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Para nos ajudar a entender melhor o que é cutting e quais são os pontos mais importantes dessa fase, contamos com a ajuda do fundador da BR da Nutrição, Bruno Rodrigo.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado fitness, Bruno Rodrigo possui vasto conhecimento na área e compartilha sua opinião sobre a melhor forma de se fazer um cutting e perder gordura corporal.

Cutting Dieta: O Que É, Como Fazer + 5 Dicas Extras 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Não só isso, mas ele também criou um programa de emagrecimento chamado “Metodo Emagrecer Comendo” (MEC), no qual ensina do zero, passo a passo, como criar sua própria dieta voltada para máxima perda de peso e mantendo a massa muscular.

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Nos últimos anos, a indústria fitness viu aquele “boom!” nas academias… Cada vez mais as pessoas querem perder peso e ficar em forma, ou seja, estão sempre em “cutting”.

Agora, mais do que nunca, espera-se que os Personal Trainers sejam capazes de fornecer às pessoas um programa de emagrecimento de 8, 10 ou 12 semanas para ajudá-los a “se preparar” para o verão, a fazer um cutting eficiente.

Geralmente isso acontece por meio de programa muitos volumosos e impactantes (o que pode prejudicar as articulações levando até a lesões) e muitas vezes associado a uma dieta excessivamente restritiva.

Veja também O Perigo das Dietas da Moda

Há anos (e cada vez mais) vem se popularizado no meio fitness termos “cutting”, “off season” e “bulking fazendo parte do vocabulário (e “dicionario) daqueles que frequentam academia e praticam musculação.

Hoje em dia, não é apenas atletas que usam o termo “cutting”. Na verdade, todo mundo, desde rapazes treinando para férias, até mulheres se preparando para um casamento, irão usar o termo cutting.

Mas o que é cutting exatamente?

O Que É Cutting?

Se você quer ficar mais “definido”, você precisa diminuir sua gordura corporal.

Veja As Melhores Maneiras De Calcular Sua Gordura Corporal

Você verá pessoas fazendo incontáveis series e repetições de abdominais ​​enquanto desejam desesperadamente o famoso “tanquinho” (já lhe adianto que isso NÃO VAI FUNCIONAR).

Isso porque aqueles que querem ter a barriga definida, geralmente tem também uma camada de gordura sobre o abdômen.

Essas pessoas, na verdade, precisam fazer um período de cutting e eliminar de vez essa gordura corporal.

como um cutting pode te ajudar a eliminar a gordura abdominal o pneuzinho

Os músculos do abdomen já estão lá, mas estão escondidos sob um pequeno pneu sobressalente rs.

Para fazer um cutting bem feito e acabar com essa gordura corporal para, posteriormente, revelar o abdomen escondido por baixo, deve-se criar um déficit calórico.

Veja Como Criar um Deficit Calorico

Tudo na vida tem a ver com balanço energetico; E, para perder peso, o indivíduo deve garantir que o corpo esteja ingerindo MENOS energia (calorias dos alimentos) do que precisa.

Todos nós precisamos de diferentes quantidades de calorias no dia.

A demanda de energia necessária pode ser calculada, mas difere dependendo da idade, peso, altura e atividade de uma pessoa.

Veja Como Calcular Sua Taxa Metabolica Basal TMB em menos de 1min

RESUMINDO: O que é cutting? Trata-se da “fase de corte”, significa estar comendo menos calorias do que você precisa, visando emagrecer, perder gordura corporal.

Também vale a pena dar aos músculos um forte estímulo por meio do treinamento de peso / resistência para ajudar o corpo a desenvolver mais massa muscular e queimar gordura corporal.

Se você estiver apenas em déficit calórico sem treinar e/ou apenas fazendo aerobico, pode ser bem provavel que haja catabolismo, ou seja, “perder músculos”.

Para a maioria das pessoas, “segurar” sua massa magra (preservar seus musculos) durante a fase de cutting é primordial – e será seu maior desafio.

Mesmo aquelas pessoas que dizem “não querer ficar grandes / musculosas”, que querem apenas “definir”, não vão querer perder “músculos”. Acredite… Ter mais massa muscular significa que você vai gastar mais energia no seu dia. Logo, facilitará todo o processo de cutting.

Fora que, músculos levam mais tempo e esforço para serem construídos, então não desista deles.

Cutting Como Fazer?

Na hora de entrar em cutting, faça corretamente!

Total atenção aos macronutrientes na hora de montar sua dieta de cutting.

Comer uma quantidade decente de proteínas te ajudará a preservar sua massa muscular.

Veja Qual a Quantidade Ideal de Proteinas Por Dia

As pessoas costumam remover (ou deixar muito baixo) um macronutriente de suas dietas – geralmente gorduras ou carboidratos (famigerado low carb).

Na minha humilde opinião, a melhor estratégia para um cutting efetivo é ciclar seus carboidratos. Dias de baixo e alto carboidratos.

