fbpx

Uma dúvida muito comum dos meus alunos da Consultoria Esportiva é qual o melhor adoçante utilizar? Visando saúde, eu sempre recomendo o adoçante Stevia e nesse artigo você saberá o por que.

Os benefícios do stevia adoçante para a saúde incluem desde contribuir para o emagrecimento (não tem calorias), até diminuição da pressão sanguínea, controle de diabetes, prevenção de alguns cânceres, até melhoras da pele, ossos mais fortes e proteção bucal.

Já fizemos outro artigo mostrando vários tipos de adoçantes e se eles fazem mal para a saúde. Confira clicando aqui.

Este artigo possui 16 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

O que é Stevia?

Stevia é o nome dado a uma planta com folhas verdes, nativa da América do Sul e usada há muitos anos por conta de suas folhas extremamente doces.

Isso por essa planta possui certos compostos ativos responsáveis por essa doçura.

Stevia ganhou fama por ser considerado um adoçante 40 vezes mais doce do que o açúcar, mas que não afeta a glicemia (níveis de açúcar no sangue).

O adoçante Stevia é considerado o melhor para substituir o açúcar branco. Ele possui um sabor marcante que, alguns, costumam assemelhar com um “gosto metalico” característico.

Adoçante Stevia Faz Mal? Possiveis Efeitos Colaterais

Até o momento deste artigo, não foram encontrados efeitos colaterais negativos no corpo referente ao adoçante stevia.

E, ao contrário do açúcar normal “de mesa”, o adoçante Stevia é útil especialmente para diabéticos.

Conforme mais estudos e pesquisas vão surgindo sobre essa opção de adoçante para pessoas com dietas controladas, mais países aprovam o stevia como adoçante recomendado.

Embora não haja efeitos colaterais negativos em torno do adoçante stevia, é melhor consumir com moderação, pois seus efeitos na saúde não são totalmente conhecidos e mais pesquisas são necessárias.

Diabetes e Pressão Baixa

Alguns pacientes diabéticos e com pressão arterial baixa, por exemplo, são aconselhados a monitorar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, respectivamente, após consumir adoçante stevia.

Isso porque já houveram casos de agravamento dessas condições.[1]

No entanto, os estudos continuam a apoiar seu uso como adoçante em substituição ao açúcar branco.

Reações alérgicas

Pessoas alérgicas a alguns determinados tipos de plantas (como ambrósia, malmequeres, margaridas e plantas relacionadas) podem apresentar sintomas de alergia ao consumirem adoçante stevia.

Além disso, algumas pessoas se queixam de inchaço, cólicas, tonturas e/ou dores de cabeça ocasionais após consumir adoçante stevia.

Esses casos são extremamente raros e de difícil diagnostico, visto que é incerto atribuir tais efeitos colaterais exclusivamente ao adoçante stevia.

Logo, seu consumo continua sendo considerado seguro e benéfico para a maioria das pessoas.

Contudo, É altamente recomendável que você consulte seu médico antes de adicionar adoçante stevia a sua rotina/dieta, especialmente se você sofre de qualquer uma das condições ou se encaixa em alguma das situações citadas.

Stevia Pode Causar Cancer?

Adoçante stevia é capaz de desenvolver algum tipo de cancer? –> Pelo contrário, o adoçante Stevia tem como benefício ser um Potencial “anticâncer”.

A própria “Sociedade Americana de Cancer” definiu o Stevia como sendo seguro para o uso, quando usado com moderação.[2]

Isso porque ele é uma fonte rica de compostos antioxidantes encontrados na estévia o que a torna interessante para a prevenção de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de pâncreas.

Um estudo em particular mostrou que o kaempferol, poderoso antioxidante presente no adoçante Stevia, pode reduzir o risco de cancer de pancreas em ate 23% [6]

Veja também: O que é Antioxidante?

