Hoje vamos explorar 5 estratégias de marketing para nutricionistas e profissionais da área da saúde que querem escalar seu negócio online para os seis dígitos de faturamento ou mais (com lucro).

Talvez você esteja se perguntando: “Ué, mas eu me formei em nutrição, não marketing. Por que isso agora?”

Veja, e se eu lhe dissesse que 80% do seu sucesso financeiro e ter uma carreira bem-sucedida dependeria de estratégias de marketing, você acreditaria em mim?

Bom… Eu espero que sim (porque é verdade)!

As estratégias de vendas e marketing para nutricionistas são peças essenciais para a construção de um negócio de sucesso, sustentável e lucrativo. (Principalmente na internet)

Mas, eu entendo que nutricionistas e profissionais da área da saúde muitas vezes se sentem confusos sobre o tema porque tem muito pouco conhecimento nessa área.

No entanto, o marketing para nutricionistas eficaz pode ser usado em todas as áreas de prática, desde ajudá-lo a conseguir novos pacientes, ganhar dinheiro como empreendedor criando seu infoproduto e até mesmo fazer parcerias (networking) com outros profissionais renomados!

Marketing, na sua essência, é sobre como você se apresenta ao mundo e como você consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você e/ou de seus serviços.

Mas vamos mais a fundo…

O que é marketing?

 O objetivo do marketing é obter potenciais clientes (leads) e compradores para seus produtos e/ou serviços.

Basicamente, na nutrição, não basta apenas ser um bom nutricionista, mas você tem que comunicar isso (da forma certa!)

E um bom marketing significa, justamente, que você será capaz de comunicar maneiras de melhorar a vida das pessoas com o trabalho que você faz.

Por sua vez, isso leva as pessoas a conhecer, gostar e confiar em você o suficiente para querer trabalhar com você e ser seu paciente. Isso é marketing para nutricionistas!

Marketing não significa apenas vendas.

Significa usar maneiras criativas de mostrar o quão incrível e experiente você é.

Alguns exemplos de marketing para nutricionistas incluem: criar receitas, escrever postagens em blogs, fazer um podcast, postar conteúdo valioso nas redes sociais (instagram, que está em voga atualmente), postar trabalhos/pesquisas em que você esteve envolvido, etc.

marketing para nutricionistas

Então, agora, vamos conhecer 5 estratégias comprovadas com as quais você pode começar HOJE para começar a se comercializar como nutricionista fazendo seu marketing (de graça!)

1. Defina sua marca pessoal

Branding para nutricionistas é o processo no qual você cria sinais visuais (como o nome da sua empresa, logotipo, cores da marca ou fontes) que são reconhecíveis como associados a você.

A marca também inclui como você se retrata online – ou seja, que tipo de linguagem você usa, como você fala com seu público, etc.

Por exemplo, nós da BR da Nutrição usamos a “banana” como logo. Assim como a Apple usa a maçã, etc.

Por que o branding é tão importante para o seu negócio digital?

  • O branding muda a forma como as pessoas o percebem e o que você tem a oferecer.
  • O branding faz parte do marketing para nutricionistas pois contribui para agilizar seu processo criativo e para que você saiba EXATAMENTE o que postar em seu site, blog, rede social, instagram etc.
  • Ter uma marca coesa faz você parecer mais profissional, o que impulsiona os negócios e aumenta o reconhecimento da marca.
  • Marcas são reconhecidas! Quando as pessoas se lembram de você pela sua marca, é mais provável que elas se refiram a você no futuro, quando precisarem de seus serviços.

Como você começa com o processo de branding?

Pergunte a si mesmo: Como você quer ser percebido pelo seu público?

Anote alguns desses atributos e crie de 3 a 5 palavras descritivas para ajudá-lo a descrever como você deseja ser percebido.

Alguns exemplos de palavras descritivas podem ser “bem-humorado, sério, acessível, feminino, masculino, empoderada”.

Isso realmente deve ser a “espinha dorsal” da sua marca pessoal e realmente ajudará a informar como você escreve e como se retrata na internet.