Saiba Mais: Ciclo de Carboidratos O Que É

Isso ajudará a diminuir a gordura corporal enquanto permanecem “sãos” (mentalmente).

Pois é… ficar em deficit calorico por períodos prolongados pode afetar o humor de algumas pessoas ou pior…

dieta cutting e deficit calorico por períodos prolongados pode afetar o humor das pessoas

Mas, assim como tudo na vida, “há diferentes formas de assar o mesmo bolo”.

Algumas coisas funcionam melhor do que outras para uma pessoa. Isso pode ser devido ao genetica, estilo de vida ou simplesmente gostos e preferencias.

O resultado final é que um cutting, propriamente dito, se refere a um período de treinamento quando o consumo de calorias está abaixo do necessário para manter o peso e, portanto, faz com que o corpo perca gordura.

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O ideal é que, pelas escolhas alimentares corretas e metodologia de treinamento, a perda de peso seja de gordura corporal e não de músculo, resultando em físico mais magro (definido), musculoso e estético.

Dieta de Cutting

Também conhecida como “dieta de definição”, os dois objetivos principais de uma dieta de cutting são:

  • Diminuir o percentual de gordura corporal
  • Preservar a massa muscular

O exemplar (do nosso trabalho) de dieta cutting disponível neste artigo te ajudará a reduzir a gordura corporal.

Contudo (é claro!) você deve ter bom senso e entender que as pessoas são únicas, logo, o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Talvez seja necessários ajustes para sua individualidade. Se for o caso, fale com um de nossos profissionais do time para te ajudar.

Entre em contato.

Cutting Dieta: O Que É, Como Fazer + 5 Dicas Extras 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Conforme já falamos, numa fase de cutting visando perder peso, você precisa ter um déficit calórico. Regra uno!

A quantidade de calorias totais da dieta que você precisa reduzir varia de pessoa para pessoa e envolve sua altura, peso e níveis de atividade que determinam sua taxa metabólica. (Já te indicamos nossa calculadora)

Por conta desses fatores acima (e alguns outros), só você (ou algum nutricionista, é claro!) poderá decidir quantas calorias totais você precisará a cada dia.

No entanto, a dieta cutting preparada neste artigo é um bom exemplo de “ponto de partida” e também dos tipos de alimentos que você deve comer para promover a perda de peso e o desenvolvimento muscular saudável.

Embora seja um plano GENÉRICO, fornecemos aqui uma ideia de quantidades e alimentos para ajudá-lo a construir sua propria dieta de cutting (e que atenda a um déficit calórico).

Veja Como Montar uma Dieta

Mas antes de tudo, para começar, você precisará de algumas orientações gerais que qualquer pessoa em fase de cutting irá precisar.

Recomendações Gerais Para um Cutting Bem Feito

A fase de cutting é geralmente a parte mais “dolorosa” que um bodybuilder tem que passar.

(literalmente “come o pão que o diabo amassou”)

Infelizmente, reduzir a comida e aumentar o cardio pode ser uma “experiência estressante”. Com isso em mente, separamos algumas dicas e recomendações para que você tenha um cutting “menos torturante” e evitar comer alguns erros “básicos”.

Essas dicas de cutting significam menos tentativa e erro para iniciantes e, em última análise, uma fase de cutting que oferece melhores resultados.

Aqui estão 5 dicas de cutting para te ajudar a destruir a gordura corporal.

Agua

Beba no mínimo 2 litros de água por dia para melhor hidratação.

Sobre outras bebidas, durante sua fase de cutting, estão liberados :

  • Muita água,
  • Chás (500ml ~ 1 litro por dia)
  • Café (Com Moderação) – e sem açúcar (ou, no máximo, com adoçante. Recomendo: Stevia)
  • Refrigerantes Diet (Com moderação – coca-zero zero/ diet, por exemplo)

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Outras bebidas contêm calorias extras que podem prejudicar sua dieta cutting.

Já a água não contém calorias, mantém você hidratado e é basicamente tudo o que você precisa beber.

Água ainda te ajuda a “matar a fome” durante uma dieta de cutting.

As vezes você pode confundir fome real com simplesmente ‘sede’, pois os sinais são bastante semelhantes.

Tomar alguns copos juntamente com uma refeição vai “encher” você, apesar das poucas calorias da dieta cutting.

(Esquece aquele mito que não pode beber líquido durante as refeições. Bullshit!)

A hidratação da água te ajudará a lhe dar energia durante os treinos, então você será capaz de forçar um pouco mais forte e, por fim, queimar mais calorias. Maior hidratação te proporcionará belos pumps!

Veja Qual Melhor Suplemento Para FORÇA

Cozinhe suas próprias refeições

A maioria dos atletas acabam se tornando belos cozinheiros por uma questão de necessidade.

para uma dieta cutting eficiente Cozinhe suas próprias refeições

Cozinhar sua própria comida significa que você sabe tudo o que está envolvido nela.

