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Como diminuir a vontade de comer doce? Esse é o maior “sabotador” de dietas – principalmente pelas mulheres (ainda mais em TPM😂).

Pensando nisso, Neste artigo você vai aprender algumas Dicas Valiosas de como amenizar esse “problema” na sua vida e não mais atrapalhar sua “jornada fitness” em busca do corpo que deseja.

12 dicas de como diminuir a vontade de comer doce
12 dicas de como diminuir a vontade de comer doce

Um fator pouco discutido que pode dificultar a dieta é a questão da tolerância.

Como assim, Bruno?” Veja…

Nosso corpo se acostuma a certa quantidade de macronutrientes, sal, açúcar… Quanto mais comemos, mais aumenta essa tolerância – e isso só nos faz precisar de mais do alimento/macro para “prová-lo”.

Agora, um estudo mostra que pode ser possível “reverter essa tendência ” e aprender como diminuir a vontade de comer doce.

Pesquisas mostraram que é possível “retreinar” as papilas gustativas para desejar menos de tal alimento, como o sal por exemplo, ou açucar.

Veja, diminua a quantidade de doce / açúcar que você ingere por um tempo e então os mesmos alimentos começam a ter um sabor mais doce do que era.

Mas antes de tudo, precisamos entender o seguinte…

Por Que o Açúcar Dá Vontade de Comer Doce?

Como Diminuir a Vontade de Comer Doce: evite açucar
Açúcar vicia! Quanto mais você come, mais você quer.

Como diminuir a vontade de comer doce? Há diversas razões para querermos algo doce, um chocolatinho, um sorvete no calor, etc.

Doce é o primeiro gosto que os humanos querem sentir desde o nascimento”

diz a Nutricionista, especialista em Emagrecimento, Cristina Oliveira.

Os carboidratos estimulam a liberação de serotonina no cérebro, um hormônio que dá aquela sensação boa, de prazer. O açúcar, em si, é um carboidrato (simples).

Contudo, existem outros tipos de carboidratos, como grãos integrais, frutas e vegetais (complexos).

Veja mais: Diferença entre os tipos de carboidratos.

12 Dicas de Como Diminuir a Vontade de Comer Doce 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
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Já é sabido que o elevado consumo de açúcar é responsável por doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, aumento de triglicerídeos, esteatose hepática (gordura no fígado), formação de cáries e outros inconvenientes.

O sabor do açúcar libera endorfina que nos leva a ficarmos calmos e relaxados. Tudo bem comer um docinho vez ou outra, o problema ocorre quando comemos em excesso e perdemos o controle.

O consumo exagerado é fácil de acontecer pois o açúcar muitas vezes está oculto em alimentos processados, incluindo pães, iogurtes sucos e molhos.

Eu falo um pouco mais sobre essas “calorias ocultas” (também chamadas de “Calorias Ninja”) em nosso livro virtual GRATUITO, clique abaixo para ter acesso:

12 Dicas de Como Diminuir a Vontade de Comer Doce 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Como diminuir a vontade de comer doce? Então, aprender a ler os rótulos é fundamental para uma alimentação mais saudável e maior qualidade de vida.

Muitas vezes o açúcar pode estar presente até mesmo em alimentos salgados ou em alimentos que se dizem “zero açúcar” (quando na verdade não são!).

A tarefa de ler rótulos se torna mais difícil, pois na maioria das vezes nos deparamos com uma série de nomes estranhos que podem ser um açúcar disfarçado – até porque o açúcar tem muitos nomes.

Pensando nisso, deixarei logo abaixo uma lista de diversos nomes de açúcar para você sempre consultar quando tiver em dúvida se determinado alimento tem ou não presente em sua composição. Veja:

  • Nomes mais conhecidos: Açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de coco, açúcar, açúcar invertido, glicose, mel, açúcar cristal, açúcar de confeiteiro.
  • Nomes começados por “Xarope”: Xarope de milho, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de guaraná, xarope de arroz, xarope de ágave, xarope de malte.
  • Nomes terminados em “OSE”: Sacarose, Maltose, Frutose, Dextrose, Lactose, Galactose, Ribose, Glucose.
  • Nomes terminados em “IDEO”: Monossacarídeo, Dissacarídeo, Polissacarídeo.
  • Outros nomes: Amido, Melado, Melaço, Malte, Maltodextrina.