Parece complicado? Veja…

Digamos que Fernanda faça atendimentos online, focando em ajudar mulheres de 30 e poucos anos a acelerar o metabolismo.

Como ela sabe que seu publico-alvo são mulheres nessa faixa etária, Fernanda pode escolher palavras como: feminino, empoderada, autoestima e magra.

Um exemplo de bio no instagram para seu perfil utilizando o marketing para nutricionistas seria:

bio instagram marketing para nutricionistas

Agora que Fernanda conhece essa informação, isso a ajudará a entender como ela vai se comunicar com seu público.

Então, para ela, quando ela está projetando seus posts no Canva, ela escolherá cores e fontes que se comunicam com seu publico-alvo e que transmitem mulheres empoderadas e magras.

Ela também agora sabe que suas mensagens deveriam estar falando diretamente com aquelas mulheres de 20~30 anos.

Entendeu o que quero dizer? O poder da marca pode ser incrivelmente poderoso se for dado um pouco de atenção.

banner nba2

2. Seja ativo nas redes sociais

Eu recomendo qualquer pessoa que queira construir um negócio online rentável a se tornar ativo nas redes sociais fazendo seu marketing.

Independentemente de você conquistar ou não clientes nessas redes, isso ajuda a garantir que você seja mais visível e pesquisável para oportunidades em potencial.

Também contribui na VALIDAÇÃO SOCIAL. Por exemplo, se um cliente em potencial (lead) encontrar você em seu site, provavelmente ele também o procurará nas redes sociais antes de decidir se deseja trabalhar com você ou não.

Mais e mais pessoas estão buscando nas redes sociais a fim de obter informações sobre nutrição, treinos, saúde.

Se os nutricionistas não estão nas redes sociais, então essa é uma grande oportunidade PERDIDA. Está “deixando dinheiro na mesa”.

Como sabemos, existem muitas pessoas não qualificadas falando sobre nutrição nas redes sociais (famosas “blogueiras”), então os nutricionistas PRECISAM estar lá.

 O LinkedIn também pode ser uma ferramenta de marketing para nutricionistas fantástica.

Ao compartilhar projetos em que você está trabalhando e artigos que você está escrevendo, por exemplo, você estará expondo mais pessoas ao seu trabalho.

Por sua vez, isso ajuda potenciais clientes a entender o valor que você pode fornecer a eles.

Agora permita-me contar-lhe um segredinho…

Quero que você se lembre disso quando se tratar de marketing para nutricionistas:

“Não pense que as pessoas sabem seu VALOR. Você DEVE mostrar a elas”.

E isso não é ficar “se gabando”. Não te deixa “menos humilde”.

3. Construa um site e use SEO de forma estratégica

Um site é extremamente importante no marketing para nutricionistas a fim de dar às pessoas a oportunidade de descobrir você organicamente ou aprender mais sobre o trabalho que você faz.

Eu gosto de dizer que as redes sociais são como revistas populares, enquanto seu site é seu consultório particular.

Seu site funciona como um balcão único para garantir que alguém possa obter todas as informações necessárias sobre você de maneira acessível.

No entanto, queremos garantir que nosso site seja facilmente encontrado pelas pessoas através de pesquisa no Google.

Provavelmente foi isso que lhe trouxe aqui hoje, certo?!

E para acontecer isso, não foi o acaso ou sorte; Foi através de um planejamento e de forma pensada utilizando Search Engine Optimization (SEO).

nutricionista deixe seu site nas primeiras posições do google com SEO

SEO, traduzido do inglês, basicamente significa “otimização dos mecanismos de buscas”. Ou seja, ao invés de você simplesmente postar um conteúdo a “Deus dará”, você faz de forma calculada.

É uma peça fundamental do marketing para nutricionistas!

Embora o SEO possa ser complicado num primeiro momento, um bom ponto de partida é certificar-se de incluir as seguintes palavras-chave em todo o seu site:

  • Nutricionista em [inserir cidade]
  • Nutricionista em [inserir província/estado]
  • Nutricionista para [inserir nicho]

Nós falamos mais a fundo nisso no Módulo 3 dentro da NutriBoss Academy.

