Hoje vamos saber se o picolinato de cromo emagrece mesmo e o que a ciência tem a nos dizer sobre (e muito mais). Confira o artigo até o final para entender melhor.

Cromo é um mineral, também descrito como um oligoelemento essencial; assim, nossos corpos não são capazes de produzi-lo, devendo ser consumidos através de uma fonte externa (alimentos).

O picolinato de cromo vem em duas formas principais:

  • Hexavalente: este é tóxico e deve ser evitado – a menos que seja em uso industrial; e
  • Trivalente: é a forma encontrada em alimentos saudáveis. É a forma que nossos corpos precisam. Vamos tratar desse tipo de cromo ao longo deste artigo.

Este artigo possui 9 referencias pautadas na ciência, comprovando tudo aqui escrito através de estudos de revisão. Clique aqui para saber mais sobre nossas diretrizes.

picolinato de cromo emagrece para que serve

Picolinato de Cromo Emagrece? Como ele pode ajudar na perda de peso?

Antes de tudo, tenha em mente que a falta deste mineral pode afetar a capacidade de perder peso e por isso alguns especialistas dizem que picolinato de cromo emagrece.

Existem pessoas que se exercitam e vêem pouco (ou nenhum resultado). Saiba que seu treino (ou a falta dele) pode não ser a causa.

Talvez te interesse: 40min de Treino Funcional em Casa

Na verdade, pode haver uma causa mais profunda (a nível celular): Um problema comum é a resistência à insulina.

A resistência à insulina pode levar a um estado pré-diabético e, eventualmente, ao diabetes tipo 2.

Uma das possíveis causas para isso é a falta de picolinato de cromo na sua dieta.

Uma dieta saudável sempre deveria estar acompanhada de exercícios físicos.

Veja também: Guia Definitivo do Corpo Definido Treinando em Casa

Isso é o que sempre falo para os alunos da Consultoria Esportiva Online: “dieta e treino andam de mãos dadas, lado a lado”.

botao 5

É ótimo se movimentar, porém, mais importante ainda, é essencial fornecer os nutrientes de que seu corpo precisa.

Quando o corpo tem o balanço nutricional correto, ele funciona na sua máxima performance.

Um bom combustível (nutrientes) ajuda na reparação dos músculos. Logo, isso gera a hipertrofia (afinal, seu corpo “CRESCE” no descanso).

Além disso, o picolinato de cromo emagrece pois pode ajudar na saciedade (não de forma direta, mas indireta).

Falando nisso, sugiro fortemente a ler nosso livro digital GRATUITO que aborda justamente essa questão de alimentos que causam saciedade e te ajudam a emagrecer. Confira clicando na imagem abaixo.

banner ebook

Picolinato de cromo emagrece? Veja, um estudo de 8 semanas com mulher acima do peso usando 1000mcg de picolinato de cromo resultou na diminuição da ingestão de calorias e fome, além do desejo por açúcar.[7]

Outro estudo também observou efeitos semelhantes positivos em pessoas com compulsão alimentar.

Sendo mais especifico, foram usadas doses de 600 a 1000mcg de picolinato de cromo. O resultado foi que diminuiu a frequência de episódios de descontrole/compulsão alimentar e sintomas de depressão.[9]

Obter os nutrientes corretos para seu corpo pode fazer com que ele pare de buscar por comida (leia-se: fast foods, “besteirinhas” etc) para preencher o “vazio”.

Picolinato de cromo emagrece? Trata-se de um dos nutrientes essenciais de que o corpo necessita e ele tem uma função específica no processo. Vejamos…

Função do Picolinato de Cromo no Corpo e Como Ele Ajuda a Emagrecer

Veja agora se o picolinato de cromo emagrece mesmo e como ele funciona no corpo.

Precisamos entender, inicialmente, que quando comemos, nosso sistema digestivo transforma a comida em glicose.

