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alimentos para ansiedade e estresse
Veja quais alimentos aliviam o estresse

Neste artigo vou te mostrar alguns poderosos alimentos para ansiedade e estresse.

A maioria das pessoas lutam para equilibrar as demandas da vida com a rotina de trabalho e, se não controlar esse estresse, podem surgir outros problemas, incluindo pressão alta e depressão.

O pior de tudo é que o estresse leva as pessoas a escolherem os piores alimentos para comer.

Quando você se “auto-medica” comendo besteira, isso pode ampliar a ansiedade e causar mais danos à saúde.

Porém, existem alguns alimentos saudáveis que podem te ajudar, fazendo com que tire esse peso das suas costas e alivie o estresse. Inclua-os em sua dieta regular, no seu dia-a-dia, e você se sentirá mais energético e produtivo. E o melhor: você ainda poderá até perder alguns quilos durante o processo.

Vamos lá…

8 Alimentos Para Ansiedade e Estresse

1- Frutas Vermelhas

O morango por exemplo é uma ótima fruta pois contem pouquíssimas calorias – o que lhe permite comer em grandes quantidades sem trazer prejuízos estéticos.

beneficios do morango. um dos alimentos para ansiedade e estresse
7 Benefícios do Morango

As frutas vermelhas em geral são famosos por serem ricas em antioxidantes, sendo assim, previnem o envelhecimento das células. Além disso, causam pouca fermentação no intestino, o que é bom para digestão.


2- Salmão

Este peixe é cheio de ácidos graxos essenciais ômega 3 (gorduras boas), que ajudam a aumentar a produção de serotonina (o hormônio do ‘bem-estar’).

Salmão ótimo alimento para aliviar o estresse e ansiedade
Salmão ótimo alimento para aliviar o estresse e ansiedade

Além disso o salmão é rico em Vitamina D. Um filé médio fornece cerca de 11mcg ou 447 UI da vitamina, o que é 75% do valor diário de um adulto.

O DHA (ácido docosahexanóico) nas gorduras Omega 3 ajuda a nutrir o cérebro, enquanto diminui os hormônios do estresse.

Além disso, o ômega 3 no salmão pode reduzir a inflamação e promover o fluxo sanguíneo saudável, ambos comprometidos pelo estresse crônico. Recomendo comer três vezes na semana.


3- Nozes e Sementes

Assim como o salmão, também são ricas fontes de ácidos graxos essenciais ômega 3 e, além disso, contém ômega 6, onde ambos ajudam a reduzir o estresse.

beneficios da castanha-do-pará. um dos alimentos para ansiedade e estresse
Nozes, castanhas, sementes, ajudam a reduzir o estresse.

As nozes são uma ótima fonte de ômega 3. A castanha de caju e as sementes de girassol também contêm triptofano, que aumenta a produção de serotonina e pode aliviar um dia estressante no trabalho.

Em geral, sempre coloco um punhado para meus alunos comerem de lanche da tarde.

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O mesmo princípio vale para o Abacate.

4- Abacate: um dos alimentos para ansiedade e estresse

Uma ótima fruta rica em gorduras boas que só tendem a agregar na sua vida e saúde.

beneficios do abacate brdanutricao um dos alimentos para ansiedade e estresse

Estudos mostram que a combinação da Lisina, um aminoácido encontrado no iogurte, juntamente com a Arginina, outro aminoácido encontrado, por sua vez, nas nozes, ajudará a diminuir os hormônios do estresse no cérebro.


5- Aveia

ahh como eu amo esse alimento! 😍 Os carboidratos complexos da farinha de aveia ajudam a aumentar a produção de serotonina.

Além disso, a aveia tem grande quantidade de magnésio – o que lhe ajudará a acalmar. Possui também bastante potássio, o que demonstrou ajudar a baixar a pressão arterial.

beneficios da aveia brdanutricao um dos alimentos para ansiedade e estresse
4 Benefícios da Aveia para a saúde

Tome uma bela tigela de mingau de aveia no café da manhã, acrescente algumas nozes e castanha de caju, além de canela para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue, e você estará no caminho certo para ter um dia mais tranquilo e energizado através de carboidratos bons.

