Muitas pessoas se perguntam se o BCAA engorda ou emagrece, se faz mal ou não e se é seguro tomar.

Embora a suplementação com BCAA possa ajudar no processo de construção muscular e redução do catabolismo muscular durante o exercício, o seu consumo isolado não leva ao emagrecimento ou ganho de peso significativo.[1]

Porém, continue lendo para entender melhor e veja como o BCAA pode te ajudar.

Pensando nisso, nós da BR da Nutrição resolvemos criar um artigo especifico para responder esta e outras dúvidas. Então, confira até o final.

bcaa engorda ou emagrece

BCAA engorda mesmo? O papel dos aminoácidos no ganho de peso

Aminoácidos como BCAAs têm potencial para engordar, causando um ganho de peso, mas para isso dependerá de algumas outras variáveis.

Assim como os carboidratos e gorduras, os aminoácidos (que é o caso dos BCAAs) também possuem calorias (quatro calorias por grama). Porém, eles não necessariamente engordam nem causam aumento de peso.

Os aminoácidos como BCAA são diferentes dos carboidratos e das gorduras porque são essenciais para a construção de todas as partes do corpo, desde os músculos e a pele até o sangue e os órgãos.

Suplementos com aminoácidos de cadeia ramificada, ou BCAA, são frequentemente usados para o crescimento muscular. Talvez seja por isso que muitos pensam que “BCAA engorda”, mas vamos conferir agora o que a ciência tem a dizer sobre isso.

Ao treinar para ganhar mais músculos, sabe-se que existem dois fatores que você precisa controlar para obter esses resultados que almeja:

  1. Controlar a quantidade de degradação do tecido muscular e
  2. Aumentar a quantidade de síntese de proteína que ocorre por meio de treinamento e dieta.

Os BCAAs são essenciais nesta equação, pois fazem as duas coisas. Eles são um forte anticatabólico, ou seja, impedem o corpo de usar o tecido muscular como fonte de energia.[2]

Tão importante quanto, pesquisas mostram que os BCAAs podem aumentar o crescimento muscular, estimulando a síntese de proteínas.

Os BCAAs são uma ferramenta importante para atletas; seus benefícios demonstraram ser muito maiores do que apenas a prevenção da degradação muscular.

Como suplemento, é importante tomá-los ao redor e, em alguns casos, até durante o treino.

Confira nosso vídeo abaixo sobre o momento ideal de tomar BCAA (e que muita gente erra!)

Pois bem, vamos analisar agora por que dizem que BCAA engorda e como eles podem ser benéficos para quem quer ganhar músculos.

Efeito do BCAA no treinamento

A chave para ganhar massa muscular é controlar a degradação muscular e estimular o reparo muscular. Como os BCAAs fazem ambas funções, eles desempenham um papel importante em ajudá-lo a atingir seus objetivos de ganho de massa muscular e prevenir o catabolismo (perda de “músculos”).

Uma boa dieta e suplementação direcionada ajudarão a manter o corpo em um estado positivo, onde será mais provável construir músculos em vez de “quebrá-los”.

Quanto melhor for sua dieta, maior a probabilidade dos BCAAs serem usados para construir tecido muscular do que serem queimados para obter energia.

Este é o objetivo final de uma boa dieta e treinamento: Maximizar a oportunidade de ganhar músculos (anabolismo) e evitar sua perda (catabolismo). Os BCAAs ajudarão a mantê-lo nesse estado positivo, especialmente durante e na recuperação de um treino intenso.

Confira também nosso Manual de Suplementação, com o TOP 10 suplementos melhores custo x benefício e que realmente funciona! São mais de 100 paginas de variados suplementos embasados através de 180 referencias científicas. Clique abaixo para saber mais.

guia de suplementacao 2

Depleção de BCAA

Você pode ter sentido isso em algum momento: O esgotamento de BCAAs. Isso se manifesta como indisposição, falta de energia, foco mental, resistência, tempos de recuperação prolongados e estagnação do treino (o progresso é interrompido).

A suplementação de BCAA garante que o corpo se recupere mais rapido, permitindo que você treine forte e com mais frequência.[3]

Treinando mais pesado obviamente fará uma grande diferença na sua evolução.

Foi comprovado que os BCAAs funcionam para retardar a fadiga.

O aminoácido triptofano é responsável por produzir um neurotransmissor (serotonina) que sinaliza ao cérebro que o corpo está cansado. A valina (BCAA) compete com o triptofano pela entrada no cérebro, diminuindo potencialmente os níveis de serotonina e retardando a fadiga.

