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Você sabe o que é bodybuilder? Se você frequenta academia, você já deve ter ouvido falar sobre “bodybuilding“. Mas, você sabe o que significa? Veja agora o significado.

o que é bodybuilder atleta victor simoes
Saiba o que é ser um bodybuilder e viver esse life style diariamente – IG @victorsimoes

O Bodybuilding é um esporte que não se trata apenas do corpo. Ele também trabalha sua DISCIPLINA.

Pois é apenas com a CONSISTÊNCIA que você conseguirá galgar grandes ganhos no fisiculturismo.

Além da saúde que essa ótima atividade física proporciona, o bodybuilding também capacita e melhora seu trabalho mental.

Afinal, exige-se uma CONSCIÊNCIA CORPORAL na hora de se realizar os exercícios com maestria.

Se você estiver consciente do que faz, com a cabeça “em ordem”, seu corpo irá responder na mesma altura.

Uma pessoa desanimada (às vezes, com depressão), com problemas pessoais e familiares, a tendência dela faltar no treino e/ou não seguir a dieta é quase certo.

Por isso as áreas de nutrição, psicologia, educação física, são todas interligadas. É um trabalho em conjunto.

Mas, retomando o foco do texto. O que é bodybuilder? Falarei sobre algo que gera muita dúvida e confusão na cabeça de muitas pessoas:

O Que é Bodybuilder?

Vídeo motivacional que resume sobre o que é ser um bodybuilder

Primeiro, O Que É Bodybuilding? Bodybuilder Significado

Bodybuilding significa, literalmente, o que a própria palavra/tradução quer dizer, ou seja, “construindo o corpo”.

O bodybuilder é essa pessoa! Aquele que constrói seu físico.

E para isso, o que é bodybuilder é se organizar e planejar todas as 24 horas do seu dia para alcançar esse objetivo.

Fora que, essas vinte e quatro horas perduram por anos e anos, décadas. E mergulham o indivíduo em um ciclo ( ͡° ͜ʖ ͡°) sem fim; Englobando os seguintes aspectos a seguir…

O que é Bodybuilder? 5 Pontos Fundamentais 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

O que é bodybuilder? Pontos a se considerar

a) ESTÍMULO

Realizar exercícios de força (musculação) e cardiovasculares (aeróbicos) mediante à divisões estrategicamente feitas entre grupamentos musculares, exercícios direcionados a eles, séries, repetições, intervalo, intensidade; 

É aqui que entra o TREINO.

Através do exercício físico, você irá direcionar o estímulo para o músculo-alvo, permitindo assim, que ele cresça e se desenvolva.

Veja: Corpo Definido Treinando em Casa


b) RECUPERAÇÃO

dieta: um dos pilares do sucesso para o bodybuilding

O que é bodybuilder? É necessário fornecer todos os nutrientes para que o corpo (músculos, órgãos, cérebro…) se recupere da sessão de treino anterior e aguente realizar o próximo treinamento o mais rápido possível – e de forma eficiente.

Essa recuperação se dá por meio de alimentos e suplementos estrategicamente escolhidos de acordo com cada pessoa visando seu objetivo. Aqui que entra a DIETA!

c) DESCANSO

O que é bodybuilder? Juntamente com a recuperação, o descanso é prioritário para ser encaixado na rotina (trabalho, estudos, lazer…) de cada pessoa;

Devendo, assim, haver um sono reparador e positivo para os ganhos.

Recomenda-se uma média de 6 a 8 horas diárias de descanso/sono e evitar estímulos antes de dormir.

Ou seja, não use estímulos ao se deitar:

  • não fazer o uso de cafeína,
  • chás estimulantes (mate; chá verde; e outros),
  • se estressar,
  • aparelhos eletrônicos,
  • muita luz exposta.

Sem uma quantidade ideal de sono, nosso corpo não consegue se “desintoxicar” do estresse metabólico gerado nos treinos e no dia-a-dia.

Muitos não sabem, mas comer mais do que o normal (em excesso) também causa stress.

E essa sobrecarga emocional não se trata apenas de músculos, mas do nosso Sistema Nervoso Central (SNC).

Este deve se reorganizar de maneira que consiga realizar as tarefas do dia seguinte com mais aptidão e eficiência. Aqui entra o SONO!

d) ESTRESSE

Evite se estressar!

Já dizia o grande Edu Correa: “o que mais mata o bodybuilder é o stress!”

O estresse libera hormônios que aumentam a utilização de massa muscular como fonte de energia, o exemplo mais conhecido é o CORTISOL.

