fbpx

Se você já seguiu alguma das dietas da moda, saiba que você não está sozinha(o) nessa. Mas cá entre nós, por acaso você conseguiu MANTER essa dieta por longos períodos?

Ah… outra curiosidade minha: Caso você tenha perdido peso com essas dietas da moda, o peso perdido se manteve ou você voltou ao peso antigo?

Pergunto isso pois a maioria ‘esmagadora’ dos alunos que vem até mim buscando ajuda e que fizeram dietas da moda tiverem esses dois problemas principais: A não sustentabilidade da dieta e o “efeito rebote” (retorno do peso anterior).

6 Dicas Para Emagrecer Sem Precisar de Dietas da Moda 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Dietas da moda não são sustentáveis no longo prazo. Geralmente elas são embasadas em retirar um macronutriente da sua rotina (é o caso da low carb, por exemplo) ou se restringir excessivamente.

Talvez te interesse: Diferença entre Dieta e Reeducação Alimentar

Dietas da moda não te fazem mudar seus hábitos. E é justamente esse o SEGREDO: Construir hábitos saudáveis!

Sempre me perguntam: “Brunão, qual a melhor dieta, na sua opinião?”

E minha resposta é sempre a mesma: ~a melhor dieta é aquela que você consegue seguir pelo maior tempo e com menos erros cometidos possível no decorrer”.

Perceba que ao aplicar dietas da moda, você até consegue perder peso na primeira semana, talvez na segunda… mas logo tende a estagnar / estacionar o peso.

Veja tambem Como Emagrecer em 1 Mes

A situação piora ainda mais quando você acaba “entregando os pontos” e voltando aos hábitos antigos. É bem provável que nesse caso o peso perdido retorne e, muitas vezes, até mais do que antes.

Isso porque você se restringiu demais e causou aquilo que chamamos de “dano metabólico”, ou seja, seu metabolismo foi “judiado” e desregulou os “hormônios da fome e saciedade” (grelina e leptina).

o ciclo das dietas da moda

O próximo passo é essa pessoa, que fez dieta da moda, procurar ajuda profissional, visto que se encontra perdida após o ocorrido.

Contudo, para corrigir um “dano metabólico” e voltar a acelerar o metabolismo, é necessário fazer o contrário do que a pessoa tinha costume. Ou seja, COMER MAIS.

Assim ela fica relutante ao seguir o planejamento com receio de engordar mais.

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Saiba Agora Como Emagrecer COMENDO

Por vezes, eu (Bruno Rodrigo “BR”) e minha equipe temos que fazer um trabalho mais a fundo e interdisciplinar com o paciente a fim de faze-lo entender que tudo são etapas.

Que é necessário passar por essa etapa de comer mais, regularizar o metabolismo e, em seguida, voltar ao foco de emagrecimento e perda de gordura corporal – mas, dessa vez, da maneira correta.

Como visto, dietas da moda não são duradouras; Então, qual dieta funciona?

Na verdade, o que funciona é não seguir, propriamente, uma dieta, e sim, fazer disso um estilo de vida saudavel, com bons hábitos, alimentos saborosos e exercícios físicos dos quais você goste de praticar.

Logo abaixo darei algumas dicas simples e fáceis de aplicar para fazer isso dar certo e não precisar mais recorrer a dietas da moda.

Dicas para Perder Peso Sem Recorrer a Dietas da Moda Restritivas

Separamos 6 dicas especiais para você aplicar hoje mesmo e não mais precisar procurar pela internet sobre dietas da moda. Veja:

1- Procure consumir uma variedade de alimentos

Cada alimento é único e tem seus benefícios e propriedades.

Para o corpo se desenvolver adequadamente e você conseguir obter o máximo de performance, é necessário extrair o máximo dos alimentos tendo uma dieta saudável.

Veja Como Emagrecer Com Saude

Isso significa ter o equilíbrio certo de proteínas, carboidratos e gorduras – além dos micronutrientes e fibras alimentares.

Talvez te interesse: Carboidrato a noite engorda?

Quando você segue uma dieta da moda e exclui certos macronutrientes necessários, está colocando sua saude em risco.

Obter muito pouco de qualquer nutriente talvez não cause um problema de imediato, mas no longo prazo, podem surgir certos problemas. Inclusive o tal “dano metabolico” que citei anteriormente.

2- Controle as Porções

Como você pode ver na imagem acima, este é um bom exemplo de prato saudável, fazendo uma boa divisória de macronutrientes.

Ademais, tente optar por:

  • Uma xícara de frutas por refeição, cerca de 3~5 frutas no dia; (Veja as Frutas que Emagrecem)
  • 85g de carne, peixe ou frango (proteínas, no geral) são aproximadamente o tamanho da palma da mão;
  • Um punhado de mão fechada seria interessante para sua porção de carboidratos (já pronto/cozido)

Ou melhor, veja essa imagem abaixo referente ao que chamamos de “Guia da Mãozinha” e veja como ele pode te ajudar…

Aqui estão alguns “truques” simples que irão te auxiliar a fim de reduzir suas porções (e, consequentemente, suas calorias):

  • Coma salada primeiro! #comavegetais
  • Caso vá comer “fora”, com seu/sua parceiro(a), divida a porção com ele(a). Ou peça uma inteira, mas leve metade para casa;
  • Peça a refeição infantil ou pequena.

