Sejamos realistas: os aminoácidos são cruciais para praticamente todos os aspectos da saúde. Esses compostos são os blocos de construção das proteínas, que constituem a pele, o cabelo e os músculos e desempenham uma variedade de funções no corpo. Porém, quando se trata de saúde, alguns aminoácidos, como L-carnitina e glicina, se destacam dos demais.
Encontrada apenas em pequenas quantidades em certos alimentos como carne bovina, peixe e frango, é seguro dizer que muitos de nós não estamos ingerindo L-carnitina suficiente em nossas dietas. Felizmente, também pode ser encontrada disponível em cápsulas.
Foi demonstrado que este suplemento pode melhorar o desempenho atlético até contribuir para perda de peso. Aqui está o que você precisa saber sobre esse aminoácido e o que ele pode fazer por você. Então leia este artigo até o final e confira o que é L carnitina para que serve e se funciona mesmo.
O que é L carnitina?
A carnitina é um tipo de aminoácido que beneficia os níveis de energia, transportando ácidos graxos para as mitocôndrias, onde podem ser queimados e usados como combustível. Por esse motivo, muitas pessoas tomam carnitina como suplemento visando perder peso.
Na forma de suplemento, está disponível em cápsula, líquido ou até mesmo injetável.
A L-carnitina é a forma ativa que desempenha um papel no metabolismo e na produção de energia. É produzido dentro do corpo, mas também pode ser tomado como suplemento ou encontrado em muitos alimentos.
A deficiência de carnitina pode ser causada por ingestão inadequada, perda excessiva por diarreia, distúrbios hepáticos e uso de certos medicamentos.
Além disso, por ser encontrado principalmente em produtos de origem animal. Veganos e vegetarianos correm maior risco de deficiência desse aminoacido.
Embora muitas pessoas tomem L-carnitina como suplemento a fim de acelerar a perda de peso, os benefícios da carnitina podem incluir: melhora da função cerebral, prevenção de danos musculares, regulação do açúcar no sangue e aumento da resistência.
Benefícios da L-carnitina
Confira abaixo alguns beneficios em potencial da L carnitina para que serve.
1. Aumento da resistência
Como a L-carnitina desempenha um papel central na produção de energia, muitos a utilizam para musculação e desempenho atlético como forma de aumentar a resistência e aumentar os níveis de energia.
Num estudo realizado na Turquia e publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, descobriu-se que dar a jogadores de futebol profissionais três a quatro gramas de L-carnitina antes do exercício prolongava o tempo necessário para atingir a exaustão.
Da mesma forma, um estudo realizado em animais na Índia, publicado na revista Wilderness & Environmental Medicine, mostrou que dar L-carnitina a ratos melhorou a resistência ao exercício.
Por esta razão, a suplementação com este aminoácido pode beneficiar especialmente atletas de resistência, como corredores de longa distância, nadadores ou ciclistas.[1]
2. Pode melhorar a perda de peso
Muitas pessoas consideram a L carnitina uma forma de ajudar a emagrecer mais rápido. Quando combinado com dieta e exercícios, alguns estudos descobriram que a suplementação pode contribuir para a perda de peso.
Uma análise de pesquisas realizadas no Irã analisou os resultados de nove estudos e descobriu que a suplementação com carnitina levou a maior perda de peso, bem como a uma queda maior no índice de massa corporal em comparação com um grupo de controle.
No entanto, os resultados da perda de peso da L-carnitina podem variar, e outros estudos apresentaram resultados mistos.
Num estudo realizado na Austrália e publicado no International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, por exemplo, 36 mulheres obesas tomaram L-carnitina ou placebo e completaram oito semanas de treino aeróbico. No final do estudo, os investigadores concluíram que a L carnitina não teve impacto na massa corporal total ou na massa gorda.
Então, uma revisão sistemática e meta-análise de 37 ensaios clínicos randomizados e controlados de 2020 descobriu que “a suplementação de l-carnitina pode proporcionar uma redução no peso corporal, IMC e massa gorda, especialmente entre adultos com sobrepeso/obesidade”.
Embora a L carnitina possa funcionar para algumas pessoas, não deve ser considerada uma solução rápida. Combine-a com exercícios regulares e uma dieta saudável para obter melhores resultados.
3. Previne danos musculares
Além de aumentar a resistência e acelerar a perda de peso, este aminoácido também é um suplemento útil para atletas que procuram prevenir e proteger contra danos musculares.
Num estudo de 2014 publicado no Asian Journal of Sports Medicine, 21 atletas do sexo masculino receberam L-carnitina ou um placebo diariamente durante duas semanas antes de um teste atlético. Em comparação com o grupo de controle, descobriu-se que aqueles que tomaram L carnitina apresentavam níveis mais baixos de certos marcadores que indicam danos musculares.
Além disso, uma pesquisa em 2018 “demonstrou que a l-carnitina alivia a lesão muscular e reduz os marcadores de dano celular e formação de radicais livres acompanhados pela atenuação da dor muscular”, enquanto um estudo de 2020 revelou que “a suplementação de L-carnitina melhorou o dano muscular apenas no treinamento de resistência em grupos e população não treinada.”
4. Regula o açúcar no sangue
Algumas pesquisas promissoras mostraram que a suplementação de carnitina pode ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue e a combater a resistência à insulina.[2]
A insulina é o hormônio responsável pelo transporte do açúcar da corrente sanguínea até as células, onde pode ser utilizado como combustível. Muita insulina pode levar à resistência à insulina, diminuindo sua eficácia e resultando em níveis elevados de açúcar no sangue.
