fbpx

Saiba agora como parar de comer doce (ou pelo menos diminuir a quantidade – todos merecemos um docinho ne 😂).

Essa é uma das maiores queixas que recebo dos meus alunos – a vontade de comer doce todos os dias (principalmente por parte das mulheres).

como parar de comer doce
12 dicas de como parar de comer doce

Como parar de comer doce? Nutricionistas e profissionais da saúde acreditam que esse é um dos principais motivos para ser tão difícil manter uma dieta saudável.

Esse desejo por doce surge no seu cérebro como uma forma de “recompensa”, e não necessariamente uma necessidade do corpo por comida.

Se você consegue se controlar comendo apenas um bombom ou uma fatia fina de bolo, então essa “compulsão” está bem (controlada).

Mas, se é o caso de você comer um bombomzinho e acontecer aquilo que tememos (eu costumo chamar de “liberar a fera” rs) e não conseguir mais se controlar (leia-se: não parar de comer enquanto não ver o fim da caixa de bombom ou pote de sorvete…), então temos um problema.

eu comilão tenho vontade de comer doce o tempo todo
Quando ‘libero a fera’ ela sai devorando tudo que vê pela frente!

As vezes, apenas um pedacinho de doce pode ser uma péssima ideia. Seu paladar vai reconhecer aquele sabor delicioso e talvez você não consiga mais se controlar.

Particularmente, eu sou assim. Oito ou Oitenta. Se estou em dieta, prefiro não provar nem um pouquinho, pois sei que vai ser muito mais difícil me conter logo em seguida.

Saiba maisEstresse e Alimentação


É importante avaliar alguns pontos para tentar identificar o motivo por trás da vontade de comer doce:

Como Controlar a Vontade de Comer Doce: Pontos a se Considerar

1- Você faz Dietas Restritivas?

Dietas restritivas geram sofrimento e mais desejo por alimentos que são considerados ‘proibidos’.

Afinal, por algum motivo, aquele dito “tudo que é proibido é mais gostoso” parece fazer sentido nesse caso.

Entenda que não há alimentos proibidos, você pode comer um chocolatinho todos os dias. Apenas tenha atenção às quantidades.

Não se permitir em determinados momentos pode levar ao efeito rebote – no qual você come mais ainda do que comeria se tivesse se permitido.

Dieta tem que ser algo prazeroso, sem sofrimento; Caso contrário, não será sustentávelA curto prazo pode até funcionar, mas devemos sempre pensar a longo prazo.

2- Como Parar de Comer Doce: Priorize seu SONO

Ter uma noite ruim de sono aumenta seu apetite. se deseja parar de comer doce, melhore seu descanso e a qualidade dele
Dormir mal pode aumentar sua vontade de comer doce e besteiras

Como está seu sono? Está dormindo o suficiente?

sono regula nossos hormônios, e dentre eles estão os hormônios associados a saciedade. Quando desequilibradospodemos sentir mais vontade de comer e consumir alimentos calóricos – principalmente doces.

Perceba que dias de mais estresse, em que você dormiu pouco e/ou mal, sua fome tende a aumentar como forma de proporcionar maior relaxamento.

3- Deficiências Nutricionais Aumentam a Vontade de Comer Doce

Se você deseja parar de comer doce (ou apenas diminuir a quantidade ingerida) procure ver se todos seus macros e micronutrientes estão equilibrados.

Vitaminas como a vitamina B6 e minerais podem auxiliar no controle da fome. Caso não consumidos adequadamente na dieta, desregulam nossa produção de neurotransmissores (serotonina) e controle da fome.

4- Como Parar de Comer Doce: Melhore sua ANSIEDADE

Ansiedade te faz comer mais e te impede de parar de comer doce

A ansiedade, considerada o “mal do século”, também é um fator que pode aumentar a compulsão por doces e precisa ser tratada adequadamente.

Muita gente tende a comer de forma compulsiva justamente por ter uma ansiedade de ver o fim… o fim do pacote de bolacha, o fim da pizza, etc. Já falamos sobre isso num artigo.

Saiba maisO que é compulsão alimentar?

5- Baixa Autoestima

A obsessão pela imagem corporal pode levar a períodos de restrições severas, seguidos de compulsão, sentimentos de culpa e depressão.

