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Orientações nutricionais são a base para uma boa saúde.

Infelizmente, há muita informação conflitante sobre nutrição em redes sociais e fontes de notícias.

As “dietas da moda” se tornaram populares mesmo quando não tendo base científica de qualidade.

Para obter o máximo das próprias escolhas nutritivas, é importante discutir sobre as opções alimentares com seu nutricionista.

Características da Orientação Nutricional

            As pessoas não costumam pensar sobre o “alimento como um remédio” (já dizia Hipócrates há mais de 2400 anos), mas uma quantidade considerável de pesquisas demonstraram que uma dieta saudável pode ter benefícios impactantes nos níveis de energia da pessoa, longevidade, e percepção geral de bem-estar.

As orientações nutricionais mostram o quanto devemos comer de cada grupo de alimentos para alcançar uma dieta saudável e equilibrada.

Você não precisa atingir esse equilíbrio em todas as refeições, mas tente balancear sua alimentação ao longo do dia (ou até da semana).

           A orientação nutricional pode ajudar a passar pelo processo de adaptação do corpo para aceitar uma dieta mais saudável.

Seu nutricionista podem informar sobre o que esperar do seu plano alimentar, assim não irá fazer escolhas erradas de alimentos e não voltará para hábitos que prejudicam a saúde.

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orientações nutricionais gerais

Necessidades Nutricionais Únicas e Individuais

            Cada pessoa é diferente com objetivos diversos (uns buscam emagrecimento, outros ganhos de massa muscular).

As orientações nutricionais de um atleta são diferentes das necessidades nutricionais de um entusiasta do esporte.

Há variação mesmo entre atletas, já que alguns esportes demandam massa muscular para força enquanto outros precisam de um corpo magro para resistência.

            Além de diferentes objetivos, as pessoas também têm aquilo que é chamado “individualidade biológica” (basicamente a ID identidade de cada pessoa).

A dieta que pode funcionar para uma pessoa pode não atingir os mesmos resultados para um indivíduo diferente. 

            As orientações nutricionais usam cálculos específicos para determinar o que e quanto cada indivíduo deve consumir e obter o máximo de resultado possível.

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É necessário um plano alimentar individualizado que é servido diretamente para uma pessoa e que se encaixe com sua rotina. Dessa forma, há maior adesão a orientação nutricional.

Seu nutricionista pode ajudar a identificar as áreas problemáticas e criar soluções alternativas caso o paciente não se adapte ao plano. Assim, há maior chance de sucesso de forma mais rápida do que se tentasse fazer sozinho.

Bruno Rodrigo, especialista em emagrecimento, procura entregar orientações nutricionais gratuitamente todos os dias em seu Instagram @brdanutricao. Confira aqui.

Ele diz que recebe diariamente em seu consultório pacientes que tentaram fazer dieta por conta própria e sofriam de efeitos colaterais negativos de se comer pouco, tais como:

Alimentos Saudáveis

            A boa nutrição é geralmente composta de alimentos não processados, alimentos integrais, e alimentos orgânicos.

Obter uma adequada orientação nutricional sobre problemas alimentares pode ajudar a encontrar alternativas que irão manter seu cardápio variado e atrativo.

Seu nutricionista pode sugerir uma variedade de alimentos e maneiras para prepará-los que irá oferecer maiores chances de se manter comprometido com a dieta.

É até possível encontrar maneiras de integrar alimentos favoritos do paciente na dieta (leia-se: doces, chocolate, etc), em quantidades moderadas, de modo que encoraje a permanece-la seguindo o plano alimentar.

Porções Corretas

            Uma das formas mais rápidas de adotar uma dieta saudável é aprender a moderar as porções que consome.

            Através das devidas orientações nutricionais, você aprenderá a determinar porções adequadas, em tamanho, para manter-se em forma e ficar alerta quando der fome.

Carboidratos, por exemplo, consuma fontes de carboidratos complexos, escolha por grãos integrais com mais fibras, arroz integral, aveia, batatas.

Cerca de 1/3 do seu prato deve ser de carboidratos. Eles são uma ótima fonte de energia do corpo.

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Frutas e Vegetais

A maioria de nós ainda não está comendo frutas e vegetais suficientes. Eles devem constituir mais de um terço dos alimentos que comemos todos os dias.

Procure comer pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais por dia.

Lembre-se de que sucos de frutas devem ser limitados a não mais do que um total combinado de 150ml por dia.