A glicose é a principal fonte de combustível de todas as células do nosso corpo. Depois de decomposto, ela é enviada para a corrente sanguínea para alimentar nossas células.

O pâncreas produz insulina para ajudar as células a absorverem essa glicose.

pre diabetes processo resumido da insulina no corpo de um pre diabetico

O trabalho da insulina é tirar a glicose da corrente sanguínea dentro da célula.

Mais glicose na corrente sanguínea aumenta a quantidade de insulina necessária para processá-la.

Picos de insulina acontecem sempre que comemos para regular a quantidade de glicose em nossa circulação sanguínea.

O excesso de glicose no sangue pode causar danos aos vasos sanguíneos. Ou seja, causa estresse oxidativo.

Esse tipo de dano/estresse pode levar à aterosclerose; E essa é a razão pela qual as pessoas com diabetes correm um risco maior de doenças cardíacas e derrame.

O excesso de glicose circulatória também pode causar danos aos nervos. É a razão pela qual as pessoas com diabetes não controlada apresentam neuropatia. A glicose corta a capacidade dos nervos de enviar sinais.

A insulina e o picolinato de cromo atuam com outros elementos para prevenir tais danos. Ambos devem funcionar adequadamente para evitar a destruição que a glicose livre pode causar.

Eles dependem uns dos outros para fazer o trabalho.

A partir disso podemos ter uma ideia se Picolinato de Cromo Emagrece ou não.

Assim que a glicose se alinha com uma célula, ela espera para entrar. A insulina chega e “abre a porta” para que a glicose possa entrar. É nesse momento que o picolinato de cromo entra em ação.

O picolinato de cromo se liga ao transportador de glicose e empurra a glicose para a porta.

Se não houver picolinato de cromo o suficiente no corpo, a glicose continuará a “permanecer na porta”.

Quando mais comida é ingerida, mais glicose é produzida. Ou seja, o problema é agravado.

É igual um transito em “engarrafamento”.

O corpo pensa que não tem insulina suficiente para abrir a porta para a glicose. O pâncreas então recebe o sinal e gera mais insulina.

O aumento da insulina na corrente sanguínea envia um sinal que aumenta a necessidade de mais glicose.

A pessoa anseia por açúcar para corrigir o equilíbrio. Quanto mais açúcar é ingerido, mais insulina é produzida.

É um ciclo vicioso! (Por isso é dito que “açúcar vicia”)

A resistência à insulina é um problema persistente e pode levar muito tempo até que a pessoa saiba que há, de fato, um problema.

O excesso de insulina no corpo realiza outra tarefa: Se a quantidade de glicose não for reduzida por sua presença, a insulina instrui o corpo a armazená-la como gordura.

É a insulina que controla o armazenamento de gordura e sinaliza quando deve liberá-la.

É por esse motivo também que a “pobre” insulina é tida como uma vilã. (Contudo, ela é igual um cão brabo, só não excede-la e ela ficará calminha fazendo seu serviço muito bem feito)

tenor

Mas ai é que entra o “pulo do gato”: A quantidade correta de picolinato de cromo no corpo pode prevenir esse ciclo vicioso desde o início.

(Dai que pode-se dizer que picolinato de cromo emagrece)

Se o picolinato de cromo estivesse disponível, a insulina abriria a porta e o cromo ajudaria a escoltá-lo para dentro. Lá, a glicose alimentaria as células da maneira como foi projetada.

A insulina diminuiria na corrente sanguínea porque o nível de glicose voltaria ao normal.

O desejo por açúcar e carboidratos diminuiria e poderia ocorrer perda de peso.

Picolinato de Cromo Emagrece? O Que Dizem os Estudos

Picolinato de cromo emagrece? Devido sua ação no metabolismo, como pudemos ver, estudos examinaram sua eficácia como suplemento visando perda de peso. Veja o que a ciência tem a dizer…

Um grande meta-análise feito com 9 diferentes estudos incluindo 622 pessoas com sobrepeso e obesos mostrou utilidade do mineral no emagrecimento.

