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Quer saber Como Fazer em sua casa mesmo um suplemento de calcio de forma BARATA, Natural e bem Simples? Então Leia este artigo até o final. 😎

Este artigo possui 13 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

suplemento de calcio
Descubra como obter suplemento de calcio de forma barata

Conseguir certa quantidade de cálcio na dieta pode parecer fácil para algumas pessoas.

Porém, aqueles que fazem dietas hipocalóricas, mais restritivas, pode ser um pouco mais difícil de conseguir o suficiente de calcio recomendado para seu dia.

Pensando nisso, resolvi trazer essa dica que é pouco conhecida pelas pessoas. Algo raro!

Uma forma de obter fontes naturais de cálcio e de forma barata. É a CASCA DE OVO!

Ovo Tem Calcio?

Sim! Você sabia que pode obter cálcio através da casca do ovo?!

Sem falar que, fazendo isso, você ainda vai reaproveitar algo – isto é, para aqueles, como eu, que consomem vários ovos por dia.

Vou mostrar agora para vocês, como fazer isso dar certo (modo de preparo), os benefícios do suplemento de calcio e se há algum risco. Fique ligado!

Casca de Ovo e o Suplemento de Calcio

A casca de ovo tem sido uma proposta interessante como fonte de cálcio, a fim de aumentar a densidade mineral óssea em uma população idosa com osteoporose.

No entanto, um estudo observou que certos fatores afetam o transporte de cálcio da casca de ovo. (1)

A casca do ovo possui aproximadamente 40% de cálcio. Assim, apenas meia casca pode fornecer cálcio suficiente para atingir os valores necessários diário de uma pessoa adulta – que seria, 1g por dia. (2) (3)

Um estudo mostrou que o cálcio presente na casca do ovo tem efeitos similares ao carbonato de cálcio no que tange o metabolismo ósseo. (4)

Mas, pera ai! Há mais de um tipo de cálcio?

Diferenças entre os tipos de cálcio

O que ocorre é que existem vários fármacos no mercado á base de cálcio, como por exemplo, o sal de citrato de cálcio, acetato, gluconato, carbonato, etc. E há alguma diferença entre eles na indicação terapêutica? (5)

Sim, há certas distinções entre eles como, por exemplo, nas vias de administração, na proporção de cálcio por grama, além da velocidade e quantidade de absorção.

A ingestão adequada de calcio, além de diminuir o risco de osteoporose, ainda está relacionada com a pressão arterial e diminuição do risco de câncer colorretal , obesidade e cálculo renal (Klasco, 2012).

No caso do acetato de cálcio, ele é indicado para a redução de fósforo sérico em adultos com doença renal crônica terminal.

Um estudo observou ainda que a absorção de cálcio era até 64% maior quando obtida pela casca de ovo quando comparado com o carbonato de cálcio puro.

Os pesquisadores atribuíram esses efeitos às proteínas encontradas nas cascas dos ovos. (5)

RESUMINDO: Evidências em estudos mostraram que o suplemento de calcio obtido pela casca do ovo em pó pode ser melhor aproveitado e absorvido quando comprado ao carbonato de cálcio puro, tornando-o um suplemento eficaz de cálcio.

SUPLEMENTO DE CALCIO PODE REDUZIR O RISCO DE OSTEOPOROSE

suplemento de calcio sintomas e riscos da deficiencia desse nutriente
Créditos da Imagem: euprecisoemagrecer.com.br

Osteoporose é uma doença caracterizada pela fraqueza dos ossos e o aumento no risco de fraturas nos ossos.

Idosos são o grupo de maior risco de se ter osteoporose. A idade é um grande fator para a doença e a ingestão inadequada de suplemento de calcio pode contribuir para a osteoporose.

Se a sua dieta é baixa no consumo de cálcio, suplementar seria uma ótima alternativa para alcançar seus valores diários recomendados. E olha só: a casca de ovo em pó é uma opção barata!

Um estudo, feito em mulheres na menopausa com osteoporose, mostrou que a suplementação de casca de ovo em pó, juntamente com vitamina D3 e magnésio, aumentou a resistência óssea melhorando a densidade mineral dos ossos. (6)

Em comparação com o carbonato de cálcio puro, a casca de ovo em pó mostrou-se mais eficaz na redução de osteoporose.


A membrana da casca do ovo pode ser benéfica para as Articulações

A membrana da casca do ovo é util e pode ser benéfica para suas articulações
A membrana da casca do ovo pode ser benéfica para suas articulações.

Você sabia que a membrana da casca do ovo é útil também, no final das contas?! Pois é! Aquela membrana localizada entre a casca e a clara de ovo pode ser facilmente vista quando você descasca o ovo.

Você não precisa remove-la quando for preparar seu suplemento de cálcio ‘caseiro’. Pode triturar as cascas de ovo juntamente com a membrana.

Isso porque essa membrana da casca do ovo pode ser benéfica para suas articulações. Ela consiste, principalmente, de proteína em forma de colágeno. E não só isso!

 Já é sabido que nosso corpo entende que a absorção do colágeno ingerido é apenas uma proteína.

Assim, você não usufruí dos ‘benefícios’ diretos para a pele que você tanto desejava quando fez o consumo dele.

