fbpx

Ioimbina para que serve? Quais são seus benefícios? Ioimbina emagrece? Tem efeitos colaterais? Essas e outras perguntas você terá a resposta neste artigo.

ioimbina como tomar para que serve emagrece?
Ioimbina para que serve? Já ouviu falar nessa substância?

Este artigo possui 16 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

Ioimbina PDF

Antes de mais nada, caso queira baixar nosso .PDF interativo sobre o tema ioimbina e ler com calma, sem pressa, basta CLICAR AQUI.

Ou caso deseje conhecer também nossos maiores segredos e ferramentas sobre nutrição e treinamento, além do PDF mencionado, basta clicar no botão abaixo e colocar seu e-mail.


Vamos começar pela sua origem. A ioimbina, também conhecida por yohimbine, é um suplemento dietético que vem ganhando conhecimento recentemente.

A ioimbina é feita da casca de uma árvore africana. Ela é usada (e indicada o uso) para o tratamento de disfunção erétil (ou seja, é a incapacidade do homem conseguir obter – e manter – uma ereção do pênis).

Contudo, no mundo bodybuilding, usamos todo medicamento e ciência alheia para outros fins, no caso, tudo que melhore nossa estética e aumente nossa performance.

O que isso quer dizer? Que vários atletas usam em períodos de cutting, pois a ioimbina ajuda na queima de gordura corporal.

E como ela faz isso?” Calma, já vou te falar no próximo tópico.

Contudo, nem tudo são flores. Há alguns riscos que você deve ficar alerta antes de fazer o uso da ioimbina.

Mas, relaxa. Este artigo irá te contar tudo que você precisa saber sobre ioimbina para que serve, benefícios da ioimbina, o uso dela, se a ioimbina emagrece e se há algum perigo.

Vídeo Ioimbina Para Que Serve? Emagrece?

Vídeo BR da Nutrição ioimbina para que serve?

O Que é Ioimbina e COMO ELA FUNCIONA?

Ioimbina para que serve? Como dito, a ioimbina é um suplemento usado a muito tempo na medicina africana para melhorar a performance sexual e tratar a disfunção erétil.

Veja Como Aumentar a Libido

ioimbina para que serve muito usada para tratar disfunção eretil e melhorar a performance sexual
Ioimbina é indicada para melhorar a performance sexual e tratar a disfunção erétil. Créditos da Imagem: papodehomem.com.br

Recentemente foi descoberto que a ioimbina teria também outras finalidades.

E, atualmente, está sendo vendida como suplemento dietético para outros usos que variam desde o tratamento de disfunção erétil como um auxiliar na perda de peso.

planejamento eficaz com ioimbina

Sendo comercializada em capsulas, a ioimbina funciona bloqueando receptores alfa-2 adrenérgicos do corpo. (1)

Esses receptores atuam de forma importante na inibição da ereção.

Sendo assim, a ioimbina auxilia no tratamento de disfunção erétil bloqueando esses receptores responsáveis pela prevenção das ereções. (2)

Neste estudo anteriormente citado, vemos outras substâncias que podem auxiliar no tratamento da disfunção erétil: Maca Peruana e Ginkgo Biloba. (Falaremos deles em outro artigo, de forma individual)

E como a ioimbina age, de fato?” Ioimbina para que serve? Pois bem, a ioimbina promove uma liberação de óxido nítrico.

O óxido nítrico é capaz de promover uma hemodilatação nos músculos, ou seja, maior vasodilatação.

Ele dilata os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo do sangue.

Como a ioimbina promove a liberação de óxido nítrico, isso permite levar à dilatação dos vasos sanguíneos e a um aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos sexuais. Isso pois, é um dos fatores para se obter uma ereção.

RESUMINDO: Ioimbina é um suplemento usado no tratamento de disfunção erétil e que promove o emagrecimento. A ioimbina funciona bloqueando os receptores alfa-2 adrenérgicos, além de promover a vasodilatação e aumentar o fluxo sanguíneo.

Ioimbina Para Que Serve? Ioimbina Emagrece Mesmo? 16 Estudos 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Ioimbina para que serve? Auxilia na Disfunção Eretil.