As doses utilizadas no estudo foram de até 1000mcg por dia de picolinato de cromo. E o resultado foi que houve uma pequena perda de peso (cerca de 1,1kg) depois de 12 a 16 semanas observando os participantes.

Ao final, os pesquisadores concluíram que é questionável a eficácia do picolinato de cromo no que tange perda de peso e o resultado é inconclusivo, sendo necessários maiores estudos.[10]

Isto já era esperado, visto que para emagrecer são necessário N fatores envolventes e que não existe ainda hoje uma ‘pílula emagrecedora’.

RESUMINDO: Os estudos ainda são conflitantes sobre os efeitos se picolinato de cromo emagrece mesmo. Mais pesquisas são necessárias a cerca desse benefício.

Confira também nosso Manual de Suplementação, com o TOP 10 suplementos melhores custo x benefício e que realmente funciona! São mais de 100 paginas de variados suplementos embasados através de 180 referencias científicas. Clique abaixo para saber mais.

guia de suplementacao 2

Beneficios do Picolinato de Cromo

Como visto então, talvez picolinato de cromo emagrece, certo é que ele desempenha um papel importante no metabolismo da glicose e pode até prevenir a resistência a insulina.

A prevenção precoce pode ainda reduzir muito o risco de diabetes tipo 2.

Diversos são os estudos indicando que a suplementação de cromo pode melhorar a glicemia em diabéticos.[6]

Esse estudo de 16 semanas com pessoas que utilizaram 200mcg de cromo resultou na diminuição do açúcar no sangue e melhorou a resposta da insulina.[8]

Mas veja, o picolinato de cromo não é facilmente absorvido pelo corpo e sua deficiência tem sido um problema para muitas pessoas que não mantêm uma dieta saudável. [5]

Alguns dos sintomas de deficiência de picolinato de cromo podem ser:

  • ansiedade
  • fadiga
  • problemas com o metabolismo do açúcar no sangue
  • metabolismo do colesterol alterado
  • capacidade retardada de cicatrização
  • aterosclerose

Corrigindo a deficiência de picolinato de cromo, pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 ou resistência à insulina costumam relatar efeitos de normalização e até reversão em alguns casos.

Melhorias na função endotelial também foram relatadas.

Além disso, melhorias nos níveis de colesterol, biomarcadores para estresse oxidativo e aterosclerose foram relatados em um estudo de 2017.

E mais… foi administrado picolinato de cromo para tratar acne, síndrome do ovário policístico (SOP), síndrome de Turner, transtorno bipolar, esquizofrenia, hipoglicemia reativa e em pessoas idosas para reduzir o declínio mental.

Seja escolhendo o cromo para perda de peso ou outros benefícios à saúde, é importante incluir esse mineral em uma dieta saudável.

Atenção: Se você já está tomando medicamentos para qualquer uma das doenças ou distúrbios acima, é imperativo falar com um médico antes da suplementação.

A quantidade cromo que permita nos suplementos é baixa, por isso recomenda-se uma dosagem mais alta para melhor absorção. Consulte seu médico ou responsável.

Pessoas que tomam insulina ou com doença renal, hepática ou tireoidiana devem conversar com seu médico sobre o metabolismo do cromo. A suplementação também pode interagir com medicamentos prescritos para essas e outras condições.

Certifique-se de que o médico saiba sobre todos os medicamentos (incluindo suplementos) se ele estiver prescrevendo picolinato de cromo para você.

O picolinato de cromo também pode ser usado em hospitais para tratar a resistência à insulina grave e hiperglicemia não controlada.

Uma administração intravenosa é empregada para tratamento urgente para diagnóstico grave.

Observou-se que a glicemia melhora em 12 a 24 horas após a administração de cromo.

A forma intravenosa de cromo costuma ser cloreto de cromo.

