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Neste artigo você vai aprender 3 Dicas Infalíveis sobre como controlar a compulsão alimentar.

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Descubra 3 Dicas Infalíveis de como controlar a compulsão alimentar

Mas, primeiramente, você deve ter lido nosso artigo sobre compulsão alimentar.

Ainda não?! Então Clique Aqui para entender mais sobre o assunto.

Como controlar a compulsão alimentar? Vamos imaginar a seguinte situação: Já deve ter havido um dia na sua vida em que você ficou chateado com algo, alguma situação te aborreceu, seja em casa ou no trabalho, não é mesmo?!

Talvez o acontecido tenha lhe trazido algum desejo, uma vontade de comer.

Então eu quero te fazer uma pergunta: Será que essa vontade de comer era real? Será que você realmente estava com fome?

Ou você apenas estava estressado com seu dia-a-dia e acabou descontando na comida?!

Se for esse o caso, então o que você tem é uma fome ilusória – muitas vezes chamada de “Estresse Alimentar

O estresse alimentar significa você comer em resposta aos seus sentimentos, especialmente quando você não está com fome.

Essa condição está ligada às emoções, o que pode ou não estar relacionada também com a compulsão alimentar.

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Possíveis Causas e Como Controlar a Compulsão Alimentar

Esse tipo de pessoa geralmente tem muita ansiedade e estresse ao fazer as coisas. Não raciocinam direito ao tomar uma decisão, pois estão envolvidos emocionalmente.

Ansiedade e estresse é uma das emoções que leva à compulsão. Como Controlar a Compulsão Alimentar
Ansiedade é uma das emoções que leva à compulsão alimentar

Como controlar a compulsão alimentar? Alguns descontam esses sentimentos negativos em bebidas quando estão tristes ou confusos.

Outros, comem em excesso como forma de evitar pensar em problemas ou tomar as medidas necessárias para resolve-los.

Trata-se de uma “fuga”, porém, preste atenção: os problemas não vão sumir quando você bebe ou se alimenta em excesso!

Na verdade, vão surgir mais problemas, pois logo depois de sucumbir a essa compulsão, você se sentirá culpado, pensando o porquê de ter feito aquilo. Vira uma “bola de neve” onde as complicações só aumentam. (1)

Então, por que comemos quando estamos estressados?

Isso acontece pois o alimento lhe fornece Conforto. Relaxamento! Mas, infelizmente, as comidas que mais fazem isso são aquelas densas em calorias.

São as “besteirinhas”, alimentos com grandes quantidades de gordura e carboidratos (principalmente açúcares): chocolate, pizza, sorvete, etc.

Parece que quanto mais calórico a comida, melhor a sensação proporcionada.

Se você comer vegetais e alimentos saudáveis quando surge um desconforto emocional, então tudo bem.

O problema é que quando você está triste e/ou estressado o ultimo prato que você quer ver pela frente é uma salada rs

Como Controlar a Compulsão Alimentar em 3 Passos 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
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Como Saber se Eu Tenho Compulsão Alimentar?

Como sabemos que temos essa condição e como controlar a compulsão alimentar?

Há alguns sinais claros que mostram que você apenas se alimenta devido a alguma dificuldade emocional.

Você provavelmente tem compulsão alimentar caso responda “Sim” para qualquer das questões abaixo:

  • Você já comeu sem reparar no que estava comendo no prato?
  • Você costuma se sentir culpado ou envergonhado depois de comer?
  • Você costuma comer sozinho ou escondido?
  • Após uma experiência desagradável, como uma discussão ou briga, você come – mesmo que não esteja com fome?
  • Comer faz você esquecer dos problemas quando está preocupado?
  • Você deseja alimentos específicos quando está chateado ou triste, como por exemplo, sempre desejar chocolate quando se sente um pouco deprimido?
  • Você sente vontade de comer quando te sugerem, seja vendo um anúncio de TV ou um amigo oferecendo?
  • Você come quando esta entediado?
  • Comer faz você se sentir melhor quando está triste?

Essas são algumas perguntas que você pode se fazer para saber se tem emoções ligadas a comida ou não.

Se você ingere grandes quantidades de comida de uma só vez ou frequentemente come até se sentir estufado ao ponto de se sentir desconfortável, então existe uma compulsão alimentar.

Se for o caso, procure ajuda com um profissional da saúde. (2)

Se você ingere grandes quantidades de comida de uma só vez, pode ser possível que você tem compulsão alimentar
“Será que eu tenho compulsão alimentar?”

3 Maneiras de Acabar com a Compulsão Alimentar

Como controlar a compulsão alimentar? Há diversas formas de controlar sua ansiedade e estresse sem descontar na comida.

Mas, essas três formas de como controlar a compulsao alimentar, que vou te contar agora, requer grande força de vontade para examinar e mudar seus hábitos.

Então, você precisar estar comprometido consigo mesmo para conseguir controlar a compulsão alimentar (ou até dar um fim nela, de uma vez por todas).

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1- Descubra a Raiz do Problema

encontrar a raiz do problema é uma forma de como controlar a compulsão alimentar
Quando encontramos a raiz do problema fica fácil de solucionar.

Como controlar a compulsão alimentar? Muitas pessoas tem traços de estresse que o levam a comer.

Eu chamo isso de “gatilhos emocionais”, são eles que vão te levar a compulsão.