Porém, a membrana da casca do ovo possui alguma quantidade de sulfato de condroitina, glucosamina e outros nutrientes. As principais substâncias que contribuem para a saúde articular.

Vale ressaltar, contudo, que é pouco provável que os vestígios desses compostos na membrana da casca de ovo tenham algum efeito significativo na sua saúde.


Riscos no Consumo da Casca de Ovo

Quando preparada corretamente, a casca de ovo em pó é segura. Apenas tenha em mente algumas coisas. Vamos lá…

Primeiro, algumas cascas de ovos podem estar contaminas com bactérias, sendo a mais conhecida a famosa ‘Salmonella‘.

Para que não haja riscos, tenha certeza de ferver os ovos antes de consumir sua casca. (7) (8)

algumas cascas de ovos podem estar contaminas com salmonella
Cuidado com a Salmonella presente nos ovos

E segundo, suplementos de calcio naturais podem contem certa quantidade de metais tóxicos, incluindo alumínio, mercúrio e chumbo.  (9)

Contudo, pode ficar tranquilo que as quantidades desses elementos tóxicos nas cascas dos ovos tendem a ser bem baixas comparadas as outras fontes de cálcio (como conchas de ostras, por exemplo) e, em geral, não é uma preocupação. (10)

RESUMINDO: Para evitar o risco de infecções, as cascas de ovos devem ser fervidas e moídas em pó antes de consumidas.

Suplemento de Calcio Como tomar?

COMO SUPLEMENTAR COM CASCA DE OVO EM PÓ? COMO TOMAR?

Você pode fazer sua própria suplementação de cálcio natural através das cascas de ovos em sua própria casa ou comprando em lojas saudáveis de suplementos.

Você vai precisar apenas de um processador ou liquidificador para triturar as cascas de ovo.

Em seguida, uma peneira para peneirar algumas partículas maiores que sobraram.

Apenas se assegure de moer bem as cascas de ovos para tornarem-se pó antes de consumi-las.

Se você for corajoso, você pode misturar a casca de ovo em pó na água (ou suco, etc) e apenas tomar. Ou então, misturá-lo no preparo de sua comida.

Um estudo observou que alguns dos melhores alimentos para adicionar pó de casca de ovo no preparo são pão e pizza (misturar na massa); no macarrão e carne. (11)

2,5~3g de casca de ovo em pó será o suficiente para se conseguir obter as quantidades ideais de calcio para um adulto médio em geral. Algo em torno de uma colher de café do suplemento de calcio

Para a sua saúde, sempre consulte um nutricionista ou profissional para avaliar a quantidade ideal que você precisa.

Caso precise de ajuda nessa questão, entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.

Alguns ‘sabichões’ desencorajam o uso de suplementos de cálcio e duvidam de seus benefícios para a saúde óssea.

Eles acreditam que o excesso de suplemento de cálcio pode causar problemas na saúde, como pedras nos rins e aumentar o risco de doenças cardíacas.

Se você acredita neles, veja este estudo e tire suas próprias conclusões.

RESUMINDO:  As cascas de ovos, como fonte natural de suplemento de calcio, podem ser moídas em pó e depois misturadas com água ou no preparo de comidas. A ingestão diária de 2,5 gramas deve ser suficiente para atender às suas necessidades. Porém, sempre consulte um profissional antes de fazer uso de suplementos.

CONCLUSÃO – Suplemento de calcio

Se ainda assim quiser comprar um suplemento de calcio, clique na imagem abaixo para ver o melhor preço do mercado:

aprenda como fazer suplemento de calcio em casa
Suplemento de calcio feito em casa sai mais barato!

Cascas de ovos além de ser uma das fontes mais baratas de suplemento de cálcio, elas também parecem estar entre as mais eficazes para se promover benefícios à saúde.

Caso você esteja com dificuldade em atender às suas necessidades de cálcio diárias ou se sofre de osteoporose, a casca de ovo em pó, feita de forma caseira, é uma alternativa eficaz e barata quando comparado ao suplementos comerciais.

De fato, estudos mostram que o cálcio da casca do ovo é bem absorvido e pode fortalecer os ossos de pessoas com osteoporose.

Preparar casca de ovo em pó em casa é muito fácil. Veja:

  • 1- Ferva e seque as cascas de ovos;
  • 2- Coloque-as em um processador ou liquidificador para triturá-las;
  • 3- Em seguida, misture o pó das cascas de ovos com água (ou qualquer líquido de sua preferência) ou adicione nos alimentos.

Pronto! Viu só como é fácil?

Gostou do artigo? Minha pesquisa foi inspirada após ver um vídeo de meu mestre e colega de trabalho Leandro Twin.

Agora eu quero saber de você: Já sabia sobre a utilidade das cascas de ovos? (Duvido! rs)

Sabia que ela serviria para se obter um suplemento caseiro e natural de calcio?

Deixe nos comentários logo abaixo.

Abraços,

BR da Nutrição.

Ref.: https://www.healthline.com/nutrition/eggshells-benefits-and-risks#section2

Klasco RK (Ed): Drugdex System. Thomson MICROMEDEX, Greenwood Village, Colorado, USA. Disponível em: http://www.thomsonhc.com/. Acesso em: 03.05.2012.

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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