O picolinato de cromo pode ser tomado sozinho. No entanto, é comumente incluído em formulações multiminerais. Alguns multivitamínicos também podem incluí-lo.

Se for suplementar em uma dose separada, verifique os outros suplementos para garantir que não consuma em excesso.

Picolinato de Cromo Efeitos Colaterais – É Seguro?

picolinato de cromo faz mal? efeitos colaterais

Picolinato de cromo emagrece? tem efeitos negativos sobre a saúde? Veja… Não há efeitos adversos referentes à suplementação adequada de cromo. Ou seja, tomando a quantidade certa, você estará seguro.

Tomar o suplemento de picolinato de cromo junto de uma refeição com leite ou alimentos ricos em fósforo pode REDUZIR a absorção.

O cromo é obtido principalmente de uma dieta saudável e balanceada.

Por ser lipossoluvel, o corpo só absorverá o suficiente para repor a deficiência.
Embora não aparente ter grandes riscos, o uso prolongado e suplementação excessiva de picolinato de cromo pode resultar em problemas no fígado[12], rins[11], trato gastrointestinal e pele na forma de dermatite.

Após o início da suplementação, a introdução de alimentos ricos em cromo deve substituir o cromo suplementar ao longo do tempo.

O cromo é uma parte essencial da nossa dieta. É importante para o metabolismo e processamento da glicose.

Ao aumentar a eficácia da insulina no corpo, o ciclo de resistência à insulina pode ser interrompido.

Picolinato de cromo emagrece? Não só isso, ele ainda tem outra vantagem no qual as mulheres adoram…

Há um outro benefício do picolinato de cromo na redução da resistência à insulina durante a perda de peso.

Pessoas que emagrecem costumam ter problemas de pele flácida.

Talvez te Interesse: Leia Sobre Colageno

Quando a glicose é metabolizada corretamente, a pele pode não reduzir na mesma velocidade em que o peso. Assim, a insulina não apenas abre as portas para a glicose, mas também para as proteínas e os aminoácidos.

Como a insulina foi resistida, os blocos de construção não foram capazes de melhorar a pele. A produção de colágeno pode ser reduzida e a pele perderá sua elasticidade.

Portanto, antes de suplementar com colágeno ou fazer cirurgia estética, experimente aumentar a ingestão de picolinato de cromo – ele poderá melhorar a pele solta/flácida e te salvar dessa.

Veja tambem: Como Melhorar as Celulites?

Picolinato de cromo emagrece? Veja, o cromo nunca foi bem pesquisado, a fundo. Alguns estudos mostraram melhorias e outros não.

IDR Picolinato de Cromo Dosagem – Quanto tomar?

A ingestão diária recomendada de picolinato de cromo é de 25mcg (microgramas).

Você pode encontra-lo em alguns alimentos como: brócolis, peito de peru, vinho tinto, feijão e batata, para citar alguns.

Uma dieta saudável com carnes magras, grãos e vegetais pode fornecer o equilíbrio necessário.

Não é recomendado tomar mais de 1.000 mcg de picolinato de cromo por dia.

Ainda não há nenhum estudo que tenha feito uma recomendação conclusiva para a dosagem específica de picolinato de cromo.

Não existe um padrão sobre a dosagem ideal para o tratamento de quaisquer condições.

Perceba que há uma diferença entre o IDR recomendado e a dosagem ideal destinada a tratamentos específicos.

E, ao pesquisar os benefícios do picolinato de cromo, existem ainda muitos pontos de vista conflitantes.

Uma coisa é certa: Ele está disponível na maioria dos alimentos e desempenha um papel essencial na função do metabolismo.

A deficiência deste mineral está ligada a doenças e enfermidades de muitas formas.

Depoimentos de quem ja tomou picolinato de cromo

Veja abaixo alguns depoimentos de quem ja tomou picolinato de cromo e aprovou.

depoimentos de quem ja tomou picolinato de cromo

A Julia Silva disse: “Quando tomei não sentia aquela agonia para comprar bolos e bombons. Eu indico! Ajudou na dieta”

Além de vários outros depoimentos comprovando.

