fbpx

Dificuldade em emagrecer? Facilidade em manter sua massa muscular e, infelizmente, a gordura corporal? Só de olhar para a comida já engorda? Talvez você seja um endomorfo!

Essa é uma das características principais deste biotipo corporal. Ossos largos, muita fome, peso não desce. Talvez você conheça alguém assim ou até você mesmo seja um.

Mas ser um endomorfo não é tão ruim. Vamos falar também dos seus benefícios logo mais.

Alias, neste artigo você pode esperar encontrar:

  • O que é endomorfo
  • Dieta para endomorfo
  • Como saber se sou endomorfo
  • Treino para endomorfo

E mais…

O que é Endomorfo?

Antes de tudo, precisamos ter em mente que biotipo corporal é uma classificação muito abrangente e compreende genética, características metabólicas, comportamento.

O ideal é chamarmos de somatotipo.

Somato = corpo, físico.
Somatotipo = padrão de características físicas.

Existem 3 biotipos corporais, sendo eles: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo.

biotipos corporais
  • Endomorfia: adiposidade (grande quantidade de massa corporal).
  • Mesomorfia: musculosidade (porte atlético).
  • Ectomorfia: magreza (pouca massa corporal).

Neste artigo, vamos tratar especificadamente do endomorfo. Confira os outros biótipos corporais aqui.

Um endo geralmente possui as seguintes caracterisicas:

  • Possui estruturas ósseas mais largas
  • Cintura e quadris maiores.
  • Carrega mais gordura pelo corpo.
  • Ganha gordura rápido e perde lentamente.
  • Metabolismo naturalmente lento; Mas geralmente, isso se dá pelo resultado de um estilo de vida mais sedentário e balanço energético diário cronicamente positivo (superavit calorico).

Como Saber se sou Endomorfo?

como saber se sou endomorfo

Antes de tudo, entenda que somatotipo não é uma “prisão”.

“morfia” é algo transitório, ou seja, você conseguirá mudar essa realidade atual e, por consequência, sua composição corporal – tomando as decisões corretas.

Foi o caso do Saulo aqui, aluno da Consultoria Esportiva Online 1-1. Veja o que ele falou…

mudanca de biotipo corporal endomorfo para mesomorfo

Quero dizer, você não “É” um endo, você apenas ESTÁ apresentando, neste exato momento, uma estrutura física mais “arredondada”, acima do peso ou menos definida, que pode ser classificada pelo somatotipo.

Outras características deste biotipo incluem uma estrutura corporal maior e mais larga, além da incapacidade de perder peso com facilidade.

Avaliar o somatotipo é simplesmente avaliar o padrão apresentado naquele momento.

Existe até um “teste” onde você mede a circunferência do seu punho com a mão, e isto lhe diz se você é ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo. Contudo, nenhum estudo pode confirmar que isso é verdade.

Cada individuo possuirá características especificas, e estas sim determinarão as necessidades nutricionais de cada individuo.

Você acha que pode ter o biotipo de endomorfo? a BR da Nutrição oferece planos de dieta feitos exclusivamente para este tipo de corpo a fim de aumentar seu metabolismo! Entre em contato para saber mais.

Endomorfo Dieta

dieta para endomorfo macros

Devido à sua constituição física atual e estilo de vida, os endomorfos são mais sensíveis ao consumo de calorias do que as pessoas com outros biotipos corporais.

Os endomorfos devem observar cuidadosamente a ingestão de alimentos para garantir que não consumam mais calorias do que gastam.

Se você se considera um e deseja perder peso ou ter maior definição muscular, pode considerar um plano de treinamento e uma dieta específica para o seu biotipo.

Este biotipo corporal costuma ter metabolismo mais lento e não queimam calorias na mesma velocidade que um ecto ou mesomorfo.

Em geral, os endomorfos também possuem “intolerancia” a carboidratos. Esse é um dos erros que menciono neste video abaixo…

Sendo assim, um endomorfo pode se dar melhor com uma dieta low carb, com alta proteina e moderada gordura.

Boas fontes de proteína e gordura para uma dieta de endomorfo:

  • nozes
  • azeite de oliva extravirgem
  • carne vermelha
  • ovos inteiros
  • Peixes
  • Queijos
  • Pasta de amendoim

Entenda: Você não precisa abolir o carboidrato (ele não é o vilão!).

Carboidratos são otimas fontes de energia. Se você remove-los, simplesmente, sentirá maior fadiga e indisposição.

O segredo é o tipo de carboidrato e, principalmente, a quantidade certa.

Talvez um nutricionista esportivo online possa te ajudar a encontrar a quantidade certa que seu corpo endomorfo precisa. Entre em contato.

