Por muito tempo, alimentos integrais, legumes e vegetais foram elogiados por seus benefícios à saúde, mas existe um alimento comum que agora está sendo reconhecido por seus incríveis benefícios à saúde. Estamos falando do caldo de ossos.

O jejum intermitente com caldo de ossos é uma ótima maneira de você administrar seus horários de jejum e garantir que esteja recebendo uma abundância de nutrientes.

No mundo do jejum, o conceito de consumir caldo de ossos ganhou considerável popularidade. Além de ser uma bebida saborosa e reconfortante, o caldo de ossos contém uma série de nutrientes e pode ser um excelente companheiro para aqueles que embarcam em uma jornada de jejum.

Com isso em mente, deixe-me compartilhar alguns segredos antigos com você sobre o que torna o caldo de ossos tão notável, incluindo seus benefícios à saúde e fatos nutricionais.

6 Beneficios do Caldo de Ossos para o Jejum Intermitente

O que é caldo de ossos?

A sopa de galinha não é apenas saborosa. Há uma razão pela qual ela é indicada quando você se sente mal.

Todos os caldos de ossos — carne bovina, frango, peixe, cordeiro e mais — são básicos nas dietas tradicionais de todas as culturas e a base de toda a culinária requintada. Eles também são agora um item básico na dieta Paleo e na dieta cetogênica, pois contêm carboidratos mínimos, mas contêm alguma proteína. Portanto, o caldo de ossos é uma das principais bebidas cetogênicas.

Isso porque os caldos de ossos são ricos em nutrientes, fáceis de digerir, ricos em sabor e saudaveis.

O caldo de ossos era uma maneira que nossos ancestrais usavam todas as partes de um animal. Ossos e medula, pele e pés, tendões e ligamentos que você não pode comer diretamente podem ser fervidos e depois cozidos em fogo baixo, podendo consumi-lo por vários dias.

Essa fervura faz com que os ossos e ligamentos liberem compostos saudaveis como colágeno, prolina, glicina e glutamina que têm o poder de transformar sua saúde.

Por que o caldo de osso é bom para você? Pesquisadores explicam que o caldo de osso contêm minerais em formas que seu corpo pode absorver facilmente:

  • cálcio
  • magnésio
  • fósforo
  • silício
  • enxofre, e outros

Eles contêm sulfato de condroitina e glucosamina, substancias essas vendidas como suplementos caros para reduzir a inflamação, artrite e dor nas articulações.

Um estudo sobre canja de galinha (caldo) conduzido pelo University of Nebraska Medical Center se perguntou o que havia na sopa que a tornava tão benéfica para resfriados e gripes. Os pesquisadores descobriram que os aminoácidos produzidos ao fazer o caldo de galinha reduziam a inflamação no sistema respiratório e melhoravam a digestão.

Além disso, pesquisas mostram que ele também pode estimular o sistema imunológico e ajudar a superar distúrbios como alergias, asma e artrite.

Mas é importante entender que a maioria dos “caldos” comprados em lojas hoje em dia não são caldos de ossos ou, em alguns casos, nem mesmo feitos de animais. Em vez disso, as empresas usam sabores de carne produzidos em laboratório em cubos de caldo, sopas e misturas de molhos.

Além disso, os fabricantes começaram a usar glutamato monossódico (MSG), que é reconhecido como um sabor de carne, mas na realidade é uma neurotoxina.[1]

Como fazer caldo de ossos

Quer saber como fazer caldo de ossos? Existem alguns princípios básicos importantes a serem considerados ao fazer um bom caldo.

Você pode fazer caldo de ossos apenas com componentes animais, mas estudos mostram que a combinação de produtos de origem animal e vegetais parece ter efeitos sinérgicos, trabalhando juntos para ser mais benéfico do que qualquer um deles sozinho.

Especialistas dizem que para uma receita de caldo de ossos de qualidade, é importante usar partes do corpo que não são comumente encontradas no açougue do mercado que voce frequenta — coisas como pés e pescoço de frango.

Você também quer comprar produtos de origem animal que você sabe que são alimentados livres de antibióticos e hormônios para realmente obter todos os benefícios do caldo de ossos.

