fbpx

Mel é aquela substancia doce e viscosa produzida por abelhas, um açúcar natural que tem mais beneficios do que você pode imaginar. Mas, será que mel engorda?

Outra substancia produzida pelas abelhas e que ajuda no emagrecimento é o PROPOLIS.

Leia nosso artigo sobre o propolis, clicando aqui.

mel engorda ou emagrece

Agora, voltando para o mel. Antes de saber se mel engorda, vamos conhecer mais sobre essa substancia.

Mel pode ser usado para varias coisas. Na verdade, seu uso é de pelo menos (acredite) 8.000 anos.

O mel É conhecido por suas propriedades aromatizantes, medicinais, nutritivas, hidratantes, antibacterianas e antiinflamatórias.

Desde colocá-lo em nossa torrada matinal, no café da manhã, até usá-lo quando sofremos uma pequena queimadura, o mel sempre é útil.[1]

Um dos outros usos do mel que está ganhando força é o uso dessa substância para melhorar o condicionamento físico e emagrecer.

Aqueles que usam esta substancia para perder peso juram que mel não engorda e lhes dá os resultados (o corpo) que desejam.

Mel engorda? Como ele ajuda na perda de peso? Sim… o mel contém açúcar. No entanto, quando comparado com o açúcar refinado, o mel possui vitaminas e minerais benéficos para a saúde.

O açúcar refinado, ao contrário, é considerado como sendo “calorias vazias”, o que significa que não há benefício algum na sua ingestão. Portanto, quando você consome muito açúcar, tende a ganhar peso e engordar.

Não só por causa das calorias, mas devido à falta de vitaminas e minerais.

O mel, por outro lado, é uma boa fonte de nutrientes que ajuda as pessoas em seus esforços para perder peso, se consumido na quantidade correta.

Não sabe ao certo quanto você deve ingerir? Sugerimos fortemente a dar uma olhada em nosso trabalho, clicando no botão abaixo.

Mel Engorda? 3 Formas de Usar o Mel Para Emagrecer 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Mel na Dieta Pode?

Ultimamente tem se “demonizado” muito palavras como “frutose”, “carboidratos” rs. Devido às dietas da moda (low carb, por exemplo).

Contudo, veja nosso vídeo abaixo e como a frutose não é a vilã que todo mundo acredita e como ela pode ser usada para melhorar sua nutrição e performance nos treinos.

Mel engorda? Ele atua como combustível para fazer o fígado produzir glicose. Essa glicose mantém os níveis de açúcar do cérebro altos e o força a liberar hormônios de queima de gordura.

Já dizia o saudoso Waldemar Guimarães: “a gordura queima numa fogueira de carboidratos”.

Lembre-se: Você precisa de carboidratos para fazer girar o Ciclo de Krebs adequadamente.

Talvez você não saiba o que significa esse tal “ciclo de krebs”, mas tenha em mente que é ele o responsavel por deixar seu metabolismo “afiado”, funcionando 100% (dizendo a grosso modo).

A maioria de nós luta para perder peso porque consumimos muito açúcar e alimentos processados.

Mel engorda? Quando consumimos mel e mais carboidratos bons, o corpo tem mais nutrientes e energia para utilizar e fazer um treino eficiente e, por consequencia, a queimar mais gordura corporal.

Quando você dá um passo adiante, substituindo o açúcar por mel, você reequilibra o sinal do cérebro fazendo com que você perca a vontade de consumir coisas mais doces.

Parece contraditório, mas pelo fato do mel ser “bem doce”, você acaba “perdendo o desejo” de comer outros tipos de doce (leia-se: besteirinhas, chocolate, industrializados em geral).

Saiba Mais: Como Diminuir a Vontade do Doce

Mel Engorda ou Emagrece? Como Usa-lo Para Perder Peso?

Muitas pessoas adicionam uma colher de chá de açúcar em suas xícaras de chá ou café diariamente sem perceber como isso pode afetar sua saúde a longo prazo.

Açúcar é  uma substancia inflamatoria para o corpo que, em excesso no organismo, pode contribuir para a aparição de doenças cronicas como diabetes, obesidade, hipertensão, etc.

Fazer uma simples troca do açucar pelo mel é uma das melhores maneiras de se manter saudável, em forma e evitar que o mel engorda.

Isso também faz parte de uma reeducação alimentar. Fazer trocas inteligentes!