Todas as vantagens dos BCAAs são ideais para o ganho de peso. Para extrair o máximo de seus benefícios, é preciso ter uma dieta adequada e um treino bem periodizado. E caso precise de ajuda mais afundo nesses pontos, confira a Consultoria Online BR 1-1 clicando no botão abaixo.

botao 44

Entenda o Metabolismo dos Aminoácidos

Carboidrato, gordura e proteína – os três macronutrientes – fornecem combustível para energizar seu corpo, sendo os carboidratos a primeira escolha do corpo para gerar energia.

Embora os aminoácidos das proteínas digeridas possam ser transformados em glicose para obter energia (gliconeogênese), eles são mais essenciais para construir e manter os tecidos saudáveis.

Contanto que você tenha calorias suficientes para atender às suas necessidades energéticas, os aminoácidos são usados primeiro para sintetizar novas proteínas.

Mas caso tenha aminoácidos em excesso, eles serão usados como energia ou convertidos em gordura, como dito anteriormente.

Reconhecer as calorias dos aminoácidos

Os aminoácidos contribuem com 4 calorias para cada grama de proteína que você consome. Os carboidratos também possuem 4 calorias por grama, enquanto as gorduras são uma fonte de energia mais concentrada, com 9 calorias por grama.

Por conterem calorias, algumas pessoas podem achar que BCAA engorda. No entanto, a única maneira dos aminoácidos (ou qualquer outro macronutriente) engordarem causando ganho de peso é quando você consome mais calorias totais do que seu corpo usa como energia (superavit calorico).

Siga as recomendações de proteínas

Em vez de se preocupar com as calorias dos aminoácidos e se BCAA engorda, tenha uma dieta planejada com cardapio que forneça todos os nutrientes dos quais você precisa, mantendo-se dentro das metas de calorias.

Primeiro, determine o número ideal de calorias de que você precisa e, em seguida, divida o total de calorias entre carboidratos, gorduras e aminoácidos das proteínas.

Recomenda-se 10 a 35% de suas calorias totais sejam obtidas através das proteínas. 45 a 65% devem vir de carboidratos e os 20 a 35% restantes de gorduras. A depender do seu biotipo corporal, pode ser que esses números mudem (confira nossos artigos sobre o assunto aqui).

Ficou complicado? Não sabe ao certo como fazer isso? Deixe nas mãos de profissionais qualificados. Saiba mais sobre a Consultoria Online BR 1-1.

botao 5

Considere a fonte de aminoácidos

A fonte de seus aminoácidos pode afetar seu potencial para ganhar massa muscular. Você pode obter cerca de 35g de proteína de uma porção de 100g de carne vermelha patinho cozido, por exemplo.

Por outro lado, o feijão, considerada uma proteína vegetal, tem apenas 5 gramas de proteína para as mesmas 100g. Outros legumes, sementes e grãos integrais também possuem proteínas, mas as calorias variam, portanto verifique sua tabela nutricional.

BCAA e Fome

BCAA tem sido usado com sucesso para estimular o apetite em paciente anorexicos. Isso pôde ser observado com frequencia em várias pesquisas.[4]

Então, se você está em cutting, fase de definição/emagrecimento, tentando lutar contra a fome, saiba que ela pode piorar caso consuma BCAA.

Por isso que algumas pessoas dizem que BCAA engorda. Pois a suplementação aumenta sua fome, te fazendo comer mais e, por consequencia, o peso aumenta.

Conclusão

Os BCAAs não são “inúteis”. Eles aumentam a síntese de proteínas. No entanto, tem um desempenho pior do que os aminoácidos essenciais provenientes dos alimentos.

E sim, os BCAAs podem ajudar no ganho de peso. Afinal, eles contém calorias. Por outro lado, a “dosagem padrão” do suplemento BCAA é de apenas até 10g por dia. Isso é cerca de 50 calorias.

Dito isto, o ganho de peso não seria perceptível. O uso isolado de BCAA certamente não causará ganho de peso e também não emagrece.

A função do BCAA é basicamente evitar o catabolismo (perda de massa muscular).

E para emagrecer de forma saudável e sustentável, é necessário seguir um plano alimentar adequado e praticar atividades físicas regulares, além de buscar orientação de um profissional qualificado, como um nutricionista.

botao 6

Ref.: livestrong.com/article/430037-can-amino-acids-make-you-gain-weight
theproteinworks.com/thelockerroom/bcaas-for-weight-gain/

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.