Ioimbina para que serve funciona? Depoimento de pessoa real feito no youtube
Ioimbina funciona? Depoimento de pessoa real feito no youtube – clique para dar zoom/ampliar

Ioimbina para que serve? Muitos conhecem a ioimbina por seu potencial de melhora no quadro de disfunção erétil.

Porém, muitos se perguntam se há alguma evidencia por trás dessas alegações. Se a ioimbina realmente funciona.

Foi feito então uma revisão em sete estudos controlados que chegaram a seguinte conclusão: Sim, a ioimbina funciona, de fato!

ioimbina para que serve ioimbina funciona
Uau!! Ioimbina funciona mesmo

Neste estudo, a ioimbina foi claramente mais efetiva que placebo no tratamento de disfunção erétil. (3)

Um desses estudos examinou os efeitos da ioimbina em 82 homens que sofriam de disfunção erétil. (4)

Depois de um mês de tratamento 14% dos pacientes afirmaram que conseguiram ereções completas e sustentáveis e 20% disseram que tiveram uma resposta parcial/mediana com o tratamento.

Contudo, ainda é necessário maiores pesquisas e evidencias para comprovar a eficácia da ioimbina. (5)

Ioimbina para que serve? A conclusão que o estudo chegou foi que o benefício da medicação com ioimbina para a disfunção erétil parece superar seus riscos.

Assim, acredita-se que a ioimbina seja uma opção terapêutica razoável para a disfunção erétil que deve ser considerada como intervenção farmacológica inicial.

RESUMINDO: Estudos mostram que o uso de ioimbina é mais eficaz no tratamento da disfunção erétil do que tomar placebo. No entanto, as organizações médicas ainda não recomendam o suplemento devido as evidências insuficientes e possíveis efeitos colaterais. Havendo outras maneiras mais pontuais de se resolver o problema.

Ioimbina para que serve? Ioimbina EMAGRECE?

Ioimbina para que serve ioimbina funciona? Depoimentos de pessoas reais feitos no youtube
Ioimbina funciona? Depoimentos de pessoas reais feitos no youtube – clique para dar zoom/ampliar

Ioimbina para que serve? Recentemente se descobriu uma outra vantagem que a ioimbina pode oferecer: A ioimbina emagrece! Ela pode ajudar na perda de peso e melhora da composição corporal!

“E Como funciona isso?

Pois bem. Devido a capacidade da ioimbina de bloquear os receptores adrenérgicos alfa-2 (localizados nas células adiposas), ela pode (em teoria) levar a uma perda de gordura corporal e, consequentemente, ioimbina emagrece.

sera que a ioimbina emagrece? queima gordura localizada?

O mais interessante é que esse bloqueio dos receptores acontecem de forma pontual, ou seja, é como se a ioimbina queimasse gordura localizada.

Vários estudos controlados avaliaram isso e encontraram resultados variados. Veja abaixo.

Ioimbina para que serve? Um estudo examinou os efeitos da ioimbina em 20 mulheres obesas que fizeram dieta com a mesma quantidade de calorias por três semanas.

O grupo que ingeriu ioimbina perdeu mais peso comparado àquele que tomou placebo3,6kg vs 2,2kg. (6)

Outro estudo, dessa vez com jogadores de futebol profissionais, mostrou uma diminuição da gordura corporal (bodyfat – BF) em 2%.

O que é bastante coisa…

Veja abaixo como faz diferença 1% a menos de gordura no corpo.

ioimbina emagrece? ela foi eficaz na diminuição da gordura corporal
Diferença de 1% a menos de gordura corporal (BF)

Saiba Mais: Como Calcular seu Percentual de Gordura

No estudo anterior, os jogadores levaram três semanas para conseguir obter os resultados com a ioimbina. (7)

O que leva a crer que seus efeitos não são rápidos e, sim, emagrecimento leva tempo. Principalmente quando falamos em perda de gordura corporal, e não simplesmente peso na balança.

ioimbina para que serve conheça nossa consultoria fitness

Contudo, do outro lado da moeda, há outros dois estudos controlados que chegaram a conclusão que ioimbina não teve quaisquer efeito significante na perda de peso ou perda de gordura corporal. (8) (9)

Dessa forma, mais pesquisas são necessárias antes que a ioimbina seja recomendada para o uso generalizado como sendo um suplemento que emagrece.

