fbpx

Contar calorias importa? Essa é uma das perguntas sobre nutrição que recebo frequentemente lá no Instagram. Se é realmente necessário contar calorias ou não.

Aproveitando, se você ainda não me segue lá @brdanutricao clique aqui e fique por dentro do meu dia-a-dia, além de poder participar de sorteios e promoções em primeira mão.

Veja, eu sempre tenho receio de responder esta pergunta sobre contar calorias, porque depende muito da pessoa.

  • Depende dos Seus objetivos de curto e longo prazo…
  • Se você sabe comer “intuitivamente” ou não…
  • Se você realmente será honesto ao monitorar e contar calorias (e não “esqueça” acidentalmente docinhos que você comeu na noite passada)…
  • E se você tem tendências a compulsão alimentar.

Dependendo de quais são forem suas respostas às perguntas acima, posso ou não dizer que é uma boa ideia contar calorias regularmente.

E você Bruno Rodrigo, você conta suas calorias?” Sim, eu monitoro o tanto que como todos os dias. Tenho um diário alimentar para isso.

Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Para ser honesto, eu gostaria de não precisar fazer isso.

Eu não acho que seja “saudável” ficar obcecado com cada pedaço de comida que você come ou se sentir culpado por ter ultrapassado seus macros ou calorias nas férias e feriados.

No entanto, desde que comecei a contar calorias, quando recebi minha certificação de personal trainer, anos atrás, tentei parar com essa prática várias vezes.

Confira minhas certificações aqui

Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Principalmente porque isso não só deixava minha esposa louca, mas eu pensava ter noção do quanto comeria depois de tanto tempo monitorando minhas calorias.

Contudo, toda vez que eu parava de contar calorias, meu físico/shape ficava prejudicado.

Basicamente, aqui está o que acontece:

  • Eu sempre comia mais do que o necessário.
    Eu tenho fome constante e sou capaz de comer 1kg de comida por refeição (sem brincadeira).

Mas o oposto também acontece: Muita gente deixa de comer.

Conheço pessoas que fazem apenas duas refeições no dia, pois não sentem fome. E Treinar pesado, de forma consistente, significa que você precisa se “abastecer” da maneira certa (comer adequadamente).

Veja tambem O que Comer Depois do Treino

Consumir poucas calorias para a quantidade de atividade que você faz não vai ajudá-lo a alcançar um corpo definido, ou aumentar a carga/intensidade nos exercícios.

Quase sempre ingeria pouca proteína, já que a maioria dos alimentos “prontos” geralmente possuem pouco teor de proteína e são mais ricos em carboidratos e gordura (uma combinação poderosa para estragar seu shape).

Pelo fato de não ter nenhuma “prova” de ver o que eu havia comido de saudável durante toda a semana, acabava comendo mais “besteira” do que podia – afinal, não ia “doer” comer uma pizza na sexta-feira a noite, um docinho no dia seguinte, e por ai vai…

Por esses e outros motivos, sempre acabava voltando a contar calorias.

Hoje em dia, ainda faço isso com bastante dedicação (embora tenha a tendência de me dar uma folga nos feriados).

Então você deveria contar calorias? Aqui estão alguns bons motivos para monitorar o tanto que come:

3 Motivos Para Contar Calorias

contar calorias para perder peso funciona vale a pena

Veja abaixo alguns motivos do por que talvez seja interessante você começar a contar calorias:

#1 Isso o torna mais consciente do que você está comendo

Anotar o que você come regularmente, contar calorias, te “força”/obriga a realmente VER  o que está colocando (ingerindo) em seu corpo.

Esse fato pode ter um grande impacto sobre o que você realmente acaba comendo.

Ainda mais nos dias de hoje, tudo muito corrido, é fácil esquecermos alguma beliscada aqui ou ali.

E é justamente essa beliscada que irá comprometer o quão rápido você conseguirá seus resultados de boa forma. Acredite em mim!

Pense nisso: Se você estabeleceu como meta uma alimentação mais saudável, então olha para o seu registro alimentar e perceba que mal comeu um único vegetal recentemente e provavelmente comeu vários pães na semana passada.

Por isso ficará claro o por que você não ter perdido peso na ultima semana. E, consequentemente, ao se lembrar do que comeu, da próxima vez que você se sentar para uma refeição, provavelmente vai pedir uma salada.

Veja, isso foi só um exemplo, OK?! Nada contra o pãozinho, não sou radical em minhas dietas… Acredito que deva haver um equilibrio e “tudo pode” na dieta – mas com moderação (e, claro, se estiver ‘contabilizado’ na dieta).

Estar ciente do que você come pode fazer uma grande diferença, e eu descobri que para mim (e para pessoas como eu) ter minhas escolhas alimentares impressas e/ou fixadas, um cardapio alimentar com opções, é realmente a melhor maneira de “seguir o plano”.

#2 Contar calorias mostra a real se você está comendo demais (ou “de menos”)

Embora a maioria das pessoas provavelmente come mais calorias do que precisa – afinal, é muito mais fácil ultrapassar as calorias do seu dia comendo fast foods e alimentos densos energeticamente…

a maioria das pessoas provavelmente come mais calorias do que precisa. é muito mais fácil ultrapassar as calorias do seu dia comendo 'besteira'. por isso é importante contar calorias

Quer Saber Quanto Você Gasta de Calorias no dia? Clique aqui e Calcule sua TMB

… Também não é incomum que atletas (ou mesmo pessoas “normais”, especialmente as mulheres) comam poucas calorias para suportar a quantidade de exercício que estão fazendo.

