fbpx

Olá, meu nome é Thaylise Gorla e esse é meu primeiro artigo pra vocês no qual vou falar um pouco sobre Ayurveda O que é, como é a dieta / alimentação ayurveda, sua origem, benefícios e mais.

Sou nutricionista CRN 11456 e meu trabalho é focado no ayurveda. Quero compartilhar um pouco com vocês, sobre o que de fato é o ayurveda e como aplico isso na clinica com meus pacientes.

Espero que gostem do conteúdo, pois o ayurveda me deu uma base incrível dentro da clinica, pra levar para as pessoas uma nutrição muito mais completa e muito além do que vemos hoje de forma tradicional.

Ayurveda o Que é?

ayurveda o que é

Não acredito que existe uma definição simples ou única para responder o que é ayurveda de fato, mas temos algumas respostas que podem se encaixar bem.

Ayurveda O que é e qual seu significado? Trata-se de um sistema de medicina científico que foi elaborado ao longo de milhares de anos e foi descrito em textos clássicos, que chamamos de samhitas.

Esses textos foram constantemente revisados e comentados ao longo de gerações de médicos que chamamos de vaidya.

A palavra ayurveda é a junção de duas palavras, AYU e VEDA.

AYU significa VIDA, e VEDA é CONHECIMENTO

Dentro desse conhecimento a palavra “vida”, tem uma definição mais ampla, que seria: “sharira indriya satva atma samyoga”.

De acordo com Caraka Samhita, um livro de 3 mil anos atrás, ele se refere com essa frase que a vida seria a junção de quatro elementos fundamentais, que são eles:

  • sharira = corpo,
  • indriya = órgãos do sentido,
  • satva = capacidade cognitiva (ou o que chamamos de “mente“) e
  • atma = que também pode ser chamada de “avyakta” – aquilo que “não pode ser visto ou observado“, pois seria nós mesmos.
    Não podemos ser visto, porque somos aquilo que vê. Essa definição seria o que realmente somos.

Então a união do corpo, dos sentidos, da mente e desse elemento que a gente chama de “atma” é considerado como VIDA.

Então para a definição de Ayurveda o que é, seu significado, poderíamos dizer que ayurveda seria o estudo do ser humano.

Um dos objetivos que acho valido estudarmos essa ciência ou medicina ayurveda, e que está descrito nos clássicos, é o entendimento do que É saudável e do que NÃO É saudável para se ter uma vida BOA ou uma vida RUIM.

É necessário esse estudo do ser humano para aprendermos, aquilo que nos faz BEM ou NÃO, e com essa base conseguimos fazer escolhas melhores.

No Ashtanga Hridaya, um dos textos mais novos do ayurveda que tem em média 1.500 anos, logo na segunda frase desse livro ele diz:

As pessoas que desejam uma vida longa e saudável, com ética, bens materiais, prazer físico e mental, ser livre de todo sofrimento e ter felicidade, você deveria estudar com todo o cuidado os ensinamentos do ayurveda”.

Ashtanga Hridaya

O ayurveda é para quem quer se conhecer melhor, saber como o corpo funciona, como funciona os órgãos do sentido, como funciona a mente e quem você é por trás disso tudo.

Esse estudo parte de uma das coisas mais ricas que eu vejo dentro o Ayurveda,

OBSERVAÇÃO e INDIVIDUALIDADE

Essa observação gera uma percepção para o entendimento das nossas funções, emoções, saúde, ações e tudo que nos constitui como vida.

Essa observação é feita tanto no nosso interior como no exterior (clima, estações do ano e toda a natureza).

A individualidade também é algo que me encanta, pois dentro dos meus estudos aprendi que não dá pra falar: “Esse alimento é bom…” ou “Esse alimento é ruim“.

O que é ruim ou veneno para um, pode ser remédio para o outro.

É isso que fazemos quando aplicamos o Ayurveda na dieta, alimentação e dia-a-dia do paciente.

Entendemos substâncias e ações que geram saúde ou doença quando aplicadas para aquela pessoa que tem suas características únicas.

Isso sim é individualidade e preservar a quão único é cada pessoa.

Nosso corpo nasceu para ser saudável.

Nosso organismo é perfeito e sabe como manter a boa saúde – claro, se oferecemos os alimentos adequados para ele.

Curar é deixar que o corpo volte a desempenhar suas funções naturais de forma equilibrada, por meio de técnicas naturais, rotinas diárias, alimentação de qualidade e consciência sobre os hábitos e tudo que o constituí.

Grata, até a próxima, Thay.

nutricionista online
Clique na imagem acima e me siga no Instagram @thaylisegorla

Tags: | |

Sobre o Autor

Nutricionista Thaylise Gorla
Nutricionista Thaylise Gorla

Meu trabalho hoje é um mix de nutrição moderna, com ayurveda baseada nos samhitas com o Intuito de gerar autonomia e liberdade na vida daqueles que me procuram, proporcionando um verdadeiro processo seja ele para o emagrecimento, resgate de saúde ou uma melhora na qualidade de vida.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.