fbpx

A Calculadora Taxa Metabolica Basal TMB, como o próprio nome diz: ESTIMA sua taxa metabólica basal.

Ou seja, a quantidade de energia gasta em repouso (em um ambiente de temperatura neutra e em um estado pós-absorção (o que significa que o sistema digestivo está inativo e requer cerca de 12 horas de jejum).

Use nossa calculadora taxa metabolica basal (TMB) e veja sua como calcular seu gasto calorico diario
Use nossa calculadora taxa metabolica basal (TMB) e veja sua como calcular seu gasto calorico diario
Lembrando que isso é apenas uma tendência, ou seja, marque ectofmorfo se você tem tendência a emagrecer, se você tem tendencia a ser atletico, marque mesomorfo, e se você tem tendência a engordar, marque endomorfo.
Estas são as calorias que seu corpo gastam simplesmente para sobreviver, ou seja, em dias de descanso.

Calcule sua taxa metabolica basal (TMB) com esta ferramenta fornecida pelo nosso amigo Gorgonoid.


Sua taxa metabolica basal TMB é a quantidade de energia que você gasta todos os dias quando em repouso.

Esta calculadora taxa metabolica basal TMB calcula suas necessidades diárias de calorias. Ou seja, você irá descobrir qual seu gasto calórico do dia.

Este artigo possui 16 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

Aviso Importante. Observe: Os resultados fornecidos por esta ferramenta de cálculo da TMB (calculadora taxa metabolica basal) devem ser usados apenas como um guia e não devem substituir as orientações médicas.

Lembre-se de que, ao interpretar os resultados desta calculadora taxa metabolica basal (TMB), outros fatores (como, por exemplo, sua massa magra corporal, além de outras variáveis) devem ser considerados.
Mais informações logo abaixo.

Converse com seu médico ou um responsável qualificado para obter a orientação necessária antes de fazer alterações no seu estilo de vida e alimentação.

botao favorito
Clique no botão acima para saber mais

Veja também:

como calcular o imc

Calculo da Taxa Metabolica Basal TMB

Veja no vídeo abaixo como calcular sua TMB e a necessidade diária de calorias, usando nossa Calculadora Taxa Metabolica Basal.

Caso seja do seu gosto, baixe este artigo e as 7 variáveis que podem influenciar a calculadora taxa metabolica basal em PDF para ler na sua casa tranquilamente, sem pressa. Basta clicar aqui.

Ou caso deseja conhecer também nossos maiores segredos e ferramentas sobre nutrição e treinamento, além do PDF mencionado, basta clicar no botão abaixo e colocar seu e-mail.


Porque Você Deve Calcular TMB Taxa Metabolica Basal

Calculando sua TMB com essa calculadora taxa metabolica basal pode beneficia-lo da seguinte forma:

Sua TMB servirá de referencia para ajudá-lo a ganhar, perder ou manter seu peso.

Ao saber quantas calorias você gasta/queima por dia, você poderá saber então quantas calorias consumir. Simplificando, para você entender:

  • Seu objetivo é manter o peso? Consuma o mesmo número de calorias que você gasta/queima.
  • Seu objetivo é ganhar peso? Consuma mais calorias do que gasta.
  • Seu objetivo é perder peso? Consuma menos calorias do que gasta.

Como Calcular Taxa Metabólica Basal (TMB) MANUALMENTE

Saiba agora como calcular sua taxa metabólica basal (TMB) de forma MANUAL.

É importante observar que homens e mulheres têm fórmulas diferentes para os cálculos da taxa metabolica basal TMB.

Isso se deve ao fato de que os homens possuem uma porcentagem maior de peso corporal magro (em outras palavras, possuem mais massa muscular) quando comparado às mulheres.

Para calcular Taxa Metabólica Basal (TMB) abaixo vamos utilizar como referência a fórmula de Mifflin St Jeor (criada em 1990, substituindo a fórmula de 1919 Harris-Benedict).

