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o que é compulsão alimentar
Descubra agora o que é compulsão alimentar

Você sabe o que é compulsão alimentar? Pois bem, pense na última vez que você comeu exageradamente e não conseguiu parar (se controlar) até estar realmente cheio e estufado.

Talvez você tenha comido muitos salgadinhos e bolo no aniversário de algum amigo. Ou comeu muito peru e pavê no Natal.

Ou apenas comeu uma pizza inteira e um pote de sorvete no final de um dia cansativo de trabalho.

Parece prazeroso na hora, mas logo em seguida bate aquele arrependimento, uma mistura de sentimentos de vergonha e culpa.

Comer bastante as vezes é normal, o problema acontece quando isso se torna muito frequente ou quando você não consegue mais se controlar diante da comida.

Pesquisas mostram que o ato de comer está relacionado, muitas vezes, ao emocional, desde a infância.

Perceba, por exemplo, quando uma criança chora, a primeira coisa que os pais fazem é oferecer comida para acalmar o filho.

Pessoas que sofrem de compulsão alimentar tendem a usar o alimento interligado às suas emoções, sejam elas positivas ou negativas.

Veja que se você está feliz, comemorando com amigos, vai com certeza envolver comidas (talvez álcool também rs).

De mesmo modo, se você está triste e deprimido, vai tentar solucionar seus problemas através do alimento. Ou seja, a pessoa tenta suprir uma falta com o prazer da comida.

Em geral, são alimentos ricos em gordura e açúcar. Não temos desejo por um simples arroz ou quiçá uma salada.

Queremos pizza, fast foods, doces. Isso é até científico e hormonal. Afinal, há estudos que dizem que o açúcar vicia.

O açúcar mexe com nossos neurotransmissores, como dopamina e serotonina, hormônios que realizam funções importante no corpo e no cérebro, trazendo mais energia, reduzindo o estresse e melhorando o ânimo.

Pessoas que sofrem com esse problema de comer em demasia, sem controle, sofrem de um transtorno comumente hoje chamado de COMPULSÃO ALIMENTAR.

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Créditos da imagem: papodelas.com.br

O Que é Compulsão Alimentar?

A Compulsão Alimentar é um distúrbio caracterizado pela exagerada ingestão de alimentos em um curto espaço de tempo; E, em seguida, se sentem culpados e/ou com vergonha.

Esses episódios tendem a ocorrer uma ou duas vezes na semana – em alguns casos, até mais frequente.

Normalmente é desencadeado por causa de estresse, dietas restritivas, problemas emocionais, questões de imagem corporal, entre outros.

Pode ocorrer com ou sem a presença de fome e geralmente a ingestão envolve predominantemente alimentos calóricos.

Exagerar em festas ou eventos esporádicos é considerado até “comum”, mas quando se torna um hábito e foge do controle, aciona-se então um sinal de alerta.

COMO IDENTIFICAR A COMPULSÃO ALIMENTAR

O que é compulsão alimentar? você sabe como reconhecer? Os sinais mais comuns são:

  • Comer muito rápido (de forma acelerada);
  • Continuar comendo mesmo quando já não se tem mais fome e está satisfeito;
  • Comer escondido das pessoas; (de madrugada, por exemplo)
  • Sentir-se, logo em seguida, culpado, frustrado e triste por comer demais.

Curioso notar que nem todos que sofrem de compulsão alimentar são pessoas obesas ou com sobrepreso.

Você pode comer muito durante o dia ou apenas numa “sentada” (uma refeição grande). Talvez você só coma quando está solitário, estressado ou deprimido.

O ponto é: Para que seja caracterizado a compulsão é você simplesmente comer desenfreado, sem controle.

Compulsão, no dicionário, significa: a ação ou efeito de compelir (ser obrigado);

“Exigência interna que faz com que o indivíduo seja levado a realizar certa coisa, a agir de determinada forma etc”.


COMO SE INICIA A COMPULSÃO ALIMENTAR

emoções e gatilhos da compulsão alimentar
Créditos da imagem: rafaelberard.com.br

O que é compulsão alimentar? Como ela começa? Geralmente ela começa adotando-se hábitos ruins, como toda vez que for assistir algum seriado na TV ter que consumir pipoca e brigadeiro.

Pode ser resultado de problemas emocionais também, como uma imagem negativa do seu próprio corpo.

Para a maioria das pessoas, a compulsão alimentar acontece após um período de dieta restritiva.

Você está insatisfeito com seu peso e começa logo uma dieta super restritiva cortando vários alimentos e denominando-os “proibidos”.

Seu cérebro só vai “anotando” e fazendo uma listinha imaginária. Quando você menos perceber vai estar desesperado por aquele alimento.

