fbpx

Talvez você tenha ouvido falar que existem alguns tipos de chás que ajudam na perda de peso. Mas qual o melhor cha para emagrecer? Funciona mesmo? Qual a receita e como fazer de forma caseira?

Emagrecer pode se tornar uma tarefa mais fácil ao contar com chás para emagrecer na sua rotina.

Esta é uma das vantagens oferecida por estas bebidas que, além de tudo, também oferecem mais benefícios quando se trata de saúde.

No entanto, vale a moderação com o consumo de chá para emagrecer até mesmo porque não depende apenas exclusivamente dos chás para isso.

Eles podem ajudar, mas não fazem milagres! (Tenha isso em mente!)

            Cha para emagrecer apresentam vários efeitos no organismo, como relaxamento, ajuda na remoção de toxinas e em especial, favorecem o emagrecimento.

Alguns chás, como o mate e o chá verde, possuem ação mais acentuada na perda de peso, sendo considerados chá para emagrecer.

            Visando melhores resultados na perda de peso, é indicado incluir alguns chás na rotina. Os 6 chá para emagrecer mais indicadossão:

  • Chá verde.
  • Chá mate.
  • Chá branco.
  • Chá de hibisco.
  • Chá de limão.
  • Chá preto.

Importante salientar que a dica geral na preparação dos chás para perder peso é nunca deixar a água ferver. Mesmo sendo costume de várias pessoas, água fervida é capaz de queimar o chá, removendo parte de seu sabor, e em especial, acabando com certos nutrientes.

Ademais, várias infusões e chás têm contraindicações às lactantes, grávidas e crianças pequenas, principalmente sem a orientação do médico. Portanto, é indicado verificar com seu nutricionista ou médico sobre a inclusão de chá para emagrecer na dieta.

Infusões e chás geram vários benefícios para saúde, podendo ser usados diariamente. No entanto, em excesso, podem fazer mal.

O ideal é evitar consumir quantidade superior a 3 xícaras diárias, pois alguns deles são responsáveis por desregular a pressão arterial, dentre outros efeitos colaterais.

chas natural para emagrecer

Chá Verde

            Chá verde é um dos mais populares chá para emagrecer.

Possui grande efeito diurético que auxilia na remoção de líquidos corporais (retenção líquida) e contribui para melhor funcionamento dos rins.

Uma bebida com sabor muito suave, porém, recomenda-se não exagerar nas doses, pelo fato de conter cafeína.

A cafeína induz a pessoa para um estado de alerta. Assim, moderação é fundamental para que não tenha ansiedade.

Um estudo de 2008 com 60 pessoas obesas seguiram uma dieta padrão por 12 semanas enquanto tomavam chá verde ou placebo. O resultado foi que, aqueles que tomaram chá verde perderam 3,3kg a mais que o grupo placebo.[1]

Caso você não seja fã de beber o chá para emagrecer (embora eu recomende, para aumentar o consumo de liquido) e prefira apenas obter as vantagens que ele pode proporcionar, você pode optar pela versão “manipulada em farmacia”: o extrato de chá verde.

Outro estudo de 12 semanas apontou que o extrato de chá verde fez com que os participantes perdessem não só peso, mas também percentual de gordura diminuiu e circunferência abdominal.[2]

Uma explicação possível para esse efeito no emagrecimento é por conta dos altos níveis de catequinas, que são antioxidantes podendo acelerar o metabolismo e a queima de gordura.[3]

cha verde para emagrecer

Chá Mate

Cha mate é conhecido pelo seu poder termogenico (aumento do mecanismo de queima de calorias do corpo) e também por promover perda de peso (melhorando a sensibilidade a insulina).       

Esse estudo separou dois grupos, um tomando placebo e o outro grupo consumindo 1g de erva-mate em capsula (suplemento). O resultado foi que os pesquisadores descobriram que o grupo 2 que consumiu a erva mate tiveram aumento do rendimento dos treino.[9]    

Pelo fato de conter cafeína também, a moderação é indicada para não gerar efeito da agitação.

Talvez te interesse: Cafeina emagrece?

É possível preparar este chá para emagrecer diretamente com folhas comercializadas em casa de chás, ou ainda preparar o chá com sachês (vendidos em mercados).

Chá Branco

            Chá branco é preparado com a planta que também origina o chá verde. No entanto, para esta versão, são colhidas as folhas de Camellia sinensis, anteriormente ao período de florescer. Por conta disso, é um alimento minimamente processado.

Assim, fica com coloração branca e diferente sabor em comparação com a versão verde.

            Os fatores que fazem do chá branco um ótimo cha para emagrecer são iguais ao do chá verde. Muito embora seja possível variar a ingestão com mais chás que contribuem para a perda de peso.

Estudos apontam que tanto o chá verde quanto o branco são ótimos cha para emagrecer possuindo quantidades semelhantes de catequinas, o que ajuda na perda de peso.[5]

As catequinas são um tipo de composto vegetal com poderosas propriedades antioxidantes, de acordo com pesquisas.[6]

O chá para emagrecer é especialmente rico em quatro catequinas: epicatequina (EC), epigalocatequina (EGC), epicatequina 3-galato (ECG) e epigalocatequina galato (EGCG).