Você pode calcular sua Taxa Metabólica Basal (TMB) usando uma das fórmulas abaixo:

Como Calcular Taxa Metabólica Basal (TMB) para HOMENS:

TMB (métrica) = (10 × peso em kg) + (6,25 × altura em cm) - (5 × idade em anos) + 5

Como Calcular Taxa Metabólica Basal (TMB) para MULHERES:

TMB (métrica) = (10 × peso em kg) + (6,25 × altura em cm) - (5 × idade em anos) - 161


Como Calcular Calorias Diarias (Sua Necessidade Calórica Diária)

omo Calcular Calorias Diarias com calculadora tmb taxa metabolica basal
Descubra qual sua necessidade calórica diária calculando a tmb.
*Créditos da imagem: blog.profitbox.com.br

Aprenda agora como calcular calorias diarias usando nossa Calculadora Taxa Metabolica Basal.

Depois de calcular sua taxa metabolica basal, é possível calcular sua necessidade calórica diária multiplicando a TMB por um dos seguintes fatores de nível de atividade:

Se você é Sedentário (pouco ou nenhum exercício)
Calorias por dia = TMB x 1,2

Se você é Levemente Ativo (exercícios leves ou pratica 1-3 dias / semana)
Calorias por dia = TMB x 1.375

Se você é Moderadamente Ativo (exercícios moderados de 3-5 dias / semana)
Calorias por dia = TMB x 1,55

Se você é Muito Ativo (exercício intenso de 6 a 7 dias / semana)
Calorias por dia = TMB x 1.725

Se você é Super Ativo (exercício muito pesado e trabalho labor físico / braçal)
Calorias por dia = TMB x 1,9


O que é Taxa Metabolica Basal (TMB)?

o que é Taxa Metabolica Basal tmb?
O que significa TMB Taxa Metabolica Basal?

TMB significa Taxa Metabólica Basal e representa o número de calorias que você queimaria em um dia se estivesse parado e permanecesse na cama o dia todo.

A calculadora taxa metabolica basal que temos disponível no inicio desta pagina (fornecida pelo Gorgonoid) permite calcular não apenas o número de calorias que você queima quando parado, mas também um número diário de calorias que leva em consideração seu biotipo.

Veja Tambem: 3 Biotipos Corporais

É importante lembrar que os cálculos da taxa metabólica basal não levam em consideração sua massa magra, que terá um fator próprio.

Pessoas muito musculosas (fisiculturistas), por exemplo, receberão um valor que provavelmente subestima suas necessidades calóricas.

De mesmo modo, pessoas muito acima do peso provavelmente obterão um cálculo que superestima suas necessidades calóricas.

Variações da Calculadora Taxa Metabolica Basal TMB

Um estudo de meta-análise de 2005 sobre TMB mostrou que, mesmo tentando controlar todas as variáveis em torno da calculadora taxa metabolica basal TMB, ainda assim, existe uma variação desconhecida de 26% entre as pessoas. [1]

Um indivíduo "normal"/comum que ingere uma dieta média provavelmente terá valores esperados para a TMB, mas existem fatores que ainda não são compreendidos e/ou bem definidos que determinam com precisão a taxa metabolica basal.

Portanto, todos os cálculos de TMB taxa metabolica basal, mesmo usando os métodos mais precisos por especialistas, não serão perfeitamente precisos em suas medições.

Quiçá, nem todas as funções corporais humanas ainda são bem entendidas, portanto, calcular o gasto total de energia diário (TDEE) derivado das estimativas da TMB é exatamente isso, estimativas.

Ao trabalhar em direção a qualquer tipo de objetivo de saúde ou condicionamento físico, a calculadora taxa metabolica basal TMB pode ajudar a estabelecer as bases/fundações, mas a partir daí tem pouco a mais a oferecer.

