Um dos maiores problemas que muitas pessoas enfrentam ao tentar perder peso (principalmente aquelas que buscam emagrecer rápido) é o chamado efeito sanfona.
Efeito sanfona é o padrão correspondente atribuído ao fato de se perder peso e acabar ganhando tudo de novo, repetidas vezes – como um círculo sem fim.
Ganhou este “nome” justamente devido ao movimento da sanfona de esticar e se estreitar.
Enquanto as pessoas pensam que emagrecer é algo saudável, o efeito sanfona pode acabar prejudicando a saúde, no final de contas.
Podendo levar até à doenças cardíacas, pressão alta e índice de massa corporal (IMC) maior ao longo do tempo.
Neste artigo vamos mostrar soluções para se manter longe do efeito sanfona e conseguir emagrecer para sempre, de forma duradoura.
O Que É Efeito Sanfona?
O efeito sanfona é uma situação muito comum em que as pessoas lutam para manter o peso ideal durante os programas de perda de peso.
No início, a maioria consegue emagrecer, mas depois da redução de peso, acabam por recuperar todo o peso perdido. Este processo se repete tornando-se um círculo vicioso.
Consequentemente, vai ficando cada vez mais difícil perder peso novamente, embora a restrição alimentar e os exercícios físicos sejam totalmente aplicados.
Na verdade, o excesso de gorduras e a redução da massa muscular são os principais fatores que contribuem para o comprometimento da função metabólica.
Não apenas um impacto negativo no corpo, mas o efeito sanfona também pode ter consequências graves para a saúde mental / psicologica.
Como Evitar o Efeito Sanfona e Emagrecer com Segurança?
Os objetivos do emagrecimento não são tão distantes ao escolher sair do ciclo viciante do efeito sanfona.
Entende-se que a perda de peso pode ser extremamente desafiadora e demanda um total exame do estilo de vida, dos hábitos alimentares e rotinas de exercícios.
Adotar um estilo de vida mais saudável, com uma dieta equilibrada e exercícios físicos irão contribuir para se chegar ao corpo dos sonhos.
Estas dicas seguintes vão ajudar a chegar ao peso ideal, sem perigo de ganhar tudo novamente, a fim de evitar o efeito sanfona e também emagrecer com segurança.
Evite Pular Refeições
Pular refeições não vai ajudar a emagrecer. Pelo contrário, pode fazer ganhar mais peso. Como isso acontece? Quando se pula uma refeição, o açúcar no sangue reduz, implicando na sensação de cansaço, irritação e por vezes, confusão.
Um cenário assim faz o corpo aumentar a produção de cortisol, o hormônio do estresse que deixa a pessoa com fome e estressada.
Além disso, pular uma refeição pode retardar o metabolismo, dificultando a perda de peso. Por consequencia, pode acabar comendo exageradamente na próxima refeição.
Dietas Muito Restritivas
Métodos inadequados de perda de peso (leia-se: dietas da moda / super restritas) podem resultar em maiores chances de haver o efeito sanfona.
Embora a restrição da ingestão de calorias se faz necessária e contribua para a perda de peso, deve ser um déficit calórico sutil.
Quanto maior o déficit, maiores as chances de efeito sanfona.
Ademais, maior o risco também de se perder massa muscular em vez da gordura corporal.
Quando se ocorre catabolismo (perda de massa muscular), o corpo se adapta automaticamente, desacelerando o metabolismo.
Na verdade, os pesquisadores sugerem que esse metabolismo mais lento pode explicar em parte por que as pessoas voltam a ganhar peso quando deixam de fazer dietas com restrição calórica.[2]
Eventualmente, torna-se mais difícil continuar a perder peso devido à redução da função metabólica.
Exercitar-se Regularmente
O exercício físico ainda é uma parte importante que você deve incorporar nos seus hábitos diários.
A atividade física regular é benéfica não só para acelerar o processo de emagrecimento, mas para a saúde no geral.
Os treinos deixarão sua taxa metabólica basal mais alta, por consequência, você terá um metabolismo mais rápido e eficiente.
Ter um estilo de vida ativo é necessário caso deseje se livrar das gorduras corporais extras.
Depois de atingido o peso corporal desejado, recomendamos manter o exercício físico ou, se preferir, reduzir as sessões de treino gradualmente sem precisar ter receio de ganhar todo peso novamente (efeito sanfona).
Evitar Estresse e Descansar o Suficiente
Para permanecer saudável e em forma, tem que evitar o estresse. Este é um problema comum que afeta a maioria das pessoas e tem grande efeito contra o bem-estar geral.
Veja Alimentos que Combatem o Estresse e a Ansiedade
Quando alguém está estressado, o corpo responde aumentando os níveis de cortisol. Este, além de ser o “hormônio do estresse”, cortisol é também um estimulante do apetite.
