fbpx

Você já deve ter ouvido falar sobre e ter ficado na dúvida de o que é antioxidante, de fato.

Poucas pessoas entendem o que é e como funciona os antioxidantes.

Pois confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre antioxidantes.

o que é antioxidante
Descubra agora o que é antioxidante que tanto falam

Este artigo possui 20 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

O Que É Antioxidante e Radicais Livres?

O que é antioxidante? De forma sucinta, Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres presentes no seu corpo.

~E o que são esses Radicais Livres?~ Estes são compostos que podem causar danos ao corpo se estiverem em quantidades altas.

o que é antioxidante? Antioxidantes são moléculas que combatem os radicais livres
Créditos da Imagem: camim.com.br

Os radicais livres estão ligados diretamente à diversas doenças, como por exemplo, a diabetes, doenças do coração, câncer, e outras.

Embora seu corpo tenha suas próprias defesas para manter os radicais livres sob controle, é necessário, através da alimentação, obter mais antioxidantes.

Os antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos, especialmente em frutas e vegetais; Além de várias vitaminas – especialmente as vitaminas E e C.

O que é antioxidante? Antioxidantes também desempenham um papel de conservante na produção de alimentos, sendo capaz de aumentar o tempo de vida útil deles.

RESUMINDO: Antioxidantes são moléculas que neutralizam os radicais livres, sendo que estes podem causar danos ao corpo e estão ligados à doenças em geral, como a diabetes, câncer e doenças do coração.

Como os Radicais Livres Funcionam

O que é antioxidante? Sem a presença dos antioxidantes, os radicais livres – que estão constantemente sendo formados – rapidamente poderiam causar graves danos ao corpo.

Porém, saiba que os radicais livres tem sua parcela de importância para a saúde. [1]

Por exemplo, suas células imunológicas usam os radicais livres para combater infecções. [2]

Dessa forma, seu corpo precisa de um certo balanço de radicais livres e antioxidantes. (lembra o que eu sempre falo sobre Equilibrio?!)

Quando o número de radicais livres ultrapassa o de antioxidantes, isso nos leva ao que é chamado de “Estresse Oxidativo”.

o que é antioxidante? Quando o número de radicais livres ultrapassa o de antioxidantes, isso nos leva ao que é chamado de “Estresse Oxidativo”.

Caso o corpo esteja sob esse estresse por longos períodos, pode causar danos ao DNA e outras moléculas importantes do corpo – e até a morte de células (apoptose).

Danos ao DNA aumentam o risco de câncer, além de desempenhar um papel essencial no processo de envelhecimento. [3]

O Que Causa o Aumento de Radicais Livres?

Um estilo de vida agitado/corrido, em conjunto com stress do dia-a-dia; Além de outros fatores como:

  • Poluição do ar;
  • Fumar (e a fumaça do cigarro);
  • Bebidas alcoólicas;
  • Toxinas;
  • Altos níveis de açúcar no sangue; [4]
  • Alta ingestão de ácidos graxos poli-insaturados; [5]
  • Radiação (isso inclui: excesso de luz solar/raios ultravioletas);
  • Infecções virais, fúngicas e bacterianas;
  • Ingestão excessiva de ferro, magnésio, cobre ou zinco [6]
  • Muito ou pouco oxigênio no corpo; [7]
  • Exercícios físicos em excesso – prolongados e intensos; [8]
  • Consumo excessivo de antioxidantes, como a vitamina C e E;
  • Deficiência/carência de antioxidantes

A exposição ao estresse oxidativo de forma prolonga leva ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

RESUMINDO: Nosso corpo precisa de certa manutenção e balanço entre antioxidante e radicais livres. Quando há desequilíbrio, haverá então estresse oxidativo.

Alimentos Que Contem Antioxidantes

o que é antioxidante?  ALIMENTOS QUE CONTÉM OXIDANTES

O que é antioxidante e onde encontra-los na alimentação?

A princípio, você deve apostar alto no consumo de vegetais e frutas – principalmente em vegetais escuros e frutas vermelhas e silvestres.

Saiba mais: 7 Frutas Para Emagrecer

Caso haja dificuldade em consumir ou armazenar tais alimentos, pode ser viável o uso de baixas doses de suplementos antioxidantes. A EMIQ parece ser uma opção.

Visando cuidados na pele, um bom ~suplemento antioxidante~ seria o Minesol. Veja abaixo o melhor preço do mercado atualmente:

suplemento antioxidante protetor para cuidados da pele e beleza
suplemento antioxidante protetor para cuidados da pele e beleza

Para quem tem dificuldades em comer muitos vegetais, pode optar por bater no liquidificador e fazer um saboroso suco detox.

Os benefícios de uma dieta rica em saladas é devido a variedade de antioxidantes que ela fornece. [9]

onde comprar suplemento antioxidante? na feira!!

O que é antioxidante? Abaixo você vai encontrar uma lista de bons alimentos fontes de antioxidantes: [10]

De acordo com alguns estudos, café é a maior fonte de antioxidantes atualmente na dieta mediterrânea.

