Essa é uma dúvida muito comum dos meus alunos que buscam emagrecimento se a creatina engorda ou emagrece e se irá atrapalhar o cutting.

E se você está pensando em tomar creatina, provavelmente está procurando aumentar sua força, não o número na balança.

Então, qual é o problema com creatina e o ganho de peso? Creatina engorda ou emagrece?

Neste artigo vamos ir a fundo nesse assunto e ver se realmente é uma boa você consumir creatina mesmo tendo como objetivo definição muscular (perder gordura).

creatina engorda ou emagrece

O que acontece quando você toma creatina?

Para entender melhor sobre “possíveis armadilhas” do uso da suplementação, se creatina engorda ou emagrece, vamos primeiro discutir como ela funciona.

Obtemos a maior parte de nossa creatina na forma de produtos de origem animal, especialmente carnes vermelhas. [1]         

A fosfocreatina, a forma de armazenamento de creatina em nossos músculos, é utilizada na forma de trifosfato de adenosina (ATP) para energia, o que permite esse aumento no desempenho e força pelo qual é tão conhecida [2].

Suplementar com creatina pode ajudar a aumentar os níveis totais de armazenamento de creatina no músculo até a capacidade total para apoiar o desempenho atlético, fornecendo essa energia aprimorada [1].

Deve-se notar que o benefício mais significativo virá daqueles que atualmente não possuem reservas completas de creatina em seus músculos.

Confira nosso artigo completo sobre creatina.

Caso tenha interesse, confira nosso Guia Definitivo de Suplementação, com o Top10 suplementos melhor custo x benefício, que realmente funciona! São mais de 100 paginas de variados suplementos embasados através de 180 referencias científicas. Clique aqui.

Quais são os benefícios da creatina?

A creatina monohidratada é uma das formas de creatina mais amplamente pesquisadas para suplementação.

Estudos mostraram fortes benefícios da creatina no ganho de força, especialmente para uso com levantamento de peso de curta duração e alta intensidade [2].

Após a fase inicial, a suplementação de creatina monohidratada pode aumentar o desempenho de exercícios intensos em 10-20% [1].

Estudos também sugerem que a creatina monohidratada pode melhorar a recuperação pós-treino e ajudar a prevenir lesões, além de fornecer outros benefícios de função cognitiva, insuficiência cardíaca congestiva e até envelhecimento [1].

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, bem como outros, concordaram que a suplementação de creatina monohidratada é um dos suplementos mais eficazes disponíveis para atletas e não atletas para aumentar o exercício de alta intensidade e construir massa corporal magra durante o treinamento [1].

A creatina engorda? Faz você ganhar peso?

Existe um equívoco de que a creatina pode fazer com que você ganhe peso, que “creatina engorda” devido a flutuações no peso observadas na balança corporal.

Mas os estudos não suportam essas alegações.

Uma das prováveis ​​razões pelas quais esse boato de creatina engorda surgiu devido ao aumento do ganho de massa corporal ao tomar creatina [3].

A creatina pode promover o crescimento muscular e o músculo é mais denso que a gordura. Por isso, muitas vezes pode enganar aqueles que são focados em balanças levando-os a acreditar que creatina engorda.

Outra razão pode ser pelo fato de que a creatina causa um aumento no peso de água corporal (retenção líquida).

Isso se deve à ideia de que o volume intracelular é aumentado quando o armazenamento de creatina é aumentado [3].

Por isso fizemos um artigo em especifico apenas para falar sobre esse “inchaço” que a creatina causa, veja aqui.

A creatina é segura?

Não há efeitos adversos relatados, ou quaisquer efeitos colaterais constatados desde que consumida creatina corretamente.

De fato, a creatina demonstrou ser segura para uso a longo prazo em adultos por até 5 anos.

Houve algumas preocupações no passado em relação aos potenciais efeitos da creatina na função renal porque ela é excretada pelos rins [2].

Mas não há pesquisas significativas para provar a validade dessas preocupações.

Para ser seguro, é recomendado que aqueles com deficiência na função renal fiquem atentos e sempre consulte seu médico antes de tomar alguma suplementação.

Quanto tomar de creatina?

De acordo com estudos, a maneira mais eficaz de aumentar os estoques de creatina muscular com suplementação é começar com cerca de 0,3g/kg do seu peso corporal 4x ao dia por cerca de uma semana. Essa é conhecida como “fase de carregamento” (embora isso não seja um requisito obrigatório).

Após esse ponto, na maioria dos indivíduos, as reservas musculares são preenchidas e você pode reduzir e manter a suplementação de creatina para 3-5g diariamente ou 5-10g para atletas maiores com grande massa muscular[3].

Estudos mostram que consumir este suplemento com uma fonte de carboidrato e/ou proteína pode ajudar a manter consistentemente os níveis de creatina no músculo.

Talvez te Interesse: 10 Alimentos Ricos em Proteína

Se você está começando a consumir este suplemento, uma sugestão de uso é adicionar creatina monohidratada a um shake de proteína com banana ou outra fruta no pós-treino.

Creatina engorda se não malhar?

Essa é uma duvida pertinente: creatina engorda se não malhar? E para responde-la basta você analisar todo o artigo aqui presente.

Como vimos, de fato, a creatina pode causar um aumento de peso devido a retenção líquida intramuscular.

Contudo, você pode consumi-la para fins não estéticos, e sim, de saúde; Visto que a creatina tem vários outros benefícios além do aumento de força e performance nos treinos.

Já foi comprovado que creatina pode ajudar a diminuir o risco de sarcopenia em idosos. [4] Além disso a creatina pode contribuir positivamente para o cérebro nas funções cognitivas[5] e ainda combater a diabetes tipo 2.[6]

No entanto, sempre consulte seu medico antes de incluir algum suplemento na sua rotina.

Veja o vídeo que nosso especialista Bruno Rodrigo fez especialmente para responder essa questão se creatina engorda se não malhar…

Conclusão

De forma sucinta, a creatina monohidratada é um dos suplementos de desempenho atlético mais estudados e eficientes hoje no mercado.

Há fortes evidências mostrando que a creatina pode ajudar a melhorar a força muscular, aumentando as formas de armazenamento de creatina no músculo até a capacidade máxima, resultando em energia extra adicional.

A creatina é segura quando usada conforme as instruções e pode ser útil para atletas e não atletas para melhorar seu desempenho.

Não caia nesse mito de que creatina engorda. De fato, ela pode aumentar seu peso, mas não será gordura. Aprenda a “entender a balança” neste artigo.

Se este artigo te ajudou, compartilhe com algum amigo(a) que precisa ler isso.

Não sabe ao certo se você deve ou não usar creatina? Consulte nossos especialistas para montar um planejamento totalmente exclusivo e personalizado para seus objetivos de corpo. Saiba mais aqui.

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.