Isso explica o motivo de que sempre ao ficar estressado, as pessoas acabam por comer mais (principalmente alimentos que “confortam”, rico em calorias – famosas ‘besteirinhas’).
Para piorar ainda, as calorias excessivas consumidas quando a pessoa está estressada parecem ser preferencialmente depositadas na barriga.
Descansar suficiente e ter um sono de qualidade é também fundamental na jornada do emagrecimento.
Procure dormir em torno de 7 a 8 horas diariamente. O repouso reduz o estresse.
Fazer algo relaxante, como assistir filmes ou ler seus livros favoritos, também ajudará a diminuir o cortisol.
Não dormir suficiente dificulta para manter um peso saudável.
Estudos mostram que a privação de sono está associada com o índice de massa corporal (IMC) elevado e o ganho de peso.
Aprenda a calcular seu IMC em menos de 1min
Perceba que o apetite aumenta quando se dorme pouco. Isso por que o corpo aumente a produção de grelina, que é um hormônio que sinaliza o cérebro quando está com fome.
Baixe meu livro digital grátis com dicas exclusivas para você evitar o maior vilão do emagrecimento: a FOME!
Aumentar a Ingestão de Água
Beber água antes das refeições ajuda a diminuir o apetite.
A água preenche espaços no estômago, deixando a pessoa cheia e com menos fome.
Beber mais água, segundo estudos, é também associada com menor ingestão calórica no dia. Comparado com bebidas, a água (melhor bebida do mundo) é livre de caloria (quanto mais beber, melhor).[1]
Além disso, as pessoas que tomam água ao invés de bebidas com açúcar (refrigerantes, por exemplo) têm maiores chances de emagrecer e manter o peso ideal.
Importância de Interromper o Efeito Sanfona no Corpo
Mudanças bruscas no peso corporal podem ser especialmente ruins para o coração.
Um estudo publicado em 2007 descobriu que, entre mais de 2.500 homens e mulheres, aqueles que conseguiam manter um peso estável tinham melhores taxas de saúde cardíaca.
Quando se perde peso, a pressão arterial, as taxas cardíacas, o açúcar no sangue (glicemia) e as funções renais tendem a melhorar.
No entanto, do contrário, quando se ganha peso rapidamente, estas medidas podem seguir para taxas não saudáveis.
O problema é que estas marcações podem ser prejudiciais se repetidas muitas vezes.
Ou seja, no longo prazo, o efeito sanfona pode causar dano ao coração e rins.
Enquanto o emagrecimento é bom para saúde se estiver com sobrepeso ou obeso, fazer uma dieta super restritiva é improvável de se manter o peso ideal de forma duradoura e pode acabar ganhando todo peso de volta.
Para criar uma mudança de peso duradoura, escolher uma abordagem gradual, fazendo mudanças realistas no estilo de vida, formando hábitos saudáveis é o mais indicado.
Conclusão
Para evitar o efeito sanfona, as recomendações para um programa de perda de peso saudável e duradouro incluem:
- Redução da gordura corporal e manutenção da massa muscular
- Evitar Pular refeições
- Estabelecer um déficit calórico sutil
- Coma mais alimentos de baixa calorias
- Evite fazer dietas com muita gordurosa, preparadas com óleos, alimentos fritos, etc
- Pratique atividades físicos regularmente com modificações na dieta. Especialmente durante os primeiros 6 meses, é aconselhável fazer exercícios regulares por pelo menos 240 minutos por semana. Para manter o peso ideal durante a manutenção (controle de peso) no longo prazo, a duração do exercício deve ser reduzida para 180 minutos por semana e deve ser continuada de forma consistente por pelo menos 1 ano.
- Ter um diario alimentar, por exemplo MyFitnessPal ou FatSecret, ajudam você a ter uma visão melhor do seu dia em relação ao consumo de calorias.
É altamente recomendável consultar mensalmente nutricionistas para garantir que sua dieta está apropriada para uma perda de peso sustentável sem efeito sanfona e prejudiciais para a saúde.
Emagrecer é difícil… Eu sei! Padrões comuns de alimentação (hábitos) são difíceis de serem mudados.
No entanto, para perder peso com sucesso e de forma sustentável, ter hábitos saudáveis devem ser aplicados e fazer parte da sua rotina.
Mais importante, a autodisciplina continua sendo fundamental.
Nem sempre é necessário fazer grandes mudanças para se alimentar de maneira mais saudável, por exemplo, mudando todos os hábitos alimentares ao mesmo tempo.
Com o tempo, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no final (e vai valer a pena!), resultando em uma perda de peso sustentável e uma saúde melhor a longo prazo.
Referencias:
https://betterme.world/articles/yo-yo-effect/https://www.insider.com/how-to-stop-yoyo-dietinghttps://www.bangkokhospital.com/en/content/lose-weight-without-yo-yo
Sobre o Autor
0 Comentários