fbpx

Neste artigo vamos conhecer sobre esse medicamento que vem ganhando notoriedade e se é realmente verdade que metformina emagrece e para que serve.

Resumidamente, Metformina é um medicamento utilizado por pessoas com diabetes tipo 2 para seu tratamento e funciona abaixando os níveis de insulina no sangue.

Este artigo possui 11 referencias pautadas na ciência, comprovando se metformina emagrece e tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

Antes de tudo, se preferir, baixe este artigo em PDF para ler na sua casa tranquilamente, sem pressa. Basta CLICAR AQUI.

Ou caso deseje conhecer também nossos maiores segredos e ferramentas sobre nutrição e treinamentoalém do PDF mencionado, basta clicar no botão abaixo e colocar seu e-mail.


Vai chegando final do ano e todo mundo busca pela “pílula mágica” (dietas da moda) caindo diretamente em artigos como esse ~metformina emagrece~ então, está na hora de abordarmos esse assunto em maiores detalhes.

Já é sabido da importância da sensibilidade a insulina. Tanto é que tratamos nesse blog de assuntos e estratégias mais avançadas de nutrição, como:

Todas essas questões envolvem como sensibilizar sua insulina e “Nutrient Timing”, algo que acredito e prego em meus planejamentos, tendo sempre sucesso e grandes resultados de emagrecimento.

Metformina Emagrece? Para Que Serve? 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Até ai tudo bem. São estratégias buscando o horário IDEAL a se consumir determinados alimentos e seus macronutrientes.

O problema é quando começamos a adicionar medicamentos na ‘jogada’. Nisso, qualquer variável trará consequências, sejam elas positivas ou negativas.

Uma frase que gosto bastante de um amigo meu é: “Não existe almoço grátis na farmacologia”.

Bom, dito isso. Vamos ver o que é metformina e para que serve… Se cloridrato de metformina emagrece realmente ou não, além de outras dúvidas.

O que é Metformina?

O que é metformina? Trata-se de um medicamento indicado para quem tem diabetes mellitus do tipo 2, ou seja, aqueles que são ~resistentes à insulina~.[1]

Em outras palavras, o que é metformina –> um antidiabético e hipoglicemiante. Também comercializado com o nome de Glifage.

Metformina Bula

Para ter acesso a bula metformina clique aqui.

Para que Serve Metformina?

Metformina emagrece? Como visto, a metformina é um dos melhores fármacos a fim de sensibilizar a insulina ~remedio para sensibilidade a insulina~.

para que serve metformina: remedio para melhorar a sensibilidade a insulina
Creditos da Imagem: mypcoskitchen Tradução: BR

E, basicamente, a metformina te ajudará a controlar os altos níveis de açúcar no sangue (glicemia).

Fazendo isso, é desencadeado diversos benefícios, prevenindo problemas e danos nos:

O correto controle da diabetes também pode atenuar o risco de ataque cardíaco ou derrame. E, de quebra, metformina emagrece. (Vamos explicar logo mais)

Para que serve metformina? Ela atua auxiliando o corpo a restaurar a correta resposta frente à insulina produzida naturalmente.

A metformina, ou Glifage, também diminuirá a quantidade de açúcar que o próprio fígado produz e a absorção desse açúcar pelo estômago e intestino.

RESUMINDO: Em outras palavras, para que serve metformina –> Ela ajudará na manutenção dos níveis altos de açúcar no sangue e a controlar a diabetes do tipo 2.

Metformina Mecanismo de Ação

Metformina emagrece? A partir da explicação do seu mecanismo de ação, você irá tirar suas próprias conclusões.

O mecanismos de ação da metformina é específico e semelhante a outros medicamentos da classe conhecida por “biguanidas”.

Esses são verdadeiros “sensibilizadores à insulina” e eles trabalham com uma enzima chamada AMPK (adenosine monophosphate-activated protein kinase; Traduzindo: proteína quinase ativada por adenosina monofosfato) ESTIMULANDO sua ativação. [2]

Metformina Emagrece? Para Que Serve? 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Creditos da Imagem: ResearchGate Tradução: BR

Basicamente, o que a AMPK faz é: regularizar/equilibrar a homeostase da energia celular através da regulação dos níveis de ATP (adenosina trifosfato; de forma sucinta: trata-se da sua energia).[3]

Em outras palavras, toda vez que o corpo “depleta” (esgota) ATP, por mecanismos como, por exemplo, glicemia baixa ou hipoxia (baixo teor de oxigênio no tecido), que ocorre através da dieta e atividades físicas, essa enzima AMPK é ativada.