Saiba Mais: Dicas para ganhar massa muscular

bodybuilder deve evitar o stress. Essa é a maior causa de morte dentre os praticantes de musculação. arnold descansando

Cortisol é um hormônio anti-inflamatório que é liberado no nosso organismo no início da manhã (ciclo circadiano).

Isso mesmo, ele é anti-inflamatorio! [1]

Ele é liberado em situações de estresse (durante o treino, estresse mental…), ou pela idade, pelo uso de determinadas medicações, ou pelo desequilíbrio de hormônios sexuais (testosterona, estrogênio…) provocada pela privação de sono.

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O que é bodybuilder? Para sobreviver a uma rotina intensa de treinos, aerobicos, dieta restrita, hormônios (dependendo do objetivo) e conciliar tudo isso com estudo, trabalho, problemas, família e etc; um bodybuilder tem de ter a “calma de um monge”🧘.

Aqui entra a PAZ DE ESPÍRITO E CALMA.

Bambam ensina o que é bodybuilder

e) OBJETIVOS

Se você quer ser um bodybuilder e ter sucesso nesse esporte, aprenda a definir Objetivos (de curto, médio e longo prazo).

O que é Bodybuilder? 5 Pontos Fundamentais 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

O que é bodybuilder? Antes de querer ser…Você deve se perguntar: “Aonde eu quero chegar?“.

Sei que é uma pergunta complexa e de difícil resposta, mas é fundamental focarmos na nossa rotina e evitar ao máximo os erros.

O que você quer ser daqui a 1 mês? Como fará isso? E daqui 5 ou 10 anos?! Definir os objetivos exige calma e inteligência.

E, posteriormente, Consistência, para fazer tudo de novo e sem desistir no caminho até alcançar suas metas.

Vamos imaginar que você tem 16 anos e deseja ser médico, por exemplo.

Esse é Um sonho de muitos adolescentes (e seus pais) hoje em dia.

Então, o que você irá fazer para chegar nesse ponto?

O que é bodybuilder? Primeiro: Organize seus passos!

Inicialmente você vai ter que terminar o colegial/escola e estudar para passar em algum vestibular de medicina.

Entrando na faculdade, você vai ter que estudar novamente para conseguir se formar no curso.

Fazer uma residência, obter a experiência prática – afinal, apenas teoria não se faz um bom profissional.

Em seguida, escolher uma especialização, se aperfeiçoar nela. Por fim, você poderá agora ser chamado de “doutor” (apenas se você tiver doutorado, hein?! rs)

Viu como demora?

Ser um bodybuilder é a mesma coisa…

O indivíduo iniciou sua “jornada” com 16 anos, ao fim dela (se formando), teria quanto, talvez o dobro disso?!

Assim, qual a conclusão disso tudo? O que é bodybuilder? O que quero dizer é que, ser um bodybuilder leva TEMPO e PACIÊNCIA!

Exige planejamento, trabalho e esforço!

Ser um bodybuilder não é apenas um hobby.

É uma profissão (mesmo que não gere rendimento financeiro – e, na maioria das vezes, mais gastos); um estilo de vida.

O que é Bodybuilder? 5 Pontos Fundamentais 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Nosso querido atleta Rafael Brandão e seu coach Chris Aceto. “sejaa humilde e aceite e ajuda de pessoas que sabem mais que você”

Antes de qualquer coisa, pense:

Você gosta de rotina?

Você viveria anos fazendo isso com prazer?

Se a resposta for NÃO, tente fazer outra coisa, pois o bodybuilding não é para você!

Aprenda a ouvir, aceitar críticas/feedbacks (construtivos), reconhecer seus erros (e também os acertos); Saiba se analisar.

O que é bodybuilder? Ajude as pessoas que querem chegar aonde você chegou.

Aqui é um dos lugares que entra a AJUDA DE PESSOAS QUE SABEM MAIS.

Todos nós temos inspirações, não é mesmo?! Agora imagine VOCÊ sendo a inspiração para alguém… (muito louco né?!)

Essa é a missão da BR da Nutrição: Ajudar você a encontrar seu caminho e a perseguir seus sonhos. Seja apenas perder peso ou ganhar massa muscular.

O que é Bodybuilder? 5 Pontos Fundamentais 4 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Gostaram do texto? Comente, faça sugestões ou perguntas.

Grande abraço!

Victor Simões.

dr victor simoes doutor brdanutricao
🎓 Graduando Nutrição
🎓 Pós-graduado Nutrição e Fisiologia do Exercício

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Sobre o Autor

Nutricionista Victor Simoes
Nutricionista Victor Simoes

Nutricionista formado, CRN-3 63727. Bodybuilder, pós-graduado em Nutrição e Fisiologia aplicadas ao exercício físico e Publicitário.

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