A suplementação de creatina é comum no meio fitness, e por um bom motivo. Pesquisas mostram que suplementar creatina pode ajudar a aumentar a massa muscular e melhorar a resistência.
O café também é um pré-treino comum, pois a cafeína no café fornece um aumento de energia e geralmente se traduz em um treino mais eficaz. No entanto, muitos se perguntam se pode tomar creatina com café ou não. Continue lendo este artigo para saber mais.
A creatina monohidratada, um dos suplementos mais pesquisados, juntamente da cafeína, são duas substâncias populares utilizadas por atletas para melhorar seus níveis de energia e desempenho.
A creatina e a cafeína têm propriedades específicas que as permitem ser eficazes no aumento de energia e potência durante um treino. Atletas e entusiastas estão particularmente interessados em creatina e cafeína, especialmente se estiverem procurando otimizar seus treinos e atingir suas metas de físico.
Este artigo explorará os benefícios da creatina e da cafeína, bem como se é seguro, se pode tomar creatina com café, sua eficácia e benefícios de tomá-las juntas.
Como a creatina funciona no corpo?
A creatina é um composto que está naturalmente presente em muitos alimentos e também é tomado como um suplemento para aumentar os estoques de creatina do corpo. Nos alimentos, a creatina é encontrada em proteínas animais como carne bovina, frango e peixe, bem como ovos e laticínios.
Uma vez no corpo, a creatina desempenha um papel vital no aumento da produção de ATP, que é a principal fonte de energia para todas as células do corpo. Com mais estoques de creatina disponíveis, o corpo é mais capaz de repor os estoques de ATP e continuar o desempenho em alto nível.
Ter um suprimento consistente de ATP permite que os atletas tenham um melhor desempenho, especialmente durante exercícios de explosões de alta intensidade, como levantamento de peso e corrida.
Benefícios da creatina para esportes e além
A suplementação de creatina é muito comum entre atletas devido à sua capacidade comprovada de melhorar o desempenho e a massa muscular. Estudos continuam a apoiar o uso de creatina para aumentar a força, a massa muscular, melhorar o tempo de recuperação e aumentar a energia e o desempenho atlético.
O desempenho anaeróbico na corrida também é melhorado com a ingestão de creatina.
Além de otimizar o desempenho atlético, os suplementos de creatina também podem melhorar o desempenho cognitivo, e podem até ser benéficos para certas condições médicas.
Como a cafeína afeta seu corpo
A cafeína é um estimulante natural encontrado no café, chá, chocolate e várias outras bebidas e suplementos.
A cafeína funciona bloqueando um neurotransmissor, a adenosina, que promove o relaxamento. Ao bloquear o processo de relaxamento, a cafeína começa a trabalhar e aumenta o cortisol e a adrenalina, aumentando assim o estado de alerta, o foco e os níveis gerais de energia.
É por isso que a cafeína é um estimulante tão comumente consumido, pois reduz a fadiga e aumenta o desempenho mental e físico. No entanto, muita cafeína pode levar a dificuldade para dormir, ansiedade, pressão alta ou até mesmo problemas digestivos para algumas pessoas.
A cafeína tem benefícios para a saúde?
Tem havido muito debate sobre se a cafeína pode ou não oferecer benefícios à saúde.
Estudos sugerem que o consumo moderado de cafeína está associado a alguns benefícios à saúde.
Melhoria da função cognitiva e aumento do desempenho atlético e dos níveis de energia são os benefícios mais amplamente observados do consumo de cafeína.
Algumas pesquisas sugerem que o consumo de cafeína em quantidades moderadas também pode reduzir o risco de certas doenças, embora mais pesquisas sejam necessárias para apoiar isso.
Existem efeitos colaterais negativos da ingestão de cafeína?
Embora a cafeína possa ter efeitos benéficos, consumir quantidades excessivas de cafeína pode levar a resultados negativos.
A cafeína estimula o sistema nervoso central do corpo e algumas pessoas são mais sensíveis aos seus efeitos do que outras. Algumas pessoas podem sentir ansiedade, inquietação, dificuldade para dormir, aumento da pressão arterial e problemas digestivos.
Se você estiver sentindo algum desses sintomas, pode ser melhor parar de consumir cafeína ou talvez tentar consumir sua cafeína separadamente.
