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Muitas mulheres vem até mim buscando saber como emagrecer amamentando; se é possível e se não vai prejudicar o bebe.

Por isso, neste artigo você encontrará informações sobre alimentação e dieta pos parto.

De presente, deixarei um cardápio para quem esta amamentando usar como base para uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Pode parecer um pouco complicado entender como emagrecer amamentando. Contudo, nossos nutricionistas para gestante oferecem as melhores dicas sobre como voltar à forma sem prejudicar a amamentação.

A maioria das mamães querem seu “antigo” corpo (antes da gravidez) de volta o mais rápido possível…

Mas emagrecer após o parto – especialmente como emagrecer amamentando, quando se tem fome o tempo todo – nem sempre é uma tarefa fácil (muito menos ter pressa).

Para dar à luz a um bebê, tudo no corpo se expande

diz Bruno Rodrigo, nutricionista especialista em gestantes.

Quadris, caixa torácica… tudo se expande! Demorou uns bons nove meses para engordar, então dê a si mesmo pelo menos nove meses para voltar ao seu antigo corpo”, completa.

Depois de dar à luz, passado as primeiras semanas, é possível fazer uma dieta pos parto apropriada e voltar a uma forma na qual você fique mais feliz.

Aqui estão algumas dicas sobre como emagrecer amamentando sem prejudicar o leite materno.

Antes de tudo, tenha uma coisa em mente: Seu corpo fez algo incrível!

O crescimento do seu bebê levou tempo, permita-se o mesmo tempo para recuperar sua forma e voltar ao seu corpo anterior à gravidez (se esse for o seu objetivo).

Amamentar Emagrece?

como emagrecer amamentando

Tecnicamente, você gasta calorias ao amamentar – cerca de 300 a 500 por dia.

Mas isso não significa, necessariamente, que você irá emagrecer (é mais complexo do que isso).

A contagem de calorias não leva em conta a diversidade de tipos de corpo entre as mulheres – além do sono, estresse, hábitos alimentares, atividade física, alterações hormonais, ganho de peso total na gravidez e o número de gestações anteriores.

Tudo isso irá determinar se você voltará ao peso de antes da gravidez.

Bruno Rodrigo afirma que o número de calorias gastas durante a amamentação pode não ser significativo o suficiente para compensar o estresse, a falta de sono e a mudança na dieta que muitas mulheres experimentam após o parto.

Um estudo de 2016 descobriu que algumas mulheres tinham uma ideia equivocada sobre esse período, levando-as a comer mais pois presumiam emagrecer durante a amamentação.

Essa confiança de que é possível emagrecer durante a amamentação foi reforçada pela mídia e equipe médica, dando às mulheres uma falsa promessa de perda de peso fácil pós-parto”, pesquisadores afirmam.

Além disso, muitos pais simplesmente não têm tempo, ajuda para cuidar dos filhos ou energia para serem diligentes sobre dieta e exercícios – eles estão apenas em “modo de sobrevivência”.

Mas, nós podemos te ajudar! Veja Como Emagrecer Amamentando…

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Dieta Pos Parto: Como fazer dieta durante a amamentação

Como Emagrecer Amamentando? A maioria dos especialistas não defendem fazer dieta durante a amamentação.

Isso porque seu corpo precisa de energia extra para produzir leite materno – cerca de 500 calorias adicionais por dia, diz Jacqueline Rodrigues, nutricionista especialista em saude da mulher.

Definitivamente recomendamos que as mães não façam uma dieta restritiva – nada que seja inferior a 1500kcal por dia, o que não permitiria um fornecimento suficiente de leite”.

acrescenta o Dr. Luis Lise, médico ginecologista e obstetra.

Em geral, recomenda-se uma dieta de 1.800 a 2.200 calorias por dia seria o mais próximo do ideal para poder nutrir, se recuperar e amamentar.

Algumas mulheres podem perder peso rápido enquanto amamentam, já que o ato em si costuma demandar muita energia (gasta muitas calorias)

No entanto, outras mulheres que amamentam precisam ser mais cuidadosas em equilibrar o quanto e o que comem para não acabar engordando.

Obs: Continue lendo para saber como emagrecer amamentando: quais alimentos são melhores (e quais evitar) para atingir seus objetivos de perda de peso durante a amamentação.

Alimentação Pós Parto: O que comer durante a amamentação?

dieta alimentação pós parto

A maneira mais segura de como emagrecer amamentando é não contar calorias!

Talvez te interesse: Contar Calorias vale a pena?

Ao invés disso, esteja atento à qualidade dos alimentos que você está consumindo.

Em vez de comer pouco – o que provavelmente afetaria seu suprimento de leite – torne suas refeições saudáveis ​​e nutritivas e um pouco maiores do que o normal.