Caldo de ossos receita

Aqui está uma receita básica de caldo de ossos:

Ingredientes:

  • 1 kg de ossos (boi, frango ou porco)
  • 1 cebola cortada
  • 2 cenouras em pedaços
  • 2 talos de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • Sal e pimenta a gosto
  • Água suficiente para cobrir os ossos

Modo de preparo:

  1. Coloque os ossos em uma panela grande e adicione água até cobri-los. Deixe ferver por 10 minutos e descarte a água para limpar os ossos.
  2. Adicione os vegetais, alho, louro e vinagre de maçã.
  3. Cubra com água novamente e deixe cozinhar em fogo baixo por 8 a 24 horas (quanto mais tempo, melhor).
  4. Coe o caldo, ajuste o sal e a pimenta, e guarde na geladeira.

Pronto para consumir!

Fatos Nutricionais

O caldo de osso pode ser chamado de “multivitamínico da natureza”. O que isso quer dizer exatamente? A nutrição do caldo de osso é repleta de:

  • mais de 19 aminoácidos essenciais e não essenciais (os blocos de construção das proteínas) de fácil absorção
  • colágeno/gelatina, que ajudam a formar o tecido conjuntivo
  • nutrientes que dão suporte às funções digestivas, imunidade e saúde cerebral

Agora você entende? O caldo de osso beneficia literalmente todas as partes do seu corpo, do intestino ao cérebro, músculos e ligamentos.

Ele também é relativamente baixo em calorias, mas muito rico em minerais e outros compostos químicos que muitas pessoas não têm. Não há dúvida de que o caldo de osso é uma ótima adição diária à sua dieta e até mesmo incorporado a prática de jejum intermitente.

Aqui estão seis principais nutrientes que ajudam a fornecer todos esses maravilhosos benefícios do caldo de ossos — tudo isso por poucas calorias, o que favorece seu processo de emagrecimento.

1. Glicosaminoglicanos

Os glicosaminoglicanos têm a função principal de manter e dar suporte ao colágeno e à elastina que ocupam os espaços entre os ossos e várias fibras. Pesquisas destacam que eles dão suporte à saúde digestiva, pois ajudam a restaurar o revestimento intestinal. É por isso que uma deficiência desses nutrientes está relacionada a problemas digestivos.

Vários glicosaminoglicanos importantes são encontrados no caldo de osso, incluindo glucosamina, ácido hialurônico e sulfato de condroitina.

2. Glucosamina

Existem dois tipos principais de glucosamina natural: cloridrato e sulfato. Ambos ajudam a manter a integridade da cartilagem, que é a substância elástica dentro das articulações que age como uma almofada natural.

Estudos mostram que a glucosamina pode se esgotar à medida que envelhecemos, então suplementos são frequentemente usados ​​para dar suporte à saúde das articulações.

Uma maneira fácil e relativamente barata de obter glucosamina naturalmente é beber mais caldo de osso. O caldo de osso ajuda a dar suporte à perda da saúde da cartilagem, agindo como uma alternativa aos caros suplementos de glucosamina.

Consumir mais glucosamina pode ajudar a manter a saúde, a flexibilidade e o conforto das articulações.

3. Ácido hialurônico

Encontrado em tecidos conjuntivos, epiteliais (pele) e neurais, o ácido hialurônico contribui para a proliferação, diferenciação e mitigação celular. Isso permite que nossas células realizem várias funções em todo o corpo, conforme necessário.

Estudos que avaliam a saúde da pele mostram que ele oferece suporte para vários tipos de pele e promove envelhecimento saudável, rejuvenescimento celular e firmeza da pele.

4. Sulfato de condroitina

O sulfato de condroitina é um glicosaminoglicano benéfico encontrado na cartilagem dentro das articulações de todos os animais. É frequentemente usado para apoiar a saúde e o conforto das articulações, especialmente em combinação com glucosaminas.

Estudos descobriram que a suplementação com condroitina apoia a resposta saudável à inflamação, bem como a saúde cardiovascular, a saúde óssea, a saúde da pele e os níveis saudáveis ​​de colesterol.

5. Minerais e eletrólitos

O caldo de osso fornece minerais essenciais, incluindo eletrólitos, todos fornecidos em uma forma fácil de absorver. Os eletrólitos encontrados no caldo de ossos incluem cálcio, magnésio e potássio (sem mencionar muitos outros minerais, como fósforo).

Eles são importantes para manter a circulação saudável, densidade óssea, funções de sinalização nervosa, saúde cardíaca e saúde digestiva.