No entanto, as respostas individuais à ingestão de cafeína podem variar, então algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais desagradáveis mesmo com baixas quantidades de cafeína.
Existem riscos de tomar creatina com café juntas? É seguro?
Como a creatina e a cafeína demonstraram aumentar o desempenho do exercício e cognitivo, muitas pessoas se perguntam sobre os benefícios, eficácia e se é seguro tomar creatina com café.
Algumas pesquisas sugerem que a cafeína neutraliza os benefícios da creatina, pois a cafeína pode contrair os vasos sanguíneos e pode reduzir o fornecimento de nutrientes aos músculos durante o exercício. No entanto, há evidências inconclusivas para apoiar isso.
No entanto, também é promissor que tomar creatina e cafeína juntas pode ser mais benéfico do que apenas tomar cada uma delas sozinha.
Você pode tomar creatina com café?
Tomar creatina com café é uma prática comum para muitos atletas, pois pode otimizar a energia, melhorar o desempenho do exercício e aumentar o desempenho muscular.
Misturar creatina e cafeina não deve ter nenhuma interação adversa em seu corpo. Na verdade, os dois provavelmente podem se complementar muito bem.
A ingestão de cafeína e creatina juntas pode aumentar a potência do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Estudos mostram que, quando combinadas com HIIT, a creatina e a cafeína podem aumentar a velocidade de corrida, o VO2 máximo e a massa corporal magra (1,2).
Além disso, um suplemento pré-treino contendo creatina e cafeína demonstrou ser seguro e eficaz no aumento da capacidade aeróbica e da força muscular em voluntários saudáveis do sexo masculino (3).
No entanto, as respostas individuais podem variar, e algumas pessoas podem não tolerar as duas juntas, mesmo que as tolerem muito bem quando tomadas separadamente.
Pode tomar creatina com cafe ou outras bebidas quentes?
Houve debates sobre adicionar creatina com cafe e outras bebidas quentes se é eficaz. No entanto, parece que a creatina é tão eficaz e até se dissolve mais facilmente quando misturada em bebidas quentes como café ou chá, em comparação com bebidas frias.
Além disso, a acidez do café não afeta negativamente a estabilidade ou eficácia da creatina.
Lembre-se de que algumas pessoas são mais sensíveis a essas substâncias e algumas podem sentir desconforto digestivo ao combinar cafeína com a ingestão de creatina.
O que você não deve misturar com creatina?
Embora tomar creatina seja geralmente seguro e bem tolerado, há certas coisas que é melhor não misturar com ela.
Álcool e bebidas energéticas são dois tipos de bebidas que você provavelmente não deve misturar com creatina para evitar efeitos colaterais desagradáveis, principalmente relacionados à desidratação.
Como a cafeína e o álcool são diuréticos, tomá-los juntos pode levar à desidratação e pode interferir no potencial de aumento muscular da creatina.
Benefícios da mistura de cafeina e creatina para esportes
Há muitos benefícios em misturar creatina com cafe para melhorar o desempenho da atividade física, como melhorar a força e a resistência, reduzir o tempo de relaxamento muscular e mitigar a fadiga.
Desempenho do exercício
Tomar creatina com café juntos pode oferecer benefícios para aumentar a força, melhorar a resistência e melhorar o desempenho do exercício, especialmente durante treinos de alta intensidade.
A creatina pode ajudar a manter os músculos abastecidos com ATP, enquanto a cafeína pode aumentar o estado de alerta e os níveis de energia. A combinação desses dois efeitos pode ajudar a melhorar o desempenho atlético e levar a melhores resultados.
Além disso, houve centenas de estudos que apoiam os benefícios da creatina para atletas, e estudos continuam a apoiar que a cafeína pode melhorar a resistência e o desempenho físico geral (4).
Ajuda a reduzir a fadiga
Misturar creatina com café também pode ajudar a reduzir a fadiga. Os efeitos estimulantes da cafeína podem ajudar nesse sentido, o que pode permitir que as pessoas treinem por mais tempo e com mais intensidade.
Com mais energia e resistência muscular aprimorada, a capacidade de treino é aumentada e o desempenho é aprimorado. Tomar creatina com café pode, portanto, melhorar a composição corporal e pode até ajudar a manter um peso corporal saudável.
Quanto de creatina você deve adicionar ao seu café?