Adicione proteína extra em suas refeições – mais um bife -, uma xícara a mais de arroz (carboidratos) e outra de xícara de vegetais – isso é tudo que você precisa”, diz Bruno Rodrigo.

Os problemas surgem quando você substitui alimentos ricos em nutrientes por outros com menos densidade nutricional porque eles são rápidos e fáceis”, completa.

Pegar um pacote de bolacha recheada mais próximo quando estiver cansada pode ser fácil. Mas um punhado de amêndoas ou uma porção de frutas são as melhores opções.

Como Emagrecer Amamentando? Deixe estocado alimentos saudáveis (e livre-se das ‘besteirinhas’).

Isso evita que você caia na “tentação e armadilhas”.

Dessa forma você terá maiores chances de recuperar seu corpo de antes e manter o leite materno o mais nutritivo possível.

Dê prioridade para os seguintes alimentos:

  • Frutas, vegetais e grãos inteiros para mais vitaminas e minerais.

Bruno Rodrigo sugere alimentos integrais, quinoa, lentilha, frutas como abacaxi, mamão.

  • Amidos que fornecem energia para ajudar seu corpo a produzir leite. Boas opções incluem abóbora, feijão, batata, macarrão e arroz.
  • Proteínas magras da carne, peixe e frango para ajudar a construir e reparar o tecido corporal.
  • Gordura “boas”. O tipo de gordura influencia no leite materno.

Opte por azeite de oliva extravirgem, queijos, ovos, abacates, nozes e sementes ajudam a fornecer um bom equilíbrio de ácidos graxos monoinsaturados e ômega-3, que são vitais para o desenvolvimento do bebê.

  • Água. O leite materno é composto cerca de 90% de água, mas você não precisa beber água constantemente para se manter hidratada (e, também, beber mais água não significa produzir leite em excesso).

Beba quando estiver com sede e fique de olho na cor da sua urina. Se estiver escura, você precisa ingerir mais água.

Alimentos a EVITAR para conseguir emagrecer amamentando

Mamães que amamentam não precisam se estressar muito sobre o que não comer durante a amamentação, mas é importante estar ciente dos alimentos que, quando consumidos em grandes quantidades, podem afetar a saúde do bebê e impactar seu suprimento de leite.

Como Emagrecer Amamentando? Aqui está uma análise dos alimentos para evitar parcialmente durante a amamentação e o por quê.

Estes são alguns alimentos que os nutricionistas especialistas em gestantes aconselham limitar para contribuir para emagrecer amamentando:

  • Salgadinhos industrializados, doces e refrigerantes cheios de açúcar.
    É muito importante para que haja mais nutrientes durante a amamentação fazer uma dieta saudavel e balanceada.[7]

    Pesquisas sugerem que a dieta da mãe durante a amamentação pode influenciar toda a vida futura do seu bebe.[8]

    Esse estudo com ratos, por exemplo, observou que a mãe que consumiu fast foods durante a gravidez e amamentação fez com seu bebe tivesse maior preferencia por alimentos ricos em açúcar e gorduras do que mães que tinham uma dieta saudável.[9]
  • Alimentos açucarados, que comprovadamente contribuem para a inflamação do corpo.
  • Álcool em grandes quantidades pode passar para o leite materno e, além de ir contra a ideia de como emagrecer amamentando, ainda pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

    Contudo, imagino que depois de 9 meses se abstendo de beber, tomar uma cervejinha ocasionalmente para relaxar não trará males, de acordo com o CDC.[3]

    A quantidade e o momento importam! Algumas pesquisas mostram que o álcool pode ficar no seu corpo por 2 ou 3 horas (isso se for apenas um drink – quanto mais beber, mais tempo irá demorar para sair).[4]

Apenas limite sua ingestão a 3 xícaras de café ou bebidas com cafeína por dia.

Assim como o álcool, a cafeína passa para o leite materno e pode deixar seu bebe agitado e com problemas para dormir. Então, esteja ciente disso![5][6]

  • Peixe: Praticamente todos os peixes contêm mercúrio, um poluente comum que é uma neurotoxina conhecida, o que significa que pode afetar o cérebro do bebê. [1]

Mas na maioria das vezes, os benefícios para a saúde de comer peixe (alto teor de proteína, baixo teor de gordura) superam o risco.

Afinal, a maioria dos peixes contém apenas vestígios de mercúrio.

Então, sinta-se livre para comer algum camarão e salmão (ricos em ômega-3)[2]

Exercícios pos parto

Estar atenta ao que você come é a melhor maneira de como emagrecer amamentando sem sacrificar a qualidade do seu leite materno.

