fbpx

Confira neste artigo algumas maneiras diferentes de se fazer jejum intermitente horarios e protocolos diversos.

O jejum intermitente tornou-se recentemente uma tendência para a saúde. Pesquisadores afirmam que pode causar perda de peso, melhorar a saúde metabólica e talvez até estender a expectativa de vida.

Cada protocolo do jejum intermitente horarios é eficiente, mas cabe a você descobrir qual deles melhor se encaixa para sua rotina.

Existem vários protocolos e horários de jejum intermitente. Mas antes de escolher um ou decidir com que freqüência jejuar, recomendamos que converse com profissional da saúde para saber se há alguma contraindicação para você.

6 Formas de Fazer o Jejum Intermitente Horarios e Protocolos 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Aqui estão 6 maneiras populares de fazer jejum intermitente horarios e protocolos.

1. Jejum Intermitente 16 8

O protocolo jejum intermitente 16/8 envolve jejuar todos os dias por cerca de 16 horas e restringir sua janela de alimentação diária para aproximadamente 8 horas.

Dentro da janela de alimentação, você pode consumir duas, três ou mais refeições (fica a seu critério).

Este protocolo de jejum intermitente horarios também é conhecido como “Leangains” e foi popularizado pelo especialista fitness Martin Berkhan.

especialista fitness Martin Berkhan idealizador do Leangains jejum intermitente 16 8

Fazer esse protocolo de jejum intermitente horarios é simples! Basta não comer nada depois do jantar e pular o café da manhã.

Por exemplo, se você terminar sua última refeição às 20h00 da noite e não comer até o meio-dia do dia seguinte, você estará basicamente em jejum por 16 horas.

Para pessoas que ficam com fome pela manhã e gostam de tomar café da manhã, esse protocolo de jejum intermitente horarios pode ser difícil de se acostumar.

No entanto, muita gente que não tem o habito de tomar café da manhã instintivamente já faz jejum intermitente sem saber.

Você pode beber água, café e outras bebidas sem calorias durante o jejum, o que pode ajudar a reduzir a sensação de fome.

É muito importante comer alimentos saudáveis ​​durante a janela de alimentação, independente do jejum intermitente horarios.

Esta prática não funcionará se você comer muitos alimentos processados, junk foods (pizza, etc) ​​ou exceder seu numero de calorias diarios.

Saiba Quanto de Calorias Você Deve Consumir no Dia

RESUMINDO: O protocolo de jejum intermitente horarios 16/8 envolve jejuns diários de cerca de 16 horas. A cada dia, você restringirá sua alimentação a uma janela de aproximadamente 8 horas (é nesse meio tempo que irá comer), durante a qual caberá em duas, três ou mais refeições.

2. Protocolo de Jejum Intermitente Horarios 5:2

Conhecido também como “dieta 5 2”, neste protocolo de Jejum Intermitente Horarios envolve consumir o que você normalmente come ao longo de 5 dias da semana e restringir sua ingestão de calorias para 500–600 durante 2 dias da semana.

Essa dieta também é chamada de Fast Diet ou “Dieta do Jejum Intermitente” e foi popularizada pelo jornalista britânico Michael Mosley.

Nos dias de jejum, é recomendado que as mulheres comam 500 calorias e os homens 600.

Por exemplo, você pode comer normalmente todos os dias da semana, exceto segundas e quintas-feiras.

Durante esses 2 dias, você come 2 pequenas refeições de 250 calorias cada para mulheres e 300 calorias cada para homens.

Para você ter uma ideia de quantidades calóricas, seria algo em torno de 4 ovos ao longo de um dia inteiro para homens.

Estudos mostram que esse protocolo de Jejum Intermitente Horarios 5:2 é eficaz na perda de peso.

RESUMINDO: A dieta 5:2, ou dieta do jejum intermitente, envolve comer 500–600 calorias por 2 dias da semana e comer normalmente nos outros 5 dias.

3. Dieta CPC “Come-Pare-Come” (traduzido de Eat Stop Eat)

Esse tipo de protocolo de Jejum Intermitente Horarios envolve jejuar por 24 horas uma ou duas vezes por semana.

É bem parecido com o protocolo anterior.

Brad Pilon eat stop eat protocolo de jejum intermitente

Este tipo de Jejum Intermitente Horarios foi popularizado pelo especialista fitness Brad Pilon e tem sido bastante popular por anos.

Basicamente você vai Jejuar do jantar de um dia até o jantar do dia seguinte (sendo assim, um jejum completo de 24 horas).

Por exemplo, se você terminar o jantar às 19 horas de Segunda-feira, não coma nada antes do jantar às 19h00 de Terça-feira. Assim, você completou um jejum completo de 24 horas.

Ou, se preferir, Você também pode jejuar do café da manhã de um dia até o café da manhã ou almoço do dia seguinte – o resultado final será o mesmo.

Água, café e outras bebidas sem calorias são permitidas durante o Jejum Intermitente Horarios.