Saiba Mais Sobre a Reeducação Alimentar

O mel também pode ser usado como substituto em sobremesas, ou como alternativa a diferentes adoçantes.

Mel Engorda? Uma das melhores maneiras de consumir mel para perder peso é tomando uma colher de chá de mel a noite.

Meu Deuss! Carboidrato a noite nãoo… não pode...” Caalma jovem. Não é bem assim. Veja nosso artigo sobre carboidrato a noite e esqueça esse mito.

consumo de carboidrato a noite mel a noite engorda?

Fazendo Isso ajudará o corpo a queimar mais gordura durante as primeiras horas do sono. Isso porque, conforme vimos no artigo acima mencionado…

Quando ingerimos alimentos fontes de carboidratos, como o mel, por exemplo, em especial associados a alimentos fontes de TRIPTOFANO (aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor associado a melhora do humor, bem estar, cognição etc..”) induzimos uma elevação na insulina, aumentando, assim, a disponibilidade deste aminoácido no cérebro.

Nutricionista Silverio Neto

Mel engorda? Na verdade, pelo contrário. Ele é conhecido por ter o poder de suprimir o apetite.

Veja, A maioria das pessoas tende a comer demais ao longo do dia, e essa é uma das principais razões para engordar e ganhar peso.

Embora não passar fome não seja o ideal, é importante ter cuidado com o tamanho da porção de comida.

Uma vantagem de usar o mel para emagrecer é que ele ajuda a diminuir a fome e o desejo por doces ao longo do dia, como ja vimos.

Isso, por sua vez, ajudará você a evitar perder o controle na hora de comer algum docinho.

Saiba Mais Sobre Compulsão Alimentar

Mel Calorias – Valor Nutricional

Mel engorda? Veja agora suas calorias e tabela nutricional.

mel calorias valor nutricional
Creditos da Imagem/Fonte: cuidai.com.br

O mel é um adoçante natural, o que o torna um excelente substituto para o açúcar branco de mesa.

Mel engorda? Nutricionalmente Falando, uma colher de sopa de mel contém cerca de 46 calorias e 12 gramas de açúcar (incluindo frutose, glicose, maltose e sacarose), mas nenhuma fibra, gordura ou proteína.

Um dos principais benefícios de substituir o açúcar pelo mel é que este último tem um valor de indice glicemico (IG) mais baixo.

Isso significa que não aumenta os níveis de açúcar no sangue tão rapidamente quando comparado com o açúcar.

O mel numa porção de 25g possui 61 de IG[3], ao passo que o açucar de mesa possui 103 de IG [2]

Mel engorda? Por ele ser mais doce que o açúcar, mesmo uma pequena quantidade ajudará a satisfazer os desejos por doces, evitando que você coma em excesso.

O mel é rico em antioxidantes, incluindo compostos orgânicos e compostos fenólicos como os flavonóides. [4]

Sendo rico em antioxidantes, o valor nutricional do mel pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, bem como melhorar a saúde ocular. [5]

Saiba Mais Sobre Antioxidantes

Estudos também mostraram que o uso de mel pode ajudar a melhorar a saude do coração, manter os níveis de pressão arterial e controlar o colesterol. [6]

Mel ou Açúcar Refinado? Qual é Melhor? Tem Diferença?

Mel engorda? Ainda que o mel possua açúcares naturais e ser denso em calorias, ele ainda é melhor escolha comparado ao açúcar branco refinado.

Isso porque, como vimos, o açúcar de mesa não “agrega” nada em termos nutricionais; já o mel possui antioxidantes, ácidos fenólicos e flavonóides. [8]

Ainda que o mel aumente os niveis de açúcar no sangue, não será na mesma proporção que o açúcar refinado, segundo um estudo feito em 48 diabeticos tipo 2. [9]

Outro estudo tambem aponta que usar mel ao inves de açúcar pode diminuir os triglicerides, o LDL (colesterol “ruim”) e melhorar a saude do coração.[6]

Contudo, embora mel seja uma melhor opção comparado ao açúcar refinado, ele deve ser usado com moderação para não engordar.

Mel Engorda? 3 Maneiras de Usar Mel para a Perda de Peso

Confira agora algumas formas de usar o mel para emagrecer.

Canela e Mel

Como é sabido, canela é uma especiaria que tem sido usada há vários anos por seus benefícios nutricionais e para a saúde.

Esse tempero é derivado da casca da canela e pode ser usado em vários pratos e bebidas.

