fbpx
consumo de carboidrato a noite

Carboidrato a noite: será que ENGORDA mesmo?! Você já deve ter ouvido nesse MITO (antigo já).

Ao longo deste texto, vou te mostrar o por que carboidrato a noite NÃO engorda! Então, fique comigo!

Muitas pessoas pensam que é uma má ideia comer antes de dormir – especialmente se for carboidratos.

Esse pensamento vem da crença em que “se você comer antes de dormir vai engordar! Seu metabolismo ficará lento, você não vai gastar as energias e apenas repousar, então vai estocar em forma de gordura”. Isso é o que acreditavam.

Do outro lado da moeda, estudiosos da área da saúde dizem que comer antes de dormir é totalmente ok, além de poder melhorar seu sono e até auxiliar no emagrecimento.

Embora muitas pessoas acham que seu metabolismo diminui durante o sono, tenha em mente que essa afirmativa é errônea, e sua taxa de metabolismo basal (TMB) é a mesma durante todo o dia.

Seu corpo ainda precisa de energia mesmo enquanto você dorme. [1]

Muitas pessoas acreditavam (e AINDA acreditam!) que deixar de comer carboidrato a noite seria uma medida eficaz no emagrecimento.

A realidade é que o alimento – seja ele qual for: seja carboidratos, proteínas ou gorduras – não confere menos calorias em diferentes períodos no dia.

Até o momento, não existe sustentação científica que evidencie uma relação direta entre o ganho de peso e o consumo de carboidrato a noite.

Quando ingerimos alimentos fontes de carboidratos, em especial associados a alimentos fontes de TRIPTOFANO (aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor associado a melhora do humor, bem estar, cognição etc..”) induzimos uma elevação na insulina, aumentando, assim, a disponibilidade deste aminoácido no cérebro.

consumir carboidrato a noite pode trazer maior relaxamento e bem estar
alimentos fontes de carboidratos > elevação da insulina > maior disponibilidade de triptofano no cérebro > melhora do humor, bem estar, cognição…

Carboidrato a noite Pode te Ajudar no Emagrecimento

Sim! Não só carboidratos, mas fazer uma refeição logo antes de dormir, pode te auxiliar na perda de peso.

Isso porque ao deitar-se, estando satisfeito diminui as chances de você acordar no meio da noite e ir “assaltar” a geladeira, dizem as pesquisas. [3]

Foi feito um estudo de 4 semanas em adultos considerados “compulsivos” e que os levaram a fazer uma refeição com cereais 90 minutos depois do jantar (logo antes de ir dormir).[4]

O resultado foi que eles consumiram cerca de 400 calorias a menos por dia, pois isso levou eles a não acordarem de noite para comer “besteiras”.

Quer saber como reduzir aquela vontade excessiva por doces? Confira o e-book recém lançado do autor deste artigo:

como diminuir a vontade de doce
Clique na imagem acima para ter acesso ao e-book

Curiosamente esse efeito parece não acontecer com proteínas, quando consumidas de maneira isolada.[2]

Carboidrato a noite Pode te fazer Dormir Melhor

Carboidrato a noite Pode te fazer Dormir Melhor

O triptofano está diretamente ligado a produção de melatonina, hormônio necessário para a indução ao sono profundo e destoxificação de radicais livres enquanto dormimos.

Muitas pessoas alegam que ao estarem “cheias”/satisfeitas, elas conseguem dormir melhor, além de prevenir que acordem com fome durante a noite. [5]

Porém, isso varia de pessoa para pessoa. Eu, particularmente, sou desses que só consegue dormir bem alimentado. Mas, tenho alunos/clientes que não gostam de comer e logo depois ir deitar.

O importante é que você faça o que lhe for mais confortável. Se comer ou não for algo que atrapalhe o seu sono, então resolva isso.

Estudos mostraram como a influência de um sono de qualidade pode ter no que tange emagrecimento. A privação de sono ou um sono irregular está diretamente ligado ao ganho de peso. [6]

Carboidrato a noite Pode Estabilizar sua Glicemia pela manhã

Pela manhã, seu fígado começa a produzir glicose extra, elevando seus níveis de açúcar no sangue, a fim de promover energia que você precisa para começar o dia.

Esse processo não altera em nada numa pessoa normal, porém, em diabéticos (que não produzem insulina eficientemente) pode ser ruim, pois não irá conseguir remover essa glicose extra do sangue.

Dessa forma, alguns estudos mostram que comer antes de dormir pode ajudar a prevenir essas alterações nos níveis de açúcar. [7]

Entretanto, caso você veja que sua glicemia está alta ou baixa pela manhã, converse com seu médico ou nutricionista a fim de ver se é uma boa ideia se alimentar antes de dormir.

RESUMINDO: Comer carboidrato antes de dormir pode te trazer alguns benefícios como perda de peso ou dormir melhor.

Portanto, o consumo de carboidratos está relacionado com melhora da qualidade do sono do humor, equilíbrio de desejo sexual, bem como controle de funções motoras e cognitivas.

Sendo assim, aprecie seu carboidrato – sem terrorismo nutricional -, mas de maneira inteligente: fazendo boas escolhas, quanto ao tipo e quantidade adequada do carboidrato, e tendo consciência dos benefícios associados a sua escolha no alimento.

Para isso, é essencial uma orientação bem pautada por um profissional da área de nutrição.

Texto por: Silvério Neto

silverio neto nutri

Siga nosso parceiro nas redes sociais, basta clicas na imagem abaixo:

Instagram Silverio neto

Contribuição: Bruno Rodrigo

[2] Richard J Wurtman, Judith J Wurtman, Meredith M Regan, Janine M. McDermott, Rita H. Tsay, Jeff J Breu, Efeitos de refeições normais ricas em carboidratos ou proteínas nas proporções de triptofano e tirosina no plasma, The American Journal of Clinical Nutrition , Volume 77, Edição 1, janeiro de 2003, páginas 128–132, https://doi.org/10.1093/ajcn/77.1.128

Ref. https://www.healthline.com/nutrition/eating-before-bed

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.