fbpx

Se você tem diverticulite, uma condição potencialmente dolorosa de inflamação ou infecção no intestino, você sabe que o que comer e beber pode ter um grande impacto no controle da doença. O chá para diverticulite pode curar seu corpo? Não necessariamente, mas ajuda no alívio de sintomas.

O que é diverticulite?

Entender o que é diverticulite começa primeiro com pela compreensão de seu precursor: uma condição chamada diverticulose.

A diverticulose ocorre quando pequenas bolsas salientes se formam no revestimento do trato digestivo, de acordo com a Clínica Mayo. Essas bolsas são comuns surgirem após os 40 anos de idade e raramente causam problemas mais graves.

A diverticulite, por sua vez, ocorre quando essas bolsas protuberantes ficam inflamadas ou infectadas. Isso pode resultar em dor abdominal (especialmente no abdome inferior esquerdo), náusea, febre ou constipação.

O tratamento da diverticulite pode ser feito em casa, em casos leves, através de repouso, mudanças na dieta e antibióticos.

Converse com seu nutricionista para saber quais mudanças são pertinentes na sua dieta e se há necessidade de algum cha para diverticulite.

Em casos mais graves, pode ser exigido cirurgia.

Vários fatores de risco têm sido associados à diverticulite, de acordo com a Clínica Mayo, como:

  • idade avançada,
  • obesidade,
  • tabagismo,
  • falta de exercícios físicos, e
  • uso de certos medicamentos (esteróides, opióides ou anti-inflamatórios não esteroides).

Uma dieta pobre em fibras e rica em gordura animal também pode aumentar sua chance de desenvolver diverticulite, assim como uma dieta rica em alimentos processados, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM).

Talvez te interesse: Alimentos ricos em fibras

Mas essa condição ainda carece de mais pesquisas e os especialistas ainda precisam identificar uma causa definitiva da diverticulite.

Cha para diverticulite inflamada: O que diz a ciencia

Se você deseja se recuperar da diverticulite e prevenir recorrências, pode desfrutar de uma xícara de chá aconchegante.

Embora haja poucas pesquisas nesta área para apontar a eficácia dos cha para diverticulite, um estudo de 2019 no Scientific Reports observou um grupo de adultos diagnosticados com diverticulite que receberam 1,5 gramas de chá de bardana – um chá de ervas feito da raiz de bardana – três vezes por dia durante vários meses.

Este chá de ervas específico foi descoberto para ajudar a prevenir a recorrência da diverticulite aguda. Contudo, mais estudos precisam ser feitos para determinar o quão benéfico o chá em geral pode ser.

Esteja você se recuperando de diverticulite ou não, o cha para diverticulite tende a ser uma escolha saudável quando se trata de bebidas.

Isso porque ele possui antioxidantes chamados polifenóis, que ajudam a neutralizar substâncias em seu corpo que podem se tornar prejudiciais em maior número, de acordo com a Harvard Health Publishing.

Se você está se recuperando de diverticulite leve, tomar uma xícara de chá não causará danos, diz Bruno Rodrigo, especialista em doença de Crohn e Colite.

Portanto, beba tranquilamente seu “chá para diverticulite”. Mas dê uma olhada no rótulo antes de faze-lo a fim de evitar chás adoçados com alto teor de açúcar e calorias.

Cha bom para diverticulite

chás para diverticulite

Em geral, todos os chás naturais serão válidos e trarão benefícios à sua saúde e combate da diverticulite.

Dê preferência por chás com efeitos antiinflamatórios, como por exemplo o chá de camomila que auxilia na redução de efeitos negativos da diverticulite.

O concentração de gases é um sintoma comum da diverticulite podendo causar inchaços e cólicas.

Portanto, o chá para diverticulite indicado nesse caso seria o de gengibre, hortelã e erva-doce. Esses podem ajudar no alívio de gases intestinais, cólicas e náuseas associadas.

Tratamento para diverticulite

O tratamento da diverticulite pode depender da gravidade da inflamação ou infecção. No entanto, em muitos casos, o tratamento começa simplesmente parando de comer e beber a fim de dar um “descanso” para o intestino.

No ambiente hospitalar, as pessoas com diverticulite geralmente recebem apenas soro para se manter hidratadas, enquanto o tratamento com antibióticos é iniciado.

Depois de alguns dias, eles começam uma dieta de líquidos claros, que inclui água e chás. Uma vez que as pessoas são capazes de tolerar esses líquidos, elas podem retomar sua dieta normal.

Os chás podem ser uma boa maneira de obter agentes antimicrobianos e antioxidantes úteis quando apenas líquidos são tolerados“,

diz Bruno Rodrigo.

Você também pode encher sua xícara com seu tipo favorito, porque diferentes tipos de chás – como preto, verde, ervas ou gengibre – têm o mesmo efeito na recuperação da diverticulite.

Fale agora com um nutricionista especialista em diverticulite para saber quais os melhores chás para diverticulite e sobre o futuro da sua alimentação e tratamento dessa condição.

Prevenir a diverticulite com alimentos ricos em fibras

A fim de prevenir a constipação, é interessante o consumo de uma dieta rica em fibras.

Bruno Rodrigo também recomendo as pessoas a se manterem saudáveis ​​por meio de exercícios físicos regulares e uma nutrição adequada para se precaver da diverticulite.

Isso porque forçar a passagem das fezes quando se está constipado, pode aumentar a pressão nos intestinos, de acordo com o NLM, o que pode levar a outro surto de diverticulite.

Como é uma dieta rica em fibras? Alcance mais vegetais, frutas integrais, feijões, nozes e grãos integrais, de acordo com o NLM.

Conclusão

Caso você tenha sintomas leves, o cha para diverticulite pode te ajudar, embora careça de maiores pesquisas.

Mantenha sempre um estilo de vida saudável com exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Procure imediatamente seu médico caso esteja vomitando, com febre, sangramento ou muitas dores abdominais.

Consulte também um nutricionista especialista em diverticulite para melhorar sua alimentação. Fale conosco preenchendo o formulário abaixo.

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.