fbpx
roid rage efeito colateral de hormonios
“roid rage” um dos efeitos colaterais de esteroides anabolizantes

Efeitos colaterais de anabolizantes: ROID RAGE. Você sabe que é a roid rage? De onde ela vem e Como lidar com isso?

O conceito de Roid Rage abrange uma certa raiva e agressividade proporcionadas pelo uso de determinados tipos (e doses) de hormônios esteroides anabolizantes (AEs).

Na hora de treinar, é um efeito positivo, pois motiva muito mais para treinar, aguentar a dor e se dedicar ao máximo em cada repetição.

Porém, não ficamos 24hrs por dia na academia. Fora do ambiente do treino, a Roid Rage pode tornar a pessoa insuportável e gerar situações desagradáveis decorrentes do mau humor, tais como:

  • brigas,
  • discussões,
  • intolerâncias,
  • irritabilidade com coisas pequenas (exemplo: o latido de um cachorro),
  • paranoias,
  • obsessões.

Sem exagero: a roid rage pode causar sintomas típicos de pacientes sob tratamento psiquiátrico!

Efeitos Colaterais de Anabolizantes: ROID RAGE: Origem

Efeitos Colaterais de Anabolizantes: ROID RAGE 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
De onde vem a roid rage?

Então, de onde ela vem? como essa Roid Rage ocorre? E porque ela acontece?

Muitos hormônios que produzimos naturalmente, principalmente os derivados da testosterona, se convertem em outros hormônios, causando uma sinergia que leva a homeostase, ou seja, o equilíbrio de todo o nosso organismo.

Quando se usam doses maiores das que produzimos naturalmente, essa conversão se aumenta e causa um desequilíbrio hormonal, gerando os efeitos colaterais do uso dos AEs.

Isso não ocorre apenas com os esteroides anabolizantes, mas também com os anticoncepcionais e outros medicamentos.

Por isso vemos mulheres com retenção hídrica, espinhas, mudança de humor, etc.

No caso da Roid Rage, há um desequilíbrio nos sistemas que controlam o humor, o bem-estar e a agressividade.

Os esteroides mais famosos por causarem esse desequilíbrio são a própria testosterona sintética, a trembolona e a fluoximesterona (ou Halotestin).

No caso dos AEs injetáveis, após algumas semanas de uso, usuários relatam constantes mudanças no humor, sono, agressividade e alteração nos relacionamentos interpessoais.

No caso do Halotestin (utilizado de forma oral), apenas poucas horas depois o usuário nota mudanças drásticas de humor e relatam maior agressividade.

Esse esteroide anabolizante é muito utilizado na fase final de preparação de fisiculturistas e por lutadores antes das lutas. Justamente para ter esse efeito colateral de agressividade (e se beneficiar dele).

roid rage de lutadores
Fisiculturistas e lutadores podem se beneficiar do efeito colateral de agressividade provenientes de esteroides anabolizantes

Mas não só isso… Há MUITOS outros aspectos a serem levados em consideração quando se trata deste tipo de efeito colateral em específico.

Minhas observações teóricas e práticas me mostraram que estes hormônios aumentam muito o foco, o interesse e a dedicação nos processos que envolvem o próprio motivo do uso deles, que são:

  • treino,
  • dieta,
  • descanso,
  • rotina de refeições

Tanto é que, como já citado, muitos são utilizados preparação para campeonatos ou antes de lutas.

Porém, esse aumento no interesse em se dedicar ao esporte entra em conflito com a vida pessoal e a vida em sociedade.

A grande maioria dos usuários de esteroides tem outros trabalhos, convivem com pessoas diferentes, tem de resolver problemas cotidianos e demais adversidades.

E esses fatores muitas vezes se somam a desequilíbrios hormonais, períodos de dieta restrita, excesso de treinamento e dificuldades para dormir devido ao uso de estimulantes e ansiedade, gerando eou agravando a Roid Rage.

Quer um exemplo prático? Imagine um fisiculturista de 100kgs que come 4500kcal normalmente, faz cardios eventualmente, dorme 8hrs ao dia e consegue conciliar tudo isso com o trabalho e a vida pessoa.

Coloque esse indivíduo para comer metade dessas kcal, fazendo 45m de cardio todos os dias, com maior intensidade de treinos, dormindo 5, 6hrs ao dia, sob altas doses de hormônios, trabalho, contas a pagar, pessoas enchendo o saco…É de enlouquecer, não é mesmo?!

Concluo que, os efeitos colaterais psicológicos dos AEs vão muito além das diferenças bioquímicas entre os fármacos e doses.

O uso de esteroides anabolizantes é algo muito mais sério do que parece, pois além de envolver a saúde da pessoa, envolve todo o meio que ela convive e, principalmente, os relacionamentos com pessoas mais íntimas (namorada(o), amigos, família…).

Pense muito bem antes de entrar nesse mundo.

É preciso uma mente muito forte para lidar com tantas variáveis.

Consulte sempre um profissional com ampla experiência teoria e prática no assunto.

Qualquer dúvida, ou caso queira uma ajuda nessa questão, entre em contato conosco.

Veja também os outros artigos da Coluna “Victor Simões”:

Abraços, VICTOR SIMÕES.

fisiculturista e atleta victor simoes
Nutricionista, Bodybuilder, pós-graduado em Nutrição e Fisiologia aplicadas ao exercício físico e Publicitário

Siga nosso parceiro nas redes sociais para mais conteúdo de qualidade e acompanhar a rotina de um atleta e fisiculturista.

VS Bodybuilding Team

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Nutricionista Victor Simoes
Nutricionista Victor Simoes

Nutricionista formado, CRN-3 63727. Bodybuilder, pós-graduado em Nutrição e Fisiologia aplicadas ao exercício físico e Publicitário.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.