Saiba que há outros atributos e características muito mais importantes do que só a ‘aparência’. Ela é apenas seu cartão de visita, mas depois que conhecemos a fundo o caráter da pessoa, seu físico deixa de ser relevante.

Você deve sim se cuidar, tanto fisicamente como mentalmente. É fundamental que estejamos felizes com nosso corpo.

Tendo uma estima elevada, tudo tende a prosperar positivamente. O que ocorre é que não devemos fazer disso o foco principal. Como sempre digo: Equilíbrio!

6- Como Parar de Comer Doce: Evite CARBOIDRATOS em Excesso

Consumo Exagerado de Carboidratos traz mais vontade de comer doce

Comer carboidratos exageradamente aumentará sua vontade de doce

Um ciclo sem fim: quanto mais comemos, mais queremos consumir esses tipos de alimentos. Acredite em mim! Eu já passei por isso.

Parece que você não consegue se sentir satisfeito, “cheio”. Você come um pedaço de bolo e quer outro, e mais outro…

Por isso pessoas que adotam uma dieta low carb tendem a se controlar mais e não ter mais vontade de comer doce e besteiras como antes.

Saiba Mais: Comer Carboidrato a Noite Engorda?

7- DISBIOSE

O corpo de cada pessoa possui várias colônias de bactérias inofensivas, conhecidas como microbiota. Grande parte dessas bactérias tem um efeito positivo na saúde e contribui para os processos naturais do seu corpo.

Porém, quando uma dessas colônias está desequilibradapode levar à disbiose. A disbiose geralmente ocorre quando as bactérias no trato gastrointestinal (que incluem estômago e intestinos) ficam desequilibradas.

Alguns sintomas da disbiose, como dor de estômago, são temporários e leves.

Na maioria dos casos, seu corpo mesmo é capaz de corrigir o desequilíbrio (Sem tratamento medicamentoso).

Porém, se os sintomas se agravarem, é necessário consultar um médico para diagnóstico.

8- SEDENTARISMO

sedentarismo aumenta a vontade de consumir doces e comer besteiras.
O tédio te da vontade de comer (principalmente doces e besteiras)

Uma coisa é fato: o ócio/tédio te faz comer mais. Perceba: Quando você está ocupado trabalhando sequer se lembra de comer.

Agora, pega um dia de domingo, passando faustão na tv e chovendo. Quem iria resistir a um brigadeiro e um netflix nesse dia?! rs

Quer saber como parar de comer doce? Simplesmente ocupe sua mente.


O ideal, então, é manter uma alimentação equilibrada, sem restrições (sem terrorismos alimentar), além de ter uma prática regular de atividades física.

Fique atento a esses pontos!

Pois bem, identificado em quais pontos acima você está pecando, é hora de CORRIGI-LOS. Veja como:

Como Parar de Comer Doce em 3 Passos:

1. Se você está com Fome, coma! (Mas de forma SAUDAVEL)

Essa parece ser uma dica básica, mas é muito importante lembra-la. Afinal, temos que perceber que nossos desejos e vontades de comer doces e besteiras geralmente não é sinônimo de fome (real).

Não é seu corpo pedindo por energia, é apenas seu cérebro falando que quer algo gostoso para comer e, consequentemente, disparar um hormônio chamado ‘dopamina’ (“o hormônio do prazer”).

A realidade é que: Essa “vontade” somada a fome real é uma poderosíssima ferramenta que te lavará a “chutar o balde”, comer tudo o que ver pela frente – e, principalmente, ‘o que não deve’.

Se for esse o caso, um dos melhores truques a se fazer é imediatamente comer algo saudável. Estoque na sua cozinha vários petiscos saudáveis ou refeições pré-prontas de fácil consumo.

Alimentos ricos em proteína, como carnes, peixes e ovos, são especialmente indicados para inibir a fome (1)

2. Como Parar de Comer Doce: BANHO GELADO

Algumas pessoas que tem vontade de comer doces podem encontrar a solução num banho gelado. Sim! Parece brincadeira, que estou te ‘zoando’, mas é isso mesmo que você leu! rs

Banho gelado traz diversos benefícios para a saúde. O choque térmico da água no corpo fará você mudar de ideia rapidinho quando pensar naquele bolo ou pote de sorvete rs.

banho gelado ajuda a tirar a vontade de comer doce
Banho Gelado traz diversos benefícios para a saúde!