Quando os níveis de sódio ficam baixos durante o jejum intermitente, o caldo de ossos contém um equilíbrio ideal de sódio e potássio para manter a saúde e eficiência celular e prevenir o desequilíbrio eletrolítico em meio a prática.

6. Colágeno

O colágeno é a principal proteína estrutural encontrada no corpo humano que ajuda a formar o tecido conjuntivo e “sela” o revestimento protetor do trato gastrointestinal. É também a estrutura lisa e gelatinosa que cobre e mantém nossos ossos juntos, permitindo que deslizemos e nos movamos livremente.

A irritação no intestino prejudica as funções digestivas normais e causa permeabilidade, permitindo que partículas passem para a corrente sanguínea, o que é conhecido como intestino permeável.

Como uma fonte rica em gelatina, o caldo de ossos protege e sela o revestimento mucoso do trato gastrointestinal. Isso significa que melhora a absorção de nutrientes e também ajuda a evitar que partículas vazem para onde não deveriam.

7. Aminoácidos

A gelatina presente no caldo de ossos contém aminoácidos “condicionais” arginina, glicina, glutamina e prolina. Esses aminoácidos também contribuem para as propriedades saudaveis do caldo.

Aminoácidos condicionais são aqueles classificados como aminoácidos não essenciais que são essenciais sob algumas condições. Você não os produz muito bem se estiver doente ou estressado.

Pesquisadores apontam que dietas ocidentais pouco saudáveis, ricas em carboidratos processados, pobres em produtos de origem animal alimentados com capim e desprovidas de sopas e caldos caseiros, tornam provável que esses aminoácidos sejam fundamentalmente essenciais.

Por essas razões, faço com que a maioria dos meus pacientes consuma caldo de ossos durante o jejum intermitente, para ajudar a curar seus intestinos e desintoxicar suas células, intestino e fígado.

Benefícios do caldo de ossos para a saúde

Para que serve caldo de ossos? Aqui estão alguns dos benefícios do seu consumo para a saúde:

1. Protege as articulações

O caldo de osso é uma das melhores fontes de colágeno natural do mundo, a proteína encontrada nas vértebras dos animais — em seus ossos, pele, cartilagem, ligamentos, tendões e medula óssea. À medida que envelhecemos, nossas articulações naturalmente sofrem desgaste e nos tornamos menos flexíveis.

Por que isso importa? À medida que envelhecemos, a cartilagem diminui à medida que é atacada por anticorpos (degradação da cartilagem articular relacionada à idade). À medida que o caldo de osso ferve, o colágeno das partes do animal é “limpado” e transportado para o caldo, tornando-se prontamente absorvível para ajudar a restaurar a cartilagem.

Um dos componentes mais valiosos do caldo de osso é a gelatina. A gelatina age como uma almofada macia entre os ossos que os ajuda a “deslizar” sem atrito.

Ela também nos fornece blocos de construção necessários para formar e manter ossos fortes. Isso ajuda a aliviar a pressão das articulações envelhecidas e apoia a densidade mineral óssea saudável.

Pesquisas feitas pelo Departamento de Nutrição e Nutrição Esportiva para Atletismo da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que quando atletas suplementados com colágeno ao longo de 24 semanas, a maioria mostrou melhorias significativas no conforto das articulações e uma diminuição em fatores que impactaram negativamente o desempenho atlético. Isso mostra o quão poderoso o colágeno de caldo de osso pode ser.[2]

2. Aumenta a saúde intestinal

Estudos mostram que a gelatina é benéfica para restaurar a força do revestimento intestinal e combater sensibilidades alimentares (como trigo ou laticínios). Também ajuda no crescimento de probióticos (bactérias boas) no intestino e apoia níveis saudáveis ​​de inflamação no trato digestivo.

Um relatório publicado no Journal of Clinical Gastroenterology indica que a gelatina apoia efetivamente a saúde e a integridade intestinal. Além disso, apresentou efeitos anti-inflamatórios e é capaz de inibir citocinas.

O caldo de osso é facilmente digerido e calmante para o sistema digestivo, ao contrário de muitos outros alimentos, que podem ser difíceis de quebrar completamente. Afinal, um alimento só é realmente útil se tivermos os meios de absorver seus nutrientes.

Estudos demonstraram que em indivíduos com desequilíbrios digestivos, as concentrações séricas de colágeno são diminuídas. Como os aminoácidos no colágeno constroem o tecido que reveste o cólon e todo o trato gastrointestinal, a suplementação com colágeno pode dar suporte à função digestiva saudável.