Agora que você já conhece os diversos nomes dos açúcares, fica fácil ler os rótulos e entender melhor o que está sendo ingerindo.

Como diminuir a vontade de comer doce? Foi feita uma pesquisa que mostrou que o brasileiro em média consome cerca de 22 colheres de chá de açúcar por dia.

Todo esse açúcar é justamente aquele que acabamos de falar, que está oculto na sua alimentação.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir no máximo cerca de 6 colheres de café de açúcar por dia.


Mas, voltando ao título deste artigo, agora que já entendemos um pouco sobre o açúcar, é hora das…

12 Dicas de Como Diminuir a Vontade de Comer Doce

Separamos logo abaixo uma série de dicas para você aprender como diminuir a vontade de comer doce e evitar que isso possa atrapalhar seu processo de emagrecimento.

1- Beba Mais Água

Algumas pessoas podem confundir a desidratação com a fome. Ademais, pesquisas mostram que se você bebe pouca água e pode ter maiores chances de ter uma compulsão por doces.

Não só água, mas invista também em chás e café!

Café é vida!🧡 (Talvez te interesse: Cafe emagrece?)

Tanto o café quanto chás ajudam em como diminuir a vontade de comer doce.

2- Comer Frutas pode diminuir a vontade de comer doces

Veja mais: Frutas que emagrece

Como diminuir a vontade de comer doce? Comer uma fruta pode te ajudar nessa questão.

Banana, melancia, maçã, laranja… todas são válidas.

Escolha a sua preferida.

Mantenha as frutas sempre por perto para quando surgir a vontade de comer doce, a frutinha estará lá para te salvar.

Em minha casa temos uma fruteira recheada de variedades, logo em cima da mesa principal (local estratégico).

Então, antes de abrir a geladeira (ou o armário de guloseimas) eu primeiro a visto a fruta de minha escolha,

Frutas possuem fibras e nutrientes benéficos para sua saúde – além de algumas delas possuírem um pouco do sabor doce.

Confira também os Beneficios das Fibras Alimentares

3- Como diminuir a vontade de comer doce: Evite Adoçantes Artificiais!

Um dado científico interessante: Você sabia que os adoçantes podem aumentar sua vontade de comer doce?! Isso acontece porque os adoçantes artificiais imitam o açúcar e o sabor adoçado.

Na hora que sua língua/paladar sente esse sabor, é enviado sinais para o cérebro que algo doce ‘está por vir’.

Porém, adoçantes não tem calorias. Logo, você vai perder a sensibilidade ao doce, e quando, de fato, comer algo doce, vai ser muito mais difícil se controlar a parar de comer. (1)

4- Como diminuir a vontade de comer doce: Coma Mais Proteínas!

Eu AMO proteínas! Além de ser o principal macronutriente para a construção muscular, ainda te auxilia no emagrecimento. Como?! Simplesmente porque ela te dá maior saciedade – te fazendo comer menos. (2)

Além de ser de difícil digestão, o que faz com que seu corpo trabalhe mais para quebra-la e digeri-la.

5- Converse com um Amigo

Pode parecer bobeira, mas essa é uma dica valiosa. Muitas pessoas recorrem a alimentos quando estão estressadas, deprimidas ou com raiva.

Buscam no doce o relaxamento que ele proporciona. Desconta a ansiedade na comida. Já se deparou com essa situação?

Porém, eu preciso lhe alertar: A comida não resolve problemas emocionais!

Entenda que as emoções estão envolvidas com seus desejos e vontade de comer doce.