O Dr. Jocelynn E. Thomas e o Dr. Michael J. Glade publicaram um relatório no “The Open Obesity Journal”, que afirma que os extratos das folhas de stevia possuem um alto grau de atividade antioxidante.[3]

A quercetina e outros compostos glicosídeos do adoçante stevia ajudam a eliminar os radicais livres no corpo, evitando assim a mutação de células saudáveis ​​em células malignas.

Os antioxidantes também ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro, mau funcionamento cognitivo e várias outras condições, como doenças cardíacas.

Talvez te Interesse também: Macronutrientes associados a doenças cardíacas

Valor Nutricional do Stevia – Tem calorias?

Valor Nutricional do Stevia adoçante calorias

Como pode ver na imagem acima, o adoçante Stevia “quase” não tem calorias, é tão baixa que se torna irrelevante.

Não foram feitas pesquisas suficientes sobre o valor nutricional do adoçante Stevia. Ademais, não se conhece nenhum outro nutriente presente em sua folha além de carboidratos e os glicosídeos.

Beneficios Stevia Para a Saúde

Como vimos no começo deste artigo, os benefícios do Stevia adoçante para a saúde incluem controle do diabetes, perda de peso, cuidados com a pele e muito mais. Vamos ver em detalhes melhor sobre tudo isso.

beneficios adoçante stevia

Controle de diabetes

Um dos beneficios do stevia adoçante mais marcante é sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Este é o substituto ideal para o açúcar branco para diabéticos ou pessoas em dietas controladas, pois assim, eles podem comer alimentos mais “doces” sem se preocupar com complicações diabéticas ou o ganho de peso.

Ao contrário da sacarose, que é o açúcar de mesa normal, o adoçante Stevia adoça os alimentos de maneira semelhante ao açúcar, mas contém esteviosídeo, que é um composto glicosídeo não considerado carboidrato e sequer tem calorias.

Talvez te interesse Vale a Pena Contar Calorias?

Quando o esteviosídeo se decompõe, as partículas que contêm glicose são absorvidas pelas bactérias no cólon, em vez de serem absorvidas pela corrente sanguínea (e consequentemente afetando os níveis de glicose no corpo).

Reduz os níveis de colesterol

Estudos mostram que o consumo de adoçante stevia leva a uma redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”) e triglicerídeos.

Ademais, há um aumento dos níveis de colesterol HDL (colesterol “bom”).[4]

Saúde bucal

Descobriu-se que o adoçante stevia reduz a formação de bactérias na boca, tornando-se um aditivo popular para pastas de dentes e enxaguatórios bucais.[5]

As pesquisam também apontam que o adoçante stevia pode previnir a cáries e gengivite – o que a sacarose certamente não faz!

Cuidados com a pele

O stevia é útil contra doenças de pele como eczema e dermatite.

Sua aplicação na forma tópica inibe a propagação de bactérias e atua como um “esteróide” nessas situações, tornando-se uma opção popular para muitas pessoas que não conseguem obter alívio dessas condições.

Previne a Osteoporose

O adoçante stevia, ao contrário do açúcar, ajuda a aumentar a densidade mineral óssea e a tratar a osteoporose.

Um estudo mostrou a importância do adoçante stevia no aumento do metabolismo do cálcio. [7]

Apesar do estudo ser feito em animais, pesquisadores estão tentando descobrir maneiras diferentes de usá-lo para a saúde humana.

Outros benefícios do Adoçante Stevia

Juntamente com todos os benefícios para a saúde mencionados anteriormente, o adoçante stevia também é conhecida por possuir ações antidiarreicas, antiperglicêmicas, anti-hipertensivas, diuréticas, antiinflamatórias, antidiarreicas e imunomodulatórias.

Como e Onde Usar Stevia

Você pode usar o adoçante stevia, seja na versão em pó (saches) ou na forma líquida (em gotas) diretamente como um substituto do açúcar de mesa em vários alimentos e bebidas, como café, chás, sucos e produtos lácteos (iogurtes).