3- Diga “NÃO” às gorduras “ruins”

Reduza o máximo que puder o consumo de gorduras saturadas provenientes de animais e tente eliminar gorduras trans da sua vida (aquelas provenientes de frituras, salgadinhos, fast foods, etc).

Caso te interesse, veja: Macronutrientes Associados a Doenças Cardiovasculares

4- Faça, pelo menos, 3 horas de atividade física na semana

Você pode dividir essas horas (180 minutos, no caso) em poucos exercícios ao longo da semana.

Por exemplo, nosso Treino Funcional em Casa de 40min você poderá faze-lo 4x na semana.

Aprenda tambem a Como Ter um Corpo Definido Treinando Em Casa

5- Faça uma limpeza nos armários

E não estamos falando de “sujeira”, mas de “alimentos pouco nutritivos”.

Manter esses tipos de aliementos “ao seu olhar” (no seu “radar”) será uma grande armadilha – ainda mais pra quem está começando agora uma vida mais saudável.

Ao invés disso, abasteça sua dispensa e geladeira com alimentos bons como proteínas magras, frutas, legumes e vegetais, grãos integrais, oleaginosas e queijos magros.

6- Coma pequenas refeições mais frequentes

Uma media de 6 pequenas refeições no dia é uma boa. Dê aquele espaço clássico de “3 em 3  horas”. Procure consumir alimentos saudáveis e que te deixarão saciado por longo períodos. Invista em gorduras boas e vegetais.

Aproveite para baixar nosso eBook GRATUITO que dá um grande enfoque nessa questão de fazer dieta SEM passar fome

6 Dicas Para Emagrecer Sem Precisar de Dietas da Moda 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Se precisar de mais informações sobre perda de peso e dieta, converse com seu médico ou nutricionista.

Pergunte ao seu médico sobre seu peso “ideal” e a quantidade de calorias que você deve ingerir para emagrecer e manter um peso ideal.

Talvez te interesse:

Além disso, de bonus, uma dica extra: Peça a colaboração de amigos e parentes.

Essa fase inicial de mudança de habito tende a ser a mais dificil do processo e seguir um plano de emagrecimento com pessoas te apoiando é muito melhor.

Conclusão Sobre as Dietas da Moda e o Que Você Deve Considerar

As pessoas frequentemente irão tentar qualquer coisa que prometa perder peso rápido.

Elas podem querer ter uma aparência ou se sentir melhor, ou podem estar preocupadas com problemas relacionados a saúde.

As empresas e “gurus” que promovem dietas da moda se aproveitam desse fato. Eles te vendem a ilusão de resultados rápidos. “o método infálivel, milagroso”…

Eles atraem as pessoas ao prometer uma perda de peso rápida e fácil.

Muitas pessoas preferem tentar a solução rápida de uma dieta da moda ao inves de fazer um esforço para emagrecer por meio de mudanças de medio-longo prazo em seus hábitos alimentares e fazendo exercícios físicos.

As dietas da moda também são populares porque, de fato, funcionam sim, mas por um curto período de tempo.

Elas funcionam porque todas essas dietas da moda, sem você perceber, criam um DEFICIT CALORICO. E esse é o SEGREDO por tras de TODAS as dietas!

Aprenda Aqui o Conceito de Deficit Calorico

Eles geram esse deficit seja excluindo um macronutriente do seu dia (low carb, por exemplo) ou restringindo o periodo em horas que se come (jejum intermitente).

Mas, de forma geral, todas elas indiretamente te fazem comer menos. Ou seja, você ingere menos calorias do que o normal.

No entanto, é provável que a maior parte do peso que você perde seja “água” (retenção líquida) e, em alguns casos (a depender do quão restrito/agressivo foi a dieta) perde-se massa muscular – e não propriamente gordura corporal.

Dietas da moda não são sustentaveis pois é difícil atender às demandas de uma dieta rigorosa/restrita.

As dietas da moda geralmente limitam suas escolhas alimentares ou exigem que você coma os mesmos alimentos todos os dias.

Como dito inicialmente, depois de uma dieta da moda, você pode acabar ganhando de volta o peso que perdeu antes (Reganho de Peso). Fora que, não é incomum você ganhar até mais peso do que antes.

Aqui estão algumas Perguntas para fazer ao seu médico ou nutricionista:

  1. Como posso saber se uma dieta da moda é segura ou certa para mim?
  2. Se as dietas da moda são ruins, que tipo de dieta posso fazer para perder peso?
  3. As dietas devem ser de curto ou longo prazo?
  4. O jejum intermitente é uma forma saudável de perder peso?

Desconfie se o profissional te responder ou querer te empurrar alguma dieta da moda ou “solução rápido e milagrosa”.

Caso precise de uma ajuda com essa questão, com profissionais da saúde qualificados e que visam o longo prazo sustentável. Confira nosso time.

6 Dicas Para Emagrecer Sem Precisar de Dietas da Moda 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.