Saiba que não tem nada de errado procurar ajuda e desabafar. Você precisa encontrar outras soluções para esses problemas emocionais.

Chame alguém para conversar e explicar pelo que você está passando. Isso irá tirar um peso das suas costas, além da pessoa poder te apoiar.

Se precisar, entre em contato com nosso time. Temos coachs especializados nessa parte emocional da dieta.

6- Durma Bem

Como diminuir a vontade de comer doce? Conseguir um sono apropriado e reparador é importante para a saúde no geral e pode ajudá-lo a prevenir de ter esses desejos por comida.

7- Evite se Estressar

Veja 8 Alimentos Que Combatem o Estresse.

Uma questão difícil nos tempos de hoje. Trabalho, relacionamentos, família, trânsito.

Tudo conspira contra. Apenas evite se estressar em excesso e por ‘pouca coisa’. (3) Tenha uma vida mais leve!

Coma um pouquinho daquilo que você deseja todos os dias, talvez um biscoito pequeno ou um quadrado de chocolate por dia não estragará seus resultados.

Acredite em mim. Isso é algo que sempre prego: o Equilíbrio!

Fazendo isso irá evitar que você desenvolva talvez uma compulsão alimentar no futuro. O dito “Restrição leva a Compulsão”, em geral, é verdade.

Além disso, apreciar um pouco do que você gosto e acha prazeroso pode ajudá-lo a mantê-lo na dieta por mais tempo.

Outra coisa que sempre falo: “a melhor dieta é aquela que você segue por maior tempo possível”. Constância é a chave do sucesso!

Faça uma planejamento alimentar e tente seguir o princípio do 80/20. 80% de alimentos saudáveis e 20% de uma besteirinha aqui ou ali.

Tente manter um limite de 150~200 calorias livres no seu dia – o que equivale a um bombomzinho, por exemplo.

Segue abaixo uma lista dos chocolates que mais gosto e que você pode encaixar no seu dia a dia:

ChocolateUnidade/PesoCalorias
Baton branco (Garoto)1 unidade (16g)90 calorias
Baton ao leite (Garoto)1 unidade (16g)90 calorias
Talento Avelã (Garoto)1 unidade peq. (25g)140 calorias
Chocolate Charge (Nestlé)1 unidade (40g)190 calorias
Chocolate Chokito (Nestlé) 1 unidade (32g) 137 calorias
Chocolate Prestígio (Nestlé) 1 unidade (33g) 150 calorias
Chocolate Sensação Morango (Nestlé) 1 unidade (38g)171 calorias
Bombom Alpino (Nestlé) 1 unidade (13g) 70 calorias
Bombom Galak (Nestlé) 1 unidade (10g)50 calorias
Chocolate Bis Branco (Lacta)1 unidade40 calorias
Chocolate Bis (Lacta) 1 unidade40 calorias
Bombom Sonho de valsa (Lacta) 1 unidade105 calorias

Veja abaixo a tabela nutricional de um sonho de valsa, por exemplo. Tem 105 calorias apenas, podendo ser encaixado facilmente na sua dieta.

tabela nutricional sonho de valsa calorias
Tabela nutricional bombom sonho de valsa lacta

Caso Você precise de uma Ajuda em como Estruturar sua Dieta da melhor forma possível, sem extremismo, comendo de tudo (até doces!) então Clique AQUI.

8- Perceba os Gatilhos Emocionais que te dão Vontade de Comer Doce

Você precisa observar e conhecer a si mesmo. Procure entender o que te leva à compulsão e a vontade de comer doce.

Particularmente, sempre que como amendoins (aqueles salgados) eu não consigo me controlar e comer pouco rs.

Logo em seguida, me sinto culpado por comer mais do que devia e penso “Já que estraguei a dieta, vou chutar o balde” e ai vem a compulsão e detono toda a geladeira.

Talvez você tenha outro ‘gatilho’. Tenho amigos que não se controlam comendo pipoca, por exemplo.