3. Como Parar de Comer Doce: TREINE

O exercício é considerado “anorexogenico“, ou seja, ele tira sua fome momentaneamente (o que te ajudará na questão de como parar de comer doce).

Então, TREINE!

Essa também é outra dica valiosa!

Meu treinador costumava dizer: “Quando estiver com fome ou surgir a vontade de doce, suba 10 lances de escada”. Tiro e queda! A vontade de comer besteira passava na hora rs😂

Como Parar de Comer Doce em 3 Passos 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Mas, caso você não tenha escadas na sua casa, pode ir fazer uma caminhada em volta do quarteirão. Uns 10-20 minutos já servem. Será efetivo também!

Se você tiver o hábito de correr, melhor ainda!

Essa dica servirá para dois propósitos: Primeiro, te manter distante da cozinha e das comidas que você deseja (uma forma efetiva de como parar de comer doce).

E, segundo, o exercício irá liberar endorfina (juntamente com a dopamina, como eu disse, são os “hormônios do prazer”). Logo, você sentirá uma sensação de bem-estar, o que fará você ter aquele desejo por comida diminuída.

Se você não consegue sair de casa (talvez esteja chovendo), faça alguns exercícios em casa mesmo.

Você sabia que dentro de Nossos Serviços de Consultoria Fitness oferecemos Vídeos de Como Treinar em Casa?! Agora você pode EMAGRECER SEM SAIR DE CASA!!


Remedio Para Tirar Vontade de Comer Doce? Veja 4 Dicas

Bruno Rodrigo mostra em video como diminuir a vontade de doce

Como Controlar a Vontade de Comer Doce

Eu tenho certeza que seguindo os três passos acima citados irão funcionar para a maioria das pessoas que desejam saber como parar de comer doce e besteiras.

Mas, claro, a melhor opção ainda é, em primeiro lugarevitar que esse desejo surja. Para isso, NÃO compre e nem deixe estocado no armário besteirinhas como: bolachas recheadas, chocolates em barra, salgadinhos industrializados, etc.

Como você não vai ter nada guardado em estoque, fica mais difícil você sair para comprar quando o desejo surgir.

Ter guloseimas guardadas no seu armário é pedir por problemas. Ao invés disso, como já dito, tenha alimentos saudáveis próximos a você.

Além do mais, se você está se alimentando de forma saudável e se exercitando várias vezes na semana, as chances de a compulsão aparecer diminuem drasticamente, pois você estará focado.

CONCLUINDO – Como Parar de Comer Doce

Se você pode comer alimentos fora da dieta, livremente, sem que isso leve todo seu progresso para o ‘ralo’, então tudo bem – apenas continue.

Como Parar de Comer Doce em 3 Passos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Isso significa que você é um sortudo que pode aproveitar as mais variadas comidas com moderação.

Porém, entenda que há pessoas (como euque não tem esse tipo de controle e não consegue se conter com certos tipos de comida ao redor.

Eu sempre falo que sou 8 ou 80. Prefiro nem provar de algo que sei que é gostoso, pois sei que depois de experimentar, não irei conseguir me controlar.

Perceba: Se uma pessoa nunca comeu certo alimento, não tem como ela ficar com vontade. Pode ser algo que ‘encha os olhos’, mas o sabor não virá a sua mente.

Entregar-se à vontade de comer doce e outras besteiras irá apenas alimentar um vício oculto em você.

Se você conseguir resistir às tentaçõesos desejos ficarão mais fracos com o tempo e, eventualmente, desaparecerão.

Obs: Fizemos uma continuação com 12 dicas para você aprender a controlar a vontade de comer doce. Clique aqui para acessar o artigo.

Abraços, até a próxima.

Texto Escrito por: Bruno Rodrigo

3 dicas de como parar de comer doce num ebook
Clique na imagem acima e baixe seu e-book gratuitamente

Colaboração: Nutricionista Amanda Pimenta

amanda nutri brdanutrição
Clique na Imagem para Visitar seu Perfil

Ref.: https://www.healthline.com/nutrition/3-step-plan-to-stop-sugar-cravings#section1

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.