fbpx

Feijão engorda? Ou será que emagrece? E por que atletas e praticantes de musculação tendem a evitar esse grão em suas refeições?

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo. Então fique comigo e leia até o final para saber se o feijão engorda ou não.

Feijão Engorda? Confira 7 Benefícios Para Saúde 1 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online

Arroz e feijão compõem o típico prato brasileiro. É, de fato, uma combinação muito boa… um prato saudável com carboidratos bons, além de formar uma proteína completa.

Veja também: Arroz Engorda?

Particularmente, eu gosto bastante de usar feijão na hora de montar uma dieta vegana para alguns alunos devido ao teor de proteínas presente no grão.

Principalmente aqueles que querem ganhar “musculos“, dependendo da quantidade o feijão engorda e ajudaria a chegar mais rápido nesse objetivo.

botao favorito
Clique logo acima para mais informações.

Este artigo possui 15 referencias pautadas na ciência, comprovando se feijão engorda e tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.


De acordo com um novo artigo que saiu na CNBC por um pesquisador que estuda sobre longevidade, chamado Dan Buettner, existem várias regras gerais de dieta que basicamente todas pessoas saudáveis seguem.

Veja Como Emagrecer Com Saude

Essas pessoas comem, em sua maioria, alimentos integrais, muitas plantas, azeite, pouca carne ou peixe e, raramente, ingerem açúcar.

Ah e eles também bebem muita água.

Mas veja, você vai se surpreender agora… Há um alimento que eles comem diariamente, e provavelmente você não está comendo o suficiente: FEIJAO.

Segundo Dan, em seu livro best-seller “Blue Zones”, o feijão é o “segredo” de toda dieta de longevidade no mundo: lentilha, grão de bico, feijão branco no Mediterrâneo; e soja em Okinawa (Japão).

A maioria dos centenários comem pelo menos quatro vezes mais feijão do que os americanos, em média – pelo menos meia xícara por dia.

Essa quantidade não permite que o feijão engorda e ainda proporciona maior longevidade.

E você também deveria incluir seu consumo; Pois os feijões contêm mais nutrientes por grama do que qualquer outro alimento na Terra.

Feijão Engorda? Tabela Nutricional

100g de feijão cozido possui os seguintes macronutrientes/calorias:

feijao tabela nutricional
Fonte/Creditos da imagem: cuidai.com.br

Já em relação aos seus micronutrientes, vitaminas e mineiras; meia xícara de feijão cozido também possui cerca de: [1], [2]

  • 9g de fibra alimentar
  • 342mg de potássio
  • 44mg de calcio 
  • 1,9mg de ferro
  • 44mg de magnesio

Feijão Calorias

Feijão engorda? Veja, uma concha de feijão carioca cozido possui em torno de 106kcal, sendo 19g de carboidrato, 7g de proteína e 0,7g de gorduras.

Nota-se que o feijão é composto de 77% de carboidratos (carboidratos complexos – o “tipo bom/saudável”), 21% de proteína e são ricos em fibras alimentares.

Confira O que São Fibras Alimentares

Incluindo feijão na sua dieta, provavelmente terá um controle melhor do seu peso.

E no que diz respeito a longevidade/ tempo de vida, um estudo publicado no The Southeast Asian Journal of Tropical Medicine and Public Health descobriu que consumir mais feijão, apenas adicionando uma colher de sopa de feijão (20 gramas) no seu dia, pode diminuir o risco de morte em 6%.

No entanto, os grãos não são cultivados de forma igual. Especialistas em saúde dizem que a cor do feijão vai lhe dizer tudo o que você precisa saber sobre seu valor nutricional, e quanto mais escuro o feijão, melhor.

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry observou que o feijão preto, por exemplo, contém 40 vezes mais antioxidantes do que o feijão branco.

Entenda o que são antioxidantes.

Isso não quer dizer que você vai comer feijoada todos os dias, hein?!🤣 Os “acompanhantes”🐷 da feijoada/ feijão conta muito no que tange calorias.

Comer Só Feijão Engorda?

Se você comer só o feijão não tem problema algum, não vai engordar.

A ‘problemática maior’ da feijoada, por exemplo, seria devido à presença demasiada de gorduras: linguiça, calabresa, etc, que iria adicionar muitas calorias no prato.

Ah Brunão, mas se eu tirar de lado ai acaba com a graça da feijoada…” Eu entendo, também gosto de feijoada… mas são sacrifícios, né?!

Feijão engorda? Veja, quando você está tentando emagrecer, precisar estar disposto a fazer substituições inteligentes.