O ideal é que você combine todas as "ferramentas". Ou seja, calcule sua TMB com a calculadora taxa metabolica basal, tenha em mãos um diário de exercícios físicos, e monitore suas calorias e o consumo de alimentos.

Saiba Mais: Aprenda a Definir um Deficit Calorico

Isso irá te ajudar a rastrear os fatores que levam ao resultado/corpo que você almeja, além de determinar também o que realmente funciona e observar o que precisa ser melhorado.

Acompanhar seu progresso e fazer ajustes ao longo do tempo, conforme necessário, é a melhor indicação evolução para alcançar seus objetivos.

Calculadora Taxa Metabolica Basal (TMB) 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Clique na imagem acima e baixe seu e-book gratuitamente

Calculadora Taxa Metabolica Basal: Alterando Sua TMB

Pois bem, Após calcular sua TMB, suas calorias diárias, com nossa calculadora taxa metabolica basal, talvez você tenha se sentido desanimado com o pouco de calorias que você gasta.

Então, você pode me perguntar: "Brunão, como posso alterar minha TMB taxa metabolica basal?"

Pois bem. Saiba que você pode fazer isso sim!

Uma combinação de fatores determinam sua TMB taxa metabólica basal.

São essas variáveis que citei anteriormente, como: fatores genéticos, idade, sexo e composição corporal, etc. Tudo isso desempenha um papel importante no quanto você queima de calorias/energia por dia.

Bom, convenhamos que não há muito o que se fazer quanto a genética, idade ou o sexo. Mas, você pode alterar sua composição corporal para aumentar o metabolismo.

Então, como você altera sua TMB taxa metabolica basal? A resposta é simples: Construa mais músculos!💪

Talvez te Interesse: 12 Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Mesmo quando seu corpo está em repouso/parado, a massa muscular magra queima mais calorias em forma de gordura.

E você nem precisa ser fisiculturista/bodybuilder para ver esses benefícios, essa mágica acontecer.

Vários estudos demonstraram que, após apenas algumas semanas de treinamento resistido, é possível observar um aumento de 7-8% na taxa metabólica basal em repouso.[2]

Lembrete:

Entendendo sua taxa metabolica basal TMB, seu nível de atividade e a quantidade diária de calorias necessárias para manter seu peso, são maneiras algumas das maneiras fundamentais para que você esteja em direção ao seu objetivo físico, de alcançar o corpo que deseja.

Se você precisa ganhar peso (massa muscular) ou emagrecer (perder peso), calcular sua TMB taxa metabolica basal é um bom ponto de partida.

Conseguiu usar nossa Calculadora Taxa Metabolica Basal? Aprender sobre sua TMB e o número total de calorias que você gasta diariamente é um passo positivo no processo de atingir um corpo estético.

Quanto mais você souber e melhor conhecer como seu corpo funciona, mais fácil será fazer mudanças em sua vida que produzam resultados reais.

Acompanhe/monitore suas calorias, mantenha um diário anotando tudo que você come, tenha o apoio de amigos e familiares e entre em contato com seu coach ou nutricionista para encontrar um plano que funcione a longo prazo para você.

botao favorito
Clique logo acima para mais informações.

Ref.: Johnstone AM, Murison SD, Duncan JS, Rance KA, Speakman JR, Factors influencing variation in basal metabolic rate include fat-free mass, fat mass, age, and circulating thyroxine but not sex, circulating leptin, or triiodothyronine1. Am J Clin Nutr 2005; 82: 941-948.

https://www.calculator.net/bmr-calculator.html
https://www.thecalculatorsite.com/health/bmr-calculator.php

[2] Strasser B, Schobersberger W. Evidence for resistance training as a treatment therapy in obesity. J Obes. 2011;2011. doi:10.1155/2011/482564

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Comprei uma balança de bioimpedância e nela minha TMB deu 1.969. Usando sua calculadora meu resultado deu 1.563… fiquei confusa.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.