Assim, posteriormente, todos os processos que CONSOMEM ATP (como, por exemplo, síntese de ácidos graxos e colesterol) são desligados.

Já na “contramão do negocio”, processos que envolvem a PRODUÇÃO de ATP (exemplo: oxidação de ácidos graxos e de glicose) são ligadas.

Perceba, tudo isso é para que possamos repor energia (a nível celular).

Esses são conceitos básicos e fazem parte de um processo chamado Ciclo de Krebs.

Em outras palavras, o AMPK é uma espécie de “sensor de estado energético”.

Se SOBRAR energia, o AMPK ativa a síntese de ácidos graxos e colesterol, e isso pode desencadear o acúmulo de gordura (lipogênese).

É um processo natural do corpo…

Comeu mais do que deveria > sobrou energia (superávit calórico) > corpo estoca em forma de gordura.

botao favorito
Clique no botão acima para saber mais

Agora, veja… Se FALTAR energia no corpo, o AMPK irá ativar a oxidação de ácidos graxos e glicose (glicólise) e isso pode desencadear a lipólise (queima de gordura);

Logo, Metformina Emagrece? Pode ser que sim. Vamos entender melhor como isso funciona e para que serve metformina…

Vamos mais fundo então…

Fato é: Metformina (Glifage) estimula a ativação de AMPK, principalmente nos hepatócitos (células encontradas no fígado).

Por consequencia, a atividade da acetil-CoA carboxilase (ACC)* é diminuída, induzindo a oxidação de ácidos graxos.

Além disso a ACC suprime/reduz a expressão de enzimas lipogênicas (aquelas que criam gorduras. Isso… a ‘pochete’, por exemplo).

*ACC é a enzima chave no controle da síntese de ácidos graxos (gorduras).

Além disso, essa ativação da AMPK pela Metformina (ou Glifage, ou qualquer análogo de adenosina) suprime a expressão de SREBP-1, que é um importante fator de transcrição lipogênico.

Em outras palavras, Metformina emagrece sim! E, não só isso, ela é capaz de dificultar o ganho de gordura durante seu uso.

Em outras palavras, usando glifage ou metformina emagrece e ainda fica difícil engordar enquanto a usa (sem efeito rebote).

Alguns estudiosos e pesquisadores gostam de tratar a metformina como sendo um “aeróbico em capsulas”😂.

Isso porque a metformina ou glifage basicamente (dizendo bem a grosso modo) mimetiza/imita os benefícios que um aeróbico/treino pode causar no corpo.

RESUMINDO: Metformina Emagrece? Sim, ela ativa AMPK, suprimindo a expressão de SREBP-1 fazendo você emagrecer.

Bruno Rodrigo explica se cloridrato de metformina emagrece mesmo, confira no video abaixo:

Metformina Para Que Serve? BENEFÍCIOS

Bom, vimos até agora que o glifage ou metformina emagrece e pode sim ajudar na perda de peso, sensibilizando a insulina e ativando o AMPK.

Basicamente, você vai aproveitar melhor tudo que come.

Vejamos agora as vantagens do uso da Metformina (Glifage):

  • Aumenta a sensibilidade a insulina (através da sensibilização de receptores de insulina e maior translocação de GLUT-4),
  • aumenta a captação de glicose nos tecidos musculares,
  • estimula a perda de gordura corporal,
  • melhora os valores de colesterol (HDL), e
  • resulta em uma melhora da saúde “metabólica” (num contexto geral).

Não só isso…

Lá fora🇫🇷, a metformina é usada até na medicina anti-aging (anti-envelhecimento).

Diversos estudos apontam que a metformina ajuda no combate o envelhecimento precoce.

Em outras palavras, a metformina emagrece e te dá, de bônus, mais alguns anos de vida, traz maior longevidade.

Mas vamos ver isso em detalhes logo mais…

Como pudemos observar, pensar que metformina emagrece, como sendo um mero “aumentador de sensibilidade à insulina” é extremamente simplista.

Parece ser muito bom para ser verdade né?! Pois bem… lembra que falei que “não existe almoço grátis”. Então, vamos ver o outro lado da moeda agora.