Não precisa deixar de comer seu feijão ou feijoada, porém, saiba a quantidade ideal.

Veja também Como Emagrecer em 1 Mês

Agora, se você está evitando o grão por causa da reputação do feijão com “gases”, então saiba que está perdendo incríveis benefícios à saúde.

PS: Fique comigo até o final do artigo para saber como se livrar desse “problema”.

Feijão engorda? Na verdade, ele não é apenas repleto de nutrientes que melhoram sua saúde, mas também há evidências de que adicioná-lo à dieta pode ajudá-lo até a emagrecer.

DICA: Comer feijão pode contribuir para a perda de peso sem ter que ser muito restritivo na dieta. Rico em fibras e proteínas, o feijão diminui a fome, o que te faz comer menos e, por consequência, emagrece.

Feijão Engorda? Quanto devo comer por dia?

De acordo com o “Guia alimentar para a população brasileira” da BVSMS, todos devemos comer cerca de meia xícara de feijão por dia. Mas é provável que muitas pessoas não estejam comendo o suficiente.

Embora o feijão esteja presente na alimentação brasileira (5,68%) dentro da faixa recomendada de consumo, há uma tendência de queda preocupante, como vimos anteriormente, que precisa ser revertida.

Acontece que, segundo a CNN, os brasileiros estão diminuindo o consumo do prato tradicional “arroz e feijão”.

Foi feita uma análise mostrando que, em 10 anos, o consumo de feijão reduziu 18% e o de arroz caiu em 10%.

(Talvez devido a popularização de dietas baixas em carboidrato, mas ainda é incerto dizer).

O consumo de carne bovina também reduziu em todas as faixas etárias (adolescentes, adultos e idosos).

Boa parte disso se dá devido ao aumento do preço da carne $$ e também pela crescente de vegetarianos/veganos no Brasil (e no mundo).

Pude notar isso pela chegada de tantos alunos vegetarianos no time nos últimos anos.

botao favorito
Clique no botão acima para saber mais

Feijão Engorda ou Emagrece?

O que precisamos ter em mente é que a perda de peso tem tudo a ver com o déficit calórico criado. Ou seja, “comer menos do que gasta”.

Aprenda a Criar um Deficit Calorico

Feijão engorda? A maioria das estratégias de dieta se concentram em diminuir os alimentos da dieta para atingir o equilíbrio calórico correto.

Particularmente eu sempre prefiro adicionar mais exercícios e manter a comida, pois assim, você terá nutrientes entrando ao passo que continua perdendo gordura.

40min de Treino Funcional em Casa

O saudoso Waldemar Guimarães já dizia: “A gordura queima num fogo de carboidratos”.

Esse é o princípio que levo em meu treinamento “Método Emagrecer Comendo”, que permite que você continue comendo ao mesmo tempo em que emagrece.

Metodo Emagrecer Comendo - Programa de Emagrecimento
Clique no botão acima para saber mais detalhes.

Feijão engorda? Na verdade, quando se trata de feijão e perda de peso, inclui-los na sua rotina pode ser uma boa ferramenta no combate ao sobrepeso.

Veja, de acordo com uma revisão de meta-análise de 2016 publicada no American Journal of Clinical Nutrition, os estudiosos descobriram que adicionar feijão no seu dia pode ser uma estratégia eficaz para perda de peso sem precisar “fazer dieta” propriamente.

Os pesquisadores perceberam que o feijão pode ser considerado um bom alimento para emagrecer devido ao seu poder de saciedade.

Isso significa que o feijão te faz sentir mais “cheio”/saciado por mais tempo, então você come menos do que de costume. Isso se dá devido a fibra e proteínas presentes no feijão.

Feijão engorda? A fibra solúvel do feijão retarda o esvaziamento gástrico, enquanto a proteína é termogenica e de “difícil digestão”.

Isso signifique que haverá um estimulo dos hormônios presentes no estômago e esses enviam sinais ao cérebro “dizendo” que você já está satisfeito.

PS.2: a proteína ser de “difícil digestão” se dá devido a ela ter uma “quebra” mais “dificultosa”, o que faz o corpo “trabalhar” mais para digeri-la.

Feijão engorda? Essa e outras dicas você encontra em nosso livro digital GRATUITO:

Feijão Engorda? Confira 7 Benefícios Para Saúde 2 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Clique na imagem acima e baixe seu e-book gratuitamente

O feijão também é um alimento de baixo índice glicêmico (IG), o que significa não ocorrer um pico de insulina e manter os níveis de açúcar (glicemia) sob controle, auxiliando também na manutenção da fome.