Numa dieta para endomorfo, foque em carboidratos complexos como vegetais, legumes, batatas, tuberculos, graos integrais, frutas.

Consuma carboidratos simples moderadamente.

O problema desse biotipo corporal é que ele geralmente sente fome o dia todo. Então, carboidratos simples são rapidamente absorvidos no organismo, fazendo com que logo o individuo tenha fome novamente.

Para essa questão da fome, recomendo fortemente a ler meu livro digital GRATUITO no qual eu dou dicas sobre como driblar a fome. Como um legitimo endomorfo, de fome eu entendo rs“,

diz Bruno Rodrigo, fundador da BR da Nutrição e especialista em definição corporal.
banner ebook

Dependendo também da escolha do alimento, pode ser rico em açucar e calorias, dessa forma estocando mais gordura. Evite farinha branca, bolos, biscoitos, doces em geral.

Frutas são bem-vindas em qualquer programa de dieta.

De acordo com o American Council of Exercise, você deve seguir a seguinte divisória de macronutrientes:

Controlar as porções e o tanto que come será importante para conseguir diminuir o percentual de gordura. Isso o ajudará a evitar consumir calorias em excesso.

Comendo cerca de 200 a 500 calorias a menos do que geralmente se come irá gerar o deficit calorico necessário e ajudar a chegar na meta de peso ideal que almeja.

Gostaria de ter acesso a uma dieta para endomorfo feito exclusivamente para você? É hora de mudar seu biotipo corporal e acelerar seu metabolismo. Entre em contato agora mesmo!

Treino Para Endomorfo

Pelo fato desse biotipo corporal ter dificuldades em perder gordura, apenas a dieta sozinha talvez não seja o suficiente para perder peso rápido.

Incorporar um treino para endomorfo na sua rotina é o mais recomendado para quem busca maior definição corporal.

A boa noticia é que nós endomorfos temos a capacidade de treinar por horas sem “perigo” de catabolizar – Isto é, desde que sua nutrição / dieta esteja adequada.

Um plano efetivo de treino para endomorfo deve incluir treino resistido com pesos (focando em exercicios compostos que pegam o corpo todo) e ainda aerobico/cardio extra.

Conclusão

Para um endomorfo emagrecer pode ser uma batalha difícil, mas não é uma guerra vencida. Acredite: No final, valerá a pena!

Não se apegue a “biotipos corporais”.

Aceite o seu momento atual e trabalhe em prol do corpo que deseja.

O que quero dizer com isso: Se você se considera um endomorfo e está com percentual de gordura alto, aceite isso e lute contra sua “genética”.

Dê seu máximo para buscar a definição corporal que deseja.

Vai demorar e você precisa de paciência, mas use as vantagens que esse biotipo tem.

Entendendo (e assumindo) que você é um, você poderá evitar os erros que a maioria deles cometem.

Como vimos, uma dieta para endomorfo deve ser com baixo/moderado carboidratos, mais proteína e gorduras boas.

  • Evite carboidratos refinados e faça um treino para endomorfo adequado. Treino resistido com pesos aliado a exercícios aeróbicos.
  • Controle o tanto que come. Se quiser, adote a estrategia de jejum intermitente para dar maior disciplina e evitar ficar beliscando ao longo do dia.

O jejum intermitente é uma boa estratégia para nós endos pois permite que fazemos poucas refeições mas bastante volumosas.

E o mais importante de tudo: Aprecie o processo!

Adotando esses hábitos saudáveis na sua rotina, com certeza, com o tempo, você irá perder esse excesso de peso e conseguirá maior definição corporal com a vantagem de ter mais músculos que outros biotipos corporais.

Essas foram dicas que eu mesmo apliquei em mim ao longo dos anos, sendo um legitimo endomorfo“. Saiba mais sobre Bruno Rodrigo aqui.

“E hoje tenho um corpo que me agrada ao olhar no espelho e sinto orgulho“, completa.

antesdps3

Também utilizei essas estratégias em diversos alunos endomorfos que atendi na Consultoria Esportiva Online 1-1.

Caso tenha interesse, saiba mais clicando no botão abaixo.

botao 5

Para finalizar… O que diz a ciência sobre um treino e dieta endomorfo?

Até o momento, existem poucas pesquisas que estudam como a dieta deve ser modificada com base no somatotipo para atingir resultados específicos.

Novamente: Apenas tente dar seu melhor.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com aquele amigo(a) que você acredita possuir este biotipo corporal que pode ajuda-lo.

Há pouco material na internet sobre esse biotipo corporal e espero que isso te ajude a evitar alguns erros e frustrações na sua jornada rumo a um corpo definido.

Com Amor, BR.

Tags:

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.