçados artificialmente causam o que eles chamam de “craving“, ou seja, um forte desejo por alimentos doces (21).

Saiba mais: 12 Dicas de Como Diminuir a Vontade de Comer Doce

Apesar dessa teoria ser coerente e plausível, muitos estudos recentes não suportam a ideia que adoçantes aumentam a fome (22)

A realidade é que, foram feitas outras análises e foi constado que os participantes reportaram menos fome e um consumo menor de calorias quando substituído alimentos doces por aqueles adoçados artificialmente (23)

II. EFEITOS NO PESO CORPORAL

Adoçante faz mal? A respeito do controle de peso, alguns estudos observacionais relataram uma relação/interligação no consumo entre adoçantes artificiais e a obesidade (24).

Entretanto, um estudo controlado mostrou que adoçantes artificiais podem na verdade reduzir o peso corporal, a massa gorda e diminuir a circunferência abdominal (25). 

Essas análises mostram também que, substituindo bebidas refrigerantes regulares por versões diet (sem açúcar) podem diminuir o índice de gordura corporal, além de trazer benefícios bucais, como prevenir a cárie (26).

E mais, escolhendo alimentos com adoçantes ao invés daqueles com açúcar refinado, podem reduzir o consumo diário de calorias.

Dessa forma, bebidas adoçadas artificialmente podem ser uma solução e alternativa fácil para aqueles que querem diminuir o consumo de açúcar em seu estilo de vida.

Contudo, tenha em mente que optar por uma bebida diet não o levará a perda de peso se você acabar por compensar comendo grandes quantidades extras de comida ou outros tipos de doces.

Se bebidas adoçadas artificialmente podem te levar aos ‘craving‘/desejos por doces, é melhor beber água (essa não tem erro! o melhor líquido do mundo!) (27).

Se você não aguenta o gosto peculiar e residual que fica na boca dos adoçantes, e mesmo diante de todo o exposto ainda quer manter o açúcar de mesa nos seus alimentos, cafézinho, etc.

Deixe-me ajudá-lo a montar seu plano alimentar, comendo tudo que deseja, com moderação, e sem prejudicar seu físico.


ADOÇANTE Faz Mal? 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Ref. https://www.healthline.com/nutrition/artificial-sweeteners-good-or-bad

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.