Se você está fazendo isso para controlar e/ou diminuir seu peso, é muito importante que você mantenha sua dieta saudável durante os períodos/janelas de alimentação.

Talvez te interesse: Diferença de Dieta e Reeducação Alimentar

A desvantagem desse tipo de Jejum Intermitente Horarios é que jejuar por 24 horas completas pode ser bastante difícil para muitas pessoas.

No entanto, você não precisa ir “com tanta sede ao pote”. É bom começar devagar com 12-14 horas de jejum e avançar a partir daí.

RESUMINDO: Eat Stop Eat é um protocolo de Jejum Intermitente Horarios com um ou dois jejuns de 24 horas por semana.

4. Jejuar em Dias Alternados

Uma ideia de protocolo de Jejum Intermitente Horarios em dias alternados, é você jejuar a cada dois dias, por exemplo.

Existem várias versões diferentes deste tipo de protocolo de jejum intermitente.

Alguns deles permitem consumir cerca de 500 calorias durante os dias de jejum.

No entanto, tenha em mente que um estudo observou que o jejum em dias alternados não era mais eficaz na perda ou manutenção de peso do que uma dieta convencional que apenas restringia as calorias.

Talvez te interesse: Contar Calorias Vale a Pena?

Na verdade, todos os protocolos de jejum intermitente podem ser levados em conta neste estudo.

No final das contas, o que importa são a quantidade de calorias consumidas.

Um jejum completo a cada dois dias (48 horas de jejum) pode parecer bastante extremo, por isso não é recomendado para iniciantes.

Saiba Mais: Jejum Intermitente Para Iniciantes

Obs.: Se tiver interesse, veja minha experiencia fazendo um jejum de mais de 48 horas (obs2: não ligue para a qualidade do vídeo, foi o primeiro que gravei rs)

RESUMINDO: O protocolo de Jejum Intermitente Horarios em dias alternados envolve jejuar a cada dois dias, seja não comendo nada ou consumindo algumas poucas calorias.

5. A “Dieta do Guerreiro”

Ori Hofmekler warrior diet jejum intermitente horarios

A dieta do guerreiro foi popularizada pelo especialista fitness Ori Hofmekler.

Esse protocolo de Jejum Intermitente Horarios fala em comer algumas frutas e vegetais crus durante o dia (opcional) e consumir uma (1) grande refeição à noite.

Em outras palavras, você jejua o dia todo e faz uma única grande refeição a noite (ou várias pequenas refeições) dentro de uma janela de alimentação de 4 horas.

A dieta do guerreiro foi uma das primeiras dietas populares a incluir uma forma de jejum intermitente horarios.

Geralmente, quem faz a dieta do guerreiro prefere optar por alimentos semelhantes às da dieta paleo – principalmente alimentos integrais não processados.

RESUMINDO: Com a dieta do guerreiro você pode consumir ou não alguma quantidade de vegetais e frutas ao longo do dia e, na parte da noite, fazer comer uma grande refeição.

6. Pular Uma Refeição

Você não precisa seguir um protocolo de Jejum Intermitente Horarios estruturados para colher alguns de seus benefícios.

Uma opção seria simplesmente pular alguma refeição do seu dia de vez em quando, como quando você não sente fome ou está muito ocupado para cozinhar e comer.

Então, se você não estiver com fome um dia, pule o café da manhã e apenas coma o almoço e jantar de forma saudável.

Pular uma ou duas refeições quando você quiser é basicamente um jejum intermitente espontâneo.

Apenas certifique-se de comer refeições saudáveis ​​e balanceadas durante as “janelas de alimentação” (horários em que você se alimenta).

RESUMINDO: Outra maneira de fazer o jejum intermitente é simplesmente pular uma ou duas refeições quando não sentir fome ou não tiver tempo para comer.

Conclusão Sobre os Horários e Protocolo Jejum Intermitente

jejum intermitente horários tipos e protocolos

O jejum intermitente não é uma dieta, e sim, um estilo de vida!

Algumas pessoas jejuam por motivos religiosos, mas outras fazem o jejum como uma ferramenta/forma de perder peso (e que funciona).

Contudo, o jejum intermitente não é para todos. (Tem aqueles que não se adaptam)

Não é recomendado jejum intermitente para pessoas que têm ou são propensas a transtornos alimentares (compulsão alimentar, etc).

Se você decidir tentar o jejum intermitente horarios, lembre-se de que a qualidade da dieta é crucial.

Não espere ver resultados (controlar/diminuir o peso e/ou melhorar a saúde) com o jejum, se você consome alimentos ultraprocessados (junk foods, etc) durante os períodos/”janelas de alimentação”.

Além disso, antes de adotar a pratica do jejum intermitente horarios, você deve consultar um profissional de saúde.

6 Formas de Fazer o Jejum Intermitente Horarios e Protocolos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Referencia: https://www.healthline.com/nutrition/6-ways-to-do-intermittent-fasting

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.