Não comer o tanto de calorias que precisa pode levar a uma série de problemas, incluindo: diminuição do metabolismo, aumento da gordura corporal, diminuição da performance nos treinos, entre outros resultados indesejados.

Portanto, se você come pouco por natureza – ou mesmo que coma muito – contar calorias no dia-a-dia é uma das melhores maneiras de obter seus níveis de calorias onde deveriam estar.

#3 Ajuda a manter o controle sobre os macronutrientes consumidos no dia

Independente do seu objetivo atual, seja perder peso e definir ou construir “músculos”, o tipo de calorias que você consome (ou seja, seus macronutrientes) faz uma grande diferença se você é capaz de atingir essas metas ou não.

Se seu objetivo é ganhar massa muscular, neste artigo aqui eu falo qual o macronutriente que você mais precisa. E não, não é proteina (diferente do que a maioria pensa).

Por outro lado, se você está tentando perder gordura corporal, provavelmente se sairá muito melhor com uma dieta rica em proteínas e gorduras.

Manter o controle do que você come torna muito mais fácil prestar atenção nas quantidades de cada macronutriente (proteína, carboidratos e gorduras) que você está consumindo regularmente e se você precisa ajustar para melhor atender aos seus objetivos.

Quer entender melhor como montar uma dieta do zero, passo a passo, mostrando as quantidades ideais de cada macronutriente,o melhor horario para consumi-los e estrategias nutricionais avançadas? Confira nosso Metodo Emagrecer Comendo (MEC):

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento. aprenda a contar calorias
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Contudo, temos que ser imparciais. Então, aqui estão algumas boas razões para não contar calorias também:

Por que não contar calorias?

Abaixo você encontrará dois motivos para NÃO contar calorias…

#1 Pode encorajar um comportamento obsessivo sobre alimentação e prejudicial à saúde

Para qualquer pessoa com tendências compulsivas, contar calorias pode não ser a melhor maneira de levar um estilo de vida equilibrado e saudável.

Isso porque alguns de nós já são um pouco obsessivos (falando por experiência própria) podem facilmente exagerar e cair em um padrão doentio ao contar as calorias.

Alguns exemplos disso podem ser:

  • Decidir, propositalmente, comer menos ao ver os registros alimentares anteriores
  • Ficar ansioso com cada pedaço de comida consumido (quero dizer: “Meu Deus, comi 6 amendoas sendo que deveria ter comido apenas 5“)
  • Não aproveitar feriados, férias, festas e ocasiões especiais devido a preocupações com calorias e macros
Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

O resultado final é que, se você for uma pessoa obsessiva, pode se sair melhor a longo prazo, sem contar calorias e tentar uma abordagem diferente que cause menos ansiedade (como simplesmente seguir o tamanho correto das porções).

Veja tambem Como Controlar a Compulsão Alimentar

#2 As vezes simplesmente “enche o saco” contar calorias

Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 4 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

O maior motivo para não contar calorias? É irritante!

Contar calorias definitivamente leva um tempo “desnecessario”. Você tem que pegar a balança, pesar cada alimento separadamente, inserir no seu diario alimentar e repetir isso em todas as refeições do seu dia.

E não se esqueça de quaisquer ingredientes ocultos, como óleos adicionados, manteiga ou queijos – esses também contam!

Falo mais sobre essas “calorias ocultas” no meu livro virtual GRATUITO, baixe agora:

Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 5 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

O resultado final é que contar calorias leva tempo (admita!). Além disso, não só é chato, mas como também pode deixar seus amigos e familiares loucos.

Assistir você registrar constantemente tudo que você come pode fazer com que seu namorado(a), amigos, pais, ou quem quer que seja, pense que você está sempre perdendo seu tempo ou se preocupando demais com tudo o que come.

Contar calorias ou não contar? Eis minha conclusão

Em última análise, depende de seus objetivos esteticos e seu tipo de comportamento se você deve ou não contar calorias regularmente.

Embora contar calorias em longo prazo possa ser chato e não ser “saudável” (mentalmente) para qualquer tipo de personalidade, eu recomendo que todos tenham um diario alimentar e comecem a monitorar o tanto que comem por uma ou duas semanas, vez ou outra.

Contar calorias, ainda que por um curto tempo, pode realmente ajudá-lo a aprender sobre tudo o que você está comendo, e ver como seu corpo funciona (principal motivo)

Além de te dar uma ideia mais clara do tamanho das porções e a repartição de macronutrientes que você deve consumir.

Se você quiser experimentar, eu recomendo usar um aplicativo para controlar sua ingestão diária de alimentos. Eu gosto de usar o MyFitnessPal.

Em breve pretendo fazer um artigo mostrando como usa-lo – se for do seu interesse, deixe isso nos comentários para me encorajar a faze-lo o quanto antes.

Mas Claro, você sempre pode optar por usar um bom e velho diário alimentar à moda antiga, com papel e caneta mesmo.

Mas creio que registrar alimentos e contar calorias em um aplicativo é muito menos “doloroso” do que anotar tudo “no braço”.

Enfim, caso você não queira fazer nada disso e simplesmente contratar alguem para pensar por você… alguem com experiencia, um guia/consultor, com anos de experiencia… recomendo a dar uma olhada em nossos serviços, clicando no botão abaixo.

Contar Calorias: Os Dois lados da Moeda! 3 Motivos 6 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Fico te esperando.

Abraços, BR.

Referencia: https://www.12minuteathlete.com/count-calories/

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.