Metformina Efeitos Colaterais

metformina efeitos colaterais

Até agora só falamos dos benefícios da metformina… se a metformina emagrece, para que serve metformina, enfim…

Quando se trata de bodybuilding (construir um físico excelente), na maioria das vezes, os prejuízos tendem a ser maiores que os benefícios.

Então Atenção agora! Vamos ver os efeitos colaterais da metformina.

Primeiro de tudo: Metformina reduz significativamente síntese protéica. Não só através de um único mecanismo, mas vários.[6]

Acontece que síntese protéica é um processo que demanda muita energia, então faz sentido que a ativação de AMPK trabalhe contra, afim de diminuir esse processo.

Na prática, vai haver a inibição direta de uma proteína chamada mTOR (mammalian target of rapamycin).

mTOR é um fator importantíssimo para o começo dos processos de síntese proteica, proliferação celular e expressão gênica. Basicamente é “a chave de ignição do metabolismo“.

Veja, AMPK e mTOR são contrários, são opostos; No sentido de que se um está ativado, o outro estará suprimido.

Mas perceba: Estar suprimido não significa, necessariamente, estar desativado. Ou seja, não quer dizer que seja impossível que ambos estejam ativados ao mesmo tempo.

Além disso, a Metformina causa Apoptose Celular de Receptores Androgênicos (em específico, dos receptores LNCaP e 22RV1).

Percebe?! A palavra ~apoptose~ significa ~morte celular programa~. É, basicamente, uma autodestruição das células; Sendo, mais especifico, nesse caso, dos receptores androgênicos.[5]

Vou frisar novamente: Metformina ELIMINA receptores androgênicos.

Há vários estudos que confirmam essa afirmação. Esse, por exemplo.

Muito embora, é justamente isso (essa Apoptose Celular, em conjunto com a inibição do mTOR) que tem tornado Metformina uma excelente ferramenta contra diversos tipos de câncer e o que a torna tão eficaz contra SOP (síndrome do ovário policístico), devido ao seu efeito antiandrogênico. [7][8]

“Beleza, Brunão. Mas o que isso significa na prática?”

Bom, da mesma forma que a metformina inibe o “anabolismo”/crescimento do câncer, ela também reduz qualquer crescimento celular; E isso inclui seus ~queridos músculos~😭.

Ou seja, a metformina vai limitar o quão “grandão/monxtrão” tu vai ficar, além de impor um “teto” (limite) do quanto você pode “crescer” (ganhar massa muscular).

Acha pouco?! Então, calma que ainda não acabei…

Metformina efeitos colaterais: Metformina também diminui ~consideravelmente~ a produção de testosterona, em homens e mulheres. (toma)

Reduz e não é pouco viu?! Uma bela queda de em torno de 20-30% em média. [9]

O resultado desse estudo sugere que o uso de metformina pode diminuir a libido e os níveis de testosterona.

Veja 10 Maneiras de Aumentar a Libido

Metformina Emagrece?

metformina emagrece

Pois bem, esse estudo aqui avaliou dois grupos. O intuito era justamente comprovar se metformina emagrece ou não.

O objetivo era investigar os efeitos de uma dieta hipocalórica associada com metformina ou glifage em homens obesos com e sem diabetes tipo 2.

Os dois grupos foram submetidos ao experimento de duração de 3 meses, no qual o grupo que estava tomando metformina glifage tomou 850mg duas vezes ao dia.

O resultado foi que houve uma diminuição do IMC, além da diminuição da circunferência abdominal e do quadril em ambos os grupos.

Saiba Mais: Calcule seu IMC

Ou seja, metformina emagrece, porém, há um custo, veja…

Houve uma diminuição significativa nos níveis de testosterona nos dois grupos.

Talvez isso, o fato da metformina reduzir testostorena, não importe para usuários de EAs esteróides anabolizantes (e nem deveria importar mesmo).

Mas para nossos queridos “fellas naturais” isso irá fazer uma Enorme diferença! Não só do ponto de vista de desenvolvimento muscular, mas também como outras áreas (podendo afetar a libido, bem estar etc.).

botao favorito

Para Que Serve Metformina: Maior Longevidade

Como pudemos ver, além da metformina emagrece ela também te proporciona maior longevidade.

Veja, esse estudo recrutou dois grupos com 53 sedentários, homens e mulheres por volta de 60 anos, no qual, a maioria deles tinham fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 (histórico familiar, por exemplo) – embora não tivesse, de fato.

