fbpx

Diversos alunos com mais idade me procuram na Consultoria Esportiva Online buscando saber como emagrecer com saude aos 50 anos e ter a saúde ideal.

Neste artigo, então, vamos voltar nossa atenção para essa questão: A “saúde ideal” – e ver como podemos otimiza-la da melhor forma (e até emagrecer).

Primeiro, vamos entender melhor sua definição…

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. [1]

Eu adoro essa definição! Contudo, pode ser difícil para algumas pessoas chegar a um lugar de “completo bem-estar físico, mental e social” (não que não devamos tentar).

Na minha opinião, a saúde ideal é algo particular. Depende de onde você esteve – em termos de saúde – e de onde você está hoje.

Quero dizer, por exemplo, a saúde ideal para um atleta jovem será muito diferente do que para uma mulher de 50 ou 60 e poucos anos com diabetes e pressão alta.

Ou seja, o fato de como emagrecer com saude aos 50 anos será diferente de alguém tentar perder peso com 20 anos, por exemplo.

como emagrecer com saude aos 50 anos ou mais
Creditos da Imagem: healthywomen.org

A saúde ideal é ser tão saudável quanto você pode ser.

Dito isso, duas coisas são universais… Se você deseja maior bem-estar e disposição no seu dia-a-dia, você precisa:

  1. se alimentar de forma nutritiva e
  2. se exercitar de forma adequada ao seu nível de condicionamento físico.

Então, você pode me perguntar: ~Como emagrecer com saude aos 50 anos e alcançar o bem-estar ideal se tenho ou corro grande risco de desenvolver uma condição/problema crônico de saúde?~

Veja, Não há cura para a maioria das condições crônicas de saúde. Diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e asma são alguns exemplos.

Isso não significa que você não pode manter essas condições sob controle. E você DEVE controlá-los, pois assim, você reduzirá o risco de complicações sérias no futuro.

Um problema de saúde crônico controlado o coloca em uma posição de saúde muito melhor do que algo fora do controle, não concorda?!

Emagrecer Rapido e Com Saude

  • Seus hábitos de saúde não são tão fortes quanto poderiam ser?
  • O seu médico está alertando que sua glicemia (açúcar no sangue), ou talvez sua pressão arterial, estão um pouco alta?

Acredite ou não, você está em uma posição poderosa!

Se você mudar seus hábitos AGORA sabendo como emagrecer com saude aos 50 anos, as chances de você sair dessa ‘zona de perigo’ são grandes – e o melhor de tudo: Provavelmente sem precisar de quaisquer medicamentos.

Contudo, é claro, sempre estando na presença de um medico ou responsável, e acompanhando através de exames.

Minha avó já dizia: “Um grama de prevenção realmente vale um quilo de cura“.

E, na verdade, esse foi um dos motivos de me inspirar a escrever este artigo.

Ela, embora não tenha doenças crônicas, estava acima do peso e queria emagrecer para melhorar sua saúde.

Meu avô, do contrário, já tinha diabetes e muitas dores no ombro.

avos bruno rodrigo coach emagrecimento

Foi Pensando neles, a fim de ajudá-los, que me especializei nessa área nutrição e exercícios para pessoas com mais idade (50 anos ou mais).

Quem É Bruno Rodrigo “BR”?

Veja, os resultados foram realmente positivos…

Até uma aluna de fora, que mora no Canadá, Raquel “Rocky” Godoy fez a gentileza de comentar sobre nosso trabalho e quais benefícios a BR da Nutrição levou à sua vida.

Confira no vídeo abaixo seu depoimento de como emagrecer com saude aos 50 anos:

Como emagrecer com saude aos 50 anos? Raquel conseguiu perder quase 4 libras em poucas semanas. Mas, mais do que isso…

Ela Reconquistou sua autoestima e agora se orgulha ao olhar-se no espelho, como bem falou no vídeo.

Parabens, Raquel! Esse é o objetivo de um coach e nutricionista funcional… Não é só promover o resultado estético, mas o resultado psicologico e emocional.

Você deve estar pensando: “OK, Brunão… Meus hábitos de saúde são bem ~mais ou menos~ (“precários”, vamos dizer), mas to vivão! Eaí?!”