Outros, já não têm problemas com “gatilhos alimentícios” (digamos assim), e sim, com gatilhos emocionais.

Uns podem comer sem controle por comemorar uma vitória (uma promoção no emprego, por exemplo).

Já outras pessoas podem ter compulsão e descontar na comida por se sentirem triste e deprimidos (caso mais comum).

Talvez a pessoa brigou com o(a) namorado(a) e tem algum momento de prazer ao comer brigadeiro e ver netflix. (Nada contra, cada um com suas escolhas).

Mas, procure observar esses gatilhos e fazer substituições. Ao invés de comer ‘besteirinhas’ e prejudicar sua saúde. Busque fazer algo saudável, que lhe proporcione aprendizados (ler livros, fazer uma caminhada…).

9- Tome Multivitamínicos

Além de ser ótimo para a saúde, eles também ajudam a prevenir qualquer deficiência nutricional.

É possível que você esteja fazendo uma dieta hipocalórica e esteja com baixa de micronutrientes. Seria interessante, então, suplementar com vitaminas.

10- Escreva os Benefícios de Ser Saudável

Faça uma lista no papel mesmo, escrevendo (ajuda na memorização) razões do por que você deve comer e levar uma vida saudável.

Pode ser difícil lembrar esse tipo de coisa quando vem a vontade de comer doce.

Algumas vantagens que sinto por seguir uma dieta com alimentos naturais (e nutritivos):

  • mais energia e disposição para meu dia;
  • melhora da criatividade;
  • aumento no foco e atenção;
  • mais força para treinar e me exercitar;
  • não sofrer com azias, queimação e flatulências;
  • menos propensão a gripes e resfriados (mais saúde);
  • combate a preguiça e procrastinação;
  • continue sua lista…

11- Não Fique “Morrendo de Fome”

Ficar com fome pode aumentar suas chances de comer besteira
Ficar faminto pode aumentar suas chances de comer besteiras

Isso pode mexer com sua cabeça, então tente se prevenir de ficar faminto.

Quando a fome bater forte, seu cérebro vai buscar a fonte de alimento mais rápida para consumir.

Você vai pensar consigo mesmo “vou ter que preparar a comida ainda?!” e, nessa hora, vai comer o que vier pela frente (que provavelmente não vai ser algo nada saudável).

12- Tenha um Diario Alimentar

Esse é fundamental. Eu adoro essa dica e pratico até hoje!

As vezes você come e não lembra, então sempre anote tudo que você consumiu.

Quando a vontade de comer doce ou qualquer besteirinha vier você olha para sua lista e veja se realmente vale a pena comer de novo.

Por diversas vezes que me veio aquele desejo, eu li tudo que tinha comido anteriormente e me senti arrependido, o que me fez desistir de ‘chutar o balde’ novamente.

Talvez te Interesse: Contar Calorias Importa?

CONCLUSÃO Como Controlar a Vontade de Comer Doce

Por fim, vá com calma. Não se pressione tanto, vá devagar com você mesmo.

Leia novamente as dicas de como diminuir a vontade de comer doce e coloque-as em prática hoje mesmo.

Tenha calma e paciência. Pode levar certo tempo para controlar seus desejos e vontade de comer doce.

É difícil mudar qualquer hábito. Eu sei! Até hoje tenho minhas recaídas. Mas, como sempre digo: “cair 7 vezes, levantar 8”.

Eu espero que você tenha gostado das dicas, coloque-as em prática hoje mesmo, agora!

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Depois de algum tempo volte aqui e me conte nos comentários se funcionou.

Agora quero saber de você: Como está seu controle sobre a vontade de comer doce? Você é formiga como eu que não despensa um docinho?

Abraços e até a próxima,

BR da Nutrição.

Ref.: https://www.healthline.com/nutrition/3-step-plan-to-stop-sugar-
cravings#section1

https://www.webmd.com/diet/features/13-ways-to-fight-sugar-cravings

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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