Talvez você tenha um relacionamento amoroso ou familiar que lhe traga aborrecimentos. Talvez seja seu trabalho (ou seu chefe) que te “tira do sério”.

Infelizmente crescemos seguindo os conselhos dos pais, e nem sempre esses conselhos servem para você.

(Podem ter funcionado para eles no passado, mas vocês não são a mesma pessoa. Ninguém é igual!)

Por exemplo, uma família tradicional de médicos vão fazer de tudo para que seu ‘herdeiro’, a próxima geração da família, continue sendo de médicos. Porém, talvez essa não seja a carreira ideal para você.

O que quero dizer: Muitos estão em empregos que não lhe convém. Fazem por obrigação. E, por isso, são infelizes na maior parte do tempo.

(Isso já é assunto para outro artigo).

Como Controlar a Compulsão Alimentar em 3 Passos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
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Voltando…

Como controlar a compulsão alimentar? Então, como eu encontro esses GATILHOS EMOCIONAIS?

Escreva em um caderno (ou onde preferir) uma espécie de ‘diário’ de perda de peso.

Anotando todos os alimentos que você comer ao longo do dia, Isso te ajudará a ficar consciente sobre o que está comendo.

Se possível, escreva também sobre o ambiente e as pessoas ao seu redor, que estavam com você enquanto você comia. Quanto mais detalhes melhor!

Isso pode te ajudar a fornecer pistas sobre seus gatilhos. (3)

Essa é uma dica que dou sobre como controlar a compulsao alimentar dentro do meu mais novo programa de emagrecimento (clique para saber mais)

2- Encontre Novas Formas de Aliviar o Estresse

Aliviar o estresse é uma das formas de como controlar a compulsão alimentar
Aliviar o estresse é uma das formas de como controlar a compulsão alimentar

Uma vez que você sabe o que lhe faz comer mais, estabeleça alguns meios de evitar essas situações.

Por exemplo, como controlar a compulsao alimentar? Veja… se seu ambiente de trabalho é estressante, encontre um amigo para conversar durante seu horário de almoço e aliviar a cabeça.

Talvez você descubra que seus familiares te irritam. Então que tal ir dar uma volta, fazer uma caminhada? Nesse caso, você ainda terá o benefício de gastar umas calorias extras.

Pode ser que você more ainda com seus pais e eles te incomodam. A casa é deles e não tem como você expulsa-los.

Então, ou você trata de arrumar um meio de sair de lá ou evite o máximo ficar em casa.

Procure um lugar mais confortável, nem que seja no seu quarto (apenas tranque a porta).

Caso você seja mais novo e esteja na escola ainda (ou mesmo na faculdade ou um curso), e você identifica que essa seja uma fonte de estresse para você, tente encontrar grupos dos quais você partilha do mesmo interesse e objetivo.

Ou talvez entre para o time de futebol da escola, inscreva-se em algum esporte.

3- Procure Ajuda Profissional

procurar ajuda profissional pode ajudar em como controlar a compulsão alimentar
Procurar ajuda profissional pode ajudá-lo em como controlar a compulsão alimentar

Se você tentou os dois métodos que expliquei acima e, ainda assim, não conseguiu tratar sua compulsão alimentar e aliviar seu estresse, não fique com vergonha de pedir ajuda.

Caso precise de uma ajuda nessa questão, temos especialistas no time que tratam especificamente desse tipo de assunto e, de quebra, você ainda conseguirá obter maior condicionamento físico e saúde. Clique Aqui para conhecer mais sobre nossa consultoria fitness online.

Como controlar a compulsao alimentar? Um profissional pode te ajudar a impor limites perante às pessoas e situações que lhe causam estresse, ou mesmo mudar o ambiente para o melhor.

Com nossa ajuda, você poderá resolver os problemas que fazem com que você vá correndo para a geladeira, como forma de fuga, quando na verdade, você não está realmente com fome.

Uma coisa que não ajuda em como controlar a compulsão alimentar é ficar sentado esperando um milagre e torcendo que tudo vai mudar, sem tomar qualquer atitude.

Se você está com esse problema, você precisa agir e sair da inércia.

Tome as medidas necessárias para lidar com esse estresse alimentar e encontre novos hábitos saudáveis para controlar sua ansiedade.

Provavelmente seu peso irá mudar (positivamente – vai emagrecer) quando você parar de se alimentar de forma emocional.

Além disso, você irá se sentir melhor e mais otimista ao longo do dia – maior auto estima.

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Muita gente pensa ser apenas uma ‘frescura’ (assim como acham que ‘depressão’ é gracejo).

Porém, tratam-se de coisas sérias e que devem ser tratadas.

Saúde é coisa séria!

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Abraços, BR da Nutrição.

Ref.: https://www.verywellfit.com/what-is-emotional-eating-3495967
(1) Yau YH, Potenza MN. Stress and eating behaviors. Minerva Endocrinol. 2013;38(3):255-67.
(2) Amianto F, Ottone L, Abbate daga G, Fassino S. Binge-eating disorder diagnosis and treatment: a recap in front of DSM-5. BMC Psychiatry. 2015;15:70. doi:10.1186/s12888-015-0445-6
(3) Frayn M, Livshits S, Knäuper B. Emotional eating and weight regulation: a qualitative study of compensatory behaviors and concerns. J Eat Disord. 2018;6:23. doi: 10.1186/s40337-018-0210-6

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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