Bom… À medida que anos de uma nutrição inadequada, falta de atividade e quilos em excesso se acumulam, você está prejudicando lentamente seu corpo e “preparando terreno” para a doença se instalar.

Não espere acontecer! Não espere por receber avisos do seu médico…

Faça mudanças AGORA!

Isso fará com que você se senta melhor a cada dia que passa, enquanto protege sua saúde no futuro.

Busque realmente melhorar sua saude…

Confira abaixo algumas dicas que separamos para você entender melhor como emagrecer com saude depois dos 50 anos.

4 Dicas de Como Emagrecer Com Saude Aos 50 Anos

Caso você esteja lutando com um metabolismo mais lento, uma vida mais sedentária ou com maus hábitos alimentares, ao atingir os 50 anos ou após, a perda de peso pode se tornar um verdadeiro desafio.

Combine esses fatores com problemas médicos, doenças crônicas de saúde ou até algumas lesões, e ir à academia para manter a cinturinha pode parecer totalmente impossível.

Mas veja, pesquisas mostram que a perda de peso depois dos 50 ainda é possível por meio de hábitos saudáveis e exercícios regulares (entre outras escolhas inteligentes).[2]

Nossos especialistas nutricionistas esportivos compartilharam seis maneiras de como emagrecer com saude aos 50 anos.

1- Coma Menos!

Parece um conselho “bobo” sobre como emagrecer com saude aos 50 anos, mas ~à medida que envelhecemos, corremos maior risco de engordar, devido à diminuição do metabolismo e à mudança nos hormônios~, diz Bruno Rodrigo, coach de emagrecimento.

Também existem muitas barreiras mentais aos 50 anos (ou acima) que também podem nos impedir de perder peso.

Comece a fazer pequenas mudanças agora e forme novos hábitos saudáveis para evitar que o ganho de peso aconteça.

Muitas pessoas com mais de 50 anos saem para comer em restaurantes com mais frequência porque há menos necessidade (ou vontade rs) de cozinhar.

No entanto, isso leva a um maior consumo de alimentos processados e ricos em gordura, então é muito melhor cozinhar e comer em casa sempre que possível.

DICA: Confie num plano alimentar feito por um profissional como sendo uma ferramenta para ajudá-lo a manter o controle de sua dieta.

2- Adicione mais alimentos integrais, proteínas, fibras e gorduras “boas” à sua dieta

alimentos integrais na bacia

Eu sempre falo isso, mas é bom relembrar: A dieta é cerca de 85% da batalha quando se trata de perda de peso – portanto, consuma a quantidade adequada para sua pessoa.

Como emagrecer com saude aos 50 anos? ~Ter uma dieta bem balanceada e comer regularmente ao longo do dia ajudará a manter seu metabolismo mais acelerado e contribuir para a perda de peso~, diz BR.

Comer mais alimentos integrais, vegetais e frutas, além de limitar o consumo de alimentos processados ajudará seu corpo a desacelerar a liberação de açúcar na corrente sanguínea, o que diminui o risco de diabetes e do acúmulo de gordura corporal.

Lembre-se, você não pode comer como se tivesse 20 anos de idade! Portanto, livre-se das ‘besteirinhas’, doces, alimentos industrializados, etc que estão em seu armário…
(sim, eu sei que estão
😂. Todos nós temos😂)
…e faça pequenas mudanças na sua rotina alimentar para adicionar mais alimentos integrais à sua dieta.

3- Musculação (Treinos resistidos com peso)

Como Emagrecer Com Saude Aos 50 Anos 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Como emagrecer com saude aos 50 anos? Treino de força com pesos devem fazer parte de sua rotina regular de exercícios.

“Hoje, com mais de 50 anos de idade, eu vou à academia de forma um pouco diferente dos jovens de 25 anos”, comenta Raquel, rindo.

Ela ainda comenta que “quando mais jovem, era mais flexível, tinha mais massa muscular magra e a saúde do coração e pulmão era tipicamente mais forte”.