RESUMINDO: Alguns estudos mostraram que a ingestão de ioimbina levou a maior perda de peso e diminuição da gordura corporal. No entanto, outros estudos não encontraram o mesmo efeito. Logo, mais pesquisas devem ser feitas para avaliar se a ioimbina é um suplemento eficaz ou não para o emagrecimento.

Suplementos Com Ioimbina

Ioimbina para que serve? Ela está disponível como um medicamento prescrito como cloridrato de ioimbina para o tratamento de disfunção erétil.

Ademais, há suplementos vendidos com essa substância e disponível sem receita hoje no mercado.

As principais preocupações acerca da ioimbina como suplemento dietético são os rótulos imprecisos do produto e os efeitos colaterais – que podem ser perigosos para algumas pessoas.

Por esses motivos, os suplementos de ioimbina foram proibidos em muitos países, incluindo Austrália, Canadá e Reino Unido. (10)

Rótulos Falsos

foi examinado 49 suplementos de ioimbina e mais da metade não tinha a quantidade certa descrita
Quase 80% não identificaram com clareza a quantidade de ioimbina que havia nos suplementos

Ioimbina para que serve? Pesquisadores de uma Universidade de Medicina examinaram 49 suplementos de ioimbina diferentes.

Eles descobriram que 78% deles não identificaram com clareza a quantidade de ioimbina que havia no produto. (11)

As quantidades reais de ioimbina nesses suplementos com conteúdo impreciso/incorreto variaram de 28% a 147% do que foi listado no rótulo.

Isso é bastante preocupante, pois aumenta o risco de tomar uma dose mais alta do que pretendia, o que pode levar a efeitos colaterais prejudiciais.

Ioimbina EFEITOS COLATERAIS

ioimbina efeitos colaterais

Ioimbina para que serve? Tem algum perigo? Saiba agora os riscos e efeitos colaterais da ioimbina.

Um estudo analisou todos os casos relatados ao Sistema de Controle de Tóxicos (CPCS), na California, em relação aos efeitos colaterais dos suplementos que contêm ioimbina. (12)

Os efeitos colaterais da ioimbina mais comuns relatados incluem:

  • desconforto gastrointestinal,
  • aumento da frequência cardíaca,
  • ansiedade, e
  • pressão alta.

No entanto, vale ressaltar que muitos desses casos resultaram de produtos que continham vários outros ingredientes além da ioimbina, o que pode ter contribuído para os efeitos adversos e exclui total responsabilidade da ioimbina.

Nota do Autor: Já fiz uso por meses usando ininterruptamente ioimbina e Zero colaterais. Não tive nada, e emagreci 7kgs em 2 meses, juntamente com exercícios e uma dieta saudável.

Veja Como Emagrecer com Saude

Mas, cuidado… Cada corpo reage de uma forma.

Ioimbina para que serve? Veja abaixo o depoimento de uma pessoa que usou uma dosagem relativamente abaixo do recomendado e teve problemas com pressão arterial.

Por isso, sempre consulte seu medico ou um responsável antes de fazer uso de qualquer remédio ou suplemento que envolva sua saúde.

Efeitos colaterais da Ioimbina. ioimbina para que serve? Depoimento real feito através do youtube.
Efeitos colaterais da Ioimbina. Depoimento real feito através do youtube. clique para dar zoom/ampliar

RESUMINDO: A ioimbina por si só não parece oferecer grandes riscos. Porém, quando se fala no suplemento de ioimbina com outras substâncias, pode haver alguns perigos potenciais, incluindo rotulagem incorreta do produto e efeitos colaterais.

Ioimbina para que serve? Por que eu deveria tomar?

Ioimbina para que serve? Quem pode tomar? Há várias pessoas que não devem tomar ioimbina. (13) Aquelas com:

  • histórico de doença cardíaca,
  • pressão alta ou baixa,
  • doença renal,
  • doença hepática,
  • mulheres grávidas,
  • menores de 18 anos

Estas pessoas acima não devem tomar ioimbina.