Durante uma fase de cutting, o tempero, óleos e açúcares utilizados nas refeições prontas podem impedir seu sucesso na perda de peso.

Levar sua própria comida para o trabalho, por exemplo, irá eliminar qualquer escolha arriscada de refeição.

Gorduras

Existem gorduras que são prejudiciais à saude, pois causam maior inflamação no corpo, é o caso da gordura trans (presente em margarina, bolachas, fast foods, etc). Evite-as o máximo que puder!

No entanto, a gordura é necessário para a correta regulação e produção hormonal do nosso corpo. Assim, você deve mante-la nos níveis adequados em sua dieta de cutting… nem tão baixa, nem tão alta.

20% ou menos da sua dieta de cutting deve ser proveniente de gorduras BOAS.

Particularmente eu gosto de usar:

  • gema do ovo (já aproveita o ovo inteiro)
  • pasta de amendoim (já sacia minha formiga interna por doces)
  • azeite de oliva extra virgem (colabora para o perfil lipidico, colesterol bom)

Reduza o óleo no preparo do alimento

Essa dica é quase que uma continuação da anterior.

Ainda falando sobre gorduras, quando você está cozinhando suas refeições, pode estar adicionando calorias sem nem mesmo perceber.

O óleo de cozinha é rico em gorduras e muitos o colocam na frigideira para cozinhar seus alimentos. O problema é que a maioria das pessoas não contabiliza essas calorias extras adicionadas.

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Há também aqueles que regam suas saladas e pratos com azeite. Embora este seja uma gordura boa, não quer dizer que você pode consumir livremente.

1g do macronutriente gordura possuem 9 calorias.

1 colher de sopa de azeite possui cerca de 119 calorias.

Então, durante seu cutting, tente reduzir as gorduras na dieta.

Cardio

Geralmente numa fase de cutting com uma dieta com déficit de calorias, você já será capaz de perder gordura corporal.

Fazer exercícios cardiovasculares aumentará, então, ainda mais sua queima de calorias.

Contudo, o aerobico vem como secundário. Seu foco ainda deve ser o treino resistido com pesos.

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Cutting Dieta Exemplar Gratuito

No exemplar de dieta de cutting disponivel neste artigo é totalmente ajustável a depender de quantas calorias seu déficit calórico permite que você coma.

Com isso em mente, listamos opções e calorias aproximadas de cada parte do dia.

Conforme mencionado anteriormente, você precisará calcular manualmente seu déficit de calorias. (Veja Como Clicando Aqui)

Talvez seja interessante manter as proporções de macronutrientes cerca de 30-50% provenientes de carboidratos, 30-40% para proteínas e 20% de gorduras boas.

Café da Manhã

Um sanduiche saudavel composto de pão de forma integral, peito de frango desfiado, queijo branco e ovos

OU, ao inves de pão, use rap10 como substituição

Almoço

Famoso frango e batata doce OU arroz integral e carne moida (cortes magros)

Muita salada

E, de sobremesa, pasta de amendoim OU abacate

Lanche da Tarde

Ovos com queijo branco OU abacate com whey protein

Jantar

Legumes e vegetais com queijo branco e file de peito de frango ou carne vermelha

Sobremesa: maçã ou outra fruta de baixa caloria. (Confira aqui quais)

Ceia

Iogurte grego com aveia OU uma vitaminada de frutas com whey protein

Obs. Importante: Para ter acesso às quantidades certas (em gramas) e às calorias totais de cada refeição, Baixe Agora GRATUITAMENTE esta dieta clicando no botão abaixo e preencha os campos necessários seguindo os passos adequadamente.

Claramente, dependendo do seu déficit calórico, você pode incluir ou diminuir mais comida ou outras refeições no seu dia.

Veja, a “chave do sucesso” para um cutting eficiente é a CONSISTENCIA!

Conclusão

dieta de cutting

Uma dieta de cutting visa maximizar a perda de gordura corporal enquanto mantém a massa muscular.

Esse periodo de cutting envolve o cálculo de suas necessidades de calorias e macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) com base em seu peso e estilo de vida.

Você deve seguir nessa fase de cutting por alguns meses a fim de reduzir ao máximo sua gordura corporal e prepará-lo para um bulking (periodo de ganho de massa muscular).

Combine a dieta de cutting com exercícios físicos (treinamento resistido com pesos) para manutenção da sua massa magra.

Se você estiver interessado neste tipo de dieta de cutting visando perda de peso, consulte seu treinador ou o profissional adequado para ver como fazer isso dar certo para você.

Cutting Dieta: O Que É, Como Fazer + 5 Dicas Extras 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Ref.: https://www.maximuscle.com/sports/bodybuilding/What-is-Cutting/
https://www.maximuscle.com/sports/bodybuilding/4-Week-Diet-For-Cutting/

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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