Muitas pessoas acreditam que glutamina engorda. Então, vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre isso. Leia o artigo até o final.
Antes de tudo precisamos ter em mente que a glutamina não é um aminoácido essencial, pois é produzida pelo nosso próprio corpo.
Ela serve como bloco de construção para a proteína, ajudando a sintetizar esse macronutriente no corpo.
Devido à sua necessidade na manutenção dos músculos, ainda permanecem dúvidas sobre o efeito desse aminoácido no peso corporal e muitas pessoas se perguntam se glutamina engorda.
Pelo fato do próprio corpo produzir, muita gente também acredita que sua suplementação é desnecessária. Vamos entender melhor ao longo do artigo.
Perda de massa muscular
A glutamina é predominantemente usada como parte de um tratamento experimental para prevenir a perda de massa muscular como resultado de uma doença.
Tanto o HIV/AIDS quanto o câncer podem levar ao que é conhecido como caquexia, que é uma perda de tecido adiposo e músculo ósseo devido à atrofia muscular.
Muitas das vezes é tomado em combinação com ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico (ou HMB) e arginina. Mas não é realmente a glutamina que é responsável pela prevenção da caquexia. Parece que o HMB diminui a taxa de degradação de proteínas no corpo.
Glutamina Imunidade
Um treino longo e intenso tende a diminuir as concentrações de glutamina no sangue, fazendo com que o corpo fique mais suscetível a infecções (principalmente do trato respiratório superior).
Assim, alguns estudos indicam que a suplementação de glutamina nessas situações pode amenizar o problema.
Para atletas, a suplementação de glutamina pode ser especialmente útil na fase de cutting, quando o volume de treino e exercícios aeróbicos tendem a aumentar em conjunto com a restrição calórica.
Os níveis de cortisol ficam mais elevados nessa fase, o que aumenta o risco de catabolismo (perda de massa muscular) e a imunossupressão.
Os estudos não são unânimes, mas parecem indicar que a glutamina pode ser vantajosa para o sistema imune em situações de alto volume de treino e restrição calórica severa.
Tenha em mente que carboidratos e proteínas favorecem o aumento das concentrações de glutamina no sangue. Logo, em fases de bulking pode ser irrelevante a suplementação.
Entenda o que é bulking & cutting
Glutamina para que serve e como tomar?
Um estudo de 2002 conduzido pelo Departamento de Cirurgia do “Veterans Affair Medical Center em Reno” (Nevada) indica que a glutamina melhora a síntese de proteínas no corpo.
Quando combinado com HMB, os pacientes não apenas mantêm a massa muscular magra, mas também ganham peso corporal como resultado da massa livre de gordura. Talvez daí tenha se tirado que “glutamina engorda”.
Em 2000, o Centro Médico do Condado de Nassau em East Meadow (Nova York), realizou um estudo semelhante, mas em pacientes com HIV/AIDS.
Esta pesquisa demonstrou que a mistura de HMB, glutamina e arginina pode aumentar o peso corporal como resultado da massa corporal magra – levando a crer que glutamina engorda.
Glutamina engorda ou emagrece?
Muitos se perguntam se glutamina engorda mesmo, mas com base em estudos atuais, não se observou aumento de peso pelo uso da glutamina.
Este aminoácido parece afetar apenas a massa muscular magra, não as reservas de gordura. Tomar glutamina como parte da suplementação dietética não altera seu metabolismo nem afeta as necessidades calóricas do seu corpo.
No entanto, você pode experimentar ganho de peso como resultado da massa muscular magra quando combinado com o treinamento de força.
Mais estudos são necessários para determinar o efeito exato no músculo em indivíduos “saudáveis”.
Temos um outro artigo completo sobre glutamina, vale a pena conferir.
Dosagens
O Centro Médico da Universidade de Maryland afirma que a glutamina pode ser tomada em doses de 500mg, uma a três vezes ao dia.
No entanto, alguns médicos prescrevem esse aminoácido em doses superiores a 15.000 miligramas. Não tome esta quantidade a menos que sob a supervisão do seu médico ou responsável.
Confira também nosso Manual de Suplementação, com o TOP 10 suplementos melhores custo x benefício e que realmente funciona! São mais de 100 paginas de variados suplementos embasados através de 180 referencias científicas. Clique abaixo para saber mais.
Efeitos colaterais
Nenhum efeito colateral conhecido ocorreu como resultado da suplementação de glutamina. No entanto, este aminoácido pode interagir adversamente com medicamentos prescritos.
Sempre converse com seu médico ou nutricionista antes de tomar este ou qualquer outro suplemento.
Suplementos contendo aminoácidos podem aumentar ou diminuir a eficácia dos medicamentos prescritos.
Ref.: National Institute of Neurological Disorders and Stroke: Muscular Dystrophy: Hope Through Research
University of Maryland Medical Center: Glutamine
Memorial Sloan-Kettering Cancer Center: Glutamine
DietSpotlight.com: L-Glutamine
American Journal of Surgery: Reversal of Cancer-Related Wasting
Sobre o Autor
0 Comentários