Agora, ela faz as coisas um pouco diferente. Ela leva aproximadamente 20 minutos para se aquecer e se alongar antes de iniciar sua rotina de treinamento com pesos para tentar eliminar ou reduzir as lesões.

O treinamento resistido com pesos aumenta sua força muscular e melhora sua mobilidade. Raquel, como pode ouvir em seu depoimento, também indica o treino de força ao invés de apenas aerobico para o público de 50 anos ou mais – especialmente aqueles que procuram emagrecer de forma sustentável.

~Embora exercícios cardiovasculares sejam super importantes para a saúde do coração e dos pulmões, não é tão eficiente quanto o treino com pesos visando perda de gordura e ganho de massa muscular (definição corporal)~, diz Bruno Rodrigo.

Quando você pára de fazer grandes quantidades de cardio, o peso volta rapidamente. Ter cardio como parte de sua rotina geral de condicionamento físico é uma obrigação; no entanto, o treinamento de força deve ser o primeiro fator quando falamos de objetivos estéticos (seja emagrecimento ou ganho de “músculos”).

4- Certifique-se de Dormir o Suficiente

Uma das maiores queixas das pessoas com mais de 50 anos é a falta de sono (insonia).

O sono é fundamental para se alcançar o peso ideal, pois dois hormônios são liberados durante o sono e desempenham um papel importante na regulação do apetite: a leptina e a grelina.

A falta de sono causa uma disfunção metabólica na qual o corpo confunde fadiga com fome – o que não é nada bom, né!

Como emagrecer com saude aos 50 anos? Minha recomendação é dormir de sete a oito horas e, se necessário, tomar uma dose baixa de melatonina para ajudar.

Saiba como a Melatonina pode ajudar a ter um sono melhor.

~

Com essa ultima dica, fechamos aquilo que chamo de “Triangulo do Corpo Ideal“, no qual temos como fundação 3 pilares importantes: dieta, treino e descanso.

Veja a imagem abaixo…

Esse triangulo e princípios se encontram em nosso programa de emagrecimento, o MEC – Metodo Emagrecer Comendo. (Indicado para todas as idades)
Para saber mais, clique na imagem abaixo

Conclusão Sobre Como Emagrecer Com Saude Aos 50 Anos

Para uma perda de peso saudavel acima dos 50 anos, experimente fazer atividades físicas com regularidade, aumente a variedade de frutas e vegetais que você come no dia-a-dia e procure descansar/dormir bem.

Conheça 7 frutas que emagrecem

Pergunte a si mesmo se sua rotina de exercícios está bem equilibrada… ~Você precisa adicionar mais treinamento de força, exercícios aerobicos/cardiovasculares ou alongamentos?~

Procure fazer pequenos ajustes nutricionais, como por exemplo, comer mais grãos e alimentos integrais, mais fibras.

Aveia é uma boa! Clique aqui e veja seus benefícios! Ela ajudará a regularizar o transito intestinal, melhorar o colesterol “bom” (HDL) e mais.

 

Nutrição e exercícios desempenham um papel importantes em VÁRIOS problemas de saúde, especialmente os “grandes” como doenças cardíacas, diabetes, artrite, derrame e alguns tipos de câncer.

Comer mal e ser sedentário pode não “afetar” (negativamente) uma pessoa de imediato (parte disso depende da genética também), mas uma hora “pagará o preço” (da saude).

Mesmo que você tente fugir ou pense que os hábitos prejudiciais à saúde não estão te afetando agora, pode ser que você nem esteja notando os efeitos negativos, pois se tornou algo “normal”.

Mas, só depende de você mudar

Como emagrecer com saude aos 50 anos? Não espere a “famosa” segunda-feira. Comece hoje!

Se quiser uma ajuda com isso, confira nosso time de nutricionistas e treinadores.

Com Amor, BR.

~

Ref.: https://aaptiv.com/magazine/lose-weight-after-50
https://www.nutritionbycarrie.com/2016/08/optimal-health.html

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Brda nutrição. Olá gostei muito do conteúdo do artigo. Passo a passo para todas as pessoas que já estão cansadas em tentar emagrecer e não conseguir. 
    Meninas de fato eu consegui emagrecer, foi uma batalha que eu venci. Super recomendo!!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.