fbpx
Aprenda neste artigo como fazer um tratamento para tendinite garantido testado e comprovado
Aprenda neste artigo como fazer um tratamento para tendinite eficiente

Se você já sentiu um incomodo, uma dorzinha chata, seja na região do ombro, cotovelo ou joelho, você deve ter conhecido a Epicondilite (mais conhecida como Tendinite). Veja agora neste artigo como é feito o tratamento para tendinite.

Este texto pode ser considerado um complemento de outro que temos: O que é EPICONDILITE LATERAL?

Vídeo Tratamento Para Tendinite

Para verificar saber exatamente como é o tratamento para tendinite pule para o minuto 7:37

A tendinite se trata de uma inflamação que ocorre nos tendões. A dor pode surgir gradualmente e vir aumentando ao longo do tempo ou pode aparecer de forma repentina (e grave).

Se você estiver preocupado ou inseguro sobre a causa da dor, consulte seu médico. Mas, em geral, basta dar o tempo adequado para o descanso (repouso) e esperar os remédios fazerem efeito.

Caso você queira um auxílio para atenuar os riscos de lesõesclique no botão abaixo:

aprenda a treinar corretamente sem o risco de lesões como epicondilite lateral do cotovelo

Tanto a tendinite quando a bursite* são geralmente causadas por atividades repetitivas. Estes incluem ofícios como jardinagem, escavação, cozinheiros; até hobbies como: pintura, ou jogar tênis ou golfe.

* Bursite: Diferentemente da tendinite, que é uma inflamação nos tendões, a bursite atinge a bursa. Esta atua evitando o atrito entre estruturas ósseas e tendões.

O que ocorre com a epicondilite lateral é uma tensão nos tendões que conectam o osso ao músculo (tendinite) ou uma inflamação na bursa, sacos cheios de líquido sinovial que reduzem o atrito nas articulações (bursite).

Como toda articulação tem essa bursa, as duas condições citadas anteriormente geralmente andam juntas.

Tratamento Para Tendinite Em Casa

Em geral, você pode fazer o tratamento para tendinite e bursite em casa com repouso, gelo e anti-inflamatórios (como ibuprofeno ou naproxeno).

Pode parecer óbvio, mas tente evitar o movimento que originalmente causou a dor.

Dê cerca de quatro a seis semanas para essas medidas ajudarem. Caso a dor persista, consulte um médico.

Últimas Opções de Tratamento Para Tendinite

Se a tendinite e bursite ainda estiverem causando dor e desconforto mesmo após tratá-las em casa, seu médico geralmente iniciará um tratamento com fisioterapia.

fisioterapia pode ser indicada para o tratamento de tendinite
A fisioterapia pode ser indicada para o tratamento de tendinite

A fisioterapia como tratamento para tendinite pode ajudar a aliviar os sintomas e fortalecer a área de lesão.

Existem Outras Opções para o tratamento de tendinite e bursite:

  • Ultrassom Terapêutico (Fonoforese): Esta técnica para o tratamento de tendinite consiste em usar um ultrassom cuja finalidade é auxiliar os anti-inflamatórios a serem absorvidos através da pele.
  • Iontoforese: Semelhante ao anterior, esta técnica para o tratamento de tendinite consiste em utilizar a estimulação elétrica a fim de ajudar os anti-inflamatórios a penetrarem na pele.
  • Injeções de Cortisona: As injeções deste medicamento esteroide podem ajudar a reduzir significativamente a inflamação proveniente da tendinite.

Tendinite e bursite podem causar dor e desconforto temporários, mas geralmente não causam danos a longo prazo e raramente é necessário cirurgia.

Falo por experiência própria, eu tenho epicondilite lateral do cotovelo e, basta seguir o tratamento correto que a dor tende a ir embora depois de alguns dias.

A tendinite é uma lesão por uso excessivo, muito comum e de fácil tratamento. Contudo, se não melhorar a dor dentro de um mês, consulte seu médico.

Minha Recomendação de Tratamento para Tendinite

Pois bem, como dito, não há necessidade de cirurgia na maioria dos casos. Sendo assim, vou passar agora um tratamento para tendinite de forma não cirúrgica.

80 a 90% dos pacientes e alunos que recomendo esse tratamento para tendinite tem sucesso e não é preciso intervenção cirúrgica.

Você deve seguir Todos esses passos se quiser ter eficácia no tratamento para tendinite.