Frutas e legumes são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Quando Consumir

            Muitas pessoas que buscam dietas da moda acabam se encontrando muitas vezes fazendo escolhas erradas devido a falta de orientações nutricionais.

Aprender quanto e quando comer ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

            Se precisar ter mais disposição no dia a dia, uma orientação nutricional oferecerá um plano eficiente com uma alimentação balanceada para seus objetivos. Entre em contato.

Sem precisar se restringir em excessos, eliminando alimentos de forma desnecessária. Como carboidratos, laticínios, etc.

Será observado caso a caso a fim de saber e, posteriormente, indicar as quantidades necessárias de alimentos para cada pessoa.

Leites, queijos e iogurte devem ser evitados apenas por intolerantes a lactose. Para as demais pessoas, pode consumir tranquilamente.

São boas fontes de proteína e também são uma importante fonte de cálcio que ajudam a manter nossos ossos saudáveis.

Tente optar por produtos (leites e queijos) com baixo teor de gordura e açúcar sempre que possível.

Além disso, dê prioridade à proteínas magras (como file mignon, patinho) e evite carnes processadas e embutidos, como bacon, presunto e salsichas.

Procure também comer pelo menos 2 porções de peixe por semana, sendo uma delas um peixe mais “gordo”, como salmão (gordura boas poli-insaturadas).

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Já as gorduras insaturadas são gorduras também saudáveis e incluem óleos como azeite de oliva extra virgem.

Lembre-se de que todos os tipos de gordura são ricos em calorias e devem ser consumidos com moderação.

Benefícios das Orientações Nutricionais para a Saúde e Emagrecimento

            Pode levar alguns meses para sentir os benefícios totais de uma dieta mais saudável, mas se houver comprometimento em seguir as orientações nutricionais, com auxílio do seu nutricionista, logo irá notar melhorias impactantes no dia a dia.

            Muitos problemas de saúde estão diretamente relacionados com a dieta do indivíduo, e muitos pacientes percebem o quão melhor se sentem quando se comprometem com um estilo de vida mais saudável, que também se aplica para a prática de exercícios físicos de modo contínuo.

Aqui estão algumas áreas onde orientações nutricionais podem ter benefícios:

  • Obesidade.
  • Diabetes.
  • Doença cardíaca.
  • Alergias.
  • Câncer.
  • Melhora do sono.
  • Foco.
  • Humor.
  • Combate depressão.
  • Longevidade.

Orientações Nutricionais para Diabetes

O controle eficaz do diabetes pode ser alcançado por meio de uma dieta balanceada, medicamentos e exercícios físicos.

Dicas para uma dieta saudável para diabéticos:

  • Coma refeições pequenas e mais frequentes ao longo do dia;
  • Faça um pequeno lanche entre as refeições. Você pode manter seus níveis de glicose no sangue dentro da faixa alvo, distribuindo os carboidratos que você come uniformemente ao longo do dia.
  • Reduza a quantidade de gorduras, sal e alimentos açucarados em sua dieta.
  • Coma mais alimentos ricos em fibras, incluindo produtos integrais.
  • Combine suas refeições com seus horários de medicação.

Se você escolher sua comida com sabedoria, poderá reduzir seus medicamentos para diabetes.

Comer regularmente e de forma saudável é a chave para um bom controle do diabetes.

O seu nutricionista poderá ajudá-lo ainda mais no planejamento das suas refeições.

Orientações Nutricionais para Gastrite

Pesquisas da Universidade de Medicina Chinesa de Pequim mostraram que os sintomas da gastrite são agravados por alimentos salgados, picantes, fritos ou ácidos, além de doces e carnes.

Portanto, adotar orientações nutricionais adequadas para combater a gastrite, que elimina alguns desses alimentos, pode ajudar a reduzir ou interromper completamente os sintomas.

Um estudo de 2021 também descobriu que aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios e probióticos podem ajudar a reduzir a inflamação.

Conclusão

Estas foram apenas algumas orientações nutricionais de exemplo, há muitas áreas que podem (e devem) ser combatidas com uma alimentação adequada.

Qualquer pessoa com necessidades dietéticas especiais ou necessidades médicas pode consultar um nutricionista registrado sobre como adaptar as orientações nutricionais para atender às suas necessidades individuais. Entre em contato.

Ref. https://enhancedwellness.com/10-biggest-benefits-of-nutrition-counseling/
https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-eating-plate/
https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/food-guidelines-and-food-labels/the-eatwell-guide/

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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