4. Defina um subnicho

Quando se trata de administrar um negócio de sucesso, você PRECISA ter um nicho e até mesmo um subnicho.

Em relação à nutrição, temos vários nichos e subnichos. Por exemplo, de forma genérica podemos tratar de pacientes que buscam emagrecimento, ganho de massa muscular, saúde em geral. Esses são os “nichos”.

Mas indo para um “subnicho”, teremos emagrecimento para mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP), ou do outro lado, ganho de muscular para ectomorfos; Enfim, quanto mais “nichado”, mais rentável (e de sucesso) tende a ser seu negócio.

Temos um curso voltado para nutricionistas e profissionais da área da saúde que justamente o orienta passo a passo para definir seu nicho e subnicho, a NutriBoss Academy (NBA).

E embora você fique receoso em “nichar” seu negócio, tenha em mente o seguinte…

Trabalhar em um nicho ou subnicho não significa que você está se limitando.

Veja, quando você não está falando com alguém em especifico, você simplesmente não está falando com ninguém.

Ter um nicho ajuda você a entender quem é seu cliente ideal e quais são seus desafios (que você pode ajudar a resolver).

Podemos estender o nicho e subnicho até mesmo para um grupo de interesse especifico dentro da nutrição ou de acordo com a faixa etária do paciente que você está interessado em ajudar.

Ter um nicho também ajuda a atrair seu cliente ideal.

Quando você mostra que tem uma experiência única em uma área específica, isso prova que você pode ajudar a resolver os desafios únicos de alguém (o que eles estarão muito mais inclinados a pagar para você fazer!)

5. É sobre ELES, não sobre VOCÊ

Quando se trata de marketing para nutricionistas, queremos ter certeza de que estamos sempre fazendo a pergunta certa: “Quais são os desafios que meu público-alvo precisa de ajuda para resolver?”

Muitas vezes, elaboramos nossas mensagens de marketing para nutricionistas em torno de coisas que achamos interessantes, em vez de nos colocarmos no lugar de nosso mercado-alvo.

Aqui estão algumas maneiras de descobrir sobre o que seu mercado/cliente-alvo deseja saber mais:

  • Encontre pessoas no seu mercado-alvo e faça algumas pesquisas – quem mais elas estão seguindo? que tipo de tópicos/posts eles estão postando? que dificuldades eles têm em suas vidas?
  • Preste atenção aos tipos de perguntas que as pessoas estão fazendo para você
  • Mande DM (mensagem privada) para seus clientes-alvo e pergunte o que eles querem saber mais
  • Quem são seus “concorrentes”? O que eles estão fazendo que está dando certo? Como você se diferencia deles?

Conclusão Marketing para Nutricionistas

Aqui estão 5 estratégias de marketing para nutricionistas e profissionais da área da saúde em geral (personal trainers, coachs, fisioterapeutas, nutrólogos).

O marketing para nutricionistas eficaz pode ser usado em todas as áreas de prática, desde ajudá-lo a conseguir um novo emprego, ganhar dinheiro como empreendedor e até mesmo entrar em um estágio ou programa de mestrado!

Marketing é sobre como você se apresenta ao mundo e como você consegue convencer as pessoas de que elas precisam de você ou de seus serviços.

O NutriBoss Academy (NBA) oferece desenvolvimento profissional de alta qualidade a fim te ajudar o nutricionista e outros profissionais a conseguirem captar novos pacientes e escalar seu negócio digital para obter 10, 20 mil reais ou mais por mês com liberdade de trabalhar de onde quiser.

Nossa missão é tornar mais fácil para nutricionistas e outros profissionais a terem conhecimentos de venda e recorrência de novos pacientes.

Fazemos isso por meio de video aulas objetivas totalmente online, uma comunidade para networking e um passo a passo a ser seguido a fim de conquistar novos pacientes e atingir a liberdade financeira. Saiba mais sobre a NBA aqui.

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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