Tratamento para Tendinite em 7 Passos

  • Compressas de Gelo: você deve aplicar compressas de gelo no local onde está com dor de 3 a 4 vezes no dia por cerca de 15 a 20 minutos. É importantíssimo que seja feito no pós treino (caso você decida não repousar)
  • Se você não quiser fazer um repouso adequado (o aconselhável), você deve então remover todo e qualquer exercício que gere o mínimo de dor sequer (até que o problema/condição seja sanado)

Talvez seja necessário reduzir as cargas (principalmente daqueles exercícios mais pesados) e investir mais em treinos com tempo sob tensão, por exemplo, ou menos tempo de descanso – ou qualquer outra variável que sirva para compensar a redução de carga e colocar mais intensidade no exercício.

  • Evitar todo tipo de movimento no dia-a-dia que envolva o cotovelo ou o membro atingido pela tendinite.

Se for o caso, tente não apoiar o cotovelo no braço da cadeira ou use uma almofada (algo macio) para o apoio.

Região comumente afetada pela tendinite epicondilite
Região comum afetada pela tendinite
  • Não usar o braço acometido pela tendinite para esforços rotineiros, como, por exemplo: levantar-se da cadeira, pegar algo no armário, etc.
  • Anti-inflamatórios. Em ÚLTIMO caso e SE a dor estiver MUITO forte, então poderá usar algum anti-inflamatório – o ideal é que seja um inibidor da COX2, como por exemplo Meloxicam.

Mas fuja de anti-inflamatórios o máximo possível. Eles não devem ser utilizados a longo prazo.

Isso porque os esses que inibem a COX2 são menos agressivos e apresentam menor toxicidade para o trato gastrointestinal quando comparado aos antiinflamatórios não-esteroidais (AINE) [1]

Ainda assim, você deve usar o mínimo de tempo possível – cerca de 1 a 2 semanas no máximo (que é a fase inicial do tratamento).

  • Aquecimento. Você também deve aquecer bastante o músculo a ser trabalhado naquele dia. Use halteres leves ou com carga menores nos aparelhos antes de iniciar o treino em si.

Uma dica que eu sempre dou ao meus alunos (e utilizo para mim mesmo – devido as lesões) é fazer a primeira série de cada exercício com pouca carga para que, quando o treino de fato comece, as articulações estejam devidamente lubrificadas e preparadas para o exercício em questão.

  • Nandrolona (famosa “Deca” – opcional). Isso mesmo, deixei esse por último pois além de ser opcional, ainda é polêmico. Nem todo mundo vai querer usar, mas vamo lá…

    A nandrolona é, de fato, uma ótima ferramenta – assim como HGH -, se o bolso permitir.

Ela é utilizada há muito tempo na medicina para tratamentos de condições e enfermidades semelhantes – inclusive no combate a condromalacia patelar (sendo utilizada até em idosos). [2]

Para se beneficiar de seus “poderes articulares” (digamos assim), uma pequena dose de 50mg a cada 10-15 dias já serão suficientes para fazer suas articulações chorarem (ficar lubrificadas) de alegria 😂

as articulações choram de alegria com um shot de deca
As articulações choram de alegria com um shot de DECA Nandrolona

Conclusão

Depois de realizar esse tratamento para tendinite (exposto acima em 7 passos) e aprender a treinar corretamente, nunca mais tive problema com lesões.

Você deve treinar para si, não para inflar seu ego com altas cargas se mostrando para os outros.

Quem levanta altas cargas é guindaste. Você é um artista que esculpe seu corpo. É isso que um bodybuilder faz – ele molda seu corpo.

Enfim, invista em alongar-se também, para se ter uma musculatura mais flexível.

fisioterapia para o tratamento de tendinite

Tente não fazer movimentos muito repetitivos da mesma articulação, descansando-a quando possível.

Aumente lentamente a carga dos exercícios. Lembre-se que esse é o erro primário (e mais comum) quando se contrai uma tendinite.

As vezes o pequeno-gafanhoto, iniciante, que começou agora a “ciclar”, fica todo eufórico, “bate a rage” e poe mais carga do que aguenta naquele momento.

Contudo, um aumento brusco de carga sobre os tendões pode representar um grande risco de tendinite por uso excessivo.


Esse foi um artigo mais curto e rápido sobre tratamento para tendinite. Um complemento do nosso antigo artigo sobre Epicondilite Lateral, mais focado na solução do problema.

Espero que tenha gostado e que, caso tenha contraído essa condição, faça o uso desse tratamento para tendinite a fim de sanar o problema.

Se você já testou esse tratamento para tendinite, deixe nos comentários se funcionou ou não. Quero saber quantos já sofreram desse mal que me persegue rs.

Tratamento Para Tendinite 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Em caso de dúvidas, pode comentar também.

Ademais, diga-me (estou curioso): Você tem ou já teve alguma lesão?

Abraços, BR.

coach emagrecimento brdanutricao
coach de emagrecimento

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.