Se você tem disfunção erétil e procura um tratamento, converse com seu médico sobre as opções disponíveis.

Como há outros tipos de tratamento eficazes e medicamentos mais seguros, os médicos atualmente estão prescrevendo menos o cloridrato de ioimbina.

Ioimbina para que serve? A evidência atual para os efeitos do ioimbina na perda de peso e gordura corporal é inconclusiva e carece de estudos mais aprofundados.

Existem inúmeras outras mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudar no emagrecimento. A ioimbina entraria como um “plus”, um auxiliar.

Em geral, devido aos rótulos incorretos e possíveis efeitos colaterais, pode ser mais seguro evitar o suplemento de ioimbina.

Use apenas com um acompanhamento de um médico e/ou responsável.

Caso você precise de uma ajuda nessa questão, alguém para te auxiliar, conheça nosso trabalho Clicando Aqui.

botao favorito
Clique logo acima para mais informações.

Contudo, se você decidir, mesmo assim, tomar ioimbina compre de uma empresa respeitável e de sua confiança.

Verifique se o produto foi testado, se é de qualidade e identifique claramente a quantidade de ioimbina que ele possui.

RESUMINDO: Devido aos rótulos incorretos e aos possíveis efeitos colaterais, pode ser mais seguro evitar a ioimbina. Se ainda assim você decidir tomar ioimbina, certifique-se de comprar de uma marca confiável e que tenha sido testada em termos de qualidade e segurança.

Ioimbina para que serve? DOSAGEM RECOMENDADA

Ioimbina para que serve, ioimbina quanto tomar, qual a dose recomendada?

ioimbina para que serve ioimbina quanto tomar ioimbina dosagem dose recomendada
Ioimbina quanto tomar

Não há recomendações de dosagem para a ioimbina. Algumas fontes sugerem não tomar mais do que o equivalente a 30mg de ioimbina por dia (mesmo que em dosagens fracionadas) (10).

Outros estudos usaram nos participantes uma dosagem de 0,09 mg por quilo corporal por dia. Isso é equivale a 15 mg/dia para um adulto de 65 kg.(14)

N.A: Particularmente eu gosto de usar essa dosagem também, entre 10 a 20mg/dia, pesando 82kg atualmente e sem colaterais.

Ioimbina para que serve? INTERAÇÕES com Outros Medicamentos

Ioimbina para que serve? Ela pode interagir com outros remédios?

Não use ioimbina caso você faça o uso das seguintes medicações (pode haver interação e, por consequência, potencialização dos efeitos de algum dos medicamentos – o que pode ser prejudicial para sua saúde):

i. Medicamentos para Depressão (MAOIs)

ioimbina para que serve? interação com outros medicamentos

Este é o que tem maior interação, portanto, não use ioimbina com esses medicamentos.

A ioimbina pode afetar o corpo das mesmas maneiras que alguns medicamentos para a depressão, chamados MAOIs.

Tomar ioimbina em conjunto com MAOIs pode potencializar os efeitos e trazer mais efeitos colaterais.

Alguns desses medicamentos usados para a depressão incluem fluoxetina, sertralina, citalopram, escitalopram e outros.

ii. Medicamentos com Moderada Interação

Apenas tenha cuidado e fique alerta aos sinais do corpo ao fazer a combinação de ioimbina e um desses medicamentos:

  • medicamentos que abaixam a pressão arterial: Um dos efeitos da Ioimbina é aumentar a pressão arterial. Logo, ao usar um medicamento que faz justamente ao contrário, irá anular um dos efeitos.
  • medicamentos que aumentam a pressão arterial: Como dito no item anterior, um dos efeitos da Ioimbina é o aumento da pressão arterial.

Fazendo o uso de ambos, uma irá potencializar o efeito da outra, o que poderá ser perigoso e trazer prejuízos para a saúde.

Um desses medicamentos são o famoso captopril e furosemida (Lasix). Este último, muito utilizado por atletas e bodybuildings em competição, devido ao seu poder diurético.

Usar ioimbina e furosemida é um combinação poderosa e, ao mesmo tempo, muito perigosa.