É por isso que dietas severas não são sustentáveis a longo prazo.

A curto prazo, sim. Você se anima com o resultado grande de início. Consegue manter por uma, duas semanas, um mês. Mas e depois?!

Vai chegar um hora que você “quebra”. E é nesse momento que vai desenvolver a compulsão.

PESSOAS PODEM SER VICIADAS EM COMER?

Sim, como já disse, há certos alimentos (açúcar, por exemplo) que podem te deixar viciado!

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Há algum tempo, o “vício em comida” era uma ideia aceita pela população perante alguns pesquisadores.

Muitos deles viram que alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal (a combinação fatal) podem ser viciantes, causando mudanças comportamentais no cérebro semelhante a algumas drogas.

Estudos em animais, onde ratos bebiam sua água com açúcar mostraram sinais de dependência.

Porém, essa ideia de vício pode ser controversa. Pois, se para nos livrarmos de um vício (como cigarro, por exemplo) é necessário parar de usá-lo (abstinência), o mesmo não vale para a comida.

Vou explicar! É fato que comer certos alimentos traz um sensação boa, de bem-estar e prazer; o próprio cérebro libera hormônios relacionados à isso. Porém, isso não faz da comida algo viciante.

evidencias mostrando que, na verdade, é o comportamento (aquele ciclo de restrição > compulsão> arrependimento) é que causa sinais de dependência (e não o alimento em si).

COMO EVITAR A COMPULSÃO ALIMENTAR

O que é compulsão alimentar? você sabe como impedi-la? Aqui vai algumas indicações:

  • Mantenha uma rotina de horários para realizar as refeições,
  • pratique atividade física,
  • não siga dietas restritivas ou dietas da moda,
  • beba bastante água,
  • mastigue bem os alimentos,
  • faça as refeições com calma,
  • escolha alimentos ricos em fibra (te trará mais saciedade).

Aqui vai mais 5 DICAS de Como Escapar da Compulsão Alimentar.

o que é compulsão alimentar? como fugir dela?

  • Evite classificar os alimentos! Comida é comida, não existe alimentos “bom” ou “ruim” – ou ainda aquele péssimo termo comumente conhecido “refeição lixo”.

Infelizmente, a sociedade gosta daquilo que é proibido! Isso vem de uma Psicologia Evolucionária, que explica a questão de recursos e escassez.

Por exemplo, açúcar e gordura são alimentos com alto nível de desejo, pois eram escassos/raros antigamente (de difícil obtenção).

Não apenas isso, mas também por serem de alto valor a nível de energia (muitas calorias e carboidratos).

  • Dê uma pausa e respire fundo! Quando você sentir aquele desejo e vontade de comer, pare e pense por um minuto.

    Pergunte a si mesmo: “eu REALMENTE estou com fome?”. A maioria das pessoas focam em pensar NO QUE vão comer, ao invés de POR QUE vão comer.
  • Mude o ambiente! O hábito é formado através do comportamento repetitivo, de estar no piloto automático. Se você, por exemplo, costuma assistir novela tomando sorvete, substitua o doce por uma fruta.
  • Se você estiver com desejo por alguma comida, consuma-o (COM MODERAÇÃO!). Restringir-se de certos alimentos pode te levar à compulsão alimentar mais cedo ou mais tarde.

    Dessa forma, se você quer comer algo – mesmo que não esteja com fome realmente -, dê a si mesmo essa permissão, porém, em pequenas quantidades. (um quadrado de chocolate, não a barra toda!)
  • Por fim, abandone de vez Dietas Restritivas! Compulsão e restrição são dois lados de uma mesma moeda.

    Adote uma vida saudável em geral permitindo-se dar uma escapadinha “de leve” ocasionalmente.

COMO TRATAR A COMPULSÃO ALIMENTAR

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Consulte seu médico!

o que é compulsão alimentar? como trata-la?

É fundamental que haja um acompanhamento nutricional, médico e psicológico envolvido. Quanto mais cedo buscar ajuda, melhor.

Pode ser muito difícil tentar parar sua compulsão por si só – ainda mais quando há emoções profundas envolvidas.

Lembre-se: Querer ser melhor em tudo gera uma ansiedade que faz com que você perca o controle sobre si. Faça as coisas no tempo certo.

Se você tem um objetivo, foque nele e dê tempo para que ele chegue. Nenhum resultado é alcançado de forma linear e nem de um dia para o outro. Priorize sua saúde a cima de tudo! Beijos e fica com Deus.

Texto por: Bruno Rodrigo

Contribuição: Nutri Amanda Pimenta

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Ref.: https://www.webmd.com/mental-health/eating-disorders/binge-eating-disorder/features/compulsive-overeating-and-how-to-stop-it

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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