Benefícios do Feijão

beneficios do feijao
Creditos da Imagem: MinhaVida

Agora que você sabe que feijão não engorda e, na verdade, até te ajuda a emagrecer, você deve estar animado em adiciona-lo na sua rotina.

Porém, mais do que isso… o feijão não só te ajuda a emagrecer como também pode melhorar sua saúde cardíaca (do coração) e reduzir o risco de diabetes.

De acordo com uma meta-análise e revisão sistemática de 2017 publicada na Public Health Nutrition, comer feijão diminui o risco de doença cardiovascular, bem como o risco de doença cardíaca coronária e derrame.

Veja Agora os Macronutrientes Associados a Doenças Cardiovasculares

Esses benefícios provavelmente derivam da fibra do feijão, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, além do potássio presente no feijão que pode auxiliar a regular a pressão arterial.

Um estudo de 2018 publicado na Clinical Nutrition descobriu que pessoas que comem mais legumes também têm menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

O feijão também beneficia as pessoas com diabetes, ajudando a melhorar os níveis de açúcar no sangue.

Na verdade, a American Diabetes Association considera o feijão um “superalimento” e recomenda que ele faça parte de uma dieta balanceada para promover a saúde e prevenir doenças.

Incluindo o Feijão na Dieta

Feijão engorda? Diferente do que a maioria pensa, ele não engorda. Na verdade, ele é um alimento bem versátil e pode ser facilmente incorporado à sua dieta para emagrecer.

Receitas com Feijão

Você pode come-lo acompanhado de sua omelete vegetariana, por exemplo.

Pode também consumi-lo junto com arroz no almoço/jantar, formando assim, uma proteína completa.

Ah, e pode ser arroz branco mesmo, caso você não goste do arroz integral. O feijão ajudará a diminuir o IG do arroz e compensar nas fibras que faltam. Fica ai minha dica!😉

Você também pode refogar o feijão com algumas verduras e misturar com macarrão ou servir sobre o salmão grelhado.

Como os feijões têm um sabor suave, você pode incorporá-los em receitas doce assadas. Isso mesmo! Acredite ou não, pode incluir o feijão em brownies e bolos para aumentar o valor nutricional da receita sem atrapalhar o sabor deles.

Talvez você queira saber algumas dicas sobre diminuir a vontade de comer doce.

Para conferir essas e outras receitas, confira nosso ebook bônus que vem acompanhado no Metodo Emagrecer Comendo.

Feijão Engorda? E os Gases / Flatulencias que ele provoca? Como Evitar?

Quando se trata de emagrecer, o feijão é um bom aliado. Contudo, ele pode ter certas consequências e causar certos constrangimentos😏.

gases do feijao flatulencia como resolver

Infelizmente, os carboidratos do feijão são difíceis de digerir e podem causar flatulência.

No entanto, você pode reduzir esses “efeitos colaterais” do feijão da seguinte forma:

Segundo o UOL, “basta deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo e na hora de colocar na panela, jogar fora a água do molho e cozinhar com uma água nova”.

Através desse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, amenizando os gases / flatulências” completa.

Conclusão

Afinal, feijão engorda? Não. Na verdade, pudemos ver, através de estudos, que ele até ajuda na perda de peso.

Não só isso, mas ele também é rico em vitaminas e mineiras. Além disso, o típico “prato brasileiro” (arroz e feijão) juntos, formam uma proteína completa.

O feijão pode também melhorar a saúde cardíaca e diminuir os riscos de diabetes.

Além disso, ele também é versátil e pode ser incluído em diversas receitas saudáveis.

Por fim, mesmo que você se incomode com os gases que o feijão proporciona, há meios de contornar esse “problema”.

Caso queira um plano alimentar personalizado para você apontando a quantidade certa de feijão na sua dieta, sem correr o risco do feijão engorda, clique no botão abaixo.

Feijão Engorda? Confira 7 Benefícios Para Saúde 3 BR da Nutrição | Consultoria Fitness Online
Clique no botão acima para saber mais

Com Amor, BR.

Referencias: https://www.livestrong.com/article/444879-does-eating-beans-help-you-lose-weight/

https://www.eatthis.com/beans-lose-weight-live-longer-experts/

[1] United States Department of Agriculture, Agricultural Research Service, 2012. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 25. Nutrient Data Laboratory Home Page

[2] United States Food and Drug Administration. Guidance for Industry: A Food Labeling Guide. 

Tags: | | |

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias para melhorar sua experiência. Ao utilizar nosso site BR da Nutrição, você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.