Saiba mais: Como fazer mingau de aveia.

O mesmo princípio vale para a pipoca.

6- Pipoca: um dos alimentos para ansiedade e estresse

Embora muita gente acredita que ela possa ser uma vilã, se preparada da maneira correta (sem óleo) o milho da pipoca trará ótimos benefícios para sua vida – além de ser um ‘snack’ gostoso para se fazer de lanche da tarde.

Eu particularmente como quase todos os dias. É simples o modo de preparo: basta você ter disponível um micro-ondas e um saco de pão. Sim! Isso mesmo que você leu.

Sabe aqueles sacos de pão que vem da padaria? Coloque um punhado de milho para pipoca lá dentro, feche o saco e coloque cerca de 2-3min no micro-ondas. Pronto! A mágica está feita.

Pesquisas observam que aqueles que comem carboidratos se sentem mais calmos e tranquilos, diferente daqueles que evitam esse macronutriente.

Eu mesmo, por experiência própria, digo que fico mais agitado sem carboidratos.

Logo após uma refeição grande (uma bela pratada de arroz, por exemplo) geralmente sentimos mais sono. Entende agora porque logo após o almoço sentimentos aquele ‘soninho’?!

Perceba também, quando estamos em dietas mais rígidas/restritas, quando não comemos carboidratos, pesquisas relatam que as pessoas tendem a se sentirem mais estressados.

Em especial, carboidratos refinados (pão branco, macarrão, por exemplo) que digerem mais rápido e aumentam o açúcar no sangue (glicemia), mexendo com o humor e o estresse. Carboidratos complexos, como a aveia, são digeridos mais lentamente.

7- Chocolate amargo: um dos alimentos para ansiedade e estresse

Se você é daquelas ‘formiguinhas’ 🐜 (como eu rs) que não despensa um chocolate, uma alternativa saudável é o chocolate amargo (50% cacau ou mais).

Pesquisas observaram que pessoas que ingeriam o equivalente a uma barra de chocolate de tamanho médio todos os dias, por duas semanas, tinham níveis mais baixos de cortisol e hormônios de “luta ou fuga”.

Mas lembre-se: o chocolate amargo é um alimento altamente calórico, então fique atento às quantidades.

8- Leite: um dos alimentos para ansiedade e estresse

Penso que a esmagadora maioria cresceu tomando leite. Não digo o leite materno (considerado um dos melhores alimentos do mundo), digo o leite de caixinha mesmo – seja ele em pó ou líquido. Pois bem, você sabia que o leite pode aliviar seu estresse?

O cálcio presente no leite pode diminuir a depressão
O cálcio presente no leite pode diminuir a depressão

Para ser mais preciso, o cálcio presente no leite ajuda na regulação das mudanças de humor e na redução dos sintomas de depressão. Uma pesquisa mostrou que mulheres que consumiram leite relataram menos problemas com a TPM e outras complicações do sistema reprodutivo.

Sabe-se que as proteínas chamadas Caseínas presentes no leite relaxam os sistemas reguladores do corpo, reduzindo o estresse e melhorando o humor geral.

Meu conselho é: quando estiver estressado após um dia duro no trabalho, pegue aquele copo relaxante de leite morno, coloque uma colher de cacau em pó (veja o item sobre chocolate amargo logo acima) e desfrute do momento.

leite combate a depressão
Tome um leitinho e relaxe!

Enfim, você nunca deve deixar para depois a sua saúde e bem-estar. Ela é um dos seus bens mais preciosos!

No mundo cada vez mais estressado de hoje, temos que fazer o que puder e o possível para reduzir a ansiedade e estresse. Isso irá melhorar sua vida em geral (relacionamentos, saúde…).

Incorporar técnicas para aliviar o estresse (meditar, por exemplo) e ter um plano alimentar sólido melhorará todos os aspectos de sua vida e saúde.

Caso precise de uma ajuda nessa questão nutricional, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar.

Abraços, até a próxima.

BR da Nutrição.

Ref.: https://www.powerofpositivity.com/foods-relieve-stress/

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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