Se você está se perguntando sobre o que é diastase (aquela separação abdominal) trata-se de um resultado comum das alterações corporais provenientes da gravidez. E aqui estão os fatos sobre essa condição pós-parto.

A Tati, aluna do timeBR, procurou minha ajuda meses depois de dar à luz ao seu segundo filho. Na hora bati o olho e vi do que se tratava. Ela ainda não conhecia o termo o que é Diástase e porque acontecia”,

diz Bruno Rodrigo, treinador e fundador da BR da Nutrição.

Enquanto explicava para ela sobre o que é Diastase, por ser uma separação dos músculos abdominais, ela começou a perceber que isso poderia explicar por que seu abdômen ainda parecia de grávida mesmo após meses do parto – e ficou ainda mais surpresa ao descobrir que diástase é bastante comum”, completa.

taty aluna eliminou a diastase abdominal

Se você tem sofrido com diastase depois da gravidez e deseja tratar de forma natural, saiba mais sobre como a BR da Nutrição pode te ajudar clicando aqui.

Então, o que é Diastase e há alguma maneira de evitá-la? Aqui está artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre os sintomas da diástase, fatores de risco, tratamento e muito mais.

O que é diástase?

O que é Diastase? Trata-se da separação dos lados direito e esquerdo dos músculos abdominais externos, conhecidos como reto abdominal.

Essa separação causa uma lacuna nos músculos da parede abdominal que pode aparecer como uma protuberância arredondada.  

A condição é mais comum após a gravidez, afetando cerca de dois terços das mulheres grávidas, mas também pode ocorrer em pessoas que não estão grávidas.

o que é diastase

O que causa diastase?

Agora que conhecemos mais sobre a o que é Diastase, precisamos saber suas causas.

Ela acontece devido aos hormônios da gravidez e ao útero em expansão pela diástase.

Para entender como ocorre a diástase abdominal, você precisa visualizar o importante “núcleo” (conhecido como CORE), um sistema muscular complexo que suporta a maioria dos movimentos do corpo, incluindo sentar, andar e pegar seu filho.

O reto abdominal é um músculo com duas partes que correm verticalmente do esterno ao osso púbico. As seções se juntam na linha média em uma rede de tecido conjuntivo e ficam sobre os outros músculos centrais, ou seja, os oblíquos e os abdominais transversais, que envolvem as laterais do corpo e fornecem uma espécie de espartilho interno.

Quando uma mulher está grávida, o peso do feto e do útero em expansão empurra para baixo no assoalho pélvico e para fora contra esses músculos”, diz a fisioterapeuta Dra. Ana Paula Portela, diretora da Clínica Mitera, em São Paulo.

O que é Diastase? Ela ocorre quando uma seção intermediária esticada separa ainda mais o músculo reto, como “um zíper que está aberto”, completa.

Os hormônios da gravidez também podem estimular esse tecido conjuntivo, conhecido como linha alba, a se esticar.

Uma separação com menos de 2 centímetros de largura em uma mulher no pós-parto é considerada normal. Qualquer coisa acima disso já se classifica como diástase, embora o foco não deva estar inteiramente no tamanho da separação, diz Bruno Rodrigo: “Também depende de como sua parede abdominal está funcionando”.

exercicios para emagrecer amamentando programa mae saudavel

Diástase Sintomas

O que é Diastase e quais seus sintomas? Uma “protuberância” na barriga que pode parecer como se “ainda estivesse gravida” é um sinal da diástase, e geralmente é mais perceptível quando você está contraindo ou esticando os músculos do abdômen.

Você pode notar que, ao se esforçar, a área do estômago tende para cima em vez de se achatar. Outros sintomas podem incluir dor lombar, dor abdominal, constipação, incontinência urinária e má postura.

Em uma porcentagem muito pequena de pessoas, a diástase dos retos está associada ao prolapso de órgãos pélvicos, que ocorre quando um órgão da pelve, como a bexiga, o útero ou o reto, desliza para baixo de sua posição normal, ou com uma hérnia abdominal ou umbilical, na qual o tecido conjuntivo da linha média realmente se rasga, potencialmente fazendo com que os órgãos violem esse buraco.

Fatores de risco para diástase na gravidez

Agora que sabemos mais sobre o que é Diastase, tenha em mente que as mulheres grávidas podem ser mais propensas a desenvolver diástase nas seguintes situações:

  • Tem baixa estatura
  • Elas estão grávidas de gêmeos (ou mais)
  • Tiveram mais de uma gravidez
  • Elas estão grávidas com mais idade
  • Elas têm um CORE tônus muscular fraco
  • Elas têm uma má postura

Seu histórico médico também pode desempenhar um papel importante. “As mulheres que tiveram diástase de uma gravidez anterior provavelmente desenvolverão a condição novamente“, diz Bruno Rodrigo, especialista em saúde e condicionamento físico pré-natal e pós-parto. “Aquelas com histórico de hérnia umbilical ou ventral e instabilidade pélvica correm maior risco de desenvolvê-la.”

Como Saber se tenho diástase?

O que é Diastase e Como saber tenho? É fácil realizar um autoteste:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão.
  • Coloque uma mão na barriga, com os dedos na linha média do umbigo.
  • Pressione as pontas dos dedos suavemente e levante a cabeça (os ombros permanecem no chão) em uma posição semelhante a um “mini-abdominal”.
  • Sinta os lados dos músculos retos do abdome e veja se e até que ponto eles estão separados.
Como Saber se tenho diástase?

A separação é comumente discutida em termos de largura dos dedos – por exemplo, separação de dois ou três (ou mais) dedos – e pode indicar diástase.

grafico Como saber se tenho diastase

Prevenção da Diástase Abdominal

Durante a gravidez, a maioria das mulheres terá diástase abdominal, mas há coisas que você pode fazer para evitar que os músculos se separem (ou mesmo para corrigi-los) após a gravidez.

Durante a gravidez, sempre use a manobra log roll ao sair da cama ou do sofá ou do chão”, diz Bruno Oliveira, personal trainer online da BR da Nutrição. Isso significa rolar para um lado com o tronco e a cabeça alinhados e, em seguida, usar os braços para ajudar a empurrar-se para a posição sentada.

“Também existem outros exercícios úteis que você pode fazer durante a gravidez”, completa Bruno.

Tratamento para Diastase

Agora que sabemos mais sobre o que é Diastase, tenha em mente que determinados exercícios podem ser usado para o tratamento de diástase abdominal e deve ser a primeira abordagem para a cura – apenas certifique-se de obter o aval do seu médico primeiro.

Veja também: 7 Melhores Exercícios para Diastase

Programas de exercícios em casa que fortalecem o núcleo/CORE (evitando exercícios que podem piorar o problema, como flexões, por exemplo) geralmente são a primeira linha de combate a diastase.

Fisioterapia também pode ser recomendada como tratamento da diástase.

Se for grave, a diástase pode ser corrigida por meio de cirurgia, geralmente feita como uma abdominoplastia com remoção do excesso de pele. Mas pense nisso como último recurso. “O reparo cirúrgico da diástase só deve ser feito depois que a mulher tiver certeza de que não quer ter outras gestações“, diz Bruno Oliveira.

Conclusão

O que é Diastase? A diástase abdominal se trata de uma separação dos dois músculos longos na frente do abdômen. É comum surgir durante a gravidez e muitas vezes persiste mesmo depois do parto.

As opções de tratamento para diastase consistem em medidas conservadoras, como exercícios de fisioterapia e controle de peso. Se o tratamento inicial não for eficaz após 2 a 6 meses, o médico pode recomendar a cirurgia.

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.