Confira também se Cafe Emagrece

Contudo, isso pode ser pelo fato de que a população não come muitos outros alimentos fonte de antioxidante. [11]

Carnes e peixes também tem certa quantidade de antioxidante, porém, em menor quantidade quando comparado às frutas e vegetais. [12]

O que é antioxidante? Os antioxidantes também podem aumentar a vida útil de alimentos – tanto naturais como processados.

Muitas das vezes é usado como aditivo. A vitamina C, por exemplo, é adicionada em alimentos processados como forma de preservar o prato/comida. [13]

O que é Antioxidante? 4 Motivos Para NÃO Tomar no Pós Treino

o que é antioxidante? atividade física aumenta sua atividade antioxidante
“atividade física aumenta sua atividade antioxidante” Creditos da imagem: @nutrifelipealmeida

Indivíduos que fazem atividade física aumentam sua atividade antioxidante naturalmente, tolerando melhor o estresse oxidativo.

O estresse bem controlado sinaliza a MAPK, atuando no crescimento e sinalização de fibras musculares, transporte de glicose e angiogênese entre outras alterações (veja a imagem abaixo).

Seria mesmo interessante tomar antioxidante após um treinamento?

  • #1 O uso de 1g de vitamina C e 400IU de vitamina E pós exercício inibiu fatores de transcrição envolvidos na biogênese mitocondrial, sensibilidade a insulina e produção endógena de enzimas antioxidantes.

Ou seja, piorou as defesas criadas pelo próprio corpo (medidas por glutationa e SOD), além de diminuir resultados do treinamento [19]

  • #2 O uso de 250mg de resveratrol também prejudicou os efeitos positivos do treinamento na saúde cardiovascular (como a diminuição de LDL, colesterol total e triglicerídeos) [20]
  • #3 O uso de 1g de vitamina C + NAC elevou os danos oxidativos e prejudicou a recuperação muscular [21]
  • #4 Outros estudos em animais e indivíduos não treinados também viram implicações e detrimentos no uso de suplementos antioxidantes.[22]

“Ah, Brunão, mas sou bodybuilder BIRL atleta de alto nível, será que não seria util tomar SUPLEMENTOS antioxidantes?”

Talvez… Mas podemos utilizar sucos para isso também. Além do que, sendo suas necessidades maiores, o consumo de frutas, legumes e vegetais deverá ser maior.

Saiba mais: Aprenda como ganhar massa muscular

O que é antioxidante? Aqui está a solução: Indivíduos fisicamente ativos DEVEM consumir uma dieta balanceada com alto volume de alimentos antioxidantes (cereais integrais, frutas, legumes, vegetais). A literatura vai ao encontro disso. [23]

O QUE É ANTIOXIDANTE E SEUS TIPOS

O que é antioxidante? Antioxidantes podem ser categorizados como solúveis em água (hidrossolúveis) ou gordura (lipossolúveis).

Alguns antioxidantes importantes são:

  • Vitamina C: Hidrossolúvel;
  • Vitamina E: Lipossolúvel. Desempenha um papel importante na proteção de membranas celulares contra os danos oxidativo;
  • Flavonoides: Possui diversos benefícios à saúde. [14]

Além de antioxidantes, alguns alimentos também possuem outras importantes funções.

Como por exemplo o açafrão e o azeite de oliva extra virgem que também possuem potente ação anti-inflamatória. [15]

Devo Tomar Suplementos Antioxidantes?

Para melhorar sua saúde em geral, é necessário ingerir antioxidantes através da dieta. Porém, no caso de suplementar, o excesso não é bom!

A suplementação isolada de antioxidantes pode trazer efeitos tóxicos, além de ir na contramão do objetivo e aumentar o risco de danos oxidativo. [16]

Em suma, apenas inclua na sua dieta alimentos antioxidantes, não há necessidade de suplementar e o excesso pode ser pior.

Alguns estudos mostram que doses altas de antioxidantes aumentam o risco de morte. [17]

Por esse fato, a maioria dos profissionais de saúde recomendam que não seja feita a suplementação com antioxidantes.

A melhor estratégia para se assegurar a ingestão adequada de antioxidantes é seguir uma dieta rica em variedades de vegetais e frutas, além de outros hábitos saudáveis. [18]

BENEFÍCIOS DE SUPLEMENTOS ANTIOXIDANTES

As vantagens no uso de suplementos antioxidantes ainda é controverso na literatura.

Particularmente, esportistas ‘normais’ (aqueles que treinam apenas com objetivos de saúde, bem-estar, estética) conseguem equilibrar o sistema perfeitamente na alimentação.

Já atletas de alto nível, que treinam intensamente e visam a máxima performance, podem se beneficiar com a redução do estresse oxidativo ocasionado pelo treinamento extremo.

CONCLUSÃO – O Que é Antioxidante?

A ingestão necessária de antioxidantes é necessário para uma dieta saudável; porém, estudos mostram que doses excessivas pode ser perigosa e trazer mais prejuízos que benefícios.

Tenha uma dieta equilibrada e nutritiva – com variedades de vegetais e frutas – rica em antioxidantes. Caso precise de uma ajuda nessa questão, você sabe quem chamar, né?!

Espero que tenha gostado do artigo,

Até a próxima,

BR da Nutrição.

Ref.: https://www.healthline.com/nutrition/antioxidants-explained

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.