3. Mantém a pele saudável

O colágeno ajuda a formar elastina e outros compostos na pele que são responsáveis ​​por manter o tom, a textura e a aparência jovens da pele. A integridade do colágeno é credenciada por ajudar a reduzir os sinais visíveis de rugas, diminuir o inchaço e combater vários outros sinais de envelhecimento.

Muitas pessoas relatam uma diminuição na celulite ao consumir alimentos e suplementos que contêm colágeno, uma vez que a celulite se forma devido à falta de tecido conjuntivo, permitindo que a pele perca seu tom firme.

Estudos duplo-cegos e controlados por placebo que investigam as propriedades de defesa do colágeno contra o envelhecimento indicaram que 2,5–5 gramas de hidrolisado de colágeno usado entre mulheres de 35–55 anos uma vez ao dia por oito semanas dão suporte à elasticidade da pele, à umidade da pele, à perda de água transepidérmica (ressecamento) e à aspereza da pele.

Ao final de apenas quatro semanas, aqueles que usaram colágeno apresentaram uma melhora estatisticamente significativa em comparação com aqueles que usaram placebo em relação à hidratação e evaporação da pele, além de reduções perceptíveis nos sinais de envelhecimento acelerado, tudo com poucos ou nenhum efeito colateral.

4. Suporta a função do sistema imunológico

Uma das coisas mais notáveis ​​sobre o jejum intermitente feito com caldo de ossos são seus benefícios de suporte intestinal, que, como descrito acima, na verdade têm um efeito holístico no corpo e suportam a função saudável do sistema imunológico.

A síndrome do intestino permeável ocorre quando partículas não digeridas de alimentos vazam por pequenas aberturas no revestimento intestinal enfraquecido e entram na corrente sanguínea, onde o sistema imunológico as detecta e se torna hiperativo.

Isso aumenta a inflamação e leva a disfunções por todo o corpo. O sistema imunológico libera altos níveis de anticorpos que causam uma resposta semelhante à autoimune e atacam o tecido saudável.

O caldo de ossos é um dos alimentos mais benéficos para consumir para restaurar a saúde intestinal e, portanto, apoiar a função do sistema imunológico e a resposta saudável à inflamação. O colágeno/gelatina e os aminoácidos prolina, glutamina e arginina ajudam a selar essas aberturas no revestimento intestinal e apoiam a integridade intestinal.

Acredita-se que o caldo de ossos aliado a prática de jejum intermitente apoiam a resposta inflamatória saudável e a função normal do sistema imunológico. O caldo de ossos pode até promover um sono de qualidade, aumentar a energia durante o dia e melhorar o humor.[3]

5. Aumenta a desintoxicação

Hoje, no mundo ocidental, a pessoa média é exposta a uma variedade de toxinas ambientais, pesticidas, ingredientes artificiais e produtos químicos de todos os tipos. Embora o corpo humano tenha seus próprios meios de se desintoxicar de metais pesados ​​e outras exposições tóxicas, ele geralmente tem dificuldade em acompanhar quando inundado com uma quantidade avassaladora de produtos químicos.

O caldo de osso é considerado um poderoso agente de desintoxicação que potencializa os efeitos do jejum intermitente, pois ajuda o sistema digestivo a expelir resíduos e promove a capacidade do fígado de remover toxinas. Ele também ajuda a manter a integridade do tecido e melhora o uso de antioxidantes pelo corpo.

O caldo de osso contém potássio e glicina, que auxiliam na desintoxicação celular e hepática. Algumas das maneiras pelas quais o caldo de osso aumenta a desintoxicação é fornecendo enxofre (especialmente quando você adiciona vegetais, alho e ervas ao seu caldo) e glutationa, que é um agente de desintoxicação de fase II que reduz o estresse oxidativo.

Uma revisão publicada no Scientific World Journal mostra que a glutationa ajuda na eliminação de compostos solúveis em gordura, especialmente metais pesados ​​como mercúrio e chumbo. Também ajuda na absorção de vários nutrientes, no uso de antioxidantes e nas funções de limpeza do fígado.

O caldo de osso também aumenta a ingestão de minerais essenciais, que agem como quelantes para remover toxinas, impedindo que metais pesados ​​se liguem aos locais receptores minerais. Isso protege os órgãos, tornando-o um alimento nutritivo para os órgãos.