Submeteram os participantes a treinos aeróbicos e o consumo de metformina glifage e placebo. Antes, fizeram testes para mensurar a capacidade aeróbica, glicemia, massa corporal e sensibilidade a insulina.

Veja 40min de Treino Funcional

Depois do experimento, refizeram os testes e, claramente, todos melhoraram seus marcadores; tanto capacidade aeróbica melhorou, quanto os níveis de açúcar no sangue e melhora da sensibilidade a insulina.

Contudo, parece que aqueles que tomaram metformina glifage tiveram menos progresso no que tange ganho de massa muscular, quando comparado ao grupo placebo.

O ponto é que: Metformina emagrece? Sim, mas a que custo? (Vamos ver no próximo item).

E outro ponto: Não há nenhuma “mágica” com seu uso. Adequando dieta e treino você conseguiria os mesmos benefícios (tanto em emagrecimento quanto em maior longevidade – visto que a atividade física contribui nesse fator também)[4]

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Metformina Emagrece? Q&A – Perguntas Frequentes

Constantemente recebo perguntas sobre esse farmaco, se metformina emagrece, como tomar, etc.

Então, para sanar as duvidas mais frequentes, separei aqui um “perguntas e respostas” rápido. Vejamos…

Como Tomar Metformina Para Emagrecer?

Segundo a bula da própria metformina, pode-se ingerir em caso de pre diabetes (ou estar acima do peso) 500mg uma vez ao dia será o suficiente. Utilize na refeição mais calórica do dia. Dê preferencia pelo Glifage XR 500 devido a sua liberação gradual/lenta.

Metformina Emagrece Quem Nao Tem Diabetes?

Sim, o glifage ou metformina emagrece mesmo não tendo diabetes. Não de forma direta, mas indiretamente, pois evitará picos de insulina, além de ajudar na sensibilização a este hormonio.
Contudo, sempre lembrando que não adianta tomar o medicamento e ficar comendo pizza, fast food, etc. A metformina por si só não faz milagre!

Posso tomar Glifage Metformina e Fazer Jejum Intermitente?

Sim, Segundo o Dr. Gustavo Fagundes, endocrinologista, “Não há contra-indicação. (…) Como esse remédio não causa hipoglicemia é seguro usar.”.
Contudo, como já dito, recomendo usar o glifage metformina no momento de “quebra” do jejum para melhor aproveitamento do fármaco.

Metformina Emagrece? CONCLUSÃO

Pois bem. Como eu disse, não existe “almoço grátis”.

TUDO tem consequências (sejam elas positivas ou negativas) no que tange fármacos/medicamentos e manipulação da fisiologia humana.

Uma “simples” mudança pode desencadear uma cascata de eventos que você sequer imagina.

É por isso que eu falo para “não inventar moda“. Faça o básico, que funciona!

Metformina Emagrece? Para Que Serve? 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Clique na imagem acima e baixe seu e-book gratuitamente

Para hormonizados, que estejam em pre contest / cutting, com uma data previa para competir, pode ser interessante avaliar o uso.

Já para naturais, não vejo sentido no uso – salvo situações específicas como, por exemplo, uma mulher em tratamento para SOP.

Já para aquele jovemzinho(a) que NÃO sabe fazer dieta direito e não treina adequadamente, só está querendo pular etapas ou buscando a “pílula mágica”, não deveria usar.

Na realidade, o que este cidadão deveria fazer é ajustar sua rotina, sendo consistente nos treinos e dieta. E, claro, deixar de comer “besteira”. Apenas isso será suficiente para ~sensibilizar a insulina~ que você queria.

És isso!

Veja Como Emagreci +10kgs e ainda ganhei massa muscular (sem metformina nessa época rs)

Se gostou deste artigo, envie para alguém que precisa ler isso e está pensando em fazer o uso do medicamento.

Abraços, BR.

Metformina Emagrece? Para Que Serve? 4 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Referencias:
Boutari C, et al. (2017). Decreasing lean body mass with age: Challenges and opportunities for novel therapies. DOI:10.3803/EnM.2017.32.4.422

AVISO LEGAL
Nós, da BR da Nutrição, deixamos claro que não incentivamos o uso de qualquer medicamento, fármaco e/ou similares para qualquer que seja a finalidade e temos profundas preocupações com os danos a saúde que podem acontecer com o uso e/ou abuso dessas substâncias, lícitas ou ilícitas. Este artigo é meramente informativo, buscando educar o leitor da melhor forma possível.

Tags: | | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.