Picolinato de Cromo emagrece quantos quilos por semana?

Não há uma resposta simples e definitiva para essa pergunta, pois o uso de picolinato de cromo como suplemento visando emagrecer pode ter efeitos diferentes em cada pessoa e depende de diversos fatores, como a dieta, o estilo de vida e o metabolismo da pessoa.

O picolinato de cromo é um suplemento que pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, no controle do apetite e na redução da vontade de comer doces e carboidratos. No entanto, ele não é um suplemento milagroso para emagrecer e não deve ser utilizado como substituto para uma alimentação saudável e equilibrada.

Alguns estudos sugerem que o picolinato de cromo pode ter um efeito modesto na perda de peso, geralmente em torno de 1 a 2 quilos por mês, quando combinado com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. No entanto, é importante lembrar que a perda de peso é um processo gradual e que depende de diversos fatores, além do uso de suplementos.

Por isso, se você está buscando emagrecer, é recomendado que consulte um nutricionista para receber orientações individualizadas sobre alimentação, atividade física e suplementação, caso necessário.

Conclusão

Em suma, o cromo é essencial para nossa capacidade de metabolizar carboidratos, gorduras e açúcares.

Existem outras vantagens de seu uso e suplementação que ainda estão sendo estudadas.

Entretanto, o uso mais comum do picolinato de cromo é visando regular o açúcar no sangue e solucionar a resistência à insulina.

A resistência à insulina foi recentemente encontrada como uma pré-condição em muitas doenças (por exemplo, Alzheimer).

Até recentemente, não se sabia que a resistência à insulina pode ocorrer no cérebro. Porém, trata-se de um precursor de demência e derrame.

Pode ser visto como uma ferramenta extra ao planejamento dietético e de treinamento.

O cromo aumenta a eficácia da insulina que, por sua vez, regula a absorção de aminoácidos.

Além disso, o picolinato de cromo emagrece pois pode ajudar a reduzir a fome e aquele desejo/ compulsão por doces, besteiras e afins. No entanto, ele não provoca diretamente uma perda de peso.

A deficiência de cromo parece ser rara e provavelmente não tem necessidade de ser consumido pela maioria das pessoas.

Mas, se ainda assim você decida fazer a suplementação de cromo, discuta com seu médico ou nutricionista sobre os riscos e benefícios.

botao 6

Ultima atualização do artigo Nutricionista Gabriela Vasques CRN-3 53245 Especialista em Nutrição Clinica, São Paulo – SP,11/05/2023

Ref.: https://vitagene.com/blog/chromium-for-weight-loss/
[11] Cerulli J, Grabe DW, Gauthier I, Malone M, Mcgoldrick MD. Chromium picolinate toxicityAnn Pharmacother. 1998;32(4):428-31. doi:10.1345/aph.17327
[12] avarro VJ, Khan I, Björnsson E, Seeff LB, Serrano J, Hoofnagle JH. Liver injury from herbal and dietary supplementsHepatology. 2017;65(1):363-373. doi:10.1002/hep.28813

Tags:

Sobre o Autor

Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)
Bruno Rodrigo "BR" (da Nutrição)

Bruno Rodrigo "BR", quando jovem, era um "gordinho" inseguro e só queria ter a tal "barriga tanquinho". Desde então, ele vem pesquisando sobre nutrição e exercício físico há mais de 11 anos. Morou por anos no Canada e lá se profissionalizou estudando a fundo as mais avançadas estratégias nutricionais. Fundou em 2019 a "BR da Nutrição", uma empresa especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular que tem revolucionado e transformado a vida de milhares de pessoas. Hoje, sua missão é ajudar o máximo de pessoas possível a alcançarem o corpo que desejam, o peso ideal e a máxima saúde. Para saber mais sobre sua historia, clique aqui.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.