O principal beneficio da canela, ao meu ver, é ajudar na sensibilidade a insulina. (Mas isso vamos ver em outro artigo)

Mel engorda? Uma das melhores maneiras de fazer a manutenção do seu condicionamento físico e peso ideal é usar canela e mel para emagrecer.

Sugiro a ingestão de chá verde e adicionar uma colher (de chá) de mel, com meia colher (de chá) de canela.

As propriedades de metabolização desses dois ingredientes o ajudarão a ganhar energia e disposição ao longo do dia.

Essa mistura também o ajudará a manter o apetite controlado e evitar a compulsão alimentar.

Saiba Mais Sobre Compulsão Alimentar acessando nossa categoria com diversos artigos sobre o tema.

Mel com Limao Emagrece?

mel com limao emagrece ou engorda?

Mel engorda? Uma excelente forma de usar o mel para emagrecer é consumi-lo (meia colher de chá) com um copo de água morna e o suco de meio limão ao acordar.

Se você viu nosso video sobre frutose, já deve saber que os melhores horarios para se consumir frutas ou mel é: ao acordar, no desjejum, e no pos treino.

Talvez Te Interesse Saber Também: O Que Comer DEPOIS do Treino?

Você se sentirá menos inchado e mais ativo ao longo do dia. E, caso tenha problemas com acne, também irá ajudar nessa questão.

Para ver os efeitos aprimorados dessa combinação, você também pode adicionar esses ingredientes à sua garrafa de água e saborear a mistura ao longo do dia.

Esta mistura também servirá como uma forma deliciosa e refrescante de beber água e melhorar o metabolismo do corpo.

Alho e Mel

Mel engorda? Na verdade, A combinação de alho e mel para perder peso é uma excelente forma de manter o corpo saudável e em forma.

Deve ser uma delicia… #sqn

Mel Engorda? 3 Formas de Usar o Mel Para Emagrecer 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Consumir alho CRU com uma colher de chá de mel logo pela manhã ajuda na “desintoxicação” e melhora da digestão.

Se você for o “doido” que irá experimentar essa combinação, meus parabens! Quem aguenta isso, aguenta qualquer dieta rs😂.

A real é que não tem necessidade disso. O horário e/ou combinação não é o importante, E sim, o consumo destes alimentos na sua rotina.

Consumi-los também será benéfico para aumentar a imunidade e ajudar a reduzir o estresse, a pressão alta[9] e os níveis de colesterol.

Confira nosso outro artigo escrito pela Nutricionista Amanda Pimenta sobre Outros Alimentos que Diminuem o Estresse.

Mel Engorda? RESUMO / CONCLUSÃO

Como pudemos ver, mel está ligado a vários benefícios à saúde, como a saúde do coração, cicatrização mais rápida de feridas[7], ajuda a controlar a compulsão alimentar, e outros.

Contudo, o consumo em excesso de mel pode engordar devido ao alto teor de açúcar/frutose e calorias.

Mel engorda? Logo, apenas use mel para substituir o açúcar de mesa e aprecia-lo com moderação.

Ainda assim, o ideal é partir para soluções livres de calorias, como adoçantes artificiais.

Sugiro o Stevia (estudos mostram até que ele é saudavel e promove vantagens para a saude).[10]

Veja mais Adoçantes Faz Mal?

Claro, não posso ferir a ética e recomendar adoçante sendo que você talvez não tenha diabetes (essa é a finalidade do adoçante e para isso que ele foi criado).

Contudo, ao utilizar adoçantes, pelo  menos não irá prejudicar sua estética e boa forma – afinal, ele não tem calorias e a regra numero 1 do emagrecimento ainda é DEFICIT CALORICO.

Por fim, Com todos esses benefícios do mel, incorporar esta substância doce e nutritiva em sua dieta pode fazer maravilhas para sua saúde geral a longo prazo e contribuir para o emagrecimento se utilizado com moderação.

Espero que tenha gostado desse artigo sobre o mel engorda ou não. Ajude-nos compartilhando usando os botões abaixo.

Caso queira um planejamento alimentar com ou sem mel incluso na sua dieta, confira nossos serviços abaixo.

Mel Engorda? 3 Formas de Usar o Mel Para Emagrecer 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Nutricionista Amanda Pimenta
Nutricionista Amanda Pimenta

Nutricionista 19100953/P CRN4 Pós-graduanda em Nutrição Clínica

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.