Contudo, os exercícios pos parto também devem fazer parte da sua rotina.

Isso não apenas aumentará sua energia e disposição no dia a dia, mas praticar exercícios leves ajudará a fortalecer seus músculos, principalmente os do abdômen (que foram esticados, se expandiram – diastase) de volta à forma que era.

Veja nosso artigo completo sobre Diastase Abdominal & Como Corrigir.

Não se trata apenas do peso extra; o tecido corporal também muda”.

diz Ruan Soares, fisioterapeuta em Presidente Prudente – SP

Muitas pessoas olham para uma barriga caída, flácida, como sendo gordura a perder, mas é mais questão dos músculos que precisam ser fortalecidos novamente”, completa.

Levantar e carregar seu bebe recém-nascido… subir e descer escadas, empurrar carrinho – tudo isso é suficiente para começar nas primeiras duas ou três semanas após o parto”,

diz Bruno Rodrigo.

Enquanto a mulher se manter ativa, seu corpo começará a mudar. Contudo, com o decorrer do tempo, precisará dar um up adicionando exercícios extras”, completa.

Outras maneiras de ajudar a fortalecer e tonificar os músculos após o parto e como emagrecer amamentando:

  • Faça exercícios de Kegel para ajudar a fortalecer os músculos pélvicos mais rápido.
  • Exercícios abdominais LPF (low pressure fitness) ou Stomach Vaccuum.
  • Alongamento leve (não muito “puxado”). Pode preferir usar uma faixa de resistência para trabalhar as partes do corpo tensas pela amamentação: ombros, costas e peito.
  • Faça uma caminhada, mesmo que curta (baixa duração), todos os dias.
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Emagrecer Pos Parto

Como Emagrecer Amamentando? Mesmo que seu médico lhe der autorização para começar a se exercitar com mais regularidade, recomendamos ir com calma.

Para mães que fizeram cesariana, geralmente leva-se cerca de oito semanas de recuperação após o parto.

Caso você ainda esteja se sentindo cansada, a pior coisa que pode fazer são exercícios de alta intensidade, buscando voltar para o corpo de antes o mais rápido possível”, diz Ruan.

Para ajudá-la a como emagrecer amamentando, tente se exercitar por cerca de até 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana.

Isso é uma media de aproximadamente 20 a 30 minutos por dia de caminhada.

Você também fazer exercícios pos parto como yoga – especialmente se já o praticava antes de dar a luz.

Embora os exercícios pós parto não afetem a composição do seu leite materno, você deve repor qualquer líquido que perde com a transpiração / suor para manter o suprimento de leite“, diz Bruno Rodrigo.

Sinais de que você pode estar se exercitando demais antes da hora: Acaba urinando um pouco enquanto corre, pula ou espirra durante os exercícios ou sente dores recorrentes nas articulações.

Estes são sinais de que seu corpo ainda não está 100% e você precisa consultar seu medico.

Quer saber o verdadeiro segredo de como emagrecer amamentando? Pare de ver o instagram de famosas/blogueiras que perderam peso rápido após o parto e concentre-se em sua própria jornada do emagrecimento.

Não se compare a ninguém”, diz Bruno Rodrigo.

Todo mundo emagrece em velocidades diferentes.

Ao invés de ficar obcecado pelos números da balança, se esforce para chegar a um ponto em que se sinta saudável, feliz e forte.

Todo corpo no pós parto parece diferente, mas cada mãe é uma guerreira!

Lembre-se de que carregar um bebe por 9 meses e dar à luz não é pra qualquer um.

Seu corpo pós parto é um lembrete de que você acabou de fazer algo incrível.

Se você deseja voltar ao seu corpo antes da gravidez, lembre-se de fazê-lo da maneira que melhor sirva a você e ao bebê (e com paciência!)

Com Amor, BR.

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Biografias dos especialistas:

  • Bruno Rodrigo, fundador da BR da Nutrição, especialista em emagrecimento. Veja suas qualificações aqui.
  • Jacqueline Rodrigues, coach nutricional, pos graduada em nutrição materno infantil, nutricionista desde 2003.
  • Dr. Luis Francisco Milan Lise, Ginecologista em Presidente Prudente. CRM 73484 SP
  • Ruan Soares Fisioterapeuta em Presidente Prudente. IG @fisioruansoares CREFITO-3/ 309582-F⠀⠀

Obs: As informações contidas nesta página não substituem o aconselhamento ou diagnóstico médico ou de saúde e não devem ser usados ​​como tal. Você deve sempre consultar um médico qualificado ou profissional de saúde sobre suas circunstâncias específicas.

Referencias do artigo:
https://www.healthline.com/nutrition/breastfeeding-foods-to-avoid

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Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

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