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, mostrou que o uso da L-carnitina por pessoas com diabetes melhorou a sensibilidade à insulina e aumentou a absorção de açúcar pela corrente sanguínea.
Outro estudo realizado em 2010 no Departamento de Medicina Clínica da Universidade Sapienza, descobriu que a combinação de L carnitina com restrição calórica ajudou a reduzir a resistência à insulina e aumentar a sensibilidade da mesma.
Riscos e efeitos colaterais da L carnitina
Quando usada conforme as instruções, a carnitina pode ser segura e eficaz, com risco mínimo de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais comuns da L carnitina que podem ocorrer para alguns incluem dor de estômago, náusea, vômito e diarréia.
A L-carnitina pode aumentar o risco de convulsões em pessoas com epilepsia. Se você já teve uma convulsão antes, não deve tomar carnitina.
Além disso, a carnitina pode piorar os sintomas do hipotireoidismo. Se você tem uma tireoide hipoativa, consulte seu médico antes de tomar este aminoácido.
Ao iniciar a carnitina, como acontece com qualquer suplemento, é melhor começar com uma dose baixa e aumentar lentamente para avaliar a tolerância. Se você sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, informe o seu médico para determinar se a suplementação é adequada para você.
Finalmente, tenha em mente que a carnitina pode contribuir para a perda de peso para algumas pessoas, mas deve ser usada em combinação com uma dieta saudável e um estilo de vida ativo para obter o máximo de resultados.
Fontes de alimentos que contem carnitina
Os produtos de origem animal são as melhores fontes naturais de L carnitina, com alimentos como carne bovina, por exemplo. Também pode ser encontrado em pequenas quantidades em algumas fontes como vegetais e grãos.
Aqui estão os alimentos que contêm mais L-carnitina por porção, de acordo com o National Institutes of Health:[3]
- Carne vermelha cozida, 85g: 42–122 miligramas de carnitina
- Carne moída cozida, 85g: 65–74 miligramas
- Leite integral, 1 xícara: 8 miligramas
- Bacalhau cozido, 85g: 3–5 miligramas
- Peito de frango cozido, 85g: 2–4 miligramas
- Queijo cheddar, 2 onças: 2 miligramas
- Pão integral, 2 fatias: 0,2 miligramas
L carnitina como tomar? Dosagem
Embora a carnitina possa ser encontrada naturalmente em muitas fontes alimentares, ela também está disponível na forma de suplemento, sendo o mais comum, em capsulas.
O primeiro passo é decidir qual forma usar e quando tomar seu suplemento. Ele pode ser encontrado em L-carnitina líquida, em cápsulas e em formas injetáveis, para uma maneira rápida e conveniente de aumentar seus níveis de carnitina.
Para L carnitina oral, certifique-se de tomá-la durante as refeições para maximizar sua eficácia.
A dosagem padrão de L-carnitina é de 500–2.000 miligramas por dia. Com base na maioria das pesquisas atuais disponíveis, uma dose de até dois gramas por dia pode ser usada com segurança e eficácia, com efeitos colaterais mínimos.
Tenha em mente que ao adicionar qualquer suplemento à sua rotina, você deve sempre começar com uma dose baixa e ir aumentando para garantir que seja capaz de tolerá-la sem efeitos colaterais adversos.
L carnitina para que serve?
A maioria das pessoas usa L-carnitina para acelerar a perda de peso. No entanto, existem muitos outros motivos potenciais pelos quais você pode querer adicionar carnitina à sua dieta.
Pode ajudar a corrigir deficiências, aumentar a função cerebral, prevenir danos musculares, aumentar a resistência e melhorar o desempenho atlético.
Também pode ser útil para veganos e vegetarianos que podem ter uma ingestão limitada de alimentos ricos em carnitina. Tomar um suplemento pode ser uma maneira fácil de ajudar a atender às suas necessidades desse aminoácido crucial.
Conclusão
O que é L carnitina para que serve? A carnitina é um aminoácido que transporta ácidos graxos para as mitocôndrias, onde podem ser decompostos em combustível.
Este aminoácido é produzido no corpo e também é encontrado em pequenas quantidades em certos tipos de alimentos, como produtos de origem animal.
Embora seguro com moderação, os possíveis efeitos colaterais da carnitina incluem dor de estômago, náusea, vômito e diarréia.
Quando combinado com um estilo de vida saudável e uma dieta nutritiva, tomar carnitina pode oferecer uma variedade de benefícios à saúde.
Na verdade, estudos mostram que a L-carnitina ajuda a beneficiar a resistência, acelerar a perda de peso, prevenir danos musculares, aumentar a função cerebral e regular o açúcar no sangue.
No entanto, como qualquer suplemento, é essencial utilizá-lo de forma consciente e complementar a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
Para obter todos os benefícios da L-carnitina e garantir que seu uso seja adequado e eficaz, é fundamental procurar a orientação de um nutricionista esportivo.
Este profissional será capaz de criar um plano alimentar personalizado, ajustado às suas necessidades e objetivos, garantindo que a suplementação seja apenas um complemento ao que realmente importa: uma dieta equilibrada e específica para você.
Adotamos a suplementação adequada para cada paciente, de acordo com suas metas e características individuais. Este é apenas um dos bônus oferecidos pelo nutricionista dentro de sua metodologia e consulta, garantindo que você tenha todo o suporte necessário para alcançar seus objetivos de forma segura e eficiente. Agenda já sua consulta!
Sobre o Autor
0 Comentários