6. Auxilia no metabolismo e promove o anabolismo

Os aminoácidos encontrados no caldo de osso têm inúmeras funções metabólicas que potencializam os efeitos benéficos do jejum intermitente, incluindo:

  • construção e reparação do tecido muscular
  • suporte à densidade mineral óssea
  • aumento da absorção e síntese de nutrientes
  • e manutenção da saúde dos músculos e do tecido conjuntivo

A glicina encontrada no colágeno ajuda a formar o tecido muscular convertendo glicose em energia utilizável.

Além disso, retarda a perda de cartilagem, tecido e músculo associada ao envelhecimento, melhorando o uso de antioxidantes pelo corpo. Estudos revelam que a glicina protege a perda de músculo esquelético e interrompe a expressão de genes associados à quebra de proteína muscular relacionada à idade.

A glutamina é outro aminoácido importante para um metabolismo saudável. Ela nos ajuda a manter a energia enviando nutrientes, incluindo nitrogênio, para nossas células.

A arginina também tem o papel de quebrar o óxido nítrico que ajuda a melhorar a circulação e envia sangue e nutrientes para as células por todo o corpo. Ela melhora a integridade muscular e tecidual e promove a cicatrização normal de feridas.

Além disso, esses nutrientes fornecem potencial para usar caldo de osso para perda de peso.

Como usar

Então, depois de terminar de fazer o caldo de osso, o que fazer com ele?

Você pode, é claro, fazer sopas e outras receitas com caldo de osso, incluindo canja de galinha, sopa de carne, sopa de medula óssea e uma variedade de outras sopas de osso e outras receitas.

Quanto caldo de osso você deve beber por dia? Eu recomendo consumir cerca de 250ml uma a duas vezes ao dia como uma sopa de caldo de osso, uma bebida simples ou fazer um jejum de caldo de osso para obter todos esses benefícios do caldo de osso.

Você pode até embarcar em um plano de dieta de caldo de osso. Alguns pacientes meus normalmente tomam 300ml de caldo de ossos ao acordar todas as manhãs. Recomenda-se beber caldo de osso diariamente.

Riscos e efeitos colaterais

Há varias opções de caldo de osso no mercado atualmente, mas esteja ciente de que elas não são todas feitas da mesma forma. Certifique-se de comprar caldo de osso de uma empresa respeitável, não uma que seja feita simplesmente com aromatizantes.

O ponto principal é que o melhor caldo de osso é geralmente feito em casa.

Considerações finais

  • O caldo de osso é rico em minerais que dão suporte ao sistema imunológico e contém compostos curativos como colágeno, glutamina, glicina e prolina. A melhor parte é que você pode fazer caldo em casa e aproveitar os benefícios do caldo de osso para a saúde.
  • O colágeno no caldo de osso ajuda a curar o revestimento do intestino e reduz a inflamação intestinal. Além disso, a glicina no caldo de osso pode desintoxicar suas células de produtos químicos e melhorar a função cerebral.
  • É tão saudável que o caldo de osso para cães pode até ser benéfico.
  • Fazer caldo de ossos em casa é a melhor opção.

O caldo de ossos é uma excelente opção para quem busca uma alimentação rica em nutrientes, especialmente dentro da prática de jejum intermitente. Rico em aminoácidos, colágeno e minerais essenciais, ele oferece benefícios para diversas áreas do corpo, como a saúde digestiva, imunológica e cerebral.

Além disso, por ser baixo em calorias e fácil de preparar, o caldo de ossos pode ser incorporado tanto no dia a dia quanto em protocolos de jejum, ajudando na nutrição e no bem-estar geral. Seu consumo regular pode auxiliar na reparação dos tecidos conjuntivos, promover a digestão e apoiar a função imunológica.

Para garantir que o caldo de ossos e outras estratégias alimentares, como o jejum intermitente, sejam aplicados de forma adequada e personalizada às suas necessidades, consulte um nutricionista.

banner novo2 brdanutricao

Esse profissional como o Dr. Bruno Rodrigo é fundamental para criar um plano alimentar equilibrado, adaptado ao seu perfil, garantindo que você obtenha todos os nutrientes necessários e evitando carências. Um nutricionista funcional pode ajudar a integrar alimentos como o caldo de ossos de maneira estratégica, considerando seus objetivos e condições individuais.

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.