Se você não sabe ao certo o que está fazendo, procure um medico e/ou coach especialista. Diuréticos podem ser letais!

  • Naloxona ou o mais conhecido Naltrexona: No meio underground do bodybuilding e bastante conhecido lá fora, o famoso LDN (low dose naltrexone) é, também, bastante usado por atletas e entusiastas que buscam maior performance.

Essa substancia merece um artigo só para ela (que farei no futuro). Mas, basicamente, LDN pode melhorar sua vida na questão de proporcionar um sono mais reparador e de qualidade (semelhante a melatonina). Você acorda mais disposto.

Pode ser usado também para Síndrome De Asperger. Funciona melhorando sua interação social (você se torna mais sociável), reduz ansiedade, e melhora sua imunidade.

Mas voltando…

Por que não posso tomar ioimbina e LDN naltrexona?” Pois, como você deve ter percebido: um anula o efeito do outro.

Além disso, pode aumentar as chances de causar efeitos colaterais: como

  • ansiedade,
  • nervosismo,
  • tremores e
  • ondas de calor.
  • Estimulantes: os estimulantes aceleram o sistema nervoso e, devido a isso, podem fazer você se sentir nervoso e acelerar os batimentos cardíacos.
ioimbina para que serve estimulantes aceleram o sistema nervoso assim como a ioimbina
Estimulantes aceleram o sistema nervoso.

Ioimbina tem o mesmo efeito. Logo, tomar ioimbina junto com medicamentos estimulantes pode um potencializar o outro e causar problemas graves, como: aumento da frequência cardíaca e pressão alta.

Evite tomar medicamentos estimulantes junto com o ioimbina.

Outro estimulante muito conhecido no meio bodybuilding é a efedrina. A combinação de ioimbina e efedrina é bastante poderosa e, também, perigosa!

Tente evitar ou, então, se você não sabe ao certo o que está fazendo, procure um médico e/ou coach especialista.

treino eficaz em jejum potencializado pela ioimbina

IOIMBINA E JEJUM INTERMITENTE

Ioimbina para que serve? Aqui vai uma dica de ouro que você pouco irá ouvir por ai…

Se você quiser potencializar os resultados do jejum intermitente, interessante seria você adicionar a sua rotina a suplementação de ioimbina.

A ioimbina deve ser tomada em jejum. Assim, ela aumentará os efeitos do jejum e irá auxiliar ainda mais no processo de queima de gordura corporal.

Ioimbina para que serve? CONCLUSÃO

Ioimbina para que serve? Ela é um suplemento comercializado inicialmente para auxiliar no tratamento de disfunção erétil.

Posteriormente, descobriu-se que a ioimbina melhora a composição corporal e contribui para o emagrecimento.

A ioimbina, também conhecida por yohimbine, possui evidências de que pode melhorar efetivamente a disfunção erétil.

No entanto, a pesquisa sobre perda de peso e composição corporal parece ter resultados mistos e carece de maiores pesquisas.

Estudos revelaram vários casos de rotulagem imprecisa e incorreta nos produtos de suplemento que continham ioimbina na composição.

Além disso, a ioimbina tem o risco de alguns efeitos colaterais prejudiciais.

Devido a isso, pode ser mais seguro evitar a ioimbina ou, pelo menos, garantir que você esteja comprando um produto de uma empresa respeitável ou, ainda, fazer com acompanhamento de um médico e/ou responsável.

Abraços, BR da Nutrição

PS.: Caso tenha alguma duvida, critica ou sugestão, comente abaixo. Ficarei feliz em responde-lo!

Ioimbina Para Que Serve? Ioimbina Emagrece Mesmo? 16 Estudos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Ref.: https://www.healthline.com/nutrition/yohimbe#section5
https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-759/yohimbe

Tags: | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá, excelente publicação, o que me diz sobre ingestão de bebidas alcoólicas durante o uso da ioimbina?

    • Ola Thaisa. A ioimbina não interage com bebida alcoolica. Logo, não tem la grandes problemas. Mas, todo alcool tem seus ‘colaterais’. E, pra quem visa um corpo acima da media, claramente a ingestão não é recomendada.
      Vez ou outra, sem problemas. Mas não recomendo rs

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.