Para aqueles que desejam incluir creatina em sua rotina pré-treino, é recomendado consumir cerca de 3 a 5 gramas por dia. Ao misturar creatina com café, a recomendação de dosagem não é diferente.
Portanto, basta misturar 3 a 5 gramas de pó de creatina em sua bebida com cafeína de escolha, seja café ou chá, por exemplo.
Ao tomar creatina, certifique-se de não exceder a dose recomendada de creatina, especialmente ao misturar com cafeina para evitar quaisquer efeitos adversos.
Posso ter meu sono prejudicar se tomar creatina com café?
A cafeína pode afetar o sono, então é importante ter em mente o melhor momento para consumi-la.
Quando você toma cafeina e creatina juntas muito perto da hora de dormir, isso pode interferir na qualidade do sono.
Para evitar interromper seu ciclo de sono e sua capacidade de adormecer e permanecer dormindo, pesquisas sugerem evitar consumir cafeína e creatina várias horas antes de dormir, especialmente se você for alguém mais sensível à cafeína.
Se você achar que tomar creatina com café está atrapalhando seu sono, pode ser uma boa ideia parar temporariamente de consumi-las ou aumentar o espaço de tempo entre sua ultima xícara de café até a hora de dormir.
Melhor maneira de misturar creatina e cafeína
É fácil misturar creatina e cafeina, no entanto, para colher os benefícios de tomar as duas juntas, é importante consumi-las no momento certo e nas quantidades adequadas.
O ideal é tomar creatina com café de 30 a 60 minutos antes do treino. Dessa forma, ambas as substâncias podem ser absorvidas e melhor utilizadas durante o exercício para maximizar o desempenho.
Confira abaixo uma boa forma de combinar creatina e cafeina, seja de pré treino ou café da manhã.
Shake de proteína com creatina mocha
Se você quer uma maneira nova e diferenciada de tomar seu café da manhã, misture creatina com este shake de café para melhorar o desempenho do exercício.
Ingredientes:
- 1 medidor de creatina monohidratada em pó
- 1 medidor de whey protein de chocolate
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de expresso instantâneo
- 1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar
Instruções: Misture todos os ingredientes. Aprecie como um saboroso shake pré-treino de proteína com cafe e creatina.
Principais conclusões sobre tomar creatina e cafeina
Tomar creatina e cafeína juntos como um suplemento pré-treino pode ajudar a otimizar o desempenho atlético e aumentar o ganho de peso por meio do crescimento muscular.
Especialistas em nutrição esportiva acreditam que tomar as duas substâncias juntas pode oferecer efeitos sinérgicos, apoiar um peso corporal saudável, aumentar a força muscular, melhorar as contrações dos músculos esqueléticos e pode até mesmo melhorar o desempenho do exercício, especialmente durante atividades de alta intensidade.
No entanto, a tolerância de cada pessoa à cafeína pode variar. Pesquisas sugerem que consumir muito pode levar a efeitos colaterais desagradáveis, como ansiedade, inquietação, pressão alta, aumento da frequência cardíaca e desconforto estomacal.
Se você escolher tomar creatina com café, você pode simplesmente misturar a creatina em sua bebida com cafeína favorita e consumi-la dentro de uma hora antes do treino para obter os melhores resultados.
Se você estiver interessado em suplementar creatina, certifique-se de verificar também nossos guias sobre o melhor horário para tomar creatina, creatina para mulheres e muito mais.
Tenha em mente que a combinação exige cuidados e, para maximizar seus benefícios, é essencial que sua alimentação e suplementação estejam alinhadas às suas necessidades específicas. É aqui que entra a importância do nutricionista esportivo.
Esse profissional como o Dr. Bruno Rodrigo é fundamental para elaborar um plano alimentar personalizado, incluindo alimentos e suplementos adequados ao seu corpo e aos seus objetivos.
O acompanhamento com um especialista vai muito além da suplementação: ele oferece uma abordagem completa, que abrange tanto a nutrição quanto estratégias para melhorar sua autoestima e qualidade de vida.
Vale lembrar que a suplementação é apenas um dos bônus que um nutricionista especialista entrega dentro de sua metodologia e consulta. Quer se sentir confiante, atingir seus objetivos e superar suas expectativas? Agende já uma consulta com nutricionista esportivo e comece sua transformação hoje mesmo!
Sobre o Autor
0 Comentários