Destes quatro, o EGCG é o mais abundante e acredita-se que seja o que mais contribui para os muitos benefícios do chá para a saúde, de acordo com uma análise anterior.[7]

Chá de Hibisco

            Chá de hibisco usa flores secas de Hibiscus sabdariffa , com cor roxa forte, que é típica da flor. O tom vivo vai ser destaque entre os cha para emagrecer.

Uma planta com efeito potente que auxilia para desinchar, um exemplo é o inchaço gerado por consequencia de medicamentos.

            Este chá colabora para remover líquidos corporais e diminuir a pressão arterial.

Uma revisão anterior de estudos em animais e humanos, por exemplo, sugere que o extrato de hibisco se mostra promissor no tratamento de pressão alta e colesterol alto, embora os autores digam que precisamos de mais pesquisas antes que recomendações possam ser feitas.

Em um estudo, adultos com sobrepeso ou obesos que tomaram extrato de hibisco por 12 semanas reduziram o peso corporal, o índice de massa corporal (IMC), a gordura corporal e a cintura, em comparação com um grupo de controle.

Os pesquisadores atribuíram essas vantagens aos compostos vegetais do extrato de hibisco o que o faz uma otima opção de cha para emagrecer.

O hibisco é encontrado em casa de chás ou mercados em saches.

Contudo, mais pesquisas são necessárias antes que os cientistas possam tirar qualquer conclusão sobre sua eficácia na perda de peso.

Não existe pílula mágica para perda de peso”, diz Bruno Rodrigo, fundador da BR da Nutrição.

Consumir chás pode ajudar a melhorar a hidratação e acelerar o metabolismo, mas para um emagrecimento sustentável, é necessário fazer mudanças na dieta e no estilo de vida”.

Bruno Rodrigo, especialista em emagrecimento.

Chá de Limão

            Limão é popular como fruta que auxilia a acabar com substâncias tóxicas do organismo, sem falar que representa um grande aliado em combater gripes e resfriados. Deste modo, acrescentar mel na mistura do chá vai quebrar o sabor “azedinho” típico da fruta verde.

            Dessa forma, o chá de limão contribui para a perda de peso.

O limão possui ação para combater substâncias tóxicas do corpo, como também fortalecimento para imunidade.

Trata-se de um bom chá para emagrecer pois seu sabor azedo faz tira a vontade de doce.

Não só isso, mas o chá de limão também ajuda a diminuir o inchaço da barriga graças ao d-limoneno presente na casca do limão (além de outras frutas cítricas). Esse composto tem sido usado na medicina há muito tempo devido aos seus efeitos diuréticos.

Até então era desconhecido seus efeitos até surgir o seguinte estudo (feito em animais) publicado no European Journal of Pharmacology (Jornal Europeu de Farmacologia) que observou que tal substância (d-limoneno) tem efeitos terapêuticos em distúrbios metabólicos em camundongos com obesidade.[8]

Logo, o chá de limão pode favorecer o emagrecimento beneficiando pacientes com dislipidemia e hiperglicemia.

Chá Preto

            Chá preto é também preparado com a planta Camellia sinensis, o que faz com esta bebida possua efeito bem semelhante ao chá branco e chá verde.

Já que a versão preta possui quantidade superior de cafeína concentrada, deve ser utilizada preferencialmente de manhã para não atrapalhar o sono da noite, por causa do estado de alerta oferecido pela substância.

Vários estudos apontam nos benefícios do chá preto para a perda de peso.

Esse estudo, por exemplo, feito com 111 pessoas mostrou que beber 3 copos do chá por dia ao longo de tres meses aumentou significantemente a perda de peso e diminuição da barriga.

Algumas teorias dizem que o poder de emagrecimento do chá preto seria devido a alta presença de flavonas que possui propriedades antioxidantes.

Um longo estudo com 4280 adultos por mais de 14 anos observou que alimentos e bebidas (como o chá preto) com altas flavonas poderia diminuir o IMC comparado a baixas flavonas.[4]

De fato, devido a ser um dos chá para emagrecer com gosto mais amargo, é possível utilizar mel e um pouco de adoçante para reduzir esta sensação.

Recomenda-se, neste caso, a utilização de Stevia que, segundo estudos, se mostra o mais saudável dentre os adoçantes.

            Vale lembrar que uma dica para todos os chás apresentados é não exagerar quanto à utilização de mel e/ou o uso de açucar. Isso porque há muitas calorias em apenas uma colher de sopa, por exemplo, podendo atrapalhar o processo de emagrecimento.

            Portanto, a indicação é fazer uso moderado dos cha para emagrecer, considerando o controle da alimentação, consumindo muita água e a prática de exercícios físicos regularmente.

Estes são os fatores principais para conseguir perder peso.

Quer ir mais a fundo no assunto de chá para emagrecer? Nosso Metodo Emagrecer Comendo MEC possui um material exclusivo apenas abordando esse tópico.

Convido-lhe a conhecer o programa de emagrecimento mais popular atualmente, criado por Bruno Rodrigo, especialista em perda de peso.

Você terá acesso a várias receitas de chá emagrecedores e não só isso, mas um cardapio completo que te permitirá perder peso de forma saudável e duradoura. Saiba mais detalhes aqui.

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Fonte: https://semprebem.paguemenos.com.br/posts/saude/chas-para-emagrecer
https://www.healthline.com/nutrition/weight-loss-tea
https://www.everydayhealth.com/weight/types-of-tea-that-may-help-with-weight-loss/

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.