Sabemos que os cuidados com a saúde é o primeiro passo para uma vida disposta e com vigor na realização das suas atividades diárias, por isso a anamnese nutricional é uma forma de estudar as questões da saúde, alimentação, qualidade de vida e etc.
É justamente através da anamnese nutricional que o nutricionista conseguirá investigar toda a rotina do paciente e, posteriormente, montar um plano alimentar que seja compatível e eficaz.
Mas antes de aprendermos como elabora-la, precisamos entender melhor o que é anamnese nutricional (caso ainda não saiba).
Caso queira ter acesso a anamnese nutricional que usamos em nossos pacientes, liberamos dentro da NUTRIBOSS ACADEMY. Uma comunidade de nutricionistas que estão aprendendo a escalar seu negócio digital para os 6 dígitos anuais. Saiba mais aqui.
O que é Anamnese Nutricional?
Anamnese Nutricional trata-se de um questionário, feito pelo nutricionista, com uma série de perguntas para entender a fundo a situação do paciente, onde serão coletadas informações dele com enfoque na alimentação, doenças e histórico familiar.
Com uma anamnese bem feita você pode identificar possíveis patologias e quais serão os tratamentos.
A anamnese nutricional também é conhecida historicamente como “vida”, ou seja, “conhecer a vida” do paciente. E com isso é considerada uma das etapas mais importantes no atendimento.
Os procedimentos ligados a anamnese nutricional adquire as seguintes informações sobre o paciente, veja a seguir:
- diagnóstico;
- exames laboratoriais;
- avaliação física;
- sintomas e queixas;
- questões socioculturais e financeiras;
- prática de atividade física;
- fatores biológicos e emocionais
- e tudo o mais que pode ter relação com a alimentação.
Na questão da nutrição clássica geralmente é utilizada perguntas mais fechadas, onde o objetivo é apenas a prescrição final da dieta com o foco na ingestão dos nutrientes.
Porém, o diferencial de alguns nutricionistas é ir além e pensar no paciente como um “todo”. Basicamente a premissa da nutrição funcional.
Identificando o comportamento alimentar do paciente, se ele tem problemas emocionais relacionados à comida (se come por tédio, tristeza, ansiedade, estresse, etc), dentre outros fatores.
Esse é um dos pontos principais na NUTRIBOSS (NBA). Extrair o máximo do potencial profissional do nutricionista para ter um serviço de qualidade e poder cobrar caro (sem receio) por isso. Saiba mais.
Vejas as principais dicas sobre a anamnese nutricional
Logo abaixo você encontrará 5 dicas sobre anamnese nutricional e, ao final, separamos um presente para você. Confira!
Transmita segurança ao paciente
Antes de iniciar os questionários sobre a questão da anamnese nutricional propriamente dita é necessário que o paciente se sinta acolhido e tenha confiança para tratar da sua história de vida.
Portanto o nutricionista responsável pela consulta deve transmitir segurança – e até mesmo a atmosfera do local de atendimento deve ser acolhedora.
Ou seja, é importante que não existam ruídos, que a temperatura do ambiente seja adequada e as cadeiras confortáveis para pessoas de todos os tamanhos.
Além disso, para ajudar o paciente a sentir-se realmente acolhido e seguro para falar de si, o nutricionista deve utilizar uma linguagem simples e clara, sem abordagem dos termos difíceis de serem entendidos.
Ao invés de utilizar uma ficha de anamnese nutricional com perguntas fechadas, você pode ter o seu próprio modelo de anamnese nutricional com perguntas e questionamentos abertos e os principais pontos com relação à investigação do paciente.
Isso não quer dizer que não possam existir perguntas fechadas em sua anamnese nutricional. Contudo, elas tendem a limitar a possibilidade de respostas.
Quando há perguntas abertas acaba permitindo maiores possibilidades e são mais convidativas, podendo ajudar o paciente a sentir-se à vontade para relatar seus principais problemas quanto à sua história de vida.
Lembrando ao profissional nutricionista que nem tudo precisa ser perguntado e respondido em uma única consulta com o paciente. Informações em excesso podem acabar atrapalhando mais do que ajudando.
Seja um bom ouvinte
Ouvir é uma tarefa que exige muita prática, pelo fato de que isso vai além do que o paciente fala ou diz respeito a acolher as queixas e a entender o que está sendo dito nas consultas.
Em situações onde o paciente come (emocional) por estresse ou ansiedade, é uma situação bem delicada que ocorre em muitas consultas de anamnese nutricional.
Cabe ao nutricionista ter paciência e desenvolver mais seu lado “psicólogo” e ouvinte, contribuindo assim para a compreensão dos motivos do comportamento alimentar do paciente, e auxiliando-o na mudança e/ou substituição de hábitos-gatilhos.
Tente não focar só no peso corporal
Numa anamnese nutricional pode haver várias medidas de progresso a serem observadas, desde a avaliação antropométrica (peso, altura, IMC, circunferência da cintura, etc.) como fotos, e outros.
É fato que o peso corporal do paciente é um principais fatores para ele uma marcar consulta inicialmente, uma vez que a maioria das pessoas procuram um nutricionista com o objetivo de perder ou ganhar peso.
Contudo, é importante deixar explícito que o foco do tratamento é a mudança de comportamento e não focar somente no peso. (vide imagem anterior)
As mudanças no peso corporal serão consequências de bons hábitos adotados!
Não seja crítico ao falar das comidas
Quando fizer perguntas sobre às quantidades de alimentos consumidos, vícios em comida, horários das refeições e sobre o gosto paladar do paciente, não faça críticas nem julgue. Seja imparcial.
Por exemplo, se a pessoa vive de fast foods; Ou, do outro lado da moeda, passa o dia sem comer nada.
Busque compreender os motivos pelos quais ela tem esse comportamento e explique os prós e contras e apresente soluções
Organize suas ideias
Cada profissional da nutrição realiza a sua anamnese nutricional de acordo com sua própria conduta e habilidades.
Não existe uma receita específica em relação a isso. No entanto, alguns instrumentos podem ajudar a organizar as informações obtidas na consulta.
Uma dessas ferramentas é o diagrama de círculos (vide imagem), no qual o nutricionista preenche os círculos com as queixas ou desejos do paciente em relação à alimentação e saúde.
Obs.: Lembre-se de pedir permissão ao paciente para fazer anotações, para que ele não sinta que você não está dando atenção a ele enquanto escreve.
A partir dos problemas e desejos identificados, o paciente pode escolher aqueles que deseja solucionar primeiramente e o nutricionista pode guiá-lo e orientá-lo através de metas definidas em conjunto.
Procure sempre usar gráficos e apresentar passo-a-passo o planejamento para o paciente ter maior compreensão.
Anamnese Nutricional PDF
Para você que leu nosso artigo até aqui, como forma de presente, estamos liberando o acesso gratuito a uma anamnese nutricional PDF para você baixar e ter um “ponto de partida inicial” para se basear. Basta clicar aqui e preencher com seus dados.
Espero que tenha gostado do artigo e que lhe tenha sido útil.
Compartilhe com outro nutricionista que você sabe que irá ajudá-lo também.
E se você deseja ir mais a fundo e aprender como fazer uma anamnese nutricional eficiente, saiba mais sobre a NUTRIBOSS ACADEMY. Uma mentoria 1-1 no qual entregamos o exato passo a passo para o nutricionista conseguir escalar e faturar mais de seis dígitos em um ano.
Sobre o Autor
0 Comentários