Veja também: Café emagrece?

Você também pode usá-lo para cozinhar vários pratos em casa, como pão, bolos e sobremesas.

Contudo, é importante verificar a quantidade ideal antes de adicioná-lo como substituto do açúcar.

Q&A – Duvidas Frequentes (FAQ)

Veja abaixo as perguntas que mais recebo dos alunos da Assessoria Esportiva Online sobre o adoçante Stevia.

Qual o melhor adoçante para emagrecer?

O adoçante stevia é certamente a opção mais saudável para substituir o açúcar, seguida por: xilitol, eritritol e xarope de yacon.

Açúcares naturais como mel são menos prejudiciais do que o açúcar comum e até trazem benefícios à saúde.
No entanto, eles ainda devem ser usados com moderação, pois são ricos em carboidratos.

Talvez te interesse: Mel Engorda?

Adoçante Stevia engorda?

De forma sucinta, o adoçante stevia não tem calorias e ainda contribui para a saúde.

Além disso, não foi observado efeitos colaterais negativos comprovados cientificamente.

Por conta de sua característica de baixa caloria, ele não engorda e nem aumenta a gordura corporal.

Mel é melhor que adoçante stevia?

Uma das teorias dos defensores do mel e que são contras os adoçantes artificiais em geral é que eles dizem que o adoçante pode aumentar ainda mais seu desejo por doces.

Frisando que, isso em teoria. Mas, se parar pra pensar, faz sentido. Visto que o adoçante artificial imita o sabor doce, contudo, sem calorias.

Então seu cérebro fica no aguardo de algo doce, sendo frequentemente estimulado e, assim, aumentando o desejo por doce.

Já o mel é um produto natural cheio de benefícios a saúde também. Por seu paladar extremamente doce, dificilmente você irá querer outros doces depois de consumir uma colher de mel puro.
Veja também Como Diminuir a Vontade de Doce

Stevia pode causar prejuízos para o estômago/intestino?

Embora estudos mostrem que o adoçante stevia pode contribuir para um intestino desequilibrado, não foi apresentada nenhuma evidência de que o mesmo pode “matar as boas bactérias” do intestino. [8]

Stevia é anti-inflamatorio?

O adoçante stevia pode ser considerado antimicrobiana, tendo a capacidade de evitar o crescimento e a reprodução de bactérias nocivas e prevenir outras infecções.

Além de Antiinflamatório e imunomodulador, sendo o adoçante stevia útil para diminuir a inflamação e a imunomodulação.

Qual dosagem, quanto de Stevia pode ser consumido no dia?

Agências reguladoras como a FDA e o Comitê Científico de Alimentos definem a ingestão diária aceitável de glicosídeos de stevia como até 4 mg por kg.

Espero que tenham gostado do artigo.

Eu mesmo consumo adoçante Stevia todos os dias sem problemas.

Envie esse artigo para algum amigo(a) que precisa ler isso, usando os botões de compartilhamento abaixo.

Qualquer dúvida, use o campo de comentários abaixo.

Com Amor, BR.

Referencias: 1. http://books.google.co.uk/books?id=SqxiTbma2JwC
2. https://www.cabdirect.org/?target=%2fcabdirect%2fabstract%2f20063234844
3. http://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=US9315674
4. http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf0303619
5. http://europepmc.org/abstract/MED/3651629
6. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/09637480903193049
7. http://link.springer.com/article/10.1007/BF02942413
8. http://www.ijapbc.com/files/18-1322.pdf
9. http://www.google.com/patents/US5262161
10. http://www.google.com/patents/US20070116836
11. http://www.ajol.info/index.php/tjpr/article/view/14700
12. https://www.cabdirect.org/?target=%2fcabdirect%2fabstract%2f20063234844
13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4890837/
14. https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/6466
15. https://medlineplus.gov/druginfo/